sábado, 31 de outubro de 2009


Gilmárcio Chaves chora o se despedir da Juventude do PDT

Presidente do CEJOVEM participa de reunião do Conselho Nacional de Juventude


Aconteceu sexta-feira, dia 30 de Outubro,em Brasilia (DF), a 4ª Reunião dos Conselhos Estaduais com o Conselho Nacional de Juventude (CONJUV). O Maranhão esteve presente e foi representado pelo Presidente do CEJOVEM, Raimundo Penha e pela Conselheira Silvia Viana.

O ponto alto do encontro foi a realização de um balanço sobre as ações dos Conselhos nos Estados e os encaminhamentos para realização do II Encontro Nacional de Conselhos de Juventude, que acontecerá entre os meses de fevereiro e março de 2010 na Capital Federal.

Durante o encontro os Conselheiros maranhenses relataram que a Proposta de Emenda a Contituição Estadual está pronta para ser votada no Plenário da Assembléia Legislativa com previsão de ser votada ainda no mês de Novembro. Informaram ainda que o Plano Estadual de Juventude está sendo redigido pela Assessoria Técnica da Assembléia.

Finalizaram relatando sobre a eleição dos novos Conselheiros Estaduais e afirmaram que a prioridade absoluta do CEJOVEM é garantir a posse dos eleitos, que vem sendo protelada pela Secretaria de Esporte e Juventude.

Ao final do encontro, os presentes aprovaram um manifesto com várias reivindicações. Confira:


II CARTA DOS CONSELHOS ESTADUAIS PELO FORTALECIMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE


Ao Conselho Nacional de Juventude
Nesta Capital Federal

Os Conselhos Estaduais de Juventude infra assinados vêm, por meio desta, reafirmar seu compromisso com o desenvolvimento das políticas públicas de juventude em curso no País, suas necessárias melhorias, bem como o surgimento de novas, e melhores, ferramentas públicas de atendimento e fomento da atuação e crescimento da Juventude brasileira.

Para tanto, necessária é a reafirmação de pontos já apresentados perante esse Conselho Nacional de Juventude, dentre os quais destacam-se:

1. a institucionalização do Grupo de Trabalho dos Conselhos Estaduais, vinculado à Comissão de Articulação e Diálogo do Conselho Nacional de Juventude, como forma de assegurar a participação dos Conselhos Estaduais na definição e interface das políticas públicas de juventude em curso no País, sob pena de descontinuidade dos avanços havidos desde o início da participação dos Estados em conjunto com aludida Comissão do CONJUVE, fato este que acarretaria o retrocesso na articulação até então desenvolvida;

2. a efetiva institucionalização da diretriz aprovada na I Conferência Nacional de Juventude, através da criação cognominado Sistema Nacional de Juventude, que dá mecanismos institucionais para a imediata e efetiva participação dos Conselhos de Juventude dos Estados e Municípios da Federação no desenvolvimento das políticas públicas de juventude desenvolvidas no Brasil;

3. a atuação do CONJUVE tendente ao fortalecimento dos Conselhos Estaduais e Municipais de Juventude, modo possibilitar a efetiva participação de tais órgãos no acompanhamento e monitoramento das ações, programas e projetos federais de juventude nos seus respectivos territórios, em especial do ProJovem, em virtude de seu largo alcance e importância na inclusão social da Juventude brasileira, conforme proposta do Sistema Nacional de juventude explicitado no ponto supra.
Atendidos tais pontos, entendemos consolidada a participação real dos Estados na definição dos rumos das PPJ’s, respeitando, dessa forma, a particularidade de cada região, bem como suas efetivas necessidades regionais, culturais e étnicas.

Com tais elementos, pede-se deferimento dos encaminhamentos acima historiados, com e devida resposta formalizada por esse Conselho Nacional.

Brasília, 30 de outubro de 2009.


AMAZONAS

MARANHÃO

MINAS GERAIS

PARÁ

PARAÍBA

PIAUÍ

RIO GRANDE DO SUL

CONFUSÃO NO CEJOVEM: "Ruy Pires é retrocesso" afirma Domingos Costa


O texto abaixo foi publicado no blog do jovem Assis Filho que é roseanista de carteirinha! O texto foi enviado a e-mails pelo Conselheiro Estadual de Juventude eleito Domingos Costa. A matéria só reflete o estado de coisas em que se encontra o (des) governo de Sinhá Roseana.

O ponto alto da confusão é a tão propalada eleição para presidente do CEJOVEM. Toda celeuma começou com a precipitada campanha fora de época protagonizada pelo Assessor da SESPJU Ruy Pires. Ruy Pires já conta com o apio declarado do eterno suplente de deputado e dublê de secretário Roberto Costa. A possivel indicação de Ruy tem gerado reações contrárias até mesmo de defensores do sarneyzismo, como a exemplo do Conselheiro Domingos Costa e do militante Jadson Pires.

A declaração de Domingos Costa cai uma ducha dágua, vez que vários funcionários da SESPJUV (na maioria subordinados a Ruy Pires) foram escalados para divulgarem nota dando conta do apoio unânime a candidatura do Assessor. Pela nota dá para sentir o apoio!
Confira a matéria:

"Em recente reunião na Secretaria de Estado de Esporte e Juventude, com o Secretario Roberto Costa, o Jovem Conselheiro Eleito Domingos Costa, acompanhado do Presidente da AESL Wlisses Vasconcelos e do Ex-Presidente da UNIPAR Jason Pires. Conversaram acerca da posse e eleição da nova composição do CEJOVEM – Conselho Estadual de Juventude. Na ocasião Roberto Costa afirmou que a posse acontecerá nas próximas semanas.

Quando questionado por Domingos Costa se ele(Roberto) seria o Presidente do CEJOVEM, Roberto Costa foi enfático ao responder que não! Iria indicar o nome de seu assessor especial Ruy Pires.

De imediato, Wlisses Vasconcelos, Jadson Pires e Domingos Costa soaram o eco da voz das entidades que compõem os Movimentos de Juventudes do Maranhão: - argumentaram que o nome do Dr. Ruy Pires não tem boa aceitação da juventude. E Continuaram: - defender o nome de quem não congrega valores juvenis, é pedir pra que a juventude se revolte com o Governo do Estado, e não é isso que a Governadora quer, pelo contrário, ela quer que a juventude esteja do seu lado.

Em recente Palestra sobre Políticas Publicas de Juventude no Município de Raposa, durante Assembléia Geral de Lideres de Classe na Escola José França de Souza Domingos Costa, quando falava sobre a futura eleição do Conselho de Juventude disse.

“A governadora Roseana Sarney tem um compromisso irrevogável com a juventude, e tenho certeza que ela defende a pluralidade de opiniões e de um amplo debate de idéias entre os nomes jovens que diariamente defendem o Governo do Estado para presidir o Conselho caso o Roberto não queira” afirmou Domingos.

“Reconheço que naturalmente o nome para presidir o Conselho Estadual de Juventude é do Secretario de Juventude, entretanto, Roberto Costa irá desincompatibilizar-se em abril, e, desta forma, defendo que se escolha um nome alternativo, de alguém que esteja mais ligado aos jovens e as entidades juvenís, que possa congregar todas as forças existentes” afirmou Jadson Pires que foi um dos precursores da criação da Secretaria de Juventude no Maranhão e do próprio Conselho de Estadual de Juventude .

Antes do término da audiência com o Secretário de Esporte e Juventude, os líderes juvenís ainda disseram que o nome do Dr. Ruy Pires é muito desgastado e que ele tem uma grande rejeição da juventude, além desses, ele fez uma péssima gestão quando presidiu a UMES de São Luís(mais esse é outro assunto).

Por esse e outros, esperam que Roberto Costa possa analisar melhor quem detém as qualidades necessárias para melhor representar esse importante órgão de juventude maranhense. E juntamente com o Governo do Estado desenvolver importantes aços e projetos de juventude!"
Fonte: www.vereadorassisfilho.blogspot.com

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Juventude do PDT realizará convenção estadual


A Juventude Socialista do Partido Democrático Trabalhista- PDT realizará convenção estadual no dia 31 de Outubro (sábado). O evento acontecerá na sede do partido, localizada da Rua dos Afogados no Centro de São Luís.

Caravanas de vários municípios participarão do evento que elegerá a nova direção estadual da JS/PDT que comandará a juventude no biênio 2009-2001. Já confirmaram presença a galera de São Luís, Timom, Imperatriz, Morros, Santa Inês, Matinha, Bacuri, Miranda do Norte, dentre outros.

O atual presidente Gilmárcio Chaves que se despede da juventude, destaca que o congresso é o momento de reaglutinar a juventude e "será o momento de iniciar a preparação para as eleições de 2010". Gil é taxativo "Teremos em 2010 a maior juventude do Maranhão. Já temos uma grande militância e estaremos ampliando ainda mais com novas filiações".

Nos últimos anos a juventude do PDT teve um crescimento significativo, inclusive conquistando espaços políticos, a exemplo foi a eleição de veradores ligados a juventude em vários municipios,como Ivaldo Rodrigues em São Luís, Uilma Resende em Timom, Amanda muniz em Morros e Aristeu em Presidente Dutra.

Confira a programação:
Sábado, 31 de Outubro de 2009.
TEMA: "Levanta, sacode a poeira e dá volta por cima"
09:00h- Cerimônia de Abertura e inicio das inscrições de chapas
10:00h- DEBATE: A participação da JS/PDT na construção das políticas públicas de juventude no Maranhão
11:00h- DEBATE: A JS/PDT e o Movimento estudantil no Maranhão
12:00h- Intervalo para almoço
13:00h- Eleição do Diretório Estadual e dos delegados para ConvenÇão Nacional
14:00h- Eleição da nova Direção Estadual

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Pelos mais de 5 mil acessos...


O blog PAPO CABEÇA agradece aos internautas pelos acessos. O leitor é a razão da existência deste blog.

Continuaremos estimulando o bom debate!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

As obras revolucionárias de Roseana Sarney- parte 1


A imagem é uma mostra das obras revolucionárias do (des) governo do trabalho. É um típico exemplo de farra com dinheiro público. O objetivo? a promoção pessoal de sinhá Roseana e quem sabe agraciar algum empreiteiro (que certamente é um potencial doador de campanha). Veja no detalhe o logotipo da Secretaria de Estado da Saúde, cujo o titular é Ricardo Murad.

Enquanto sinhá Roseana e tratozão pintam a caixa, o povo sonha com água na torneira!

Perguntas que não querem calar:
Quantas famílias maranhenses foram beneficiadas com esta pintura?
Quanto custou esta obra revolucionária aos cofres públicos?

A metamorfose do PC do B


O prédio da foto é onde estava funcionando o Comitê Municipal do PC do B. O prédio fica na avenida Beira Mar, mais precisamente na cabeceira da ponte do são francisco, no Centro de São Luís.

De uns dias para cá as placas de identificação foram retiradas. Fica a pergunta: Teria o PC do B mudado para o outro lado da ponte?

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

DEU NA FOLHA:Livrarias rejeitam lançar ‘Honoráveis Bandidos’ na terra de Sarney



Com medo da família Sarney, nenhuma livraria em São Luís (MA) aceitou abrigar o lançamento de “Honoráveis Bandidos - Um retrato do Brasil na era Sarney”, diz o jornalista Palmério Dória, autor da obra. O jeito foi improvisar um evento na sede do Sindicato dos Bancários, marcado para o próximo dia 4 de novembro, a partir das 19h.

Além de detalhar todos os escândalos envolvendo o clã do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o livro dedica um capítulo (nº 8, “O lado feminino”) só para falar sobre as intimidades da família e de seu patriarca.

Questionado pela Livraria da Folha sobre a fonte dessa informação, o jornalista não quis revelar. O autor diz que não é a primeira vez que sofre censura no Maranhão. Seu livro “A Candidata que Virou Picolé” (2002), sobre Roseana, filha do senador, foi colocado à venda nas bancas de São Luís, e teve todos os exemplares comprados pela família Sarney, afirma Dória, que confirmou presença no próximo dia 4 em São Luís. Será o primeiro lançamento do livro em uma capital nordestina.

Dória diz que a família Sarney não tomou nenhuma ação jurídica contra sua obra, que narra o enriquecimento de parentes e interferências na máquina pública, ao longo de décadas.

O autor afirma que seu livro também ficou de fora da exibição oficial da feira do livro realizada na cidade de Imperatriz (637 km de São Luís). Mas Dória não mostra preocupação com a ausência de “Honoráveis Bandidos” nas livrarias maranhenses.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Samuel Bastos rasga o verbo: PROFESSORES DO PROJOVEM URBANO SEM NADA PARA COMEMORAR


O artigo abaixo foi inscrito por Samuel Bastos, que dentre suas mil utilidades é professor do projovem urbano. O texto é um verdadeiro desabafo e mostra a forma perversa como o (des) governo do estado vem tratanto as políticas públicas de juventude no Maranhão.

Faltou Samuca dizer que o gerenciamento do programa é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Esporte e Juventude que tem como titular o eterno suplente e dublê de secretário Roberto Costa. O IMAM a que Samuca se refere é uma entidade contratada, mais que não tem poder de decisão, é uma mera contratada pela SESPJUV, esta sim, tem poder de decisão, portanto, cabe atribuir a SESPJUV todos os erros no programa. Imaginem que sinhá Roseana vem dizendo que a juventude é prioridade em seu (des) governo. Sendo prioridade ela tá destruindo o projovem, faça um cálculo se ela odiasse a juventude?

O projovem urbano atende 15 mil jovens no Maranhão, oferencedo a estes a conclusão do ensino fundamental, o acesso a informática, iniciação à qualificação profissional e uma bolsa mensal de 100 reais.

"Hoje, dia 15 de outubro é o Dia dos Professores, uma data simbólica que foi feita para reverenciar a imagem daquele profissional que perpassa por todas as outras profissões. Desde a sua concepção, a figura do Professor está marcada por lutas que com o passar dos anos, tem sido motivo de constante de reflexão.

O Programa Projovem Urbano do Governo Federal, implantado em março deste ano em diversos municípios do Maranhão, concentra uma quantidade significativa de professores, que hoje no dia 15, nada tem a comemorar. Infelizmente temos convivido nos últimos meses com a pior chaga que assola a vida de um trabalhador: o atraso de salários. Na minha concepção é inaceitável que em pleno século XXI tenhamos que conviver com esse mal desgraçado que ofende, massacra e dificulta a relação cordial que deveria haver entre empregador x empregado.

De uma hora para outra o IMAM – Instituto Maranhense de Administração Municipal, entidade executora do programa no Estado, resolveu atrasar o salário dos educadores e o que é pior sem justificativas plausíveis. Causou espanto e revolta ao mesmo tempo, o atraso dos salários que até pouco tempo atrás era pago religiosamente até o sexto dia útil como manda o contrato de trabalho. Os patrões quebraram o contrato e temos que ser tolerantes, mas e se fosse o contrário, seriamos tratados da mesma forma? São constantes os depoimentos de colegas que a todo instante se deslocam ao caixa eletrônico mais próximo para tentar receber seus honorários e quando chega lá da de cara com a conta vazia.

No programa, além de professores agimos como coordenadores, amigos, conselheiros, agentes da Caixa para resolver pagamento atrasado de aluno, enfim, uma série de demandas e regras a nós é exigida. A mobilização para a Avaliação Externa, pelo menos em Coelho Neto onde trabalho, foi um sucesso, tudo isso para cumprir com dedicação a nossa parte e a nossa obrigação esperando o mínimo de respeito do outro lado. A Bíblia diz que “todo trabalhador é digno do seu salário”, mas do que isso, é digno de receber seu salário em dia. Como justificar aos cobradores o atraso? E a alimentação, as contas, e os compromissos quem paga? E os juros, será que são retirados? Ligar para a entidade para saber quando o dinheiro vai sair? Não adianta, nunca ninguém sabe de nada, até dá para imaginar que tiveram aulas com o professor Paulo Maluf!!

Enfim hoje é o Dia dos Professores, mas os professores do Projovem Urbano do Maranhão nada tem a comemorar, ao contrário, nos resta apenas lamentar o descaso com que estamos sendo tratados e torcer para que amanhã o dia seja diferente, ou melhor, que possamos ter nossos salários nas contas para podermos honrar com os compromissos como manda o figurino.

Por Samuel Bastos
Professor de Participação do PROJOVEM URBANO
Pólo de Coelho Neto-MA
"

Fonte: www.samuelcn.blogspot.com

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

RAPIDINHAS

ELE É...
Canindé Barros reafirmou que será mesmo candidato a Deputado Estadual. A afirmação veio após declaração do ex-prefeito Tadeu Palácio. Palácio afirmou que poderia ser candidato a qualquer coisa, inclusive a Deputado Estadual e que estaria conversando com seu grupo. Canindé que foi fiel a Tadeu em todos os momentos mostrou que desta vez não sacrificará sua candidatura para ajudar o ex-chefe.

TATU
Tá rolando uma piada de mal gosto com o nome do ex-prefeito de São Luís. Piadeiros de plantão vem apelidando o ex-gestor de "Tatu Palácio". O apelido seria pela buraqueira deixada por Palácio nas ruas de São Luís no final da gestão.

BOM DE VOTO
Tá dando o que falar a enquete sobre a eleição para presidente do Conselho Estadual de Juventude. O ex-jovem Ruy Pires (na verdade coroa) que já tem até marqueteiro, contratou uma equipe de cabos eleitorais para votar na enquete. Resultado: o moço tem quase 100% por cento das intenções de votos de já deixou bem distante o jovem Assis Filho e o dublê de secretário Roberto Costa. Se a eleição fosse pela internet, tava eleito no primeiro turno!

RUIM DE VOTO
Bicho ruim de voto é o eterno suplente e dublê de secretário, Roberto Costa. O moço que já acumula duas derrotas para Deputado Estadual agora perde até nas enquetes dos blogs e foi ultrapassado até por seus assessores e cabos eleitorais. Na enquete para presidente do CEJOVEM Roberto ainda não alcançou 1%, enquanto seu aliado Assis Filho beira os 10% e seu assessor Ruy Pires arraza com 90% dos votos dos internautas.

EROS GRAU COMO FONTE DE INSPIRAÇÃO
Tem funcionário da SESPJUV que no afã de puxar saco de seu chefe ( tá é certo mesmo! melhor puxar saco que puxar a cachorrinha)vem afirmando que para ser presidente do CEJOVEM não precisa de eleição, basta a indicação de Sinhá Roseana.
O dito cujo que foi aluno do telensino (daí a identidade com Sinhá Roseana)agora quer estagiar com Eros Grau e repetir a história dando posse a quem não foi eleito.
Vou dá uma forcinha ao "semi":o artigo oitavo no parágrafo segundo da Lei Estadual 8467/2007 fala que os membros de Direção do CEJOVEM serão eleitos, bem claro, serão eleitos e não indicados.
Toda eleição (com execeção da que elegeu Sinhá Roseana) até onde sei é formada por candidatos e eleitores,ou não é mais assim no Maranhão?
Calma cocada!

PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR?
Quem será o indicado pelo dublê de secretário Roberto Costa para fazer parte do CEJOVEM? Assis Filho ou Ruy Pires?

Sinhá Roseana irá na cerimônia de posse do CEJOVEM?

Quando mesmo será iniciada as matriculas do PROJOVEM TRABALHADOR?

Será que até as eleições de 2010 Roberto Costa conclui a premiação do JEM`s?

Se Ruy e Assis forem candidatos, será em quem o Conselheiro Samuel Bastos votará?

Domingos Costa estará disposto a votar em Ruy Pires?

Quem será um funcionário da SESPJUV que levou maior esculacho de Samuel Bastos na Cidade de Imperatriz durante a reunião do FEJMA?

secretário tartaruga


A imagem acima foi publicada hoje em vários jornais da Capital. A matéria informa que amanhã, dia 16 de Outubro, será realizada a premiação dos Jogos EScolares Maranhenses- JEM`s, na Cidade de Imperatriz.

Um detalhe chama atenção: a agilidade da atual gestão da SESPJUV comandada pelo ex-jovem e eterno suplente, Roberto Costa. Os JEM`s foram realizados no mês de agosto, há 02 meses e somente agora serão premiadas as equipes vencedoras. Rápido, não?

Esta agilidade demonstra o quanto a juventude é prioridade no (des)governo de sinhá Roseana. Se continuar com esta pressa, Roberto Costa saltará de quinto para milésimo suplente.

Se não for eleito Deputado, acretido que com essas grandes ações o ex-jovem se credencia para ajudar na organização das olimpiadas em 2012 no Rio de Janeiro. Que tal?

sábado, 10 de outubro de 2009

Roseanistas brigam pela presidência do CEJOVEM

Nem foi marcada a data da posse dos novos integrantes do CEJOVEM e já iniciaram as articulações e especulações pela presidência do Conselho Estadual de Juventude. Nos bastidores da política de juventude 02 nomes ligados ao picadeiro Roseanista vem disputando a preferência dos conselheiros e sobretudo duelam pela indicação do eterno suplente e dublê de secretário, Roberto Costa.

São candidatíssimos ao cargo de presidente o jovem Assis Filho e o ex-jovem e assessor da SESPJUV Ruy Pires. Cada um já montou QG e não descansam nenhum minuto.

SAMUEL BASTOS, O MARQUETEIRO
O blogueiro, Coordenador de Juventude de Afonso Cunha, vice-presidente do IMJ, Presidente do Fórum de Gestores, professor do PROJOVEM, novo comunista e agora Conselheiro Estadual de Juventude, Samuel Bastos, largou na frente e lançou a campanha de Ruy Pires para presidência. Samuca que também quer ser marqueteiro de campanha, resolveu estagiar na campanha de Ruy Pires para presidência do CEJOVEM.Duda Mendonça que se cuide!

O primeiro passo de Samuca foi colocar umas notinhas em seu blog (que é muito acessado pela juventude) dando conta da possivel candidatura e rasgando elogios ao candidato. Assim saberiam as reações da juventude.

Assis que não é besta nem nada, tratou de cooptar o principal aliado de Pires, deixando assim o seu opositor isolado nas articulações com a Sociedade Civil. Para atrair o apoio de Samuel, Assis Filho o indicou para o cargo de Conselheiro Estadual de Juventude.

Confira como andam as candidaturas.

RUY PIRES
Quem é? É ex-presidente da UMES de São Luís e atualmente ocupa o cargo de assessor na Secretaria de Estado de Esporte e Juventude comandada pelo eterno suplente e dublê de secretário, Roberto Costa.

PONTO POSITIVO
Ruy é homem de confiança do secretário. Segundo fontes é o candidato de preferência de Roberto, que gosta do seu perfil "batedor".

Se conseguir a presidência ganha vida política e se torna nome forte para suceder Roberto Costa, que deixará a secretaria em Abril para concorrer mais uma vez a uma vaga de Deputado Estadual. Atualmente Costa é o quinto suplente.

PONTO NEGATIVO
Ruy Pires conseguiu ser uma quase unanimidade entre os Conselheiros da Sociedade Civil. Ruy tem a rejeição de praticamente 100% por cento dos 15 conselheiros que inclusive já discutem uma campanha pelo voto nulo caso Pires seja o único candidato. A rejeição de Ruy faz inveja para sinhá Roseana que conta com mais de 70% de rejeição na cidade de Imperatriz.

Dizem que atualmente Ruy encontra-se isolado até na SESPJUV, tendo a antipatia inclusive de boa parte da equipe da Secretaria. Dai a obstinação para ser presidente do CEJOVEM.

ASSIS FILHO
Quem é? Atual vice-presidente do CEJOVEM e vereador pelo Municipio de PIO XII. É o articulador (segundo Samuel Bastos, o "grande articulador")de Roberto Costa com as lideranças juvenis do Maranhão. Foi reeleito Conselheiro na Cidade de Imperatriz.

PONTO NEGATIVO
Para ser candidato Assis tem de renunciar a indicação da Sociedade Civil e convencer Roberto Costa a fazer sua indicação pela Secretaria de Esporte e Juventude.

PONTO POSITIVO
Assis conhece o CEJOVEM, faz parte do Conselho desde sua criação e tem bom trânsito entre os Conselheiros da Sociedade Civil, inclusive com os balaios.

ROBERTO COSTA NA DISPUTA
Se não conseguir pacificar seus dois pupilos em torno de uma candidatura única, a alternativa para por fim a disputa será a candidatura do dublê de secretário, Roberto Costa. A candidatura de Costa faria com que nenhum dos aliados se sentisse preterido. Pior vai ser se os dois se sentirem!

ALTERNÂNCIA
O mandato da próxima Diretoria do CEJOVEM será de representantes do Poder Público. Trata-se de previsão feita na Lei de Criação e no Regimento Interno do CEJOVEM, em respeito ao Princípio da alternância. A Atual Diretoria do Conselho foi eleita entre intergrantes da sociedade civil, cabendo a próxima ser eleita dentre os representantes do Poder Público. O Conselho Estadual de Juventude é formado por 30 titulares, 15 indicados pelo Poder Público e 15 indicados pela Sociedade Civil.

A Diretoria é composta por Presidente, Vice e Secretário Geral. São eleitos em reunião da Plenária do Conselho logo após a cerimônia de posse. O Mandato da Diretoria é 02 anos. Compõem a atual Diretoria: Raimundo Penha (Presidente/ Central Estudantil), Assis Filho (vice-presidente/ UMES de PIO XII) e Ciro Rodrigues (Secretário Geral/ UMES de Imperatriz).

BOCA DE URNA
Este blog inicia hoje uma pesquisa "boca de urna" para saber a preferência dos nossos leirores acerca da eleição para o CEJOVEM. Não esqueça de dar seu voto.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

CEJOVEM:Pastoral da Juventude de PIO XII divulga nota criticando as indicações

A Coordenaçção da Pastoral da Juventude de PIO XII divulgou nota em que condena as indicações feitas pela "lideranças" do Municipio para compor o Conselho Estadual da Juventude.

A nota é uma resposta ao membro do FEJMA, Francisco da Chagas, que afirmava que as indicações eram uma decisão da juventude de PIO XII. ´Será?

Confira o teor da nota:

Aproveito o momento para JUSTIFICAR a não participação da PJ e do JUVIC em Imperatriz, pois ambos os grupos estavam com compromissos paroquiais e diocesanos e, infelizmente, não foi possivel enviar representantes destas entidades.

Aproveito o momento também pra demonstrar minha INDIGNAÇÃO com a escolha das entidades representantes da regional do MÉDIO MEARIM e PINDARÉ (OU SERIA MÉDIO MARANHÃO???).

Tanto a PJ como o JUVIC, tinham interesses ao CONSELHO e, no entanto, fomo exclusos para priorizar entidades de cidades que nem sequer fazem parte desta REGIONAL.

OBRIGADO CHAGUINHA:

Pelas indicações que você fez!!! Fala-se tanto em abrir espaço para a juventude do Maranhão e esquece das entidades da propria REGIONAL (E que são uma das poucas que matêm as PPJs nesta cidade e que, acima de tudo, são APOLITICAS).


JORGE SILVA DE SOUSA
COORDENADOR DA PJ EM PIO XII
(98) 9145-1311
(98) 3654-1067

Indicações de PIO XII para CEJOVEM geram polêmica

O CEJOVEM volta a ser palco de confusão por conta das indicações de Conselheiros. Bate boca, deboches e farpas viraram rotina após as indicações para compor o Conselho Estadual de Juventude.

Tava tudo tão calmo que nem parecia eleição do Conselho Estadual de Juventude (CEJOVEM). A calmaria não durou nem 15 dias.

ENTENDA O CASO
A eleição dos conselheiros aconteceu no dia 26 de Setembro na cidade de Imperatriz. Nessa eleição a Cidade de Pio XII que fica na Regional do Médio Mearim conquistou 05 vagas para o CEJOVEM.

Após a reunião de Imperatriz, a entidades se reuniram em PIO XII e resolveram proceder as indicações colocando como representantes jovens de outros municipios.Outra polêmica foi a indicação do Coordenador Municipal de Juventude de Timom: Eduardo Oliveira, que nunca participou de uma reunião do FEJMA.

Outra polêmica é porque a maioria das entidades são de abrangência municipal ou regional, por exemplo, a Associação da Juventude do Médio Mearim e Pindaré (ARJUMEP), é uma entidade Regional e portanto não teria legitimidade para ter em seus quadros um representante de Timon que fica no leste Maranhense.

PRESIDÊNCIA DO CEJOVEM
O pano de fundo para essa "salada" de indicações é a presidência do CEJOVEM, hoje almejada pelo jovem Assis Filho. Como Assis abrigou jovens de vários Municipios espera contar com apoio destes para ser indicado pelo Secretário e ex-jovem Roberto Costa para o posto de Presidente do CEJOVEM.

Confira as indicações de PIO XII:
ENTIDADE: ACESFE - Associação Cultural, Educacional, Social, Folclórica e Esportiva Gregue Cândido.
TITULAR: (a indicar)
SUPLENTE: Ailton Barros (Arari)

ENTIDADE: CEJUV – Central da Juventude do Maranhão
TITULAR: Francisco de Assis Costa Filho (Pio XII)
SUPLENTE: Vivânia Gonçalves Ferreira (Matinha)

ENTIDADE: ARJUMEP – Associação Regional da Juventude do Médio Mearim e Pindaré
TITULAR: Samuel Jhonatan Bastos (Coelho Neto)
SUPLENTE: Eduardo Santos de Oliveira (Timon)

ENTIDADE: UMES – União Municipal dos Estudantes Secundaristas de PIO XII
TITULAR: Francivaldo Santos da Conceição (Pio XII)
SUPLENTE: Cléia Santana Rodrigues (Pio XII)

ENTIDADE: UFOLCAJUMA – União Folclórica Cultura Juvenil MaranhenseTITULAR: Arnaldo Gomes de Sousa (Balsas)
SUPLENTE: Sérgio Oliveira Vieira (Grajaú)

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

CEJOVEM e Comissão de Juventude da Assembléia vistoriam FUNAC


Uma comissão formada por representantes da Comissão da Infância e Juventude da Assembléia Legislativa do Maranhão, Conselho Estadual de Juventude (CEJOVEM) e Centro de Defesa Padre Marcos Passerini visitaram nesta terça-feira (06/10)o Centro da Juventude Canaã, que atende os jovens que cumprem medida sócio-educativa em caráter provisório. Atualmente 25 jovens de diversos municipios encontram-se na unidade.

A Comissão foi acompanhada pela presidente da FUNAC, Sônia Batista. Durante a visita a comissão conversou com os jovens e visitou as dependências das unidades. O diagnóstico das visitas será exposto em audiência pública marcada para o dia 14 de outubro no Plenarinho da Assembléia.

Preliminarmente, a comissão apontou dois pontos negativos, a ausência de uma proposta de qualificação profissional para os internos e a falta de espaços físicos para realização de atividades esportivas.

Participarm da vistoria a Presidente da Comissão de Juventude da Assembléia, Deputada Eliziane Gama, o Presidente do CEJOVEM, Raimundo Penha, os Conselheiros de Juventude Victor Fontenelle e Ulisses Fernando e Maria Ribeiro do Centro de Defesa Padre Marcos Passerini.

CEJOVEM ELABOROU RELATÓRIO
No ano de 2008 o Conselho Estadual de Juventude criou uma comissão especial para produzir relatório acerca da situação nas unidades de internação da FUNAC. Todas as unidades foram vistoriadas (04 em São Luís e 02 em Imperatriz). O relatório foi aprovado e encaminhado a diversas autoridades. As vistorias atuais poderão identificar se houve alguma mudança.

Assembléia instalará CPI da pedofilia na próxima terça


Em virtude do falecimento do deputado Pedro Veloso (PDT), a presidente da Comissão de Infância, Juventude e Idoso da Assembleia Legislativa, deputada Eliziane Gama (PPS) comunicou o adiamento da instalação da CPI que vai investigar casos de abuso sexual e práticas de pedofilia, e que também terá o propósito de garantir os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca).

A primeira reunião de trabalho e instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito acontece na próxima terça-feira (13), a partir das 15 horas no Auditório Gervásio Santos da AL (Plenarinho).

A deputada Fátima Vieira (PP), através de requerimento solicitou a retirada do seu nome da Comissão. Portanto, a deputada Eliziane Gama aguarda nova indicação da base do governo para compor a CPI.

Os nomes dos deputados definidos para compor a CPI, são: as deputadas Eliziane Gama (PPS), Janice Braide (PTB), e os deputados Domingos Paz (PSB) e Penaldon Jorge (PSC). Foram confirmados ainda como suplentes os deputados Rúbens Jr (PC do B), Graça Paz (PDT) e José Lima (PV). Os trabalhos da CPI terão duração de 120 dias, prorrogáveis pelo mesmo período se necessário.

FALECE O DEPUTADO PEDRO VELOSO


O Deputado Pedro Veloso (PDT) faleceu na madrugada de quarta-feira. O falecimento pegou todos de supresa. Pedro Veloso passava por um grave e dolorido tratamento de saúde desde o ano de 2008.

O corpo chegará em São Luís nesta madrugada e será velado na Assembléia Legislativa. Do Legislativo o corpo do Deputado será levado para PIO XII, onde será velado e enterrado pelos amigos e correligionários.

O Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Marcelo Tavares, decretou luto oficial no órgão por 03 dias. O Prefeito Mundiquinho Batalha do Municipio de PIO XII também decretpou luto oficial.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

JUVENTUDE DE MATINHA REALIZARÁ FESTIVAL DA JUVENTUDE


A Baixada maranhense sediará um dos maiores eventos de juventude já visto no Maranhão. Trata-se do I FESTIVAL DE JUVENTUDE DE MATINHA, que será realizado no dia 24 de Outubro no Centro da Cidade.

Durante todo o dia serão realizadas várias atividades simultâneas, com destaque para a oficina para discussão do projeto de lei que cria o Conselho Municipal da Juventude e para o diagnóstico das organizações juvenis do Municipio.

A idéia é reunir todas as juventudes e mostrar as suas diversas formas de manifestação. Serão realizadas atividades esportivas, culturais, debates, palestras. A programação será iniciado com um culto ecumênico e encerrada com um grande show na praça.

O evento será organizado pela Coordenção Municipal de Juventude em parceria com o Forum Municipal de Juventude, Fórum Estadual de juventude do Maranhão e Conselho Estadual de Juventude.

Matinha está sendo preparada para receber jovens de vários municipios participarão do evento. Estão todos convidados!

MIRANDA DO NORTE: Juventude organiza seminário


Aconteceu neste domingo (04/10) o primeiro seminário da juventude de Miranda do Norte. O objetivo das discussões foi a criação do Fórum Municipal de Juventude e a elaboração da proposta para criação do Conselho Municipal.O evento contou com a participação do Presidente do Conselho Estadual de Juventude, Raimundo Penha e do Secretário Geral do Fórum Estadual de Juventude, Rafael Oliveira.

Ao final do encontro os jovens marcaram um segundo seminário para ser realizado ainda neste mês de outubro com a finalidade de finalizar o projeto de lei que cria o Conselho Municipal de Juventude. Após elaboração o projeto será encaminhado ao Prefeito Junior Lourenço. Miranda do Norte foi um dos primeiros Municipios a aderir ao pacto da juventude e possui um dos prefeitos mais novo do Maranhão.

Parabéns Juventude!

domingo, 4 de outubro de 2009

Câmara de Pinheiro realiza sessão especial para debater políticas para juventude


Na manhã desta sexta-feira a Câmara Municipal de Pinheiro realizou sessão solene para ouvir os representantes da Juventude. Foram convidados para debaterem o tema a Conselheira Estadual de Juventude eleita pela baixada Maranhense, Idalete Rodrigues e o Presidente da União Estudantil Pinheirense, Jeferson Moreira.

Na oportunidades os mesmos fizeram um relato da reunião do Fórum Estadual de Juventude do Maranhão (FEJMA), que aconteceu na cidade de Imperatriz e reivindicarm mudanças imediata na lei que concede o direito a meia entrada e meia passagem aos estudantes pinheirenses. A proposta de reformulação da lei recebeu apoio da Câmara de Vereadores.

A Conselheira eleita Idalete Rodrigues agradeceu ao legislativo pela iniciativa de ouvir a juventude e de debater a proposta de emenda na lei da meia entrada, e enfatizou que a lei atual está em desacordo com as reais necessidades dos estudantes. Pediu ainda o apoio da Câmara para aprovação da Lei que cria o Conselho Municipal de Juventude de Pinheiro.

Idalete finalizou sua fala parabenizando o atual presidente do CEJOVEM Raimundo Penha e todos os Conselheiros da atual gestão pelos trabalhos realizados e ressaltou o apoio que o CEJOVEM deu a baixada maranhense em especial o Município de Pinheiro, dentre tais destacou a realizações das conferencias municipais de juventude, o incentivo para formação dos conselhos municipais e a implantação do projovem urbano em vários municípios.

NO EXECUTIVO

Na parte da tarde foi a vez do Poder Executivo receber a juventude. Em audiência com o prefeito José Arlindo os jovens agradeceram o apoio dado para que os mesmos se deslocassem para a reunião do FEJMA realizada em Imperatriz.

O Presidente da UEP, Jeferson Moreira, comunicou o prefeito que a cidade de Pinheiro foi eleita para sediar a próxima reunião do FEJMA e ressaltou que esta será a primeira reunião do FEJMA na baixada maranhense. O Prefeito garantiu total apoio para realização da reunião.

A CONQUISTA
Idalete relatou ainda ao Prefeito que manteve contato com Weverton Rocha, Assessor Especial do Ministério do Trabalho e que na oportunidade solicitou a implantação de 500 vagas do projovem trabalhador no Município, sendo que o Assessor se comprometeu em dar total apoio ao pleito da juventude pinheirense.

O Prefeito ao final parabenizou a jovem Idalete pela eleição ao cargo de Conselheira Estadual e pelas conquistas alcançadas e frisou que precisará da força da juventude para fazer uma boa administração.

Júlio França assume comando da SEMAPA



O ex-vereador pedetista Júlio França (foto) assumiu, no final da manhã de sexta-feira, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) em substituição ao titular José Ribamar Luso Sousa, que foi transferido para o cargo de assessor especial do prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB).

A troca de comando na Secretaria já havia sido anunciada pelo blog do Daniel Matos, desde o primeiro semestre deste ano, que por questões políticas acabou se concretizando somente alguns meses depois do anunciado.

Durante a solenidade de posse, que ocorreu na sede do órgão, localizado no Km-2 da BR-135, participaram funcionários, amigos e correligionários políticos. Marcou presença à cerimônia o vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), que também ocupa a função de vice-líder da administração Castelo, na Câmara Municipal de São Luís.

Após a solenidade, o novo secretário Júlio França disse- em entrevista ao blog- que o órgão desenvolve uma atividade extremamente importante para a cidade, de caráter complexo, pois lida com os pólos de abastecimento da população de São Luís, por meio das feiras e mercados públicos.

“Esse é um setor da administração municipal que precisa ter uma atenção toda especial e o prefeito João Castelo tem afirmado que dará uma atenção especial ao mercados. Não somente na função de abastecimento da cidade, esses locais são postos de trabalho, que envolvem mais de 10 mil feirantes na capital”, declarou Júlio França.

Para o novo secretário, os mercados também geram, em seu entorno, toda uma economia informal, por meio da quantidade de negócios que são gerados. “Os mercados municipais, por piores que estejam em suas condições, gera e influencia toda uma região e toda uma economia local na geração de trabalhoe renda”, comentou Júlio França.

Segundo o vereador Ivaldo Rodrigues, a Semapa é estratégica para a administração do prefeito João Castelo. “Tenho certeza que agora com o dinamismo e a determinação do secretário Júlio França, que é um homem preparado para a área e que tem todo um trabalho voltado para o setor, muito mais forte ficará essa Secretaria. Fico feliz em poder ser contemporâneo desse momento, onde estaremos construindo possibilidades reais de se resgatar grandes atividades nesse setor”, afirmou o parlamentar.
Fonte: (blog do Mário Carvalho).