domingo, 20 de junho de 2010

PTC OFICIALIZA APOIO ÀS CANDIDATURAS DE JACKSON LAGO, ROBERTO ROCHA E ZÉ REINALDO


“Jackson Lago pode ser candidato, é candidato e vai ser governador do Maranhão”, disse neste sábado (19) o deputado estadual Edivaldo Holanda durante a convenção estadual do Partido Trabalhista Cristão, PTC. Foi a primeira convenção do arco de aliança formado pelo PDT, PSDB e PPS, de apoio à candidatura do pedetista Jackson Lago ao governo do estado nas eleições de outubro deste ano.

Realizada no auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa, a convenção do PTC contou com a participação do pré-candidato Jackson Lago, além de lideranças dos quatro partidos da base e mais representantes de outras legendas. O deputado estadual Marcelo Tavares, presidente do legislativo estadual e o ex-governador José Reinaldo Tavares, ambos do PSB, também compareceram à convenção, junto com o prefeito de São Luís, João Castelo, o deputado federal Roberto Rocha e a deputada estadual Gardênia Castelo, todos do PSDB.

Bastante aplaudido por quase 800 pessoas que participaram do ato político, Jackson Lago reafirmou a candidatura justificando que não poderia abrir mão de devolver ao povo maranhense o respeito à soberania, desconsiderada pela decisão do TSE que cassou o seu diploma de governador.

“Sou candidato porque devo respeito à vontade de cada homem e de cada mulher que depositaram seu voto de confiança em mim e foram desrespeitados pela vontade de quatro senhores que entenderam que eu tinha cometido um crime. E também para dar continuidade à cruzada de democratização do estado iniciada com as realizações dos fóruns regionais”, justificou o pré-candidato ao governo.

O PTC vai apoiar a candidatura de Roberto Rocha e do ex-governador José Reinaldo Tavares ao Senado Federal. “Só colocaremos o Maranhão no rumo quando derrotarmos para sempre a família Sarney”, ponderou Zé Reinaldo. Ele criticou a propaganda oficial do estado que com objetivo de dar mais um mandato, o quarto, à filha do senador José Sarney (PMDB-AP), tenta convencer a população que a construção de 72 hospitais vai resolver o problema da saúde no estado.

Segundo José Reinaldo, a construção dos hospitais é uma obra para atender a interesses de empresários que certamente irão contribuir para a campanha de reeleição da governadora Roseana Sarney (PMDB).

Para o deputado Marcelo Tavares (PSB) o crescimento do PTC no estado se deve à coesão e transparência imprimida pelo deputado Edivaldo Holanda. “Mais uma vez teremos o enfretamento que faz parte da história política do estado. Há 35 anos estamos na mesma página. Se tivermos competência e compromisso alcançaremos a vitória para passarmos esta página de uma triste história”, disse o presidente da Assembleia Legislativa.

O PTC estará na base de apoio à candidatura da candidatura de Jackson Lago juntamente com o PSDB, PTC e PPS. O partido deve participar das eleições com uma lista de 45 candidatos a deputado estadual e 14 deputados federais, dentre eles o vereador de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, o mais votado nas eleições de 2008.

fonte: www.jornalpequeno.com.br/Blog/JohnCutrim

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Calma oligarquia. WxO não. Já basta o tapetão!


O pré-candidato ao Governo do Estado Jackson Lago reafirmou que será candidato sim. As declarações foram dadas após o TSE firmar entendimento que a lei da ficha limpa vale para as eleições de 2010.

Jackson afirmou que Roseana não será candidata sozinha. Em verdade, qualquer candidato hoje mete medo em Roseana Sarney, que seja Flávio Dino ou Roberto Rocha, porém, Jackson Lago já a derrotou uma vez e as pesquisas mostram que são reais as chances de se repetir o segundo turno de 2006. Daí as investidas contra a candidatura de Jackson só tendem a aumentar.

Os miranteanos já tentam criar atrito entre Flávio Dino e Jackson, pois, sabem que já está sendo conversado a junção de ambos no segundo turno. A sarneyzada tem medo da união das oposições. Foi dessa mesma forma que em 2006 tentaram intrigar Jackson e Vidigal.

Alguns pontos no caso de Jackson Lago chamam atenção:
1. A lei da ficha limpa amplia a inegebilidade para 8 anos, entretanto, isso não é automático. Na setença que decreta a perda do mandato deve tá explícito.

2. A contagem do prazo é da data do cometimento do suposto crime. No caso de Jackson conta-se de outubro de 2006, tendo terminado em outubro de 2009, bem antes da entrada em vigor da lei atual.

3. O TSE afirma que o ficha limpa vale para condenações anteriores, entretanto, não prorroga a penalidade. Nem poderia fazer isso, pois, penalidade não é tácita, tem que ser expressa. Se assim fosse, como ficaria o caso do Senador Joaquim Roriz que renunciou em 2007? Vai ter uma inegibilidade de 8 anos?

4. Jackson ainda tem recursos para serem julgados no Supremo, entretanto, nem o STF nem Juiz nenhum (até hoje, pelo menos) não pode reformar a decisão para piorar a situação do réu. Assim, se o TSE aplicou penalidade de 3 anos, o STF não pode julgar aumentando para 8, como desejam os sarneyzistas.

É esperar para ver! Ainda estamos no aquecimento. O time ainda tá sendo escalado e o adversário já tá suando frio. É bom ter cuidado. As vezes uma seleção perde o jogo por nervosismo ou ansiedade. Lembrem-se do joga da França de hoje!

Petistas recorrem ao TSE para anular apoio a Roseana


Filiados e dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT) no Maranhão ajuizaram Mandado de Segurança, com pedido de liminar, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para anular resolução do diretório nacional do PT, editada no último dia 11 de junho, que decidiu pela aliança entre o partido e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) nas eleições majoritárias para o governo do estado em 2010, indicando Roseana Sarney como candidata, “contrariando o entendimento já firmado em anterior encontro partidário realizado no estado”.

Os filiados e dirigentes do PT alegam que participaram como delegados do encontro partidário que, anteriormente, deliberou pela coligação com o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), tendo como candidato a governador o deputado federal Flávio Dino. No pedido, eles afirmam que o órgão nacional de direção do PT “resolveu ignorar deliberação da instância regional e aprovar uma coligação estadual majoritária”.

Dizem que, seguindo as normas adotadas internamente pelo PT, foi realizado no Maranhão, nos dias 26 e 27 de março deste ano, o “Encontro de Definição de Tática eleitoral PT 2010”, quando os delegados decidiram pelo lançamento de Flávio Dino ao governo do estado. No entanto, o diretório nacional não decretou a nulidade da decisão regional nem promoveu uma intervenção formal, “apenas praticou um ato de vontade, pretendendo estabelecer uma autêntica ditadura partidária”.

Consideram ainda que a decisão do diretório nacional revela um caráter abusivo e ilegal, que desconsiderou as previsões das leis e dos estatutos do PT. Afirmam que a medida caracteriza “uma lesão nítida, direta e frontal a direitos subjetivos de seus filiados que, diante da decisão, estão impossibilitados de obter legenda para concorrer nas próximas eleições, na coligação legitimamente deliberada”.

O relator é o ministro Hamilton Carvalhido.

Da Agência do TSE

Chico Leitoa elogia realização de audiência sobre Casas da Agricultura


Agência Assembleia
O deputado Chico Leitoa (PDT) destacou, na sessão desta quinta-feira (17), a realização da audiência pública que tratou do financiamento e valorização das Casas da Agricultura Familiar ou Casa Familiar Rural. O parlamentar disse que “não importa o nome, desde que adotem a Pedagogia da Alternância”.

A audiência foi feita por solicitação do presidente da Assembleia, Marcelo Tavares (PSB), pelo fato do Maranhão ser o estado que menos investe na agricultura familiar em todo o país, tendo o atual governo determinado ainda corte de 50 por cento no orçamento do setor agrícola em 2010.

Chico Leitoa contou que participou da audiência com interesse extra, porque teve a iniciativa de implantar desde a estaca zero um projeto desses no município de Timon, quanto ele foi prefeito do município.

Leitoa falou que adotou a forma de financiamento por decisão própria no município, mas que um projeto dessa importância “não pode sobreviver ao bel-prazer dos governantes que entram e dos governantes que saem”.

O parlamentar pedetista lembrou que “a Pedagogia da Alternância foi instituída, na França, em 1930, e, lá já são 500 dessas casas dotando as comunidades rurais das condições mínimas de sobrevivência e, é claro, de um desenvolvimento sustentável, a partir do conhecimento e de técnicas que são apreendidas nas escolas e praticadas nas comunidades”. Na audiência, de acordo com o deputado, ficou claro que no Brasil os Estados do Amapá, do Espírito Santo e de Minas Gerais são aos que destinam mais recursos, em torno de R$ 35 milhões, para esse projeto.

Chico Leitoa elogiou também o presidente da Assembleia pela proposta de realização da audiência.

terezinha Fernandes recebe a solidariedade da Juventude do PDT


A ex-Deputada Terezinha Fernandes (PT) recebeu ontem uma comitiva formada por integrantes da Juventude Socialista do Partido Democrático Trabalhista- PDT. Os jovens manifestaram solidariedade a Terezinha que está em greve de fome.

Durante o dialogo, Terezinha relatou os motivos que a fizeram decidir pela greve de fome: "Lutamos a vida toda para ver o Lula presidente. Enfrentamos o Sarney e essa oligarquia por muitos anos. Apoiar Roseana é rasgar a nossa história".

Terezinha relatou ainda sobre Manoel da Conceição: " Estamos muito preocupados com o Manoel. Ele tem diabetes. Porém, seu motivos são fortes, Manoel levou tiro dos grileiros do sarney. Tentaram matar ele. Ele ajudou a fundar o PT, sonhou com a mudança, não tem como aceitar ver o PT do lado de Rosena".

Participaram do ato Weverton Rocha, Vice-Presidente Nacional; Raimundo Penha, Secretário Geral Estadual; Aryston Almeida de Timbiras; Lucivaldo Lopes, Presidente da Central Estudantil; Victor Fontenelle, Presidente do Movimento Estudantil Independente, dentre outros.

A ex-Deputada informou ainda que na sexta-feira, 18, ás 15:00h será realizada uma caminha que sairá da sede do Partido dos Trabalhadores (Na Fonte do Ribeirão).

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Um dia inesquecivel


Desde domingo vivo entre a ansiosidade e a felicidade. Explico: no domingo fiz a primeira fase do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de lá pra cá não desgrudava da net consultando gabaritos e mais gabaritos.

Hoje, finalmente a CESP/UNB divulgou o gabarito oficial e graças a Deus (graças mesmo!) consegui confirmar o resultado que vinha sendo indicado: fui aprovado na primeira etapa. O resultado oficial só será divulgado no dia 22 de Junho, entretanto, o gabarito é um forte indicativo.

Quem faz ou fez o curso de direito sabe a pressão que se passa por conta deste bendito exame de ordem. Conheço vários amigos muito estudiosos e inteligentes, mais que por conta da pressão e do nervosismo (e até da torcida contra) não conseguem lograr aprovação. Cedo ou tarde estas barreiras serão superadas.

Em verdade esta aprovação foi um presente de Deus, não só pelo nivel da prova(considerada uma das mais dificies dos ultimos tempos), mais porque estava me planejando para fazer somente a prova de setembro. Ainda não formei, só colarei grau dia 19 de Julho.

Vou apresentar minha monografia somente dia 28 de Junho. Falarei sobre o direito de nomeação aos aprovados em concurso público.

Estava receioso em fazer a prova neste momento. Uma palavra de incentivo pode mudar uma vida, esta aprovação é um exemplo. Resolvi fazer esta prova por conta do incentivo dos amigos. Se não tivesse sido incentivado, talvez não tivesse feito minha inscrição e teria perdido esta importante aprovação.

Vale lembrar o trecho de um poema: Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar se não fosse o medo de tentar.

A aprovação é o primeiro passo, ainda falta a segunda etapa, considerada por muitos como a mais difícil.

A conclusão do curso superior por si só já tem grande significado na minha vida. Foi a vontade de estudar que fez com que eu deixasse meus pais na Cidade de Matinha quando só tinha cinco anos de idade para vim morar e estudar em São Luís. A formatura é um momento muito desejado por mim e esperado por minha familia. É mais que um sonho realizado. É um objetivo de vida.

Divido a felicidade já aproveitando para pedir a torcida e a oração dos amigos.

"Somos do tamanho dos nossos sonhos"

Obrigado!

O JUSTICEIRO: Samuel Bastos volta denunciar desmandos no CEJOVEM


O blogueiro- professor- pedagogo-secretário municipal e Conselheiro de Juventude, Samuel Bastos, voltou a fazer duras críticas ao atual presidente do Conselho Estadual de Juventude.

Samuel denuncia a discriminação aos municipios maranhenses e o uso eleitoreiro da estrutura do Conselho. Samuca faz as denúncias faltando uma semana para a prometida reunião do CEJOVEM. Essas alturas tem gente na água de acúcar ou na vela preta da Vila Embratel (depois conto esta história).

Confira as notinhas publicadas no blog lingua solta. Faz jus ao nome.

8. PALHAÇADA
Tem se tornado cada vez mais insuportável, a gestão do ex-manda chuva da SESPJUV e Presidente do Conselho Estadual de Juventude Ruy Soneca Pires. Mesmo com o CEJOVEM se arrastando, o Presidente imberbe resolveu levar o nome da entidade a tiracolo para "visitar os municípios todos os finais de semana, realizando e apoiando eventos de juventude". Me comprem um bode e uma cabra! Nada contra as viagens do dito cujo, mas além de pedir votos, que ações concretas do CEJOVEM ficam nesses municípios e quais conselheiros foram convidados, ou sequer informados de tal projeto da entidade?

9. DINHEIRO

Com a morosidade do então Presidente do CEJOVEM Ruy Soneca Pires em estruturar o Conselho, a grande preocupação que fica é quem está pagando a conta dessas viagens que os conselheiros sequer foram informados. Se fosse na gestão do ex-Presidente Raimundo Penha, Ruy Soneca que tem faro e dedo podre para apontar os defeitos dos outros, já teria armado o maior barraco para saber como e quanto a ação estava custando aos cofres públicos. Os questionamentos acerca dessa ação deve ficar a cargo dos conselheiros Samuel Bastos, Domingos Costa e todos os demais na próxima reunião do CEJOVEM. Perguntar não ofende: Quando o CEJOVEM vai fazer visitas e apoiar eventos de juventude em Matões (terra de Suely Pereira) e Porto Franco (terra de Deoclides Macedo)?

10. TARDE

É quase certo que durante a próxima reunião do CEJOVEM, alguns conselheiros (as) estarão vestidos com blusas e os dizeres ANTES TARDE DO QUE NUNCA! Vale aguardar!

FONTE:http://samuelcn.blogspot.com/2010/06/rapidinhas_15.html

Dia 26 com festa popular, Jackson Lago será oficilizado candidato a Governador


Uma festa do povo, assim será a convenção que irá homologar a candidatura de Jackson Lago ao Governo do Maranhão juntamente com Edson Vidigal e Roberto Rocha ao Senado Federal. A convenção está confirmada para acontecer no dia 26 deste mês (sábado).

De acordo com o jornalista Jorge Vieira, membro da coordenação da campanha de Jackson, o evento será realizado no Grêmio Lítero Recreativo Português, no bairro do Anil, a partir das 8h da manhã.

Mais de 2 mil filiados, vindos de vários municípios do Estado, além de lideranças políticas, prefeitos, vereadores, deputados, simpatizantes que apoiam a candidatura do pedetista, são esperados para participar do ato.

Após a convenção, uma nova coordenação da campanha do ex-governador deve ser anunciada, com nomes do PSDB, do PTC, do PPS e das outras siglas da coligação.

EVENTO: convenção do PDT/ PSDB/ PTC e PPS
QUANDO: 26 de Junho (sábado)
HORA: A partir de 8 da manhã
LOCAL: Litero (Anil)

terça-feira, 15 de junho de 2010

DESMONTANDO A FARSA: Inquérito Policial que investiga ex-secretário de Meio Ambiente é trancado

A 3ª Câmara do Tribunal de Justiça do Maranhão concedeu a Othelino Nova Alves Neto, ex-secretário de Estado do Meio Ambiente, habeas corpus preventivo para o trancamento de Inquérito Policial que o acusa de ter cometido crimes no exercício do cargo nos governos Reinaldo Tavares e Jackson Lago.

Othelino alega que informou à Secretaria Estadual de Segurança Pública sobre alguns casos posteriormente investigados pelo órgão, com exceção de um, pois, à época, já não exercia o cargo. Por tal motivo, entrou com o HC preventivo por entender que faltam indícios de autoria ou prova sobre a materialidade do delito, ou seja, que não poderia estar sendo acusado de omissão.

O ex-secretário é acusado de formação de quadrilha ou bando; falsidade ideológica; corrupção passiva qualificada; inserção de dados falsos no sistema de informação; condescendência criminosa, omissão penalmente relevante e por crimes contra a administração ambiental.

O desembargador Froz Sobrinho, relator do processo, entendeu que o Inquérito Policial instaurado pela Comissão de Investigação de Crimes contra o Erário Público (CICCEE), criada em 2009 pela Secretaria Estadual de Segurança Pública para investigar a conduta de ex-secretários estaduais, não comprovou com fatos as acusações.

JURISPRUDÊNCIA - Froz argumentou em sua decisão que, conforme jurisprudência do STF e do STJ, o recurso de habeas corpus preventivo tem o poder de trancar o inquérito policial nos casos em que a ação penal ainda não foi instaurada e são ausentes os indícios de autoria e materialidade do delito.
Além disso, os autos permanecem com o Ministério Público desde fevereiro de 2010 para a tomada de providências – se diligências ou oferecimento de denúncia, mas até a presente data não há nenhuma manifestação.

Em seu pedido de vistas apresentado nessa sessão, o desembargador José Joaquim concordou com Froz. Já o desembargador Benedito Belo acompanhou o relator também, contra o parecer da Procuradoria Geral de Justiça, que opinou pela denegação da ordem. (Da Ascom / TJ-MA)

Assembleia Legislativa discutirá precariedade em escolas agrícolas familiares

Da Agência Assembléia

Por iniciativa do presidente da Casa, deputado Marcelo Tavares (PSB), a Assembléia Legislativa realiza na quarta-feira (16), das 8h às 18h, no plenário Nagib Haickel, a audiência pública: “Pedagogia por Alternância - Escolas Familiares Agrícolas – Casas Familiares Rurais”.

Segundo o deputado um dos objetivos da audiência é tornar mais clara para a sociedade maranhense como a pedagogia da alternância funciona e suas vantagens sobre as demais metodologias aplicadas junto às escolas familiares agrícolas. A sessão também abordará os motivos pelos quais mais de 35 escolas familiares agrícolas, com centenas de alunos, estão funcionando precariamente por falta de apoio governamental.

Foram convidados a participar do evento autoridades do Governo do Estado e da sociedade civil, como o secretário de Estado de Educação Anselmo Raposo, residentes de associações de moradores e todas as pessoas que, de uma forma ou de outra, estejam envolvidas com a questão das escolas agrícolas familiares.

domingo, 13 de junho de 2010

VALE A PENA VER DE NOVO:Onda verde amarela

Casa dos horrores

Esta é casa onde morava o lavrador Bispo Pereira, 54, acusado de manter em cárcere privado a filha Sandra, com quem teve sete filhos-netos. Ela e as crianças estão sob proteção do Conselho Tutelar.

Esta é mais uma das tantas histórias tristes que envergonha o povo maranhense e comove o Brasil. Por acaso do destino o fato aconteceu na Cidade de Pinheiro, terra do ex-Presidente da República José Sarney.

A casa de taipa demonstra o tamanho da miséria que permeia o Maranhão. A imagem foi cedida pela polícia.

sábado, 12 de junho de 2010

Em conveção, PSDB oficiliaza José Serra


Na intervenção pública mais contundente já feita, o candidato tucano à Presidência da República, José Serra, fez neste sábado, 12, na convenção nacional, em Salvador, um forte discurso de oposição no qual atacou o apadrinhamento, o aparelhamento do Estado e os políticos "neocorruptos".Serra comparou suas 'crenças' com as práticas dos oito anos do PT no poder.

O tucano desfiou um rosário de "verdades eternas", tratadas como valores dele e de seu governo, se for eleito em outubro.

Mais informações acesse: www.estadao.com.br/noticias/

Sem falar explicitamente o nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Serra comparou as suas "crenças" com as práticas de oito anos de PT no poder, disse que os chefes de governo não podem acreditar que personificam o Estado e, citando Luis XIV, acrescentou: "Nas democracias e no Brasil, não há lugar para luíses."

Além da defesa do Estado de Direito e da crítica a quem "desdenha a democracia nas ações diárias", Serra disse que o Brasil precisa se afastar de "três recordes internacionais": uma das menores taxas de investimento público do mundo, a maior taxa de juros do mundo e a maior carga tributária de todo o mundo em desenvolvimento. O tucano repetiu a biografia apresentada na pré-convenção, em Brasília, em abril passado, falou do político de origem pobre e que estudou em escola pública, e concluiu: "Não comecei ontem, não caí de paraquedas" e, "comigo, o povo brasileiro não terá surpresas."

BIQUINI CAVADÃO COMEMORA 25 ANOS DE CARREIRA COM SHOW EM SÃO LUÍS


A banda carioca Biquíni Cavadão comemora em 2010, 25 anos de carreira. O grupo formado por Bruno Gouveia (voz), Carlos Coelho (guitarra), Miguel Flores (teclado) e Álvaro Lopes (bateria) desembarca em São Luís para o show “Tributo ao Rock Nacional – 25 anos do Biquini Cavadão”, na Batuque Brasil, no dia 9 de julho. O show será aberto pelas bandas locais Farol Vermelho, Mr. Simple, The Mads, Audistock e Legião Cover.

A noite será uma grande celebração ao rock nacional. Além do repertório do Biquíni Cavadão, as bandas locais tocarão duas músicas consagradas do estilo, além de uma canção própria. No total, cada banda tocará três músicas.

No repertório do Biquíni Cavadão, sucessos do grupo como “Tédio”, “Timidez”, “Zé Ninguém”, “Vento Ventania”, “Em Algum Lugar do Tempo” e “Impossível”, e versões especiais de “Bete Balanço”, do Barão Vermelho, “Carta Aos Missionários”, do Uns e Outros, “Juvenília”, do RPM, “Inútil”, do Ultraje a Rigor, “Índios”, do Legião Urbana e muitos outros.

Nesses 25 anos, a banda lançou 11 discos. Desde a saída dão baixista Sheik, em 2000, o Biquíni tem utilizado músico contratado para a função. Atualmente, quem toca o baixo é Marcelo Magal, ex-Rodox.

TRIBUTO AO ROCK NACIONAL – 25 ANOS DO BIQUINI CAVADÃO
Show do Biquíni Cavadão
Abertura: Farol Vermelho, The Mads, Audistock, Mr. Simple e Legião Cover
Local: Batuque Brasil
Dia: 9 de julho de 2010
Hora: 21:00

É LEGAL
Como não poderia ser diferente, a produção do evento respeitará o direito da juventude. Os ingressos com 50% de descontos para estudantes serão vendidos no dia 05 de Julho na Batuque Brasil.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Flávio Dino reafirma candidatura


O Deputado Federal Flávio Dino (PC do B) divulgou nota reafirmado sua candidatura. Flávio manterá intensa agenda de visita aos municipios no final de semana.


Leia abaixo a íntegra da nota:

SOBRE A DECISÃO DO DIRETÓRIO NACIONAL DO PT

1- Como parceiro de tantas lutas e militante da esquerda brasileira, lamento o equívoco político da maioria da direção nacional do PT. Tão grave erro tem consequencias táticas e estratégicas igualmente graves, como a história demonstrará. Manifesto também a indignação contra o tratamento desrespeitoso ao PSB, ao PCdoB e ao PT do Maranhão.

2 – Não há qualquer motivo jurídico ou político que sustente a decisão da maioria da direção nacional do PT.

3 – Agradeço a confiança das direções nacionais e estaduais do PSB e do PCdoB, que desde o começo do processo manifestam-se a favor de um Maranhão justo e desenvolvido. Do mesmo modo, o meu reconhecimento aos companheiros do PT do Maranhão, os quais, em sua imensa maioria, permanecem determinados a renovar e mudar a política maranhense.

4 – Prossigo na pré-campanha no Maranhão, com o PCdoB, o PSB, os petistas e os movimentos sociais. A esperança está mais viva do que nunca. Quem conhece o sofrimento e a pobreza do povo do Maranhão, e se indigna com essa situação vergonhosa, não se permite ter medo.

5 – Amanhã (sábado) estaremos debatendo nosso Programa de Governo nos municípios de Colinas, Mirador e Dom Pedro. No domingo, participarei do Congresso Estadual da União da Juventude Socialista (UJS), em São Luís.

6 – Faremos nossa Convenção Estadual no dia 26 de junho, em São Luís. Vamos vencer as eleições. A esperança sempre vence o medo.

Em 11 de junho de 2010.

Flávio Dino
Vice-líder do PCdoB na Câmara e pré-candidato a governador do Maranhão

Bons momentos da Copa da África

Bons momentos da Copa da África

Homem de palavra, Lula entrega PT a Sarney

Funcionou a presão do Presidente Lula e da candidata Dilma Russef, o diretório nacional do Partido dos Trablhadores aprovou na tarde desta sexta-feira o apoio a Roseana Sarney do PMDB. A medida foi aprovada por 43 votos contra 30.

A decisão atropelou a decisão interna tomada em Encontro Estadual, quando foi aprovado o apoio a candidatura do Deputado Federal Flávio Dino (PC do B). Lula demonstrou que tem sede de poder e que não medirá esforços para eleger Dilma.

Historicamente o PT ficou conhecido como um partido que respeitava as instâncias partidárias. Esta a história até hoje. Após a decisão que pode ser vista como intervenção, o partido perdeu sua essência.

Confira a nota do Diretório Nacional do PT:

Do site do PT

Resolução DN 10/06/2010 - Política de Alianças no Maranhão

Considerando as diretrizes estabelecidas no 4º Congresso Nacional do PT que definiu como objetivo princicipal de 2010 a vitória na eleição presidencial, com a candidatura da companheira Dilma Rousseff, para dar continuidade aos avanços do projeto democrático e popular liderado pelo Presidente Lula;

Considerando que o 4º Congresso estabeleceu, ainda,a respeuito das eleições estaduais, que é de competência da direção nacional a deliberação, em última instância, sobre as questões de tática e alianças nos Estados;

Considerando a importância do PMDB na base aliada do nosso governo e na composição da coligação eleitoral nacional para as Eleições 2010;

O Diretório Nacional

RESOLVE:

1. Aprovar a coligação estadual majoritária com o PMDB no Estado do Maranhão e à candidata ao Governo do Estado, Roseana Sarney;

2. Determinar à Comissão Executiva Estadual do PT do Maranhão, na realização de sua Convenção Oficial para a escolha de candidatos e aprovação de coligações às próximas eleições gerais, a observância das diretrizes estabelecidas na presente Resolução, em consonância às normas legais, bem como às normas estatutárias definidas no Capítulo I do Título V do Estatuto do PT.

Brasília, 11 de junho de 2010

Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Acorda alice!



O blogueiro miranteano Décio Sá (foto) parece cada dia mais distante da realidade. O moço anda sendo desmentido até por suas próprias fotos.

No afã de dizer que sinhá Rose já teria apoio da maioria dos vereadores de São Luís, o blogueiro demonstra falta de habilidade com os números. Décio afirma que 14 dos 21 vereadores da Capital teriam se reunido com Roseana, entretanto,a foto mostra um número bem menor. Imaginem se Décio fosse membro do TRE, como não seria a apuração dos votos?

A foto mostra onze pessoas no total, incluindo a própria Roseana e o secretário Hildon Rocha. Onde estariam o restante dos vereadores? Teriam se escondido com vergonha de "queimarem" seu filme ao sairem na foto ao lado da Rose? Todo mundo sabe da rejeição recorde que Roseana mantém na Capital, daí que poucos politicos tem a coragem de associarem seu nome ao da governadora judicial.

Veja a imagem e faça suas contas.

Murad diz a prefeitos que governo não tem mais dinheiro para pagar convênios


Foi somente depois de horas de espera, que os prefeitos que foram na tarde desta quarta-feira à residência de Ricardo Murad no Olho d’Água ouviram do coordenador de campanha de Roseana Sarney, que o governo não tinha mais dinheiro para celebrar e pagar os prometidos convênios.

Os prefeitos chegaram à casa de Murad por volta das 13 horas e levaram chá de cadeira até às 16 horas, quando o dito cujo apareceu dizendo apenas em alto e bom som:

- Não tem dinheiro, não tem dinheiro – e foi só, para em seguida entrar em seu carro e sair, e deixar os prefitos de cara para a parede.

No grupo dos prefeitos estavam, por exemplo, os prefeitos de Governador Acher, Tasso Fragosso e Gonçalves Dias, além de diretores da Famem.

Depois de esvaziarem o cofre do estado em propaganda e outras obras eleitoreiras, o governo está sem recursos até mesmo para pagar as parcelas dos convênios já assinados com as prefeituras, muitos deles divulgados aqui pelo blog.

O pior é que antes de fazer o balanço, eles prometeram mundos e fundos aos prefeitos, que chegaram até mesmo a anunciar obras em seus municípios.

Ricardo Murad chegou a agendar um encontro com os prefeitos que aconteceria em Itapecuru-Mirim, onde falaria exatamente sobre os convênios.

Agora eles terão que correr atrás dos deputados estaduais, que conseguiram a liberação de suas emendas.

O problema é que, neste caso, terão que pagar a “taxa de administração”, cobrada por parlamentares, segundo conversa miúda que circula na classe política.

Essa “taxa” seria em média 50% do valor das emendas.

Com mais essa promessa não cumprida pelo grupo Sarney, já há prefeito avisando que vai cruzar os braços nas eleições de outubro.

Te cuida Roseana!

FONTE: www.jornalpequeno.com.br/blog/Raimundogarrone/

Calma cocada!

A "juventude" usurpadora de Roseana Sarney está tentando a todo custo minimizar as ações da Juventude Socilaista do Partido Democrático Trabalhista- PDT. O objetivo central é atingir a candidatura de Jackson Lago que vem preocupando a oligarquia e seus aprendizes.

Usurpadores-mirins estão cutucando para ver se alguém lhes dá importância. Estão chamando para briga, querem dizer que existem. Esperam com isso iniciar um duelo para ganharem visibilidade dentro do governo.

Atualmente, parte desse pessoal não passa de bons batedores de palma em eventos oficiais. Tem uma utilidade "gigante", qual seja, a de suprir a ausência de povo para aplaudir sinhá Rose. Algo do tipo fermento.

Fica uma pergunta: se a juventude do PDT anda tão fraca, porque do incômodo? Afinal de contas não se atira pedra em árvore que não dá frutos.

Apredi que tudo na vida tem seu tempo. E chegará a hora de Jackistas e Roseanistas se encontrarem. Foi assim nas reuniões do FEJMA de Imperatriz e Pinheiro. E será assim na Campanha eleitoral. Falta pouco, pouquinho. Vejamos que até o bumba-meu-boi tem o dia de ensaiar e o dia de se apresentar.

Dizem que quem desdenha quer comprar!

Juventude do PDT manifesta apoio a união de Jackson Lago e José Serra


MANIFESTO DA JUVENTUDE SOCIALISTA PELA LIBERDADE DO MARANHÃO E PROGRESSO DO BRASIL


O Maranhão é liberto! De forma inédita, este grito explodiu em outubro de 2006 nos quatro cantos deste estado abafando a mais perversa e retrógrada oligarquia política do país. Eufórica, a massa deslumbrada tomou conta das ruas a celebrar a esperança e o progresso.

O povo, outrora esquecido, amanheceu renovado em sua fé. Liderava esta multidão o médico Jackson Kepler Lago para promover as urgentes e profundas reformas que o estado reclamava. Naquele momento, ao lado do governador, já estavam os companheiros da Frente de Libertação do Maranhão. Cientes da responsabilidade assumida, iniciaram a mais ousada obra daquela gestão: o processo de emancipação do povo. Entregar a cada maranhense o protagonismo dos seus destinos é o mais caro legado deixado por um governo destituído por seus acertos.

Este ano estão reunidos o PDT, PPS, PTC e PSDB. Participam da chapa majoritária os companheiros Edson Vidigal e Roberto Rocha que preenchem os requisitos para estarem ao lado de Jackson Lago, quais sejam a ética, a história de vida e, em especial, o profundo amor pelo Maranhão.

Para Presidente da República o PDT local acompanhará a candidatura de José Serra. Homem honrado que como deputado, senador, prefeito, ministro e governador de São Paulo deixou como legado o reconhecimento pelo empreendedorismo e a capacidade administrativa. A Juventude Socialista do Maranhão vai com Jackson e Serra. Ocuparemos as ruas para defender essa união pela Liberdade do Maranhão e pelo Progresso do Brasil.

Serra identifica-se com a juventude. Chama-nos a atenção sua história de militância iniciada no movimento estudantil, especialmente quando presidiu a União Nacional dos Estudantes. O fato marcante de sua gestão dar-se-ia quando, em 1961, em solidariedade ao nosso líder maior, Leonel Brizola, a UNE transferiu sua sede nacional do Rio de Janeiro para Porto Alegre e aliou-se a Campanha da Legalidade liderada por Brizola para garantir a posse do presidente João Goulart.

Vale lembrar que José Serra e Jackson Lago tem em comum a luta contra a oligarquia Sarney, tanto é assim, que na época sombria da ditadura militar, Jackson Lago resistia ao lado do povo maranhense, Serra fora exilado, enquanto o oligarca José Sarney liderava o partido de apoio a ditadura.

Edson Vidigal, Roberto Rocha, José Serra e Jackson Lago são fiéis depositários das esperanças da juventude do Maranhão. Carregam consigo, ainda, os suspiros do povo que por dois anos respirou liberdade, e viu-se novamente acorrentados a grilhões que já não acorrentam nenhum outro estado, mas que, na terra de Gonçalves Dias, encontrou sobrevida com o voto de quatro togas.

A Rosa e o Tucano formalizam, em 2010, uma aliança construída nos últimos anos. PDT e PSDB, acompanhados pelo PPS e PTC mais uma vez estarão a serviço do Maranhão. A marcha da Juventude Socialista acompanhará o povo na luta pelo desenvolvimento, esperança e liberdade! Somos Serra e somos Jackson!

Encontro Estadual da Juventude Socialista do PDT/ Maranhão

Saney Sampaio
Presidente da JS/PDT-MA

Raimundo Penha
Secretário Geral da JS/PDT-MA

terça-feira, 8 de junho de 2010

PDT vai enquadrar candidatos infiéis


O vereador Ivaldo Rodrigues (foto) usou hoje a tribuna da Câmara Municipal de São Luís para apresentar Resolução do PDT, estabelecendo normas disciplinares e de fidelidade partidária, por meio de sua comissão diretora estadual provisória, presidida pelo governador cassado Jackson Lago.

Pela Resolução, o PDT determina que seja cumprida por todos os filiados e aqueles que detenham mandatos eletivos a fidelidade partidária a qualquer cargo nas eleições de 2010.

“A Resolução determina ainda que os candidatos do PDT ao Governo do Estado e ao Senado, ou candidatos majoritários de partidos a estes coligados serão obrigatoriamente apoiados pelos mesmos”, declarou Ivaldo Rodrigues.

De acordo com a Resolução pedetista, o não cumprimento das normas disciplinares de fidelidade partidária, nos termos da Resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), de nº 22610/2007, em seu parágrafo 3º, que estabelce a perda de mandato eletivo ou cancelamento do registro de candidatura quando, no caso, o transgressor da norma seja um eventual candidato.

FONTE:http://danielsmotta.blogspot.com

segunda-feira, 7 de junho de 2010

TSE analisará pedido de cassação de Sarney Filho


MPE pede desconstituição do mandato do deputado federal Sarney Filho referente às eleições de 2006

Chegou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recurso interposto contra o deputado federal e pré-candidato à reeleição José Sarney Filho (PV-MA) sob alegação de uso indevido de meios de comunicação social e abuso do poder econômico e de autoridade. Em jornal de grande circulação no Maranhão, que pertence a sua família, Sarney Filho teria distribuído gratuitamente mais de 9 mil boletins informativos com conteúdo eleitoral em seu favor.

Segundo o Ministério Público Eleitoral (MPE), autor do recurso, tais irregularidades teriam maculado a eleição do candidato em 2006.

Na edição de 24 de junho daquele ano, O jornal “O Estado do Maranhão”, de propriedade da família do então candidato, teria distribuído gratuitamente 9.223 boletins informativos. O MPE sustenta que os encartes apresentavam nítido conteúdo de propaganda eleitoral antecipada em favor de José Sarney Filho, assim reconhecida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão TRE-MA no julgamento de recurso em representação proposta contra o candidato e, posteriormente, confirmada pelo TSE.

Entretanto, o tribunal regional considerou que não havia potencialidade lesiva na distribuição dos boletins informativos de modo a influenciar o resultado das eleições. Tal decisão é questionada pelo MPE perante o Tribunal Superior Eleitoral neste recurso, no qual salienta que a publicação e a distribuição do encarte só foi possível uma vez que o próprio José Sarney Filho é um dos membros do Conselho de Administração da Sociedade Anônima controladora do jornal “O Estado do Maranhão.

De acordo com o Ministério Público Eleitoral, a distribuição gratuita de 9.223 boletins informativos, que teriam sido possivelmente impressos pela gráfica da Câmara dos Deputados, teria potencialidade para desequilibrar o pleito eleitoral de 2006, tendo em vista sua divulgação em larga escala. Assim, argumenta que os encartes alteraram o resultado da eleição daquele ano.

Com base em precedente sobre o assunto, o MPE alega que a Corte Eleitoral já afirmou que a confecção de exemplares de material de propaganda eleitoral positiva ou negativa, bem como sua divulgação e distribuição gratuita em forma de encarte de jornal de grande circulação, caracteriza uso indevido de meio de comunicação social e abuso de poder econômico.

FONTE: www.agencia.tse.gov.br/sadAdmAgencia/noticiaSearch.do?acao=get&id=1309458

Juventude do PDT realiza encontro de formação política

A Juventude Socilista do Partido Democrático Trabalhista- PDT realizou nos dias 04, 05 e 06 um Encontro Estadual para formação política de seus dirigentes. O encontro foi realizado em São Luís e contou representantes de diversos municipios.

A juventude decidiu inovar, pois, num ano eleitoral preferiu investir na formação política de seus membros ao invés de fazer encontro de massa. Participaram do evento dirigentes da juventude nos diversos municipios.

Passaram pelo evento o pré-candidato ao governo Jackson Lago, o pré-candidato ao senado Edson Vidigal, o pré-candidato a Deputado Federal Weverton Rocha e os pré-candidatos a Deputado Estadual Luciano Leitoa e Erico Carvalho.

Durante os três dias de eventos foram realizados palestras, oficinas, exibição de filmes e muitos debates. Dentre os debatedores destaque para o blogueiro Marcio Santos que realizou uma oficina sobre mídia alternativa, o Conselheiro Nacional de Juventude Darci (MG) que fez um resgate sobre a história do PDT e de Leonel Brizola, e o Diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE) Ricardo (BA) que falou da história do Movimento Estudantil e da Juventude Socialista do PDT.

Emoções marcaram a plenária de encerramento. Jackson Lago passou a manhã toda ouvindo os jovens presentes que fizeram questão de se apresentar individualmente e contar um pouco de sua vivência. Os jovens se revezaram na falas emocionadas que quase levaram o ex-governador as lágrimas.

Ao final Jackson se disse maravilhado e ressaltou que momentos como aquele se tornam uma marca na vida de qualquer pessoa. Jackson agradeceu o apoio da juventude e reafirmou que voltando para o governo manterá a Secretaria de Juventude e que esta será comandada pela juventude. Jackson lembrou ainda das realizações de seu governo como a implantação da primeira Secretaria de Estado para Juventude, da implantação Conselho Estadual de Juventude, da cOnstrução do primeiro Centro da Juventude do Maranhão localizado na Cidade de Timon, dentre outras.

Ao final do encontro a juventude aprovou uma série de propostas para serem debatidas com as juventudes do PPS, PTC e PSDB, e uma moção de apoio a candidatura do pré-candidato a presidente José Serra (PSDB).

Jackson Lago no açaifolia


domingo, 6 de junho de 2010

Jackson é recebido com festa na região tocantina


Acompanhado de lideranças políticas locais e do pré-candidato tucano ao Senado, Roberto Rocha, o pré-candidato da coligação PDT,PSDB,PPS,PTC ao governo do estado, Jackson Lago, cumpriu ontem intensa agenda na região tocantina, onde foi recebido entusiasticamente por populares.

O ex-governador deposto por um golpe judicial patrocinado pela oligarquia Sarney junto ao TSE, desembarcou no aeroporto de Imperatriz por volta das 17 horas, sendo recebido por uma multidão que lhe aguardava com faixas e cartazes de apoio à sua luta para retornar ao comando do governo.

“Todas as obras realizadas aqui nos últimos três anos foram construídas por Jackson Lago. Não adianta a governadora impostora inaugurá-las, pois todos aqui sabem que foi Dr. Jackson quem fez. Aqui na região a população está aguardando apenas o dia da eleição para fazer justiça e derrotar Roseana e seu grupo mais uma vez”, enfatizou o vice-prefeito de Imperatriz, Jean Carlo.

O ex-governador iniciou seu périplo pelo Tocantins visitando a Feira do Livro, em Imperatriz, e conclui o primeiro dia de sua visita à região participando da festa de encerramento da micareta Açaifolia, em Açailândia, a convite do prefeito tucano Ildemar Gonçalves.

Jackson reinicia na manhã de hoje uma série de conversações políticas com lideranças regionais, buscando consolidar ainda mais sua candidatura, toma café e almoça com o prefeito Sebastião Madeira (PSDB), concede entrevista coletiva, visita as obras do seu governo e, seguida retorna à São Luís.

A partir de amanhã, Jackson Lago e toda a equipe de pré-campanha se instalará na nova sede do PDT, no Olho D’água, para iniciar os preparativos para a campanha eleitoral que terá início após a realização da convenção, que deverá acontecer, provavelmente, no próximo dia 25.

FONTE:http://www.jornalpequeno.com.br/blog/Raimundogarrone/

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Eros Grau perde eleição para Academia Brasileira de Letras


O ministro Eros Grau, que foi relator do processo de cassação do mandato do governador Jackson Lago, foi derrotado nesta quarta-feira (2) na eleição para escolha do novo membro da Academia Brasileira de Letras. O vencedor foi o recifense Geraldo Holanda Cavalcanti, de 81 anos, que ganhou a eleição com 20 votos para ocupar a cadeira 29 da ABL.

Geraldo Holanda Cavalcanti concorria com o ministro Eros Grau, do Supremo Tribunal Federal, que teve 10 votos, com o presidente da Biblioteca Nacional, Muniz Sodré, que recebeu 8 votos, e com o músico Martinho da Vila, que não recebeu nenhum voto.

Cavalcanti é poeta, tradutor, ensaísta e memorialista. Exerceu a carreira de diplomata por mais de 40 anos, tendo sido embaixador no México, na Unesco e na União Europeia. Estreou na poesia em 1964, com “O Mandiocal de Verdes Mãos”. O também imortal Eduardo Portella, que era dono da “Tempo Brasileiro”, editora que publicou o livro, diz que Cavalcanti lhe foi na época recomendado por Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto e José Guilherme Merquior.

Em 1998, publicou “Poesia Reunida”, pelo qual conquistou o prêmio Fernando Pessoa, da União Brasileira de Escritores. Suas publicações mais recentes são “Encontro em Ouro Preto” (contos, 2007) e “As Desventuras da Graça” (memórias, 2010), ambos pela editora Record.

É especialista na obra e na tradução de poetas italianos – já verteu ao português obras de Giuseppe Ungaretti, Salvatore Quasimodo, Eugenio Montale e Umberto Saba -, mas também de autores de língua espanhola, como o colombiano Álvaro Mutis.

Recebeu, na Itália, em 1998, o prêmio Eugenio Montale, pela tradução da obra do poeta homônimo. Pela tradução de Quasimodo, ganhou, no ano seguinte, o prêmio Paulo Rónai da Fundação Biblioteca Nacional.

PAPO CABEÇA: Bem feito! Agora só falta Eros incorporar o espírito de Sinhá Rose e bater as portas do judiciário para cassar o primeiro colocado. Quanta conhecidência entre eles, ambos gostam do 2º lugar.

FONTE:http://www.jornalpequeno.com.br/blog/ManoelSantos/

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Eu apóio a reforma do Costa Rodrigues

Não faltava mais nada. A turma sarneyzista decidiu retornar o debate sobre a reforma do Ginásio Costa Rodrigues. Até ai nenhuma surpresa, pois, desde o começo todo mundo sabe que Roseana e Roberto Costa mandaram paralizar as obras justamente para criar um factóide contra o ex-Governador Jackson Lago e contra o ex-Secretário Weverton Rocha.

A novidade foi que postaram um vídeo com minha fala apoioando a reforma, a época eu ocupava a presidência do Conselho Estadual de Juventude e atendendo convite do então Secretário Weverton Rocha fui visitar in loco a reforma do Ginásio.

O que era pra me difamar, só serve para mostrar que nunca foi omisso, que de fato trabalhava. Todos sabem também que nunca fui de me esconder atrás de ninguém. Quem tem que se esconder é quem não quer ver o ginásio reformado, é quem mandou parar as obras.

Se achavam que eu ia negar que dei a declaração ou dar uma justificativa qualquer, enganaram-se feio. A gravação é verdadeira e coloco neste blog para que não fique dúvidas a ninguém. Reafirmo: sou a favor da reforma do Costa Rodrigues. Sou contra a paralização das obras por politicagem. Com a paralização quem fica prejudicada é a juventude.

É de conhecimento público que quem mandou parar as obras foi o dublê de Secretário Roberto Costa quando de sua lastimavel passagem pela SESPJUV. Se alguém tem que se explicar, esse alguém é ele.

Observe no vídeo gravado no início de 2009 e veja a quantidade de operários trabalhando. Certamente, se Jackson não tivesse sido cassado por um golpe judiciário, esta obra já estaria pronta, diferentemente dos hospitais de sinhá Rose.

Vamos criar um movimento pela retomada da reforma do Ginásio Costa Rodrigues.

Assista o vídeo e tire suas conclusões:

Cururupu inicia atividades do PROJOVEM TRABALHADOR

A Cidade de Cururupu estava em festa para iniciar as atividades do programa PROJOVEM TRABALHADOR. Serão 300 jovens beneficiados com o programa.

Os jovens com idade de 18 a 29 anos receberão uma bolsa mensal de R$ 100,00 (cem reais)mais aulas de noção de informática e capacitação profissional. 30% (trinta por cento) serão encaminhados ao mercado de trabalho.

Com a implantação de mais esta modalidade, Cururupu já tem 04 PROJOVEM em funcionamento: Trabalhador, Urbano, Adolescente e Rural.