quarta-feira, 28 de julho de 2010

Menos um: João Alberto pode dá adeus a candidatura de senador

Fica cada vez mais complicada a situação do candidato ao Senado Federal pela chapa “O Maranhão Não Pode Parar”, João Alberto.

Ele tem dois pedidos de impugnação do seu registro de candidato feitos pelo Ministério Público Eleitoral.

O mais grave diz respeito exatamente ao fato de João Alberto ter sido nomeado pela governadora Roseana Sarney, conforme publicação no Diário Oficial do Estado, datado do dia 8 de setembro de 2009, para membro do Conselho de Gestão Estratégica das Políticas Públicas de Governo e não se desincompatibilizar do cargo para atender a lei que estabelece como prazo de três meses antes do pleito.

Atendendo a um pedido de informações do Ministério Público Eleitoral, o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Fábio Gondim, informa à procurado Carolina da Hora que o vice governador recebeu sim jeton pela sua participação em duas reuniões do Conselho de Gestão Estratégica, realizadas no dias 24 de maio e 21 de junho deste ano.

O MPE lembra que alguns casos de impugnação de candidaturas se confirmaram pelos mesmos motivos do caso de João Alberto. Um deputado mineiro, por exemplo, não emplacou sua candidatura porque pertencia a um Conselho Portuário e não se desincompatibilizou do cargo.

É até provável que o João Alberto tenha êxito no julgamento do TRE, mas dificilmente escapará no TSE.

Há duas semanas, importante dirigente do PMDB informou ao blogue a reunião em que teria ficado decido que o candidato iria renunciar e tentar ser emplacado como vice na chapa de Roseana.

O petista Washington Luiz tomou conhecimento e deixou a questão para a nacional do seu partido, que não abre mão de sua vaga. O plano de Alberto gorou.

Fonte:www.luiscardoso.com.br

segunda-feira, 26 de julho de 2010

NOTINHAS DO BAÚ

Como já disse passei por um período de abistinência da "blogosfera". Nesse período muitas coisas aconteceram. Mesmo sabendo que vem vive do passado é museu, não posso deixar de comentá-las.

REUNIÃO DO CEJOVEM
No dia 22 de Junho foi realizada a segunda reunião do CEJOVEM (em 6 meses de gestão). Acontece que após a reunião alguns roseanistas sairam contando vitórias. Como autênticos "usurpadores" os jovenzinhos envelhecidos adquiriram o dom que tornou famosa a contadora de histórias conhecida como Dona Carouchinha.

SEM EIRA SEM BEIRA
Para começar o fiasco, a tão divulgada estrutura só existe na propaganda da juventude sarneyzista. A sede é uma sala cedida pela administração da lagoa da jansen, de dificil acesso. O carro? Tá igual perna de cobra. Funcionários? Só tem uma assessora de comunicação que é a mesma que ocupa a função na SESPJUV. Resumindo, muita conversa, pouca realização.

PROFETA
Passarei a ouvir com mais atenção o jovem Samuel Bastos. Não é que as palavras deste se concretizaram: o presidente do CEJOVEM foi abandonado pelo próprio governo, se a ordem partiu da sinhá ai é outra coisa. Veja que na última reunião do Conselho só participou 1 (um) conselheiro do Poder Público, exatamente o próprio presidente. Os outros 13 nem "tcham". Isso que é força de mobilização.

FILHA ÚNICA
A única proposta apresentada durante a reunião foi uma monção de aplausos ao Deputado Estadual Rubens Pereira Junior (PC do B) por ter apresentado e lutado pela aprovação da PEC da Juventude. A proposta foi aprovada por unânimidade, inclusive com votos favoráveis dos conselheiros roseanistas.

SAUDADES
Por falar em Samuca,não é que ele aproveitou para matar a saudade da balaiada. Durante a passagem do candidato Flávio Dino por Coelho Neto a pretexto de matar reencontrar velhos amigos, Samuca deu uma passadinha pelo movimento comunista.Aproveitou para tirar fotos com a Prefeita Suely Pereira (PDT).

Vale lembrar que Samuel é filiado ao PC do B.

DIVIDIDOS
A juventude sarneysista está mais dividida do que nunca. São duas alas brigando para mostrar força para sinhá. Dizem que a coisa tá tão feia que os jovenzinhos já até iniciaram a divulgação de "dossiês". Uma ala é liderada por Assis Filho e na outra ponta está Jadson Pires e Domingos Costa tentam costurar alianças.

Um conselho: não os convidem para mesma festa!

NA ÁREA
Quem entrou no mundo da blogosfera foi a jornalista Tágide France que dentre outras coisas é assessora de comunicação da SESPJUV. Conheci Tágide a uns tempos atras na rádio evangélica manancial. Para minha surpresa a reencontrei assessorando a SESPJUV, o que não deve ser uma função fácil por conta das contantes trapalhadas feita pelos gestores.

Eles nos orgulham...

A Seleção Brasileira de Vôlei conquistou o nono título na liga mundial(1993, 2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009 e 2010). O vôlei dá ao Brasil a alegria que o futebol não conseguiu trazer.

Que tal Bernadinho par técnico da Seleção de Futebol?

"As urnas vão mostrar a vontade do povo" afirma Jackson


Jackson Lago (PDT), candidato ao governo do Estado pela Coligação “O Povo é Maior”, reunindo PDT, PSDB e PPS, ironizou os números das pesquisas divulgados pelos veículos de comunicação do Sistema Mirante, pertencente à família Sarney, no domingo. Segundo a pesquisa, Jackson Lago aparece em segundo lugar na disputa pelo comando do Estado, com 25,8% das intenções de voto nas eleições de outubro deste ano.

“Desta vez eles se excederam menos que há quatro anos, mas a população tá sentindo o que é a realidade. Pela pesquisa deles o quadro é muito melhor que há quatro anos, quando vencemos as eleições, mas as urnas vão mostrar o verdadeiro desejo do povo”, assinalou Jackson Lago. O levantamento da Escutec foi encomendado pela Gráfica Escolar, empresa editora do jornal O Estado do Maranhão, integrante do sistema de comunicação dos Sarney.

A pesquisa da Escutec, instituto maranhense que em 2006 apontava a então candidata do PFL, Roseana Sarney, como vencedora no primeiro turno. Os números da Escutec da eleição anterior para o governo do estado foram desmentidos nas urnas tanto no primeiro como no segundo turnos. No segundo turno a candidata acabou sendo derrotada por Jackson Lago que obteve 1.393.754 votos.

Para Jackson Lago a situação da candidata Roseana Sarney na corrida eleitoral deste ano não é de supremacia em relação aos outros candidatos. Principalmente a candidatura do pedetista é a que mais vem causando inquietação no comitê da filha do senador José Sarney (PMDB-AP).

“Eles têm mostrado o mesmo desespero da eleição anterior, quando a população manifestou seu repúdio à continuidade de uma oligarquia que tem massacrado o estado há décadas. Por onde tem passado a candidata tem dito que meus votos serão anulados. Não adianta você votarem no Jackson, tem dito ela”, citou o candidato ao governo pela coligação “O Povo é Maior”

Jackson Lago mencionou como exemplo o município de Presidente Dutra, onde a candidata esteve na sexta-feira passada. Diante de uma platéia restrita, formada por cabos eleitorais remunerados, a governadora que assumiu após decisão do Tribunal Superior Eleitoral e que tenta o quarto mandato nas eleições de outubro, tentou incutir nas pessoas um pré-julgamento sobre a Lei da Ficha Limpa. A candidata do PMDB também responde a processo de impugnação junto à Justiça Eleitoral.

“Se vê que eles estão mais cautelosos que há quatros. A esta época eles diziam que eles tinham setenta e tantos por cento e eu tinha apenas dezoito. Agora eles baixaram para cinquenta e já me botam com mais de vinte”, comentou Jackson Lago após tomar conhecimento dos números.

(Assessoria 12)

VALE A PENA VER E OUVIR DE NOVO

A música de fundo desse vídeo deve ser uma das mais tocadas dessa camapnha eleitoral. Parece feita por encomenda.

enfim, VOLTAMOS!

Depois de uns dias na "geladeira" estamos de volta com nosso papo cabeça. Aos que gostam será um prazer, aos que não gostam, será do mesmo jeito.

Não foi fácil conter a vontade de "bloguear". Eram muitas ligações, muitas notícias, muitos fuxicos. A distância da blogosfera se deu bem face da necessidade de maior concentração e dedicação na reta final da faculdade e ao exame de ordem. Bom, mais como havia dito: tudo tem seu tempo!

Graças a Deus, já colei grau. A monografia foi aprovada e ontem fiz a prova da segunda fase do exame de ordem. A prova me deixou elétrico. O nervosismo me impôs dúvida onde havia certeza, quanto ao resultado, bom, só em agosto. Até é muita angustia.

Quanto a nossa volta, estou mais venenoso que a "mamba negra"... Brincadeira gente!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Alessandro Martins é preso pela Polícia do Rio de Janeiro e vira troféu da Mirante


O empresário Alessandro Martins foi preso no Rio de Janeiro. A prisão foi efetuada pela Polícia Civil daquele Estado. A prisão do empresário foi decretada preventivamente pela Juiza Horiana Gomes da 10ª Vara Criminal de São Luís. O desfecho era previsivel, entretanto, não era esperado.

Era previsivel porque os requisitos para prisão preventiva estão presentes neste caso, dentre tais, o fato de Alessandro está solto permitia a ele manipular e até destriur provas, bem como intimidar testumunhas. Daí sua prisão ser necessária para a isenta conclusão das investigações.

Entretanto, o desfecho não era esperado por vários motivos. O primeiro, Alessandro é rico e influente. Segundo, e mais importante: estamos no Maranhão.Só por isso todos duvidavamos que fosse preso.

Além da decretação da prisão do influente empresário tem chamado atenção a especial cobertura midiática dada pelo sistema mirante de comunicação de propriedade da governadora Roseana Sarney.

Ficou uma pergunta no ar: porque tanta mídia no caso Alessandro? Bom, confesso surpresa com a corbetura miranteana. Não que o caso não mereça ampla divulgação, mais porque nem sempre o que é certo é o que é mostrado na televisão dos sarneys.

A massiva diculgação seria uma tentativa de vender para o Brasil que no Maranhão ricos também vão para a cadeia? Seria para divulgar a imagem que a segurança pública de Roseana tá trabalhando? ou seria para camuflar alguma fato que está prestes a vim a tona? Estas dúvidas só o tempo vai esclarecer.

O certo mesmo que se algum amigo próximo da família sarney tivesse sociedade com Alessandro Martins dificilmente ele seria tratado como um bandido comum.

Outra curiosidade é que vem sendo divulgado que Alessandro teria recebido "informações privilegiadas" e por isso teria fugido. Já era de se esperar, vale lembrar que o atual secretário de Segurança é acusado justamente por fornecer informações privilegiadas ao empresário Fernando Sarney, portanto, os subordinados devem ter se espelhado no chefe.

Dúvidas a partes, as inumeras pessoas que foram lesadas por Alessandro terão suas esperanças renovadas, pois, se não vão ter todos os danos reparados, pelos menos durmirão acreditando que a cadeia serve também para os ricos espertalhões.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Internet: propaganda eleitoral na rede tem regras próprias

A legislação permite a propaganda eleitoral na internet a partir do dia 6 de julho, sendo vedada a censura prévia, o anonimato e a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga na rede. Na internet, a propaganda poderá ser feita em sítio do candidato, do partido ou coligação, com endereços eletrônicos informado à Justiça Eleitoral e hospedados, direta ou indiretamente, em provedor do serviço estabelecido no País.

Além disso, a propaganda eleitoral pela internet poderá ser feita por e-mails transmitidos para endereços cadastrados gratuitamente pelo candidato, partido ou coligação. A propaganda poderá ser feita também através de blogs, redes sociais, sítios de mensagens instantâneas e assemelhados, cujo conteúdo seja gerado ou editado por candidatos, partidos ou coligações ou de iniciativa de qualquer cidadão.

No entanto, as mensagens eletrônicas remetidas pelo candidato, partido ou coligação, por qualquer meio, deverão conter mecanismo que permita que o destinatário solicite seu descadastramento. A partir da chegada desse pedido, o responsável pelo envio da mensagem tem prazo de 48 horas para retirar o nome de sua listagem. As mensagens eletrônicas enviadas ao destinário que pediu sua saída do cadastro, após o fim desse prazo de 48 horas, sujeitam os responsáveis à multa de R$ 100,00 por mensagem transmitida.

A Resolução 23.191 do TSE, que trata da propaganda eleitoral e das condutas vedadas na campanha de 2010, proíbe, ainda que de forma gratuita, a propaganda eleitoral em sítios de empresas, com ou sem fins lucrativos, e em sítios oficiais ou hospedados por órgãos ou entidades da administração pública direta ou indireta da União, estados, Distrito Federal ou municípios.

A violação dessa regra sujeita o responsável pela propaganda irregular e seu beneficiário, quando for comprovado seu prévio conhecimento do fato, a uma multa que varia de R$ 5 mil a R$ 30 mil.

A legislação eleitoral assegura o direito de resposta, inclusive por outros canais de comunicação como e-mail, a quem se sentir ofendido por alguma manifestação veiculada pela internet durante a campanha. A lei proíbe ainda a determinadas entidades a cessão de cadastro eletrônico de seus clientes para candidatos, partidos ou coligações; e a venda de cadastro de e-mails.

O provedor de conteúdo e de serviços multimídia, que hospeda propaganda eleitoral de candidato, de partido ou coligação, é passível das sanções previstas na Resolução 23.191 do TSE se não interromper a divulgação da propaganda irregular no prazo fixado pela Justiça Eleitoral, contado a partir da notificação da decisão sobre a existência da respectiva propaganda. No entanto, esse provedor só será considerado responsável pela propaganda ilegal se for provado seu prévio conhecimento sobre a publicação do material.

A resolução do TSE autoriza, por sua vez, a reprodução virtual de páginas de jornal impresso na internet, desde que ocorra no sítio do próprio jornal, independentemente do seu conteúdo, devendo ser respeitado integralmente o formato gráfico e o conteúdo editorial da versão impressa, atendidas determinadas condições.

Outro ponto importante é o que pune com multa que varia de R$ 5 mil a R$ 30 mil, sem prejuízo de outras sanções, quem realiza propaganda eleitoral pela internet, atribuindo indevidamente sua autoria a terceiro, inclusive a candidato, partido ou coligação.

Além disso, candidato, partido, coligação ou o Ministério Público poderão requerer à Justiça Eleitoral a suspensão por 24 horas do acesso a todo o conteúdo informativo de sítios da internet, quando estes deixarem de cumprir as regras contidas na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97). Durante o tempo de suspensão, o sítio da internet deverá informar que se encontra temporariamente inoperante por desobediência à lei eleitoral. Se a conduta irregular for reiterada, o período de suspensão será duplicado.
fonte: www.tse.jus.br

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Coligação 'O Povo é Maior' registra candidaturas de Jackson, Roberto e Vidigal


Jackson Lago (PDT) e o Pastor Luis Carlos Porto (PSDB) registraram nesta segunda-feira pela manhã suas candidaturas a governador e vice-governador do Estado, respectivamente, junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, TRE-MA. Junto com as candidaturas ao governo, a coligação “O Povo é Maior”, formada pelo PSDB, PDT e PTC, registrou as candidaturas ao Senado Federal de Roberto Rocha e Edson Vidigal, os dois do PSDB, e a dos suplentes. Foram também pedidos registros junto à Justiça Eleitoral de 32 candidaturas à Câmara Federal e 54 candidaturas à Assembleia Legislativa.

Candidato à reeleição, Jackson Lago chegou ao TRE-MA, no bairro da Areinha, acompanhado dos candidatos às eleições majoritária e proporcional dos três partidos coligados. Ele foi o segundo candidato a solicitar pedido de registro de candidatura ao governo do Estado, sucedendo ao sindicalista Marcos Silva, candidato do PSTU, primeiro a fazer o pedido na Justiça Eleitoral.

“Estamos mais uma vez cumprindo com o nosso dever cívico de dar nossa contribuição à transformação do Estado. Nesta eleição entendemos que nossa candidatura é, sobretudo, um dever, um respeito à vontade da maioria do povo do Maranhão que foi violentada pela elite dominante do Maranhão em conluio com as estruturas nacionais”, disse Jackson Lago.

Jackson Lago disse ainda não temer ter sua candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral pela aplicação da Lei da Ficha Limpa. “Poucos no Maranhão tem uma vida e uma ficha mais limpa que a do Jackson Lago no Maranhão. Fui três vezes prefeito de São Luís e dois anos governador do Estado. Não sou sócio de ninguém, nem dono de alguma empresa. Meu patrimônio nunca aumentou um centavo além do meu salário”, rebateu Jackson Lago.

Por outro lado, admitiu que diante dos vícios que se instalaram nas estruturas do poder é imprevisível qual será a decisão da Justiça em relação à aplicação de uma lei que considera justa para melhorar a representatividade política no país.

“Quem luta contra essas estruturas viciadas sabe que tudo pode acontecer como eles nos tiraram do governo. Mas, não creio que o Brasil assistirá pela segundo vez uma violência dessa natureza”, assegurou o candidato.

Em relação ao espectro da disputa pelo governo do Estado que no pleito deste ano está prevista a participação de seus candidatos, Jackson Lago exaltou o fortalecimento da democracia diante das opções.

“As eleições sempre contaram com vários candidatos. Depois da instituição do segundo turno os partidos se sentem estimulados a lançar vários candidatos. Até mesmo para eleger representantes proporcionais”, observou Lago.
Fonte: www.jornalpequeno.com.br

MP ingressa com ações por improbidade contra Bia Aroso


A 1ª Promotoria de Justiça de Paço do Lumiar ingressou com duas ações civis públicas por ato de improbidade administrativa contra a prefeita do município, Glorismar Rosa Venâncio, mais conhecida como Bia Venâncio. As ações foram motivadas pela não disponibilização da prestação de contas do município referente ao ano de 2009, que deveria estar aberta a consultas na Câmara Municipal desde 15 de abril.

Apesar de ter recebido do Ministério Público uma notificação recomendatória sobre a questão em março deste ano, a prefeita não providenciou a cópia da prestação de contas para consultas de cidadãos e instituições do município. Prova disso foi a representação protocolada junto à promotoria, em 27 de abril, pelo presidente, 1º e 2º vice-presidentes e secretário geral da Câmara Municipal; e a visita in loco feita por uma servidora da promotoria de Justiça à sede do Legislativo Municipal, constatando a não disponibilização da prestação de contas.

De acordo com a 1ª Promotoria de Justiça de Paço do Lumiar, Gabriela Brandão da Costa Tavernard, ao não disponibilizar a prestação de contas do município, a prefeita municipal está obstruindo o acesso de vereadores, cidadãos e instituições aos gastos e investimentos realizados pelo Poder Executivo. “A omissão da prefeita Bia Aroso afronta o princípio da legalidade”, ressaltou a promotora, lembrando que estão sendo desrespeitadas a Constituição Federal e a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Em uma das ações, a promotora requer que as constas da Prefeitura referentes ao ano de 2009 sejam disponibilizadas na Câmara Municipal, bem como as cópias de todos os documentos referentes a ela. Em caso de descumprimento, o Ministério Público pede a condenação de Bia Venâncio por crime de responsabilidade e ao pagamento de multa diária pelo atraso, além de prever a possibilidade de busca e apreensão dos documentos.

Já a segunda Ação Civil Pública requer a condenação da prefeita por improbidade administrativa. As penalidades previstas são a perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por um período de três a cinco anos, pagamento de multa de até 100 vezes o vencimento como chefe do Executivo Municipal e a proibição de contratar ou receber qualquer tipo de benefício público por três anos. (Da Ascom / MP-MA)

sábado, 3 de julho de 2010

Roseana Sarney dá azar para Seleção Brasileira


Pode ser conhecidência ou não, mais todas as vezes que Roseana Sarney esteve investida no cargo de Governadora, a Seleção Brasileira perdeu a copa do mundo. Seria Roseana uma ave de mal agouro? ou seria conspiração do destino?.

Em 1994 o Brasil sagrou-se tetra.Roseana disputava o comando do Palácio dos Leões pela primeira vez. A copa foi em junho e julho, três meses antes de Roseana ser eleita.

Já em 1998 a participação brasileira foi um fiasco. Neste ano, Roseana era governadora e disputava a reeleição, sem necessidade de desincompatibilizar do cargo.

Quatro anos depois, em 2002 o Brasil ganhou a copa e foi consagrado pentacampeão. Neste ano Roseana renunciou o governo no final do mês de Março para se candidatar ao cargo de senadora, após desistir da "aventura" presidenciável. Roseana renunciou em Março, os jogos iniciaram em Junho.

Por sua vez, em 2010 Roseana novamente ocupa o Palácio dos leões e mais uma vez o que acontece? O Brasil dá um vexame tremendo. O vexame brasileiro só perde para as trapalhadas da família sarney na política.

Estranho, não? pelo sim e pelo não, vale a torcida para que ela não seja governadora em 2014, para o bem do Maranhão e pela vitória do Brasil.

Não é atoa que a mansão dos sarneys em São Luís é conhecida como casa mal assombrada. Faz jus ao nome!

Um conselho: quando ela tiver passando, esconda as pimeiteiras.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Governo tenta repatriar dinheiro de filho de Sarney

LEONARDO SOUZA
ANDREZA MATAIS
DE BRASÍLIA

O governo brasileiro tomou a primeira medida para tentar repatriar cerca de US$ 13 milhões que o empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), mantém na Suíça sem declarar à Receita Federal.

Após a Folha revelar, em março, que os suíços haviam congelado a conta movimentada pelo empresário, o Brasil pediu às autoridades daquele país que transformassem o bloqueio de caráter administrativo em criminal.

Advogado de Fernando Sarney afirma que o dinheiro tem origem lícita

A Suíça havia adotado a medida de maneira preventiva e por iniciativa própria, por suspeitar da origem do dinheiro.

Ao solicitar a conversão, o Brasil sustenta que os recursos resultam de atividades ilícitas, como corrupção, evasão de divisas e lavagem. Esse é o passo inicial para que o dinheiro possa ser repatriado no futuro.

O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal no Maranhão, com autorização da Justiça Federal, e enviado à Suíça pelo DRCI (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional), órgão do Ministério da Justiça responsável por esse tipo de iniciativa.

A Folha não conseguiu confirmar se a Suíça já atendeu ao pedido. O Ministério da Justiça informou que não comentaria o assunto, por se tratar de caso sigiloso.

Ontem, pela primeira vez, Fernando Sarney, por meio de seu advogado, Eduardo Ferrão, admitiu que mantém recursos na Suíça, ao afirmar que a origem do dinheiro é lícita. Em situações anteriores, o empresário negou ou não comentou quando questionado sobre movimentações financeiras no exterior.

O bloqueio da conta é um desdobramento da Operação Faktor (ex-Boi Barrica), conduzida pela Polícia Federal e pela Procuradoria da República no Maranhão.

A investigação foi desdobrada em cinco inquéritos. Fernando foi indiciado sob acusação de formação de quadrilha, gestão financeira irregular, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

Em um inquérito específico sobre a movimentação financeira no exterior, ele também foi indiciado sob acusação de evasão de divisas.

Nesse caso, conforme revelado pela Folha, o governo chinês confirmou ao Brasil que o empresário remeteu das Bahamas, conhecido paraíso fiscal, US$ 1 milhão para Qingdao, na China --dinheiro também não declarado à Receita Federal.

Segundo o inquérito, parte do dinheiro mandado por Fernando para fora do país teria sua origem em desvios da obra da ferrovia Norte-Sul, um dos projetos prioritários do PAC.

Os depósitos bloqueados na Suíça estão em nome de uma empresa, mas eram movimentados exclusivamente por Fernando, que cuida dos negócios da família Sarney no Maranhão. O dinheiro não está declarado ao fisco.
fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/760642-governo-tenta-repatriar-dinheiro-de-filho-de-sarney.shtml

A imagem da derrota

Uma notícia que ninguem gostaria de publicar


Com tristeza que noticio o falecimento do Jovem Jamilson Viana (foto), falecido num trágico acidente. Recebi a notícia pelo blog de Assis Filho.

Jamilson era assessor do Senador João Vicente Claudino (PTB/PI). O conheci em 2007 durante evento organizado pela Secretaria Extraordinária de Juventude do Maranhão. De lá para cá continuamos nossa amizade, sobretudo pela forma simples e cativadora de Jamilson Viana.

O Maranhão perde mais um de seus filhos. A juventude perde um defensor de sua calma. Quem teve a oportunidade de o conhecer perde um amigo!

A queda do gigante: Brasil é eliminado da COPA



De virada, Holanda vence por 2X1 e acaba com sonho do Hexacampeonato do Brasil.


Parecia uma grande partida para a Seleção Brasileira. Parecia! Quando iniciou o primeiro tempo os jogadores brasileiros estavam eufóricos e impuseram seu ritmo de jogo. Sentia-se o caminhao da classificação.

O entusiasmo durou até início do segundo tempo, quando a Holanda empatou o jogo. O empate veio com um gol contra marcado por Felipe Melo num lance "bobo", cujo gol só saiu por erro dos jogadores brasileiros.

Após o empate a seleção desandou. Abalada emocionalmente, não conseguiu mais jogar permitindo que a Holanda de virada fizesse o segundo gol, terminando com o placar de 2x1.

Pior que o segundo gol foi a expulsão do jogador Felipe Melo. Com a expulsão, o Brasil que já perdia o jogo, acabou desabando em campo. Nessa altura do campeonato, já faltava pernas para correr e sobretudo confiança. A seleção não existia mais. Toque de bolas? nem pensar. Os jogadores optavam por jogadas individuais que não levavam a lugar nenhum, sobretudo ao caminho do gol.

O final já era presumido: Uma derrota para o Brasil e o fim do sonho do Hexacampeonato.

Fica a lição de que o jogo é noventa minutos e só termina quando o arbito apita e aponta o centro de campo. Ninguém vence de véspera.O fato de se considerar bom não dá o direito de substimar o adversário. Iniciar na frente não significa terminar na frente.

A Seleção Brasileira deve tá deixando muitos políticos de orelha em pé, sobretudo aqueles que já se consideram eleitos antes de terminar a contagem dos votos. Taí o exemplo.