quarta-feira, 30 de março de 2011

Cansados de tanto esperar por providências do governo, alunos realizam reforma de escola do Estado


No dia 24 de abril de 2010 o Jornal Pequeno recebeu uma denúncia sobre a falta de infraestrutura que atravessa o prédio onde funciona o Centro de Ensino Médio Margarida Pires Leal (antigo Iema), localizado na Avenida dos Franceses, no bairro da Alemanha. A escola, segundo declarou alguns estudantes na época ao JP, estava praticamente abandonada.

Os alunos relataram à reportagem na oportunidade que o governo do Estado havia prometido reformar o prédio, mas a única intervenção que ocorreu, segundo eles, foi a pintura do muro com a frase “Governar é cuidar das pessoas”.

As paredes do prédio estavam tomadas por infiltrações, os pisos das salas de aulas rachando e o teto cedendo, oferecendo risco de vida aos alunos.

Três dias depois, técnicos do setor de engenharia da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) estiveram no Centro de Ensino Médio Margarida Pires Leal para averiguar denúncias de que a escola estaria funcionando com graves problemas de infraestrutura. Foi assegurado que a reforma completa do prédio será feita o mais rápido possível.

No entanto, a reforma que a Seduc prometera foi realizada, na verdade, pelos próprios estudantes. Cansados de esperar por melhorias na infraestutura e revoltados com a situação em que se encontrava o prédio, os estudantes se uniram no dia 21 de dezembro para fazer uma função que é de responsabilidade do poder público.

Como mostram as fotos, os alunos do Margarida Pires Leal meteram a ‘mão na massa’, pegando em pincéis, lixas e latas de tinta.

O mais grave é que a mão de obra utilizada na tal ‘reforma’ foi de menores de idades, o que, na prática, caracteriza exploração do trabalho infantil. Entramos em contato com o Conselho Tutelar da área para comentar as denúncias, mas ninguém do órgão foi localizado.

O blog tomou conhecimento do problema por meio de fontes ligadas à escola que, através de fotos tiradas com o celular, flagraram as dificuldades existentes na unidade de ensino.

Enquanto o governo Roseana gasta mais de R$ 4,5 milhões em publicidade para tentar passar a população que a Educação do Maranhão passa por uma revolução, em contrapartida professores estão em greve sem dar aulas e alunos têm que empenhar a força de trabalho a fim garantir um ambiente de aula confortável e seguro. Esse é o ‘melhor governo da vida’ de Roseana.
FONTE:http://www.jornalpequeno.com.br/blog/johncutrim

Corpo de José Alencar chega ao Palácio do Planalto para velório aberto ao público

O corpo do ex-vice-presidente da República José Alencar chegou por volta das 11h desta quarta-feira (30) ao Palácio do Planalto, onde será velado até às 23h de hoje. O velório será aberto ao público. O caixão foi transportado por um carro do aberto Corpo de Bombeiros em um cortejo de cerca de 18 quilômetros. Neste momento, está sendo celebrada uma missa em homenagem ao ex-vice-presidente.

Alencar morreu, aos 79 anos, na tarde de terça-feira (29) após uma luta de 13 anos contra um câncer na região abdominal. Por volta das 10h05, o avião que o trouxe de São Paulo pousou na Base Aérea de Brasília, após ter saído do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, por volta das 7h. O avião que levava os familiares do ex-vice-presidente chegou antes, por volta das 9h20.

Na capital federal, o corpo foi recebido com honras de chefe de Estado pelos presidentes da República, Michel Temer (interino), do Senado, José Sarney, da Câmara, Marco Maia, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Cesar Peluso. O governo federal decretou luto oficial de sete dias.

Da base aérea, o corpo segue em cortejo, no carro do Corpo de Bombeiros, para o velório no Salão Nobre do Palácio do Planalto. A sugestão foi feita ao filho mais novo de Alencar pela presidente Dilma Rousseff, que, em viagem a Portugal, sugeriu o local assim que foi comunicada da morte.

O velório será aberto para visitação pública e deve durar todo o dia. Na quinta-feira (31) de manhã, o corpo segue para Belo Horizonte (MG), onde será velado no Palácio da Liberdade inicialmente das 8h30 às 13h. O enterro será na parte da tarde, no cemitério do Bonfim, mas o horário ainda não foi divulgado.

BiografiaFilho de um pequeno comerciante de um vilarejo mineiro, José Alencar Gomes da Silva começou a trabalhar cedo e deixou a família quando tinha 14 anos para empregar-se numa loja na sede do município de Muriaé (MG).

Em 1947, atrás de um emprego melhor, mudou-se para Caratinga, cidade em que conheceu Mariza, com quem se casou. Aos 18 anos, foi emancipado pelo pai (na época, a maioridade civil ocorria aos 21 anos) e, com apoio financeiro de um irmão, abriu uma loja na cidade.

Hoje, a Coteminas S.A., controlada pela família de Alencar, é a maior empresa do setor têxtil do país e um dos mais importantes grupos econômicos do Brasil.

Alencar causou surpresa, à esquerda e à direita, ao aceitar a posição de vice na vitoriosa chapa de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, na campanha de 2002. Quatros anos depois, foi reeleito vice-presidente.

Em julho de 2010, um juiz da comarca de Caratinga (MG), declarou José Alencar oficialmente pai de Rosemary de Morais, que passou a assinar Gomes da Silva. A sentença faz parte de uma ação de reconhecimento de paternidade ajuizada em 2001.
Do UOL Notícias*

segunda-feira, 28 de março de 2011

Roberto Costa: De deputado a menino birrento


Se fosse para descrever a passagem do Deputado Roberto Costa (PMDB) pela reunião do Fórum Estadual de Juventude do Maranhão- FEJMA em uma única palavra certamente seria esta: DECEPÇÃO.

A Reunião aconteceu no último final de semana na Cidade de Timbiras. Participam do FEJMA entidades juvenis de todo o Maranhão.

Uma turminha formada em sua maioria por ex-integrante da SESPJUV (e que estão desempregados), tentaram vender a ideia de briga governo versus oposição. Nada disso. Essa turma queria mostrar serviço para Roberto e de quebra ver se conseguiam retomar o "ganha pão" até então perdido. A isca foi mordida e o envaidecido Deputado se deslumbrou.

Primeiro, cabe esclarecer que o FEJMA congrega somente entidades da sociedade civil. O poder público participa das reuniões como convidado, e pelo que me consta Roberto não era convidado.

Até a chegada do Deputado a reunião seguia normalmente, porém, parece que Roberto foi com a missão de tumultuar. Não se sabe o motivo, ciúme, birra ou inexperiência para exercício do cargo de Deputado. Pode ser qualquer ou todas as opções.

Quando Roberto chegou a mesa já estava composta, incluive o secretário Adjunto de Juventude Ruy Pires já havia falado em nome do governo, eis que mesmo sem constar na programação, mais por elegância, o envaidecido Deputado foi convidado para compor a mesa, tendo sentado ao lado do Prefeito de Pinheiro José Arlindo.

Antes de ser convidado a falar, Roberto Costa se retirou da mesa e pediu que fosse chamado para falar em seu lugar o outro Adjunto de Juventude André Campos, que falara novamente em nome do governo.

Neste momento ainda falou o Prefeito de Pinheiro e logo depois o Prefeito de Timbiras encerrou as falas da mesa. Neste momento o "cerimonialista" chamado de Sadan Houssem ( e não é atoa o nome), quebrou todos os protocolos e passou a palavra para Roberto Costa, que sob protestos da plenária "convocou" sua turminha para cumprirem sua missão: bater palmas e gritar.

Basta olhar o vídeo postado por seus partidários que vai ficar claro que não passava de uma meia dúzia de "lideranças".

Agora eles vem com o discurso de que o FEJMA é um espaço aberto. De fato é, assim como a Assembleia Legislativa também é. Mais como toda organização tem suas regras e tem direção. Roberto é autoridade, isto é fato, mais assim como tem prerrogativas tambem tem obrigações e respeitar as instituições é uma delas.

Roberto precisa aprender que juventude e criancice são coisas diferentes!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Juventude do PDT realiza reunião do Diretório Nacional



A Juventude Socialista do Partido Democrático Trabalhista- PDT, realiza reunião do Diretório Nacional na Cidade Brasilia. A reunião está acontecendo na sede do partido e começou ás 15:00h.

Na pauta os jovens debaterão a participação da JS/PDT no movimento estudantil, a organização partidária e a formação política da juventude.

A reunião contou com a presença do Presidente em exercício, Manoel Dias, e do líder do partido na Câmara dos Deputados, Geovanni Borges.

Em sua fala, Manoel Dias, falou que o partido investirá na formação da juventude, incluisve lançará uma campanha para formação dos filiados e comemorou o fato do site do PDT ser o mais acessado entre todos os partidos politicos.

Daqui a pouco mais informações.

terça-feira, 22 de março de 2011

Roberto Costa dá "chilique" e não assume Secretaria de Juventude

Mais um capitulo da novela envolvendo a escolha do titular da Secretaria Extraordinária de Juventude. Quando todos achavam que já era o final, veio um novo capítulo: o chilique de Roberto Costa.

O Deputado Roberto Costa (PMDB) teria se reunido com a Governadora Roseana Sarney Murad (PMDB) na semana passada. Os dois tinham objetivos bem distintos. Roseana quer manter a Secretaria Extraordinária e não aceita indicação de outros nomes, já Roberto quer a Secretaria Ordinária e com orçamento poupudo. Caso não consiga convencer a chefa a transformar a Secretaria, Roberto planejava emplacar um dos atuais adjuntos: Ruy Pires ou André Campos.

Roberto chegou a insistir com Roseana, mais tropeçou nos interesses do Chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva Moura, que deseja manter a Secretaria subordinada a Casa Civil.

Outro ponto que desagrada Roberto é o fato de Roseana ter garantido ao movimento juventude guerreira e a um grupo de Vereadores de São Luís que eles indicariam um adjunto e outros membros da Secretaria.

Diante de tantos tropeços, Roberto mandou plantar notinhas em blogs dando conta que só assumiria o cargo depois de uma "conversa" com o Senador João Alberto. Resta saber o que sinhá Rose vai achar dessa "rebeldia sem causa".

Pitty, Ivete e Nando Reis: confirmada venda de meia entrada para estudantes


A Central Estudantil encaminhou e-mail para o blog informando a programação de venda de ingressos para estudantes com 50% de desconto. O desconto para classe estudantil ocorre em eventos culturais, esportivos e de lazer. A venda ocorre em cumprimento à legislação municipal que assegura tal benefício.

Para comprar o ingresso basta o estudante apresentar a carteira de identidade estudantil atualizada.

SHOW: Nando Reis
DATA DA VENDA:23 de Março (Quarta). Apartir dás 09:00h
LOCAL DA VENDA: Ybite (Rio Anil Shopping)

SHOW: Ivete Sangalo
DATA DA VENDA: 25 de Março (Sexta. Apartir dás 08:00h
LOCAL DA VENDA: Arena da Lago da Jansen

SHOW:Pitty
DATA DA VENDA:26 de Março (Sábado). Apartir dás 09:00h
LOCAL DA VENDA:Shopping Jaracaty (pastelândia)

sexta-feira, 18 de março de 2011

Contagem regressiva para reunião do FEJMA em Timbiras

Falta uma semana para o início da Reunião do Fórum Estadual de Juventude do Maranhão (FEJMA), na Cidade de Timbiras. A reunião acontecerá nos dias 25, 26 e 27.

Jovens do Maranhão todo estão se mobilizando para participar da reunião. É presença certa representantes de São Luís, PIO XII, Paço do Lumiar, Pinheiro, Matinha, Timon, Pedro do Rosário e Imperatriz.

Há quem aposte em representação de cerca de 50 municipios. A organização local comandada pelo Conselheiro de Juventude Daniel Gladson pede para as caravanas confirmarem presença.

A pauta está bem diversificada. Será feita uma homenagem aos Prefeitos que contribuiram com as atividades do FEJMA, no total 10 gestores serão homenageados. Na parte da tarde o Presidente do Conselho Nacional de Juventude, Gabriel Medina, fará uma exposição acerca das conferências de juventude.

A reunião será encerrada com a eleição dos novos dirigentes do FEJMA e escolha da cidade que sediará a próxima reunião.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Entidades estudantis pedem dialogo entre governo e professores

Entidades estudantis divulgaram nota defendendo dialogo entre o Governo do Estado eos professores. Confira a integra da nota:

O Movimento Estudantil Independente (MEI) e a Central Estudantil (CES) vêm a público, lamentar a forma autoritária como o governo do estado tratou a greve dos professores que lutam por melhorias salariais e por melhores condições de trabalho.

Sabemos que a greve atrasará o calendário letivo, mais, sabemos também que não adiantará muito termos em sala de aula um professor desestimulado e sem condições favoráveis para lecionar. Queremos educação de qualidade, para isso é indispensável que tenhamos profissionais capacitados.

Temos convicção que o dialogo é a melhor opção, inclusive, os estudantes deveriam ser ouvidos. Temos preocupação, pois, o fim da greve sem dialogo não significa o fim da turbulência.

Reiteramos o pedido a Secretaria de Educação e a Governadora para que ouça o clamor dos professores e ponha fim à greve através da negociação e do diálogo.

DaÍse Lisboa
Presidente do MEI

Lucivaldo Lopes
Presidente da CES

quinta-feira, 10 de março de 2011

COMJOV de São Luís cria comissão para analisar falta de vagas em escolas

O Conselho Municipal de Juventude (COMJOV) de São Luis criou comissão para anlisar a denúncia de falta de vagas para alunos na rede pública. A proposta inicial era de acompanhar a situação na rede municipal, porém, uma emenda do Conselheiro Lucivaldo Lopes ampliou os trabalhos da comissão para a rede estadual também.

A comissão é composta por quatro membros, sendo dois do poder público e dois da sociedade civil. A comissão tem até meados de março para conclui o relatório de atividades e fazer as proposições.

É aguardar para ver!

Ataque de piranhas deixa dezenas de feridos em Luís Correia

Um trágico ataque de piranhas "melou" o carnaval da Cidade de Luís Correia (PI). O ataque aconteceu na lagoa do portinho, tradicional ponto turísco dos foliões.

Somente na tarde da terça feira cinco pessoas foram atacadas, sendo quatro somente maranhenses. Relato de populares davam conta que nos dias anteriores vários ataques haviam sido registrados, incluisive, em crianças.

Curioso que mesmo diante de ataques seguidos nenhuma autoridade local tomou iniciativa de interditar o local ou avisar os banhistas. Parece que a vida das pessoas é menos importante que a "promoção" do turismo.

MUITA FOLIA
Tirando esse incidente lamentável, a folia correu solta. A agitação foi garantida pelas bandas aviões do forró, garota safada, chicabana, forró do muido e exaltasamba.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Rebeldes líbios pedem à ONU que aprove ataque aéreo

(Atualiza com declarações e dados sobre o novo presidente do Conselho Nacional rebelde).

Benghazi (Líbia), 2 mar (EFE).- A direção rebelde líbia pediu nesta quarta-feira ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que lance um ataque aéreo "contra os mercenários" do regime de Muammar Kadafi.

"Nosso Exército não pode lançar ataques contra os mercenários, pois tem papel defensivo", afirmou o porta-voz rebelde Abdelhafiz Hoga em entrevista coletiva concedida em Benghazi.

"É diferente um ataque aéreo estratégico de uma intervenção estrangeira, que rejeitamos", ressaltou o porta-voz das Forças de oposição, que manifestou sua oposição a uma intervenção militar estrangeira no conflito líbio.

O pedido para que a ONU lance esse ataque foi feito publicamente pela oposição, mas não a tramitou ainda formalmente, segundo indicou Hoga, que disse que em breve será nomeado um representante rebelde para colocar-se em contato com os organismos internacionais.

O porta-voz também pediu que o Conselho Nacional recém criado pelas Forças da oposição seja reconhecido como o único representante legítimo da Líbia e fez uma chamada para que todos os países deixem de reconhecer as embaixadas fiéis a Kadafi.

Hoga também disse que o Conselho Nacional ficou finalmente composto com 30 representantes de todo o país, cinco deles nomeados pelos jovens que participaram da rebelião que explodiu no dia 16 de fevereiro.

Este órgão terá como presidente o ex-ministro da Justiça líbio Mustafa Abdel Jalil, enquanto Hoga será vice-presidente e porta-voz.

O ex-ministro da Justiça, que renunciou na semana passada em protesto pela repressão sangrenta da rebelião líbia, anunciou no dia 26 de fevereiro que a oposição formaria um Governo de união nacional.

No entanto, a Coalizão Revolucionária do 17 de Fevereiro, que reúne todos os comitês rebeldes das cidades controladas pela oposição, se distanciou dessa iniciativa e disse que se tratava de uma ideia pessoal do ex-ministro.

Nesta quarta-feira, por outro lado, se anunciou que Abdelyalil tinha liderado o Conselho Nacional criado pelos conselhos revolucionários. EFE
FONTE:www.msn.com