sexta-feira, 24 de junho de 2011

Carlinhos Amorim reafirma atuação em defesa da Região Tocantina


O deputado estadual Carlinhos Amorim (PDT) garantiu nesta sexta-feira (24) que permanece empenhado em defender e realizar os anseios da Região Tocantina, e particularmente de Imperatriz. “Esse é o foco da minha atuação”, confirma.

Carlinhos Amorim observa com naturalidade que neste momento, os militantes e dirigentes do seu partido se manifestem em favor de candidatura própria e que seu nome seja lembrando.

“O povo de Imperatriz e Região me mandou para a Assembléia Legislativa e somente em junho do próximo ano, durante as convenções partidárias, o conjunto das forças políticas e a população se manifestarão quanto às eleições municipais”, disse.

Sobre a visita do ministro do Trabalho Carlos Lupi a Imperatriz, no início do mês de julho, o deputado Carlinhos Amorim lembra que o presidente nacional do PDT terá uma reunião com o prefeito da cidade, Sebastião Madeira, para encaminhar melhorias para a segunda maior cidade do Maranhão.

“Conversei com o ministro e pedi a aceleração das políticas públicas para Imperatriz e toda a Região Sul, como a ampliação do Projovem Trabalhador que capacita e ajuda a empregar a juventude”, disse.

O líder da bancada do PDT na Assembléia Legislativa disse ainda que o ministério do Trabalho é um parceiro das prefeituras de todo o País, independente da agremiação partidária do prefeito.

Ainda segundo o parlamentar, durante a visita do ministro Lupi a Imperatriz, “haverá um momento onde o PDT se reunirá com o ministro para traçar orientações no sentido de fazer a sigla crescer na cidade e região”.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Termina reunião do CEJOVEM. Ruy Pires anuncia saída da presidência

Com muito debate e pouca surpresa terminou agora pouco a reunião do Conselho Estadual de Juventude-CEJOVEM. A pauta principal da reunião foi a eleição dos três membros do CEJOVEM para compor a Comissão Organizadora Estadual da Conferência Estadual de Juventude.

Nessa votação o governo fez valer a sua força e elegeu os três membros. Foram eleitos os conselheiros Assis Filho, Sadan Hussein e Samuel Bastos, este último fora o mais votado.

Todos os membros que representam secretarias no conselho votaram fechados nos candidatos ligados ao Deputado Roberto Costa. Inclusive, antes de iniciar a reunião do CEJOVEM houve uma conversa "de pé de ouvido" no gabinete de Roberto com objetivo de encabestrar os representantes do governo.

Fora aeleição, outro momento marcante foi o discurso do atual presidente Ruy Pires que anunciou que estará deixando a presidência do CEJOVEM e tentou justificar o porque de um ano sem reunião do conselho.

A parte descontraída ficou por conta do tão prometido bolo de aniversário de um ano sem reunião.

terça-feira, 21 de junho de 2011

CEJOVEM fará reunião amanhã

Após mais de um ano parado, o Conselho Estadual de Juventude- CEJOVEM fará reunião amanhã no plenarinho da Assembleia Legislativa do Maranhão. A reunião deveria ter acontecido desde o dia 15 de junho, e foi adiada de última hora.

Dentre as pautas consta a indicação dos três membros do CEJOVEM para compor a Comissão Organizadora Estadual da Conferência de Juventude. Em verdade, o CEJOVEM teria direito a indicar seis membros, no entanto uma manobra de governistas acabaram fazendo com que de forma autoritária a governadora indicasse três membros, usurpando as funções do conselho.

A reunião acontecerá sob o clima de desconfiança e tensão. O clima de desconfiança se dá entre governistas e oposicionista que esticam corda para definir os três membros. Já a tensão se dá entre os próprios governistas que disparam denúncias contra o atual presidente do Conselho.

Existe ainda a possibilidade de uma festa para comemorar um ano de paralisação das atividades. O bolo já teria até sido encomendado. É esperar para ver...

sexta-feira, 17 de junho de 2011

FOGO AMIGO: Aliado de Roberto Costa detona Ruy Pires

A coisa anda feia pro lado do presidente do Conselho Estadual de Juventude, Ruy Pires. O "poderoso" começa a ser abandonado até por seus aliados, ou melhor, ex-aliados.

Desta vez quem veio a público "descacar" o presidente do CEJOVEM e secretário Adjunto de Juventude, foi nada mais nada menos que João Costa, que atualmente é secretário executivo do Fórum Estadual de Juventude. O rapaz só não chama Ruy de santo. Confira o teor:

Boas noites jovens Nunesfreirense, depois de alguns meses do primeiro fórum municipal da juventude realizado em governador Nunes freire, no dia 13 de maio, resolve falar sobre alguns fatos importantes para a realização do evento.

Tivemos o patrocínio e apoio do deputado e futuro secretário de juventude Roberto costa, só que Infelizmente ainda não chegou até nossas mãos, por culpa de RUI PIRES. O que mais nos chatear e saber que o adjunto de juventude Dr. RUI PIRES que ainda não se interessou em nos repassar o patrocínio, já entrei algumas vezes em contato com o Dr. Rui, mais ele não se mostra interessado em compartilha e ajudar a juventude de Nunes freire.

Rui pires que não participa de atividades realizadas pela juventude do maranhão, É uma vergonha ele dizer que e presidente do conselho estadual de juventude, um advogado play boy,que não ta nem ai para nos jovens do maranhão, essa juventude que está acada dia que passar se organizando mais e mais,são novas lideranças surgindo para alegria de jovens que querem mudar a realidades dos seus municípios,uma juventude que sempre contou com o apoio do deputado Roberto costa.

Mais quem tem um perseguidor chamado Rui Pires, não vamos baixa a cabeça a esse tipo de pessoa que se acha patrão da juventude,somos e continuaremos do lado do meu amigo Roberto Costa, mais, não vamos compactuar com esse surrupiador da juventude Rui Pires.

A juventude de governador Nunes freire que sempre lutou e continuara lutando por seus direitos não vai si abater ao Dr. Rui pires que não ajudam a juventude do maranhão.

JOÃO COSTA NUNES FILHO
Secretario do fejma, secretário geral da cufa gnf

Fonte:http://joaocostagnf.blogspot.com/

Morre Pixuta, ex-prefeito de Matinha

É sempre dificil dizer que alguém faleu, mais difícil ainda quando você conviveu com essa pessoa, assim é este momento para divulgar o falecimento do ex-prefeito da Cidade de Matinha,minha terra natal.

Pixuta como era conhecido, é pai do também ex-prefeito, o jovem Beto Pixuta, a quem este blog se solidariza em nome de toda familia.

O velório deverá ser realizado na cidade de Matinha. Daqui a pouco mais informações.

Clarissa Almeida assume presidência da Central Estudantil

A estudante do 4º período de administração assumiu a presidência da Central Estudantil- CES. É a primeira vez que uma mulher dirigirá a entidade.

Com um discurso firme, Clarissa prometeu retomar a organização dos grêmios estudantis e a mobilização da categoria. E frisou que os estudantes voltarão a ocupar as ruas da Capital na luta por melhorias na educação.

Quanto a política de juventude, a fala da presidente foi centrada na palavra parceria, deixando claro que pretende dialogar com todas as correntes que estão no movimento estudantil e juvenil. Falando em parceria, a jovem mostrou prestígio desde a posse.

Muitas lideranças estudantis e juvenis dos diversos cantos do Maranhão prestigiaram a posse da nova diretoria, veja alguns dos que por lá passaram: Miguel Vitorino (Central Estudantil do Baixo Parnaiba/ Chapadinha), Flávia Martins (Colegiado do FEJMA/ Metropolitana), Raimundo Penha, Assis Filho, Idalete Rodrigues, Samuel Bastos, Ulisses Fernando e Domingos Costa (Conselheiros de Juventude, Victor Fontenelle (MEI), Ulisses Vasconcelos (AESL), Francisco Aires (Secretario Executivo do FEJMA/ Açailândia), Jeferson Moreira (União Estudantil Pinheirense), dentre outros.

Confira algumas imagens da posse:

terça-feira, 14 de junho de 2011

Com medo da juventude, presidente do CEJOVEM adia reunião

Parece piada, mais não é. Depois de passar mais de 01 ano sem convocar reunião do conselho, o presidentedo CEJOVEM Ruy Pires, achou pouco e decidiu adiar a reunião que estava marcada para acontecer amanhã, dia 15 na cidade de São Luís.

Curioso que o foi o próprio presidente que havia escolhido a data para realização da reunião, porém, de forma irresponsavel e mostrando desorganização e falta de capacidade para dialogar com a sociedade civil, o mesmo resolvera adiar a reunião para o dia 22.

Se não bastasse as atitudes autoritárias num órgão colegiado, cuja principal característica é justamente a pluralidade de idéias e o dialogo entre poder público e socieadade civil, o adiamento causará mais prejuizos para os municípios maranhenses, pois, esta reunião é que fará as últimas indicações da Comissão Organizadora Estadual da II Conferência Estadual de Juventude.

Enquanto segue a indefinição, os municipios permanecem sem orientação e sem o apoio necessários para convocarem as conferências municipais.

Pior é a situação dos conselheiros estaduais que para participarem da reunião tem de arcarem do seu próprio bolso com os custos de passagem, alimentação e estadia e ainda tem de conseguirem liberação de faculdade e serviço nos seus respectivos municipios.

O adiamento é uma manobra para tentra desmobilizar a sociedade civil e assim garantir que todas as indicações para compor a COE sejam entidades ligadas ou amilhadas ao governo. Até aqui nenhuma novidade!

E sabe qual é a justificativa para o adiamento? Pasmem, mais no melhor governo da vida de Roseana Sarney ela não conseguiu nomear os conselhos do poder público. Isso mesmo, falta nomear representantes do governo. Ela deve andar muito ocupada com os carteados!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

NOTINHAS DA JUVENTUDE

SÃO LUÍS NA FRENTE
O Município de São Luís deu um significativo passo para a organização da II Conferência Municipal de Juventude. Foi acertado a criação da Comissão Organizadora Municipal. A Comissão será composta por 14 membros, sendo 02 da Câmara de Vereadores, 05 da Prefeitura e 07 da Sociedade Civil.

Direferente da governo estadual, o Prefeito deixou a sociedade civil fazer as indicações da socieade civil. Foram indicados o IMJ, FEONGMA, CES, INAJUV, MEI, Coletivo Jovem do Meio Ambiente e Coletivo de Jovens Feministas.

TEM HISTÓRIA
Recebi o convite para participar da cerimônia de posse do jovem Pedro Lopes, o Pedrinho, na Coordenação de Juventude de PIO XII.

A posse de Pedrinho foi bem recibida em vários municipios. Mesmo sendo da ala roseanista, Pedrinho sempre dialogou com vários setores e tem um vasto curriculo de serviços prestados a juventude de Pio XII e do Maranhão. Já foi presidentea da UMES de Pio XII, Conselheiro Estadual de Juventude, Membro do Colegiado e da Secretaria Executiva do FEJMA.

Em matéria de cargos, só perde para Samuel Bastos. Boa Sorte, garoto!

JUVENTUDE NO PODER
A Juventude do Partido Democrático Trabalhista- PDT, vem mostrando que está disposta a ser protagonista neste momento de renovação e reorganização que passa o PDT. Primeiro, Weverton Rocha foi escolhido para ser secretário geral da direção estadual. Agora, Raimundo Penha, foi nomeado para compor a Direção Estadual.

Um bom exemplo para ser seguido por outras siglas maranhenses.

MAIS JUVENTUDE
Falando em juventude partidária, mais uma começa a se organizar no Maranhão. Trata-se da juventude do PPS. A reunião de reorganização da juventude popular socialista ocorrerá no dia 16 de junho. A Deputada Elisiane Gama está coordenando a reorganização da juventude de seu partido.

NIVER 1
Soube que está sendo preparada uma grande festa para comemorar 1 ano sem reunião do Conselho Estadual de Juventude-CEJOVEM. O Conselho se reuniu pela última vez em maio de 2010 e voltará a se reunir dia 15 de junho de 2011.

A festa é merecida!

NIVER 2
Quem também irá completar 1 aninho é o atraso no salário dos professores do projovem urbano de responsabilidade do governo do estado. A última vez que nossos queridos professores viram a cor do din din foi em outubro, antes das eleições para governo e deputado estadual. De lá pa cá, estão com o pires na mão.

Parece que a governadora deu a Costa como resposta a categoria.

Roseana engana juventude

A governadora Roseana Sarney enfim baixou o decreto que convoca a II Conferência Estadual de Juventude. Porém, todavia, entretanto, tinha de haver uma trapalhada por trás da iniciativa.

Como diz minha vó "quando a esmola é muito, o cego desconfia" e assim fez a filha do coronel sarney. No Decreto que convoca a conferência a governadora atropelou a sociedade civil e indicou 03 das 06 entidades que irão compor a Comissão Organizadora Estadual-COE.

Conforme determinação do Regimento Interno da Conferência Nacional a indicação dos membros da sociedade civil cabe ao Conselho Estadual de Juventude, no entanto no Maranhão, além de indicar os representantes do poder público, a sinhá Rose ainda indicou a metade da sociedade civil.

As entidades indicadas foram a FETAEMA, a ONG Gayvota e um representante a ser indicado pelo Conselho Nacional de Juventude. As entidades maranhenses, diga-se de passagem, desenvolvem um excelente trabalho, porém, não custava nada fazer as coisas do jeito certo.

Aliás, poderia custar muito, pois, se as coisas acontecessem do jeito certo no Maranhão, certamente, Roseana não seria governadora.