quarta-feira, 13 de julho de 2011

Lideranças juvenis discordam de regimento da conferência de juventude

Um grupo de conselheiros e lideranças juvenis do Maranhão esteve reunido analisando o Regimento Interno da Conferência Estadual de Juventude e chegaram a conclusão obvia: o governo do Estado mas uma vez está tentando manipular o processo para inviabilizar que a sociedade civil escolha seus delegados de forma independente.

A manobra foi amarrada no Regimento Interno e começa nas etapas regionais. O artigo 9º do regimento diz que "O credenciamento dos participantes dos municípios para a conferência Regional não se limita aos delegados eleitos na Conferência Municipal".

Na pratica isso significa que um municipio pode fazer a conferência municipal e indicar os delegados para a conferência regional, no entanto, podem ser credenciados "delegados por fora". Assim, por exemplo, na conferência regional metropolitana, além dos delegados eleitos na conferência municipal podem ser credenciados os cabos eleitorais de Roberto Costa. Este exemplo é para deixar mais claro o objetivo da manobra.

E você pensa que a "enrolada" para por ai? Ledo engano. Eles vão mais longe na tentativa de "liquidar" as conferências municipais. No paragrafo 3º do artigo 9º eles dizem que os municipios deverão eleger delegados na proporção de 1 (um) para cada mil habitantes. E o que acontece com os municipiso que não realizarem conferências ou que não quizerem participar desta? Podem levar para a conferência regional quantos delegados quizerem, bastando enviar a quantidade e a lista de delegados para a Comissão Organizadora Estadual, cuja totalidades de membros é ligada ao governo do Estado.

Todos que militam na política juvenil sabem a dificuldade que é para organizar uma conferência municipal, então porque se valorizar mais indicações avulsas em detrimento dos eleitos numa conferência municipal?

Para clarear ainda mais, tomemos como base o município de Matinha na baixada. A população de lá é em média de 30.000 (trinta mil habitantes). Se realizar a conferência municipal, esta elegerá no máximo 30 delegados.Mais por fora poderão ir quantas pessoas quizerem, 100, 200, bastanto para isso encaminhar uma lista para COE.

Com este critério você acha que estão estimulando os municipios a realizarem conferências municipais? Qual objeivo disso? Respondo: o atual governo não conseguiu definir nem o secretário de juventude, quanto mais programas e ações para juventude. Por isso eles preferem encher ônibus e esvaziar os debates. No final ninguém avalia governo, não elabora proposta e fica tudo como está.

Tal critério, pelo que se sabe, nunca foi adotado em nenhuma conferência, pois, via de regra a conferência municipal elege os delegados para a regional e esta para estadual e esta para a nacional. Esta era a lógica, antes do melhor governo da vida de Roseana Sarney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário