quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

FEJMA convoca reunião para Timbiras

Foi realizada hoje pela manhã a reunião para oficilaizar a convocação da Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Juventudes do Maranhão-FEJMA. A cidade escolhida foi Timbiras que lançou sua candidatura na última reunião realizada em Açailândia.

Até ai tava tudo dentro do previsto, entretanto a programação promete agitar os bastidores da maior entidade juvenil do Maranhão. A primeira novidade será a premiaçãodos prefeitos que contrubuiram com as ações do FEJMA ou que implataram os organismos de juventude nos seus Municipios (Conselho, Fundo, Coordenação, Secretaria, Assessoria...).

A outra novidade foi a antecipação da escolha dos membros da Secretaria Executiva e do Colegiado. A decisão de antecipar foi motivada devido o termino do mandato dos atuais que se encerra no mês de Abril.

A confirmação de presença de caravanas e detalhes da reunião podem ser obtidos pelo e-mail: secretariafejma@gmail.com

A reunião acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de Março. Confira a programação:

25 DE MARÇO (SEXTA – FEIRA)
17h00minh- Recepção das caravanas
18h00minh- Início do credenciamento
19h00minh- Posse da nova diretoria do Conselho Municipal de Juventude de Timbiras - COMJOVEM
20h00minh- Jantar
21h00minh-Programação cultural – Show de MPB

26 DE MARÇO (SÁBADO)
07h00minh- Café da manhã
08h00minh- Cerimônia de abertura
Entrega da comenda “Prefeito Amigo da Juventude”
10h00minh- Leitura e aprovação da ata da Reunião ordinária realizada na Cidade de Açailândia.
10h30minh- Painel: Conhecendo o Fórum Estadual de Juventude
Facilitador: Conselheiros Estadual de Juventude - Assis Filho, Raimundo Penha e Glauber Leonardo
12h30minh- Intervalo para almoço
14h00minh- Oficina TIC’s (Tecnologia de Informação e Comunicação)
Facilitador: ONG Plan
15h00minh - Painel de formação sobre as Conferências de Juventude em 2011
Convidado: Conselho Nacional de Juventude - CONJUVE
16h30minh- Eleição dos novos membros dos Colegiados Regionais e da Secretaria Executiva do FEJMA
17h30minh- Eleição do município que sediará a próxima reunião do FEJMA
18h00minh- Cerimônia de encerramento
19h00minh- Jantar
21h00minh- Programação cultural

27 DE MARÇO (DOMINGO)08h00minh- Café da manhã
09h00minh- Reunião do colegiado para apreciação dos pedidos de adesão do FEJMA.
11h00minh- Almoço
13h00minh - Retorno das caravanas.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

PDT: da reorganização a boataria

Nos últimos dias muito tenho ouvido falar sobre os rumos do PDT (Partido Democrático Trabalhista). Uns dizem que o partido vai romper com PSDB, outros falam que vai ter “alinhamento” a Direção Nacional, e outros falam coisas que agente sequer entende.

Desde dezembro um grupo de filiados vem se reunindo para discutir estratégias para reforçar o PDT no Maranhão. A ideia é elaborar um conjunto de ações para reforçar a legenda que atualmente conta com muitos filiados mais com pouca participação. O grupo começou a se reunir atendendo ao pedido do Presidente Estadual, Dr. Jackson Lago.

O PDT hoje é dirigido por uma Comissão Provisória cujo mandato termina dia 02 de Fevereiro. O presidente é Jackson Lago que se encontra em São Paulo tratando de sua saúde. O Vice é o Deputado Julião Amim, que tem feito as vezes de presidente.

Participei de 03 reuniões e em nenhuma desta foi discutida a hipótese de rompimento com o PSDB, ao contrário, foi sim discutido a proposta do PDT fazer parte de um bloco de oposição justamente com PSDB e mais PC do B, PSB e PPS. Este bloco seria para num primeiro momento discutir a participação na Mesa Diretora da Assembleia. Logo seria contraditório sugerir rompimento com prefeitos e formação de bloco na AL com este mesmo partido.

Quanto a Direção Nacional também não tenho conhecimento de nenhuma ação desta contra a Direção Estadual e vice-versa. O que tem sido discutido é que existe um distanciamento entre o PDT do Maranhão e o PDT Nacional. O PDT Nacional foi o primeiro partido a formalizar apoio a Candidatura de Dilma Russef e participa do Governo Federal tendo mantido Carlos Luppi como Ministro de Estado do Trabalho e Emprego.

Já no Maranhão o partido fez campanha para José Serra e esteve coligado com o PSDB. Esta coligação foi autorizada pela Direção Nacional que levou em consideração a realidade local.

É preciso entender essa situação para que se comente sobre realinhamento. O que a Direção Nacional deve querer é que o PDT no Maranhão fale a mesma língua do PDT no Brasil, no que se refere a Governo Federal. Vale ressaltar que é só uma opinião, vez que nada neste sentido foi formalizado, pois, até onde sabemos desde que terminou as eleições ainda não houve reunião de representantes do Estado com a Nacional.

Em nenhuma reunião foi exibido qualquer documento da Nacional determinando afastamento ou rompimento com qualquer prefeito, quer seja do PSDB ou de qualquer outra legenda. Como já disse, esse assunto sequer teve em pauta, pelo menos nas reuniões.

É neste ambiente que aparecem os interessados por 15 minutos de fama e ai começam atravessar temas para tentar se cacifar. Pelo que tenho visto, muitos do que tem gritado ou defendido afastamento do PSDB na verdade querem mesmo é chamar atenção de João Castelo e Sebastião madeira, para que? Bom, só o tempo vai dizer!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Atentado suicida em aeroporto de Moscou mata ao menos 35

MOSCOU - Uma explosão no aeroporto mais movimentado da Rússia, o Domodedovo, em Moscou, matou pelo menos 35 pessoas e deixou 145 feridas, informaram funcionários do terminal. A agência de notícias Interfax, citando um funcionário do Ministério da Saúde, afirma que os mortos são 31.

A explosão, ocorrida por volta das 10h30 (horário de Brasília), foi causada por um suicida na área de entrega de bagagem do aeroporto, de acordo com o Comitê Investigativo, agência de investigações russa. Agências de notícias afirmam que a explosão ocorreu em um café perto da área de desembarque internaciona.

Testemunhas indicam que havia milhares de pessoas no terminal no momento do acidente e que havia corpos de "pelo menos 15 ou 16 pessoas sangrando muito" no estacionamento do aeroporto e fumaça saindo do saguão de entrega de bagagens. O Ministério da Saúde posteriormente afirmou que 51 pessoas foram hospitalizadas, sendo 35 em estado grave.

A agência Interfax informou que a polícia está em busca de três suspeitos de participar do ataque. Também há informações de que a bomba usada na explosão continha sete quilos de TNT e pedaços de objetos metálicos.

A polícia moscovita foi colocada em alerta e imediatamente deslocou agentes para estações do metrô da capital russa, que é alvo frequente de insurgentes do Cáucaso. Os voos destinados ao aeroporto de Domodedovo foram desviados para os terminais de Sheremetyevo e Vnukovo.

O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, disse que, de acordo com as informações preliminares obtidas pelas autoridades, "se trata de um ataque terrorista". Ele ainda convocou uma reunião de emergência com os chefes de segurança do país. O Banco Central russo anunciou que não espera grandes reflexos no mercado por conta dos atentados.

Nenhum grupo assumiu o atentado, mas a capital russa costuma ser alvo dos rebeldes islâmicos do Cáucaso. Os rebeldes, que lutam contra a presença das forças do Kremlin na região, juraram levar a batalha para dentro do território russo.

O aeroporto de Domodedovo é considerado o mais moderno de Moscou, mas os procedimentos de segurança do terminal tem sido questionados nos últimos anos. Em 2004, dois terroristas entraram em aviões a partir do aeroporto ao comprar passagens ilegais de funcionários do próprio terminal. Os terroristas detonaram seus explosivos e mataram 90 pessoas nos dois voos.

Nos mais recentes atentados aos sistemas de transporte da capital russa, 39 pessoas morreram e 60 ficaram feridas em dois atentados em março de 2010 no metrô. Em dezembro de 2009, rebeldes chechenos assumiram a responsabilidade pela explosão em um trem que fazia a rota Moscou - São Petersburgo, quando 26 pessoas morreram.

Após os atentados no metrô, o líder dos rebeldes chechenos, Doku Umarov, divulgou um vídeo afirmando que aqueles não seriam os últimos ataques empreendidos pelos rebeldes na Rússia. "Esta não será a última operação, estas operações vão continuar, com a vontade de Deus, em seu território".

Com informações das agências Associated Press, BBC e Dow Jones.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Secretaria Executiva se reunirá para definir reunião do FEJMA

Uma boa notícia para a galera que gosta de participar das reuniões do Fórum Estadual de Juventude do Maranhão-FEJM. O Secretário Geral, Rafael Oliveira, convocou uma reunião da Secretaria Executiva para discutir a próxima reunião.

A reunião é necessária para formalizar a convocação, bem como definir a Cidade que sediará e a programação. A Cidade já está praticamente definida, vez que a juventude Timbiras já garantiu toda estrutura necessária para receber os representantes da juventude dos diversos municipios maranhenses. A candidatura de Timbiras foi lançada na ultima reunião realizada em maio de 2010 na Cidade de Açailândia.

Jovens do Maranhão todo tem se mostrados ansiosos e dispostos a retomarem a agenda do FEJMA. Um sinal de que o FEJMA ainda tem muito a contrubuir para consolidar as politicas de juventude no Estado do Maranhão.

Confira o teor do edital:

EDITAL DE CONVOCAÇÃO nº. 01/11São Luís, 19 de janeiro de 2011.
Convocamos todos os membros da Secretária Executiva do Fórum Estadual de Juventude – FEJMA em caráter de urgência para REUNIÃO EXTRAORDINARIA que acontecera no dia 26 de janeiro do decorrente ano que terá as seguintes pautas:

1.Retomadas das atividades do FEJMA;
2.Aprovação da data para próxima reunião;
3.E outros!

Data: 26/01/2011.
Local: SEDE DO FEJMA
Avenida Ivar Saldanha, s/n, Alemanha
Horário: 09h


RAFAEL OLIVEIRA
SECRETÁRIO GERAL DO FEJMA

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Governo do Estado é condenado a revelia no processo do projovem urbano

O Estado do Maranhão não compareceu a audiência de conciliação realizada na 3ª Vara do Trabalho de São Luís no último dia 17. A audiênêcia é fruto da Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público do Trabalho contra o Estado do Maranhão e contra o IMAM- Instituto Maranhense de Administração Municipal, este último contratado da Secretaria de Esporte e Juventude para execução do programa.

A ação objetiva garantir que Estado e IMAM paguem os direitos trabalhistas dos professores que atuaram no programa projovem urbano que foi implantado em Abril de 2009 e concluido em Outubro de 2010.

O programa atendeu na primeira etapa 15 mil jovens em 35 Cidades do Maranhão. Ao final do programa foi dado um calote nos professores que deixaram de receber o salário do mês de setembro, saldo de salário do mês de outubro, férias de 2009, décimo terceiro proporcional de 2010 e em alguns caso não foi devolvida a carteira de trabalho.

A última audiência será realizada no dia 04 de Abril, até lá fica a pergunta no ar: onde foi parar o dinheiro que era para pagar os professores???

JUIZA AUTORIZA SAQUE DO FGTS
A Juiza Érica Guimarães deferiu tutela antecipada autorizando os professores a saquerem o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço-FGTS.

Os alvarás estão sendo entregues na Secretaria da 3ª Vara de São Luis (Prédio da Areinha). Para receber alvará basta o professor comparecer munido da carteira de identidade na Secretaria Judicial no horário dás 08:00h ás 18:00h.

Após receber o alvará o professor deverá se dirigir a agência da Caixa Econômica também no bairro da Areinha e fazer o agendamento. O pagamento acontece em até 48 horas.

Confirma mais detalhes da audiência:

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Juventude de Timbiras começa preparativos para reunião do FEJMA


No último dia 12, lideranças jovens de Timbiras que estão organizando o encontro do Fórum Estadual da Juventude Maranhense - FEJMA, a ser realizado em Timbiras com previsão para fevereiro, reuniram com a ONG PLAN afim de conseguir apoio para sediar o FEJMA, PLAN firmou apoio e elogiou o trabalho da juventude timbirense que diferente de outros municipios já tem vários orgãos de juventude, como por exemplo: Coordenação Municipal de Juventude, Conselho Municipal de Juventude e Forum Municipal de Juventude. Que vem trabalhando para o desenvolvimento da juventude timbirense, uma das mais recentes consquista destes orgãos foi garantir recursos para a coordenação municipal de juventude, na oportunidade representantes da PLAN pediu ao grupo de jovens que apresentem um projeto na área de cultura perante a PLAN, pois os mesmos querem dar mais oportunidade aos jovens.


Na reunião não foi discutido valores, mas até o momento o FEJMA em Timbiras estar orçado em 6.000 mil reais.

As lideranças de juventudes prometem ser uma das melhores reuniões do FEJMA.

FONTE:http://vereadorassisfilho.blogspot.com

Pastoral da Juventude realiza Ampliada Nacional no Maranhão


A Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude (ANPJ) é a maior instância deliberativa da Pastoral da Juventude. Nela se decidem os rumos e onde a PJ nacionalmente irá centrar forças nos próximos anos, tendo como luz o Evangelho, a realidade da juventude, a história da pastoral e os documentos e ações da Igreja, referentes à evangelização da juventude.

É um momento importante e prazeroso para os jovens que fazem parte das Pastorais de Juventude pelo país. Este ano a ANPJ acontece entre os dias 08 e 15 de janeiro, na cidade de Imperatriz, no Maranhão, obedecendo a temática “PJ: Missão e Profetismo” e seguindo o lema “Vamos juntos/as gritar, girar o mundo. Chega de violência e extermínio de jovens!”.

A programação tem transmissão online através do portal www.pj.org.br e participação interativa através das redes sociais como Facebook e Twitter, além do mural de recados do site da PJ. As contribuições dos internautas são socializadas com os delegados e delegadas presentes na ANPJ durante as atividades presenciais.

FONTE: http://foresttim.blogspot.com

MEC divulga resultados do Enem 2010

Da Agência Brasil


Brasília – Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 já podem ser consultados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Hoje (13), o ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que as notas só estariam disponíveis amanhã (14), mas a divulgação foi adiantada.

Após consultar seus resultados, os participantes do Enem 2010 podem se inscrever a partir de domingo (16) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no primeiro semestre de 2011. Nesta edição, serão oferecidas 83.125 vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.

Criado pelo MEC no ano passado, o Sisu possibilita ao candidato do Enem que disputar vagas em diferentes instituições, substituindo o vestibular. As inscrições vão de 16 a 18 de fevereiro. Os estudantes já podem acessar o Sisu para consultar quais são as instituições e cursos participantes desta edição.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Troca de carteira de identidade por cartão com chip começará no dia 17

O Ministério da Justiça confirmou para o dia 17 deste mês o início da troca da cédula de identidade (RG) pelo novo cartão do Registro de Identidade Civil (RIC) com chip. As pessoas, selecionadas aleatoriamente, serão convocadas por carta a partir desta semana, começando por Brasília, Rio de Janeiro e Salvador. As informações são da Agência Brasil.

O RIC, número único de registro de identidade civil disponível por meio de um cartão magnético com a impressão digital e um chip, promete pôr fim à necessidade de o brasileiro portar vários documentos, como carteira de identidade (RG), CPF, título de eleitor e PIS/Pasep.

A nova identidade, criada pela Lei 9.454/97, teve origem em projeto de lei (PLS 32/95) de autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS). Sancionada em 1997, a lei só se tornou realidade em dezembro do ano passado, com o lançamento oficial da nova identidade pelo então ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto. O Ministério da Justiça prevê concluir a substituição dos documentos até 2019. O investimento no processo de substituição é de R$ 90 milhões.

Segundo informações do ministério, o novo documento terá como informações obrigatórias nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, impressão digital do indicador direito, órgão emissor, local e data de expedição, além da data de validade do cartão. Já o antigo número de RG, título de eleitor e CPF serão optativos, bem como o tipo sanguíneo e a condição de ser ou não doador de órgãos.

Constará ainda do novo cartão um código conhecido como MRZ (sigla em inglês para zona de leitura mecânica), uma sequência de caracteres de três linhas que, segundo informações do Ministério da Justiça, agiliza o processo de identificação da pessoa e das informações contidas no RIC.

Para armazenar e controlar o número único do RIC e centralizar os dados de identificação de cada cidadão, o governo criou ainda o Cadastro Nacional de Registro de Identificação Civil. Os estados e o Distrito Federal, que participarão do novo sistema por meio de convênio com a União, ficarão responsáveis pela operacionalização e atualização desse cadastro, em regime de compartilhamento com o órgão central.
Da Redação / Agência Senado

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Reunião do FEJMA gera bate boca entre jovens de Nunes Freire

Ainda nem foi convocada e a reunião do Fórum Estadual de Juventude do Maranhão (FEJMA) já começou a gerar polêmica. A confusão desta vez foi entre o blogueiro Marcos Leite e o ex-presidente da UMES João Costa, ambos do Municipio de Governador Nunes Freire.

A confusão começou por causa de uma postagem do blogueiro que questionava quando haveria uma próxima reunião do FEJMA. A blogueira de Açailândia e militante do Forum DCA Ruslana Lopes através de comentário relatou que houve uma reunião do FEJMA em Açailândia e que no entanto não havia representante de Nunes Freire, deixando o jovem blogueiro numa saia justa, vez que este questionava a falta de reunião e no entanto não havia participado da última.

Mais no entanto o bate boca só tava por se iniciar, vários comentários começaram, dentre eles o do jovem João Costa e claro, todos sendo devidamente respondidos pelo jovem Marcos leite. Para quem não sabe, Marcos Leite foi Secretário da UMES de Governador Nunes Freire justamente na gestão de João Costa. Parece que a parceria deu em água.

Pelo sim e pelo não, é bom não convidar os dois para a mesma reunião, pelo menos por enquanto. Confira os comentários:

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR


Grandes shows agitam São Luis

Com início das férias São Luis fica tomada pela diversão e neste fim de semana não foi diferente. Dois grandes shows agitaram a Cidade. Por aqui passou a cantora Ana Carolina que fez um lindo espetáculo no Ginásio Castelinho no sábado, dia 08.


Já no domingo a agitação foi por conta da banda de pagode exaltasamba e da banda de forró furacão. O mix foi realizado no domingo, dia 09, no multicenter sebrae. A galera jovem esteve presente e se divertiu, apesar da chuva.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

NOTINHAS DA JUVENTUDE

SEM SORTE
O agora Deputado Estadual Roberto Costa não tem sorte mesmo. Após expurgar o título de eterno suplente e se preparar para arrazar na Assembleia Legislativa não é que o moço foi premiado com a Secretaria Extraordinária de Juventude.

Roberto parece que anda "cagado de urubu", primeiro viu a Governadora desmembrar esporte e juventude sem ouvir seu ninga, depois viu Joaquim Hickel ser indicado para a Secretaria de Esportes, deixando de lado todas as suas indicações, incluindo o ex-titular Sousa Neto.

E como nada é tão ruim que não possa piorar, quase viu seus desafetos da "juventude gurreira" indicarem o novo titular da juventude. Entretanto, todavia, Roberto que é bom discipulo atendeu ao chamado de sinhá Rose e virou Secretário Extraordinário. Detalhe: a Secretaria não tem um centavo de orçamento e é subordinada ao todo poderoso Luis Fernando.

Imaginem Roberto pedindio diária, passagem e liberação de funcionários para Luis... hummmm... nem quero imaginar!

MAIS EMOÇÃO...
Sobre a Secretaria Extraordinária de Juventude ainda teremos novos lances nos próximos dias, pois, ainda falta a indicação dos 02 adjuntos e do superintendente. Alguém arrisca um palpite?

POR CIMA DA CARNE SECA
Nessa briga toda de indicação de Secretário quem tava sorrindo com as paredes era o Vereador de PIO XII e Conselheiro de Juventude Assis Filho. 48 horas antes do anuncio oficial do secretariado o nome de Assis foi mais badalado que sino de igreja. Assis era cotado para assumir a Secretaria Extraordinária de Juventude.

Enquanto os blogs noticiavam e muitos "negos" se rasgavam, Assis tava mesmo preocupado era com a eleição da mesa diretora da Câmara de PIO XII.

O Vereador conseguiu na justiça anular a primeira eleição, no entanto no segundo tempo foi vencido pela força da máquina do prefeito Mundiquinho Batalha.

DE VOLTA
Quem já está de volta a city é Rafael Oliveira, Secretário Geral do FEJMA, que retornou depois de uma lonja temporada em Salvador para tratamento de saúde.

Rafael já começou a trabalhar para a realização da tão esperada reunião do FEJMA.

E NÓS?
Uma cena no mínimo cômica foi vivida numa reunião realizada no PMDB ás verspras do anuncio do secretariado. A turma de Roberto Costa andava pelos corredores querendo saber qual o destino de cada um, quem ficava e quem iria pra casa antes do segundo tempo, ou melhor, ates do quarto governo da sinhá.

Inteligente, Roberto saiu pela tangente, mandando que os aflitos o procurassem depois de 1º de fevereiro, data que tomará posse como Deputado.

Na lista de desempregados está zé Bocó, rabicó, cara de borroca jr, coração gelado...

NAS ALTURAS
Quem está sorrindo com as paredes é a Conselheira de Juventude Idalete Rodrigues e Presidente da UEP Jeferson Moreira, tudo porque Pinheiro acaba de formar 500 jovens no programa projovem trabalhador. A disposição da juventude e ordem do Prefeito Zé Arlindo é trabalhar para qualificar mais outra quantidade de jovens pinheirenses.

Enfim, estamos de volta

Depois de um longo e tenebroso inverno estamos de volta na blogosfera. Nossa "parada" foi necessária para colocarmos a vida em ordem.

2010 foi um ano muito corrido, formatura, prova da ordem e claro, campanha eleitoral. Passado o stress e a correria, ja estamos no batente.

Aos que esperavam pela nossa volta, aqui estamos, aos que achavam que não voltariamos, bom, lamentamos ter que contrariar, mais a vida é assim.

Aproveitamos para desejar um ano de 2011 recheado de bons fluidos, paz, sucesso e claro, muitas notícias, de prefências, boas notícias!