sábado, 30 de julho de 2011

Timbiras e Morros realizam conferências de juventude

Os municípios de Timbiras e Morros largaram na frente e realizaram a Conferência Municipal de Juventude. Em Timbiras a conferência foi realizada no dia 28 e em Morros no dia 29. Foram as duas primeiras conferências de juventude realizada no Maranhão no ano de 2011. Ambas não tiveram apoio da Comissão Organizadora Estadual- COE.

TIMBIRAS

A conferência aconteceu na Escola Médici. O eento contou com a presença do Prefeito Municipal de Timbiras - Nonato Pessoa, Prsidente da Câmara de Vereadores - Bebeto Coelho, Conselheiros Estadual de Juventude - Raimundo Penha e Daniel Gleyson, Presidente da Central Estudantil - Clarissa Almeida, Vice-Presidente do Movimento estudantil Independente- Abel Fontenelle, Coordenador Municipal de Juventude - Leondas Junior, Secretario Municipal de Meio Ambiente - Professor Mazinho, Secretario de Agricultura - Luis Sales, Secretaria de Ação Social - Ana Gabriella, COMDEC - Lindalva Sousa, Vereador - Gerson, Coordenador Municipal de Juventude de Coroatá - Erinaldo Rodrigues, Coordenador da CUFA de Coroatá - Cleo Freitas, Presidente da JCA de Coraota - Josiel e Coordenador do GARP de Coroatá - Cicinho.

Timbiras largou na frente e foi primeiro municipio do Maranhão a realizar a Conferencia Municipal de Juventude. Além dos debates, houve mais uma conquista: o Prefeito se mostrou disposto a transformar a Coordenação Municipal de Juventude em Secretraria de Juventude.

MORROS
A II Conferência de Morros também foi marcada pela possibiliadade de transformação da Coordenação Municipal de Juventude em Secretaria de Juventude. O anúncio foi feito pela Prefeita Silvana Malheiros (PDT) que participou do evento.

Além da Prefeita, prestigiram o evento a Vereadora Amanda Muniz, os Conselheiros Estaduais de Juventude Ulisses Fernando (Maozinha) e Raimundo Penha, a presidente da Central Estudantil Clarissa Almeida, o presidente do MEI Victor Fontenelle, o Coordenador Municipal de Juventude Elias Junior, dentre outros.

SEMPRE NA FRENTE
Timbiras e Morros são cidades que atualmente são referência em política de juventude no Estado do Maranhão. As cidade tem muitas conhecidências positivas, veja: Ambas possuem Conselho Municipal de Juventude, Coordenação Municipal de Juventude, Fórum Municipal de Juventude, já sediaram reunião do Fórum Estadual de Juventude e possuem assento no Conselho Estadual de Juventude e de quebra, realizaram as primeiras conferências. Um bom exemplo!

MEMBRO DA COE DENUNCIARÁ A COMISSÃO NACIONAL O DESCASO DO GOVERNO DO ESTADO COM AS CONFERÊNCIAS DE JUVENTUDE DO MARANHÃO

O Conselheiro Estadual de Juventude e Coordenador do Comitê Executivo da COE no Maranhão Samuel Bastos, está preparando uma farta documentação para denunciar a Comissão Organizadora Nacional o descaso do Governo do Estado com o processo de Conferências no Maranhão.

Na sua argumentação Samuel Bastos demonstra que o descaso é tanto, que nem os Decretos que nomeia a COE e o Regimento Interno foram publicados. O Conselheiro Estadual de Juventude questiona ainda que grande parte das deliberações da COE foram tornadas sem efeito graças à inoperância do Governo do Estado.

“Tudo que a COE do Maranhão discutiu ficou no vazio. Os calendários das regionais não foram cumpridos e os municípios estão realizando as Conferências Municipais sem nenhum acompanhamento nem por parte da COE Estadual e nem por parte do CEJOVEM. A desorganização é tamanha que em alguns casos, os municípios estão buscando resguardar a validação de suas conferências diretamente junto a Comissão Nacional, por não terem qualquer acompanhamento da COE do Maranhão. Fomos informados que já tinha município preparado para ir para as regionais e que souberam que as coisas estavam emperradas de última hora. Os municípios-sede das Conferências Regionais sequer foram comunicados, para que fosse providenciada a estrutura necessária. Tomamos conhecimento pela imprensa que vários municípios e entidades estão entrando na justiça para questionar o processo de Conferências no Estado. Isso virou uma bagunça sem precedentes e utilizaremos os meios legais para garantir que a juventude seja respeitada”, garantiu.

O Conselheiro Nacional de Juventude Marc Emmanuel Sousa, responsável pela supervisão da Conferência do Maranhão enviou um questionário a COE do Estado com várias perguntas, muitas delas sem resposta. Confira os questionamentos na Comissão Nacional: 1 - A COE já está montada? Quantas reuniões fez? Já foi publicada a portaria com a sua composição? O Regimento Interno já foi pactuado entre sociedade civil e governo e já foi publicado? 2 - Existe um plano de trabalho, de mobilização? Quantas etapas municipais a COE pretende realizar? Haverá etapas regionais? E territoriais? 3 - Qual e data e local de realização da conferência estadual? O local já está reservado? Já existe algum material de divulgação? 4 - Já existe uma proposta de orçamento da Conferência? Qual secretaria pagará? Isso já está definido? 5 - Quantas Conferências municipais já estão convocadas? Quantas já foram realizadas? E por fim; 6 – Quantas conferências livres já aconteceram? Quantas estão planejadas? favor passar o calendário... Estaremos atentos se essas respostas foram enviadas e por quem foram enviadas para desmentir qualquer uma que tenha sido informada de forma errônea. Pelas perguntas até se imagina que eles já estão sabendo de alguma coisa...

O município de Pinheiro e de São Luís foram os primeiros a entrar com representação na justiça contra o Estado. Informações extra-oficiais dão conta que Morros, Timbiras e Imperatriz seriam os próximos.

A equipe da SEJUV já foi nomeada e já vai receber o primeiro salário no dia 30. Vamos ver se eles dão conta de tocar esse barco prestes a afundar...

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Ministério Público investigará irregularidades na Conferência de Juventude

O Ministério Público Estadual deverá iniciar as investigações acerca das irregularidades na organização da Conferência Estadual de Juventude. Uma representação nesse sentido foi feita na segunda feira, dia 25, pelo Conselheiro Estadual de Juventude, Ulisses Fernando (Maozinha).

A representação foi direcionada à Promotoria da Infância e Juventude de São Luís.

Dentre as irregularidades apontadas está a falta de critério na composição nas conferências regionais, falta de definição de calendário das conferências regionais e falta de contatos da Comissão Organizadora Estadual- COE.

Até o dia 25, data que o Conselheiro ingressou com a representação, o governo do Maranhão ainda não havia indicado o representante para coordenar as ativiades da COE. A falta de compromisso do governo já gerou protesto públicos até de seus aliados mais próximos, como foi o caso do Conselheiro Samuel Bastos que veio a público semana passada denunciar os desmandos.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Os amigos são nosso melhor presente

Na semana do amigo publico uma linda mensagem que recebi e aproveito para agradecer pelas amizades.

Aprendi....que ninguém é perfeito enquanto não te apaixonas.

Aprendi....que a vida é dura mas eu sou mais que ela!!

Aprendi que...as oportunidades nunca se perdem aquelas que desperdiças... alguém as aproveita

Aprendi que... quando te importas com rancores e amarguras a felicidade vai para outra parte.

Aprendi que... devemos sempre dar palavras boas... porque amanhã nunca se sabe
as que temos que ouvir.

Aprendi que...um sorriso é uma maneira econômica de melhorar teu aspecto.

Aprendi que... não posso escolher como me sinto... mas posso sempre fazer alguma coisa.

Aprendi que...quando o teu filho recém-nascido
segura o teu dedo na sua mão tente prende-lo para toda a vida.

Aprendi que...todos, todos querem viver no topo da montanha... mas toda a felicidade está durante a subida.

Aprendi que... temos que aproveitar da viagem
e não apenas pensar na chegada.

Aprendi que...o melhor é dar conselhos só em duas circunstâncias... quando são pedidos e
quando deles depende a vida.

Aprendi que...quanto menos tempo se desperdiça...
mais coisas posso fazer.

Esta é a semana da amizade
Mostra aos teus amigos que estás presente
Manda este e-mail a todo os teus amigos,
ainda que possa ser reenviado a quem te mandou...
Se o receberes de volta... tens muitos bons amigos

Feliz semana da amizade!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Os fãs do Sarney

O blogueiro Décio Sá publicou em seu blog uma postagem abordando a "recepção popular" do livro que conta a biografia do senador José Sarney.

Não conheço o livro, mais não deve ser muito diferente das publicações diárias do jornal da família. Logo, não desperta a menor curiosidade.

O que despertou minha curiosidade foi a foto dos "populares" com o velho oligarca. Décio faz a "mídia" de Sarney e tenta vender a imagem que a sociedade maranhense gostou tanto do livro que esperou até o final para tirarem uma voto com o Honorável.

Veja direitinho a foto. Nela estão velhos conhecidos. Cabos eleitorais de Roberto Costa e funconários e ex-funcionários (tentando voltar para boquinha) do governo Roseana, que por acaso é filha do senador.

O único que parece feliz na foto é o secretário Adjunto de Juventude, Ruy Pires, que só podia ser fã de Sarney.

sábado, 16 de julho de 2011

Presidente Nacional do PDT, Carlos Lupi, prestigia filiações na juventude do PDT

O Ministro do Trabalho e Emprego e Presidente Nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Carlos Lupi, encerrou a agenda de sexta feira no Maranhão com uma reunião na sede do PDT.

Participaram da reunião militantes do partido, prefeitos, vereadores e membros da Comissão Provisória Estadual.

Em um discurso demorado, Lupi falou da trajetória do partido, da memória de Jackson Lago e dos rumos políticos a serem tomados. Deixou claro que a prioridade do partido é ter candidatura própria onde tiver viabilidade. Carlos Lupi iniciou a fala pedindo uma salva de palmas a vida de Jackson Lago.

Durante o evento, várias lideranças juvenis se filiaram na juventude do PDT e tiveram suas fichas abonadas pelo Ministro. Dentre tais, destaque para Glauber Leonardo (Secretário Geral do Fórum Estadual de Juventude- FEJMA e ex- Conseheiro Estadual de Juventude), Leondas Frazão (Coordenador de Juventude de Timbiras) e Marcio Henrique Cruz (Vice-Presidente da Central Estudantil).


quarta-feira, 13 de julho de 2011

Confira a agenda do Ministro Carlos Lupi no Maranhão

Este blog divulga em primeira mão a agenda do Ministro Carlos Lupi. Lupi passará três dias no Maranhão e como já haviamos antecipado, visitará vários municipios e participará de diversas atividades. Confira:

DIA 15 DE JULHO DE 2011 (SEXTA-FEIRA)
08:00h- PORTO FRANCO
Atividades:
INAUGURAÇÃO DA SALA DO EMPREENDEDOR PARCERIA DA PREFEITURA DE PORTO FRANCO COM SEBRAE-MA
ASSINATURA DO TERMO DE ADESÃO AO PROGRAMA JUVENTUDE CIDADÃ – PROJOVEM TRABALHADOR – 3ª ETAPA
ENTREGA DO OFÍCIO AO MINISTRO DO MTE CARLOS LUPI, SOLICITANDO PARCERIA PARA CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE REFERÊNCIA DO TRABALHADOR GOVERNADOR JACKSON LAGO.

11h- IMPERATRIZ
VISITA AO SINE ESTADUAL DE IMPERATRIZ
11:30h-
VISITA AS FUTURAS INSTALAÇÕES DO SINE MUNICIPAL DE EM IMPERATRIZ

16h15- SÃO LUÍS
ENCONTRO COM A GOVERNADORA DO ESTADO
17h30
VISITA AO PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO MARANHÃO
20h
REUNIÃO COM A DIREÇÃO ESTADUAL DO PDT
SOLENIDADE DE NOVAS FILIAÇÕES NA JUVENTUDE DO PDT

DIA 16 DE JULHO DE 2011 (SÁBADO)
9h- SANTA RITA
INAUGURAÇÃO DE ESCOLA QUILOMBOLA GOVERNADOR JACKSON LAGO
10h
INAUGURAÇÃO DE CASAS E VISITA AS TURMAS DO PLANSEQ NOS POVOADOS VALE QUEM TEM, FOGOSO E CAREMA
11h
SESSÃO SOLENE PARA RECEBER O TÍTULO DE CIDADÃO SANTA RITENSE
12h
VISITA AO CANTEIRO DE OBRAS DA FERROVIA SÃO LUIZ/PARAUPEBAS (CIA. VALE DO RIO DOCE)

15h- MIRANDA DO NORTE
SOLENIDADE DE ASSINATURA DO TERMO DE COMPROMISSO PARA O PROGRAMA PROJOVEM – JUVENTUDE CIDADÃ PARA 200 JOVENS DO MUNICÍPIO

16h30- CANTANHEDE
SOLENIDADE DE ASSINATURA DO TERMO DE COMPROMISSO PARA O PROGRAMA PROJOVEM – JUVENTUDE CIDADÃ PARA 200 JOVENS DO MUNICÍPIO

Ministro Carlos Lupi visitará Maranhão novamente

Foi confirmada mais uma visita do ministro do Trabalho e Emprego e presidente licenciado do PDT, Carlo Lupi, ao Estado do Maranhão. O Ministro chegará ao Maranhão amanhã e ficará até o sábado, cumprindo uma vasta agenda.

O Ministro tem dado atenção especial ao Maranhão, tendo em 2009 assinado convênio com vários Municípios. Nesta ocasião Carlos Lupi visitou Imperatriz, Açailândia, Icatú, Pinheiro, Santa Rita e São Luís.

Recentemente, esteve em Timon visitando o Centro da Juventude.

Nesta visita a agenda será iniciada por Porto Franco, passará por Impearatriz, São Luís, Santa Rita, Miranda do Norte e Cantanhede.

Na pauta extensa, consta inauguração e supervisão de obras e o anuncio de convênios com vários Municípios.

Dois pontos serão marcantes nesta passagem do Ministro. O primeiro será conhecer a realidade do Partido Democrático Trabalhista (PDT) pós Jackson Lago. O outro será a visita institucional que o Ministro fará a governadora Roseana Sarney (PMDB).

Daqui a pouco divulgaremos em primeira mão a agenda oficial do Ministro.

Janete Capiberibe toma posse na Câmara nesta quarta

Fábio Brandt
Do UOL Notícias
Em Brasília

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu nesta terça-feira (12) dar posse para Janete Capiberibe (PSB-AP). Na Câmara, ela será a primeira beneficiada pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de invalidar a lei da Ficha Limpa para a eleição de 2010. A posse será nesta quarta-feira (13) durante sessão que começa às 14h.

Os integrantes da Mesa seguiram recomendação do corregedor da Casa, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE). Em relatório sobre o caso, ele se posicionou a favor de seguir a determinação do STF e dar posse à política do Amapá.

Janete Capiberibe foi considerada ficha suja por ter tido o mandato de deputada federal cassado em 2006. Ela e o marido, o ex-senador João Capiberibe –que também pode voltar ao Senado beneficiado pela decisão do STF–, foram acusados de comprar votos por R$ 26 na campanha de 2002. Por isso, foram cassados.

Lideranças juvenis discordam de regimento da conferência de juventude

Um grupo de conselheiros e lideranças juvenis do Maranhão esteve reunido analisando o Regimento Interno da Conferência Estadual de Juventude e chegaram a conclusão obvia: o governo do Estado mas uma vez está tentando manipular o processo para inviabilizar que a sociedade civil escolha seus delegados de forma independente.

A manobra foi amarrada no Regimento Interno e começa nas etapas regionais. O artigo 9º do regimento diz que "O credenciamento dos participantes dos municípios para a conferência Regional não se limita aos delegados eleitos na Conferência Municipal".

Na pratica isso significa que um municipio pode fazer a conferência municipal e indicar os delegados para a conferência regional, no entanto, podem ser credenciados "delegados por fora". Assim, por exemplo, na conferência regional metropolitana, além dos delegados eleitos na conferência municipal podem ser credenciados os cabos eleitorais de Roberto Costa. Este exemplo é para deixar mais claro o objetivo da manobra.

E você pensa que a "enrolada" para por ai? Ledo engano. Eles vão mais longe na tentativa de "liquidar" as conferências municipais. No paragrafo 3º do artigo 9º eles dizem que os municipios deverão eleger delegados na proporção de 1 (um) para cada mil habitantes. E o que acontece com os municipiso que não realizarem conferências ou que não quizerem participar desta? Podem levar para a conferência regional quantos delegados quizerem, bastando enviar a quantidade e a lista de delegados para a Comissão Organizadora Estadual, cuja totalidades de membros é ligada ao governo do Estado.

Todos que militam na política juvenil sabem a dificuldade que é para organizar uma conferência municipal, então porque se valorizar mais indicações avulsas em detrimento dos eleitos numa conferência municipal?

Para clarear ainda mais, tomemos como base o município de Matinha na baixada. A população de lá é em média de 30.000 (trinta mil habitantes). Se realizar a conferência municipal, esta elegerá no máximo 30 delegados.Mais por fora poderão ir quantas pessoas quizerem, 100, 200, bastanto para isso encaminhar uma lista para COE.

Com este critério você acha que estão estimulando os municipios a realizarem conferências municipais? Qual objeivo disso? Respondo: o atual governo não conseguiu definir nem o secretário de juventude, quanto mais programas e ações para juventude. Por isso eles preferem encher ônibus e esvaziar os debates. No final ninguém avalia governo, não elabora proposta e fica tudo como está.

Tal critério, pelo que se sabe, nunca foi adotado em nenhuma conferência, pois, via de regra a conferência municipal elege os delegados para a regional e esta para estadual e esta para a nacional. Esta era a lógica, antes do melhor governo da vida de Roseana Sarney.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Marcelo Tavares detona Roberto Costa

O deputado Roberto Costa (PMDB) ao querer desqualificar na sessão de hoje (07) a indicação do professor doutor Othon Bastos para a secretaria municipal de Educação, acusando o PSB de ter conseguido “uma boquinha” na administração João Castelo, o peemedebista acabou ficando desconcertado com a resposta dada pelo deputado Marcelo Tavares.

“Eu não sou como V. Ex.ª que não quer assumir uma secretaria, mas bota apadrinhagem. Partido da boquinha é o partido de V. Ex.ª, o PMDB (partido do presidente do Senado José Sarney, dos ministros de Minas e Energia, Edson Lobão, e de Turismo, Pedro Novas, do presidente do Conselho de Ética do Senado, senador João Alberto, e da governadora Roseana Sarney), que é conhecido nacionalmente pela troca de cargos para apoiar Governos”, disparou Marcelo em reação aos ataques atabalhoados de Roberto.

Tavares deixou Costa mais envergonhando ainda quando disse que o peemedebista ocupa uma secretaria por tabela, numa referência a secretaria de Juventude que é comandada por dois adjuntos indicados por Roberto. “Ele não assume a Secretaria porque tem vergonha de fazer parte desse governo, mas que deixar lá o apadrinhado para controlar”, emendou.

Marcelo lembrou ainda do atraso do pagamento dos funcionários do programa ProJovem Urbano, que é gerenciado secretaria de Estado de Juventude. “Através de testa de ferro pegaram o dinheiro do ProJovem e não pagam os professores, desde setembro do ano passado. Os professores estão passando fome que V. Ex.ª não está preocupado, porque vai almoçar com a Governadora para ficar cego a essas situações”, acusou.

Da próxima vez, Roberto Costa pensará duas vezes antes de sair disparando sua artilharia contra os opositores do governo, pois pode incorrer no risco de está falando de si e dos seus chefes.
com informações:http://www.jornalpequeno.com.br/blog/johncutrim/?p=18696