quinta-feira, 30 de setembro de 2010

#ForaRoseanaSarney toma as ruas de Pedreiras

Essa é para os "puxa saco" da sarneyzada!. As imagens abaixo são da passeata do movimento #ForaRoseanaSarney na Cidade de Pedreiras. O movimento começou na internet e tomou as ruas do Maranhão.

A primeira passeata foi realizada em São Luís, apartir daí a juventude do Maranhão todo passou a se mobilizar. Hoje, 30, na Cidade de Imperatriz será realizada mais uma passeta. Confira os detalhes:




MISTÉRIO: Helicóptero que prestava serviço a Jackson cai em Imperatriz; piloto morre

Um helicóptero que prestava serviços a Jackson Lago (PDT), candidato ao governo do Maranhão, caiu em Imperatriz, na manhã desta quinta-feira (30), numa área aberta no Conjunto Nova Vitória, bairro que fica na margem esquerda da BR-010 (perto do aeroporto Renato Cortez Moreira).

A aeronave pegou fogo assim que tocou o solo, e o piloto, identificado como Luiz Flávio Quintas, de 52 anos, morreu carbonizado.

Jackson Lago – que chegou a Imperatriz na manhã de ontem (29) para visitar várias cidades da região tocantina, na reta final da campanha – fez dois vôos no aparelho acidentado, um Robinson prefixo R-44.

O pedetista viajou ontem no Robinson de João Lisboa a Amarante (pela manhã) e de Açailândia a Imperatriz (à tarde).

Viajaram com Lago no aparelho, ontem, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB) e o presidente da Câmara Municipal de Açailândia, vereador Hélio Santos (candidato a deputado federal pelo PSDB).

Os tucanos Roberto Rocha e Edson Vidigal (candidatos ao Senado), que também fazem parte da comitiva de Jackson na região tocantina, não chegaram a voar no helicóptero acidentado.

Outro incidente – Jackson e Roberto Rocha voaram hoje (30) pela manhã num avião da Heringer Táxi Aéreo inicialmente com destino a Balsas, mas eles resolveram descer em Carolina por causa do mal tempo em Balsas.

De Carolina, os dois políticos voarão a São Luís, onde hoje à tarde – cerca de 16h30 – fazem caminhada no centro da cidade.

Peritos da Aeronáutica já estiveram no local do acidente. O laudo final com sua(s) causa(s) só sairá em aproximadamente 15 dias.

FONTE: www.jornalpequeno.com.br

A hora da verdade em Imperatriz

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Fracassa reunião de Sarney com os prefeitos promovida por Fecury

(Observe quantos pratos vazios)

Não tenho conhecimento como foi o almoço promovido por Ricardo Murad no ostentoso Hotel Luzeiros, mas o rega-bofe promovido pelo candidato suplente, Clóvis Fecury (DEM) em sua humilde residência na Ponta d’Areia, não reuniu a quantidade de prefeitos esperados para ouvir o senador pelo Amapá, José Sarney, sobre a importância de eleger a sua filha para governar o Maranhão.

Por lá estavam apenas os prefeitos de Coroará, Luís da Amovelar; de Presidente Dutra, Irene Soares; de Grajaú, Mercial Arruda; de Santa Quitéria, Osmar Leal, de Itapecuru Mirim, Júnior Marreca; de Rosário, Marconi Bimba; de Bacabeira, Venâncio Filho; e de Primeira Cruz, Sério Albuquerque.

Eram esperados cerca de 120 prefeitos.

Fecury foi o primeiro a falar, e preocupado com as dificuldades de eleger João Alberto, para que depois ele possa assumir a vaga, pediu empenho de todos e prometeu uma injeção de “ânimo”.

- Peço a todos que vistam a camisa do nosso grupo e assim como ajudaram a me eleger deputado, dêem seu apoio para que o João Alberto e o Lobão sejam eleitos – suplicou o suplente.

Depois foi Lobão, que deu a ordem para que todos peçam votos até o último dia da campanha., na certeza de um acalanto futuro.

- Sempre reconheceremos o apoio de vocês – avisou.

O último a discursar foi Sarney, com um retrospecto de sua trajetória até o Amapá, e a cara limpa, mesmo com bigode, para dizer que não se pode perder a chance de eleger Roseana, a oportunidade de crescimento para o Maranhão.

-Essa eleição é a mais decisiva da história do Maranhão, pois acontece em um momento marcado pela virada do país em termos de desenvolvimento econômico, por muitos anos o Maranhão foi esquecido pelo governo federal. Agora, no governo Lula, vivemos outra realidade e temos que aproveitar a chance. Nesta virada, precisamos de Roseana no governo, para que o Maranhão possa distribuir riqueza. E a parceria com os prefeitos terá vital importância nesse processo – profetizou Sarney.

Os prefeitos arregalaram os olhos quando ouviram que Roseana iria distribuir riqueza, ainda mais com tão poucos presentes…

FONTE:www.jornalpequeno.com.br/blog/raimundogarrone

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

EM PRIMEIRA MÃO: assista o vídeo da passeata #ForaRoseanaSarney

Jackson Lago critica centralismo e enaltece bons administradores


Jackson Lago (PDT) retomou as atividades de campanha no interior do estado na manhã desta quarta-feira, 22, no município de Santa Rita. Depois de percorrer ruas da cidade em carreata o candidato ao governo do estado pela coligação “O Povo é Maior” falou à população em frente ao mercado municipal.

Acompanhado do candidato ao Senado, Edson Vidigal, do primeiro suplente na chapa de Roberto Rocha, José Joaquim, do deputado federal candidato à reeleição, Carlos Brandão, todos do PSDB e do prefeito Hilton Gonçalo e de quase todos os vereadores do município, Jackson Lago enalteceu o papel dos gestores municipais no desenvolvimento do estado.

“Se a maioria dos prefeitos aplicasse os recursos corretamente e atuasse como o prefeito de Santa Rita, o Maranhão seria outro. Na mão do bom administrador da coisa pública o dinheiro rende porque é bem empregado”, afirmou o candidato.

Jackson Lago chamou atenção para o Controle Social que a população pode exercer, acompanhando os gastos da prefeitura e do estado. O candidato criticou com veemência o centralismo que substituiu a administração compartilhada, colocada em prática durante dois anos e três meses em que esteve no Palácio dos Leões.

Após Santa Rita, o candidato à reeleição seguiu para a cidade de Arari, na região dos Lagos, onde também participou de uma grande carreata.

“Nesta cidade que bebeu na fonte intelectual do Padre Brandt percebo que o crescimento da consciência política da população. O Maranhão hoje tem consciência de que está sendo observado todo o país. Estão esperando que o eleitor maranhense diga que este estado não tem dono. O povo do Maranhão quer mostrar ao Brasil que o dono do Maranhão é ele mesmo”, discursou Jackson Lago.

Em Vitória do Mearim em entrevista à rádio Vitória, Jackson Lago reafirmou compromisso de dar continuidade ao projeto Águas Perenes, interrompido junto com seu governo. O projeto consiste na construção de uma barragem no Rio Maracu, transformando sete lagoas da região que secam durante parte do ano em águas perenes. A complementação do projeto se daria com um dique e um canal de 50 metros de largura e 70 quilômetros de extensão de Vitório do Mearim até Bacurituba.

Antes de ser destituído do mandato o então governador repassou ao consorcio R$ 47milhoes para construção da obra foi repassado por Jackson Lago ao consórcio Conlagos, reunindo os 21 municípios.

FICHA LIMPA:Ministro Dias Toffoli vota contra aplicação da LC 135/10 nas eleições deste ano

Segundo a votar no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 630147, ajuizado no Supremo Tribunal Federal (STF) pela defesa de Joaquim Roriz contra o indeferimento do seu registro de candidatura ao governo do Distrito Federal com base na Lei Complementar (LC) 135/2010, o ministro Dias Toffoli acaba de se manifestar contra a aplicação da chamada Lei da Ficha Limpa nas eleições deste ano. Para o ministro, a LC 135/2010 feriu o artigo 16 da Constituição Federal.

O recurso questiona a decisão do Tribunal Regional Eleitoral, mantida pelo Tribunal Superior Eleitoral, que indeferiu o registro do candidato do PSC ao governo do Distrito Federal, com base na chamada Lei da Ficha Limpa, que entrou em vigor em junho último. A decisão se baseou no fato de que em 2007, quando era senador pelo DF, Roriz renunciou ao cargo a poucos dias do conselho de ética do Senado abrir um processo que poderia culminar na cassação de seu mandato.

Anualidade
Ao votar pelo provimento do recurso, o ministro Toffoli disse entender que o texto do artigo 16 da Constituição Federal de 1988, ao tratar do princípio da anualidade da lei eleitoral, não faz distinção entre leis. O dispositivo é claro ao dizer que quaisquer leis que alterem o processo eleitoral passam a vigorar na data de sua publicação, “não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência”, frisou o ministro.

Se permitirmos a aplicação da lei nessa eleição, abriremos um precedente perigoso, assegurou o ministro em seu voto.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Veja a repecussão do movimento #ForaRoseanaSarney

VISÃO SARNEYZISTA


VISÃO DO RESTANTE DO MARANHÃO


IMAGEM DO FATO

#ForaRoseanaSarney: Milhares de jovens realizam gigantesca passeata em São Luís

Uma multidão de jovens tomou as ruas de São Luís na manhã desta terça-feira para denunciar os mandos e desmandos da atual ocupante do Palácio dos Leões, Roseana Sarney (PMDB). A passeata foi organizada por entidades da sociedade, como entidades estudantis, dce`s, grêmios, mst e outras.

A concentração aconteceu ás 9:00h na praça da Biblía no Canto da Fabril. Após o inicio da caminhada vários populares começaram a se juntar ao movimento. A caminhada foi encerrada somente ás 13:00h com uma plenária juvenil na porta do Palácio dos Leões.

A UNIÃO

O movimento que surgiu na internet ganhou as ruas graças a união de vários movimentos populares. Representantes de entidades das diversas siglas partidárias deram as mãos com objetivo de derrotar a oligarquia sarney.

NOVA JORNADA
Durante a plenária foi aprovada uma jornada de mobilização que consiste numa maior divulgação do movimento na internet, sobretudo no twitter, blog e msn.

Será realizada diariamente panfletagens em diversos pontos da Capital maranhense. Uma reunião também será realizada no dia 23, ás 18:00h na Praça Nauro Machado. A reunião será para marcar a data de uma passeata ainda maior.

O MARANHÃO E UM SÓ GRITO
Chamou atenção a presena de várias lideranças do interior do Estado. A galera gostou do que viu e já começaram a marcar manifestações em outros municípios. Imperatriz, Caxias e Pinheiro serão a sede das próximas mobilizações.

PALAVRA DE ORDEM
Não faltou criatividade, sobretudo na elaboração dos gritos de guerra, confira alguns que embalaram a multidão:

"1, 2, 3, cadei pra sarney e pra ficar bacana vai também a roseana"
"roseana pode tremer, a juventude vai desempregar você"
"Boi, boi, boi, boi da cara preta, pega roseana que é muito picareta"


DESESPEROU
A turma da sarneyzada sentiu a pancada, tanto que designaram alguns "aspones" para filmarem toda manifestação. Enquanto isso, aqueles tradicionais blogueiros tentam descontruir a imagem das lideranças. Puro desespero, deviam gastar a energia$ que sobra para salvar a branca não da derrota (pois esta já é certa!) mais de uma derrotaa humilhante, porque o segundo turno já esta batendo na porta. Salve-se quem puder!

Ainda teve um certo "sabe tudo" que estimou em 300 pessoas no movimento. veja a foto e tire suas dúvidas.
Tadinho dele. Guarde suas energias para a segunda, hoje foi só ensaio!

Deu em O Globo: Roseana deixa de ser Sarney e cola em Lula e Dilma

Por Evandro Éboli (enviado especial)

SÃO LUÍS – Nome que batiza ponte, avenida, praça e até uma cidade no Maranhão, o senador José Sarney (PMDB-AP) está ausente nas eleições no estado este ano. A filha e governadora Roseana (PMDB) aboliu o sobrenome Sarney na campanha à reeleição. Não é feita qualquer referência ao ex-presidente nos comícios, no programa de TV ou no material de propaganda. Ao menos publicamente, Sarney está distante do embate, o primeiro desde que estourou o escândalo dos atos secretos no Senado, em 2009.

Roseana colou sua imagem à do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. Os dois estão no jingle, em todos os cartazes e o tempo inteiro na TV: “É o arrastão da Dilma, do Lula e da Roseana”, diz a propaganda eleitoral.
Jackson usa ator fantasiado para lembra senador

Sarney evita a campanha, mas a oposição não o esquece: ele é lembrado em seus programas eleitorais. O ex-governador Jackson Lago (PDT), cassado ano passado e novamente candidato, exibe no horário eleitoral a performance de um ator caracterizado como o senador, que sai em defesa da filha, e critica quem o acusa de pintar o bigode. “Nenhuma família é melhor do que a sua”, afirma Lago, em seguida. “O Maranhão não tem dono. Vamos vencer a oligarquia”, diz Dino, no programa do PCdoB, referindo-se ao senador Sarney.

Num comício em Codó, a 300 quilômetros da capital, São Luís, no domingo, Roseana acusou os adversários de apelarem para baixarias:

- Quero que vocês me defendam. Vocês têm argumentos para me defender – afirmou a governadora, em rápido discurso, após pousar em Codó num jatinho King Air de sua campanha.

Temor de governadora é disputa no segundo turno

A briga agora é para levar a eleição para o segundo turno, o que Roseana quer evitar. A governadora vai tirar licença de uma semana do cargo para intensificar a campanha. Ela sabe ser inevitável uma aliança entre Lago e Dino, se não vencer em 3 de outubro.

Em pesquisa do Ibope, da semana passada, Roseana aparece na liderança, com 46%. Há empate entre Dino e Lago, ambos com 21%.

- Não conversei com Flávio Dino sobre isso, mas não há dúvida. Estaremos juntos. Aqui você é Sarney ou anti-Sarney – disse Lago.
Sarney é do Amapá, diz assessor de Roseana

O chefe de comunicação da campanha de Roseana, Sérgio Macêdo, negou que o senador seja omitido nos programas para não prejudicar a filha. Ele argumenta que Sarney não aparece por não ser um político do Maranhão, mas do Amapá. Disse que o fato de não aparecer em horário eleitoral ou comício não significa que Sarney esteja fora da campanha. A assessoria de José Sarney, no Senado, foi procurada pelo GLOBO, mas não houve retorno do senador.

- Sarney sempre é consultado quando há necessidade. Ele não está excluído. É um conselheiro. A Roseana nunca negou que seja filha do Sarney e sempre usou somente o primeiro nome nas suas campanhas, desde 1990. Agora, o nome dela não é Roseana Filha de Sarney – diz Macêdo.

Roseana não economiza na campanha. É visível a diferença de sua estrutura para a dos concorrentes. Tem mais carros de som, bandeirolas e cabos eleitorais. Além do jatinho e de um helicóptero a seu dispor. Na prestação parcial de contas ao TSE, ela declarou receita de R$ 4,4 milhões, contra R$ 736 mil de Dino e R$ 105 mil de Jackson.

Ministros de Lula gravam para Flávio Dino (PCdoB)

O apoio do PT a Roseana é controverso e determinado por uma intervenção do comando nacional do partido. No voto, o PT do Maranhão havia aprovado adesão ao deputado federal Flávio Dino (PCdoB). Lula e Dilma gravaram depoimento para Roseana. “Você não deixaria de atender um pedido de Lula, não é mesmo? Por isso, vote Roseana”, emenda o locutor.

Apesar de PT, Lula e Dilma estarem com Roseana, os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Luiz Paulo Barreto (Justiça), além do deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), gravaram depoimento de apoio a Dino. O comunista se apresenta como único candidato que pode mudar o Maranhão e também manter boas relações com o governo federal, por ser de um partido aliado do governo Lula.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Vidigal quer parceria públicas privadas para investir na Baixada


O candidato ao Senado Edson Vidigal, da coligação O Povo é Maior, esteve neste domingo em São Bento, na baixada maranhense, ao lado do candidato a governador Jackson Lago. No município, Vidigal recebeu o apoio em praça pública do ex-prefeito Isaac Dias e avisou que uma de suas propostas no Senado é fazer um levantamento das potencialidades da região e buscar investimentos através das parcerias público/privadas.

- Essa é uma das regiões mais ricas do Maranhão que precisa ser melhor explorada para gerar emprego e renda para toda a população – disse.

Vidigal lembrou que os investimentos vão da psicultura ao turismo ecológico, e todos voltados para atender as necessidades da população. Lembrou também a importância da retomada do projeto de perenização das águas iniciado por Jackson Lago, para a retomada do crescimento da região.

- O projeto de perenização das aguas era algo magnífico que iria beneficiar 21 municípios e mais de 25 mil famílias. Este seria o projeto que depositaria a maior soma de recursos destinados à baixada maranhense na história do Maranhão, mas que foi interrompido por este governo, mas vamos retomá-lo no Senado junto com o governador Jackson Lago - garantiu.

O ministro aproveitou para destacar que paralelo a todo projeto econômico é fundamental que estabeleça políticas públicas que garantam educação, saúde e segurança. Ele voltou a conclamar todos os maranhenses a formar um verdadeiro mutirão contra o anafabetismo.

- Não adianta criarmos empregos, se ainda temos mais de um milhão de analfabetos no estado – avisou.

O apoio do ex-prefeito Isaac Dias foi anunciado durante comício no município, e foi bastante festejado pelos presentes. Vidigal disse que os apoios que vem recebendo das lideranças políticas respeitáveis, como Isaac Dias, aumentam o seu entusiasmo e a certeza da vitória no dia 3 de outubro.

- São Bento agora tem um candidato ao Senado- avisou Dias.

Nesta segunda-feira Vidigal participou de mais um Arrastão do 12 no bairro do João Paulo.

O SALVADOR DA PÁTRIA: Décio Sá ataca de cientista político

O blogueiro miranteano Décio Sá resolveu atacar de cientista político e faz "uma análise" do desempenho eleitoral e das estratégias dos candidatos Jackson Lago (PDT) e Flávio Dino (PC do B). Quem lê até pode achar que Décio tá preocupado com a campanha de Jackson.

Na verdade Décio é um dos instrumentos da sarneyzada para semear a discórdia e desconfiança entre as oposições. O moço começa dizendo que Jackson errou na estratégia de "atacar" a candidata Roseana Sarney (PMDB) e que por isso seus eleitores teriam migrado para Flávio Dino (PC do B).Faltou Décio aconselhar Jackson a fazer uns elogios a sinhá Rose.

Décio revela seu verdadeiro interesse ao afirmar que agora Jackson tem que vencer Flávio para ir para o segunto turno e não mais Roseana Sarney.Bestinha esse rapaz! será que ele acha que algém cairá nesse velho golpe de "dividir para melhor consquistar"? Vai sonhando e deixa o segundo turno chegar, vai..

O que Décio esqueceu de dizer são algumas verdades reveladas pelos dados da própria pesquisa:

1. A Região Sul não foi incluida na pesquisa, logo o Sul onde Jackson tem elevada popularidade, sendo assim Jackson tem bem mais que 21%;

2. Se a margem de erro é de 4% para mais ou para menos isso significa que se botarmos a margem para cima Rosena chegaria a 50% ( um sonho da sarneyzada), entretanto se a margem é colocada para baixo a sinhazinha cai para os miseros 42%. Isso mesmo na beirada dos 40%. Por isso começou a bater o desespero.

Imaginem Jackson com 30% e Roseana com 40%? Deve ter gente na água de acúcar "de véspera", igual peru de natal.

Uma imagem que a mirante não mostra

A imagem abaixo mostra o quanto em baixa se encontra a candidata Roseana Sarney (PMDB). A cena não deixa dúvidas: Roseana já não empolga mais, tanto é assim que é exibido um telão da sua coligação e não há uma viva alma para assistir. Além da falta de público fica revelada a grandiosa estrutura financeira da campanha sarneyzista.

MISTÉRIO: Região Sul é excluída da pesquisa do Ibope


O Ibope retirou a Região Sul da pesquisa contrata pela TV Mirante sobre intenções de voto para o Governo do Estado. A mesma foi divulgada amplamente na última sexta-feira, (17), através de televisão, jornais, rádios e sites de notícias alinhados ao grupo Sarney, como sendo realizada em todas as regiões do Maranhão.

Na edição deste domingo (19) o do Jornal O Estado do Maranhão, do qual a candidata da coligação “O Maranhão Não Pode Parar”, Roseana Sarney (PMDB) é sócia, revelou textualmente em sua coluna Estado Maior: “Há um dado curioso da pesquisa do IBOP que só ontem chamou atenção dos analistas e observadores da cena política. O Instituto simplesmente retirou do levantamento a região sul do estado”. E acrescenta em outro parágrafo: “O ex-governador Jackson Lago também tem desempenho importante na região, que ficou de fora dos cálculos de votos do estado”.

A pesquisa do Ibope a qual o Jornal se refere está registrada no TRE-MA, sob o protocolo 34465/2010 e coloca a candidata Roseana Sarney com 46% das intenções de voto, enquanto aponta os candidatos Jackson Lago (PDT) e Flávio Dino (PCdoB), empatados com 21% cada um e foi divulgada como sendo feita em todas as regiões do Estado.

Na avaliação de vários analistas políticos, a exclusão de uma importante região do estado desqualifica a pesquisa e pelo mesmo motivo não poderia ter sido divulgada como geral.

Outros dados curiosos extraídos dos dados da pesquisa disponibilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral é quanto ao número de entrevistados por município. O Ibope pesquisou, por exemplo: 14 eleitores em Capinzal do Norte – município com 7.220 eleitores e 14 eleitores em municípios como Pinheiro e Balsas - colégios eleitorais de mais de 50 mil eleitores.

O candidato ao Senado, Edson Vidigal, cobrou do Ibope explicação com urgência, pois os números divulgados não condizem com a realidade, e como tal, prejudicam a candidatura de Jackson Lago, que lidera com vantagem no sul do Maranhão, exatamente a região excluída.

O ministro ainda chama atenção para os prejuízos causados na candidatura pedetista diante da divulgação dos números que o colocam em queda.

Ao tomar conhecimento dos números divulgados, o candidato Jackson Lago disse que o grupo está sendo mais modesto este ano. “Em 2006 as pesquisas colocavam ela com mais de 70% e acabamos vencendo e este ano vamos vencer novamente”, disse Jackson sob os aplausos da multidão na cidade de Bom Jardim.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Cai ministra da Casa Civil Erenice Guerra


João Domingos - O Estado de S.Paulo

Erenice Guerra não é mais a ministra-chefe da Casa Civil. A sucessora da candidata do PT, Dilma Rousseff, não resistiu às denúncias de tráfico de influência e lobby envolvendo seu filho, Israel Guerra e pediu demissão nesta quinta-feira, 16. A decisão da agora ex-ministra foi divulgada à tarde através de um comunicado oficial à imprensa lido pelo porta-voz da Presidência. Assume o cargo interinamente o secretário-executivo da pasta Carlos Eduardo Esteves Lima. Especula-se que Lula anuncie nos próximos dias Miriam Belchior, subchefe de Avaliação e Monitoramento, como nova ministra.

O empresário Rubnei Quicoli afirmou ao Estado nesta quinta-feira que a Casa Civil é palco de lobby e que a empresa do filho da ministra Erenice Guerra cobrou 5% da EDRB do Brasil Ltda. para conseguir um financiamento de R$ 9 bilhões junto ao BNDES. "Foi a maior patifaria o que fizeram. Fizeram terrorismo", disse. A própria ministra, segundo ele, participou de uma reunião no ano passado. O empresário enviou os documentos ao Estado.

Segundo Quicoli, em meio às negociações com os intermediários em Brasília, foi pedido ainda o valor de R$ 5 milhões para ajudar na campanha da presidencial de Dilma Rousseff (PT). "Eu disse que não podia por tudo junto numa mala. E que precisava de nota fiscal de uma empresa como prestadora de serviço", afirmou. O pedido de dinheiro para a campanha, de acordo com Quicoli, foi feito pelo ex-diretor de Operações dos Correios Marco Antonio de Oliveira.

A intermediação do filho de Erenice nesse episódio foi revelada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta quinta-feira. O empresário Rubnei Quicoli contou ao Estado que a EDRB do Brasil Ltda buscava um empréstimo junto ao BNDES para viabilizar um projeto de energia solar que estava parado desde 2002. Consultor da EDRB, Quicoli disse que a Casa Civil deu a orientação para procurarem a Capital Assessoria, empresa em nome de Saulo Guerra, filho de Erenice, mas que é comandada por outro filho da ministra, Israel. Foi feita então a minuta de um contrato, no valor de R$ 240 mil, mais o percentual de 5% sobre os R$ 9 bilhões.

De acordo com o empresário, a própria Erenice participou de uma reunião na Casa Civil com os representantes da EDRB em novembro do ano passado. A reunião, segundo ele, foi agendada por Vinicius Castro, ex-assessor da Casa Civil e cuja mãe é sócia da Capital Assessoria. Vinicius pediu demissão no início da semana.

Segundo Rubnei Quicoli, as negociações com a empresa de Israel Guerra foram desfeitas em março sem que o empréstimo do BNDES tivesse sido concedido. Na edição desta semana, a revista Veja mostrou que a Capital Assessoria atuou também no ramo de transporte de carga aérea.

AMAPÁ: Pivô de escândalo foi indicado por Sarney


Felipe Recondo / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo

A nomeação de um dos pivôs do esquema de corrupção no governo do Amapá foi acertada pelo presidente do Senado, José Sarney, em seu gabinete. Depoimento prestado à Polícia Federal no dia 26 de novembro do ano passado mostra que a escolha de Aldo Alves Ferreira para a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado teria tido interferência direta de Sarney.

A nomeação de Aldo Ferreira foi, segundo o depoimento, realizada em pagamento a um favor prestado ao então governador do Amapá, Waldez Góes (PDT). O secretário foi preso na última sexta-feira durante a Operação Mãos Limpas ao desembarcar em Brasília. Em seu gabinete, em Macapá, policiais apreenderam duas malas com R$ 540 mil em espécie. As investigações encontraram indícios de fraudes em licitação em contratos firmados pela secretaria.

O assessor jurídico da secretaria, Luiz Mário Araújo de Lima, ouvido logo no início das investigações, relatou ter sido informado que a escolha de Aldo Ferreira foi decidida em reunião entre Sarney, o senador Gilvam Borges (PMDB) e a deputada Fátima Pelaes (PMDB). Conforme o depoimento, Aldo Ferreira teria exigido o cargo como pagamento por um favor a Waldez Góes e sua mulher, Marília Góes.

Aldo Ferreira teria eliminado de uma investigação da Polícia Federal qualquer menção sobre a participação de Góes e Marília num esquema de fraudes na compra de medicamentos e materiais médicos, descoberto em 2007. Naquela época, Aldo Ferreira estava na Superintendência da Polícia Federal no Estado. As investigações levaram à prisão de dois ex-secretários de Saúde, deputados e empresários.

Na reunião no gabinete de Sarney, conforme o depoimento de Lima, Gilvam Borges teria se posicionado contra a escolha do secretário "por entender que a exigência de Aldo era demasiada". Sarney teria advertido o senador. "Sarney o admoestou dizendo que quem estava precisando de favor eram eles e não Aldo", disse o assessor jurídico. Aldo teria sido nomeado secretário nessa mesma reunião.

Sarney é ainda apontado como suspeito de ordenar a contratação de um helicóptero para o Grupo Tático Aéreo (GTA), contrato que o assessor jurídico afirma ser "absurdo" e fraudulento. O gasto com o aluguel do helicóptero chega a R$ 300 mil mensais, incluindo despesas pagas pelo Estado como combustível e salário dos pilotos. No depoimento, Lima afirmou que "Aldo não tem influência sob o contrato do helicóptero GTA" e que acredita que o caso seria "diretamente" com Sarney.

Outro lado. Por meio de sua assessoria, Sarney negou que tenha se reunido com o grupo de parlamentares para discutir a nomeação de Aldo para a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Amapá. "Essa reunião nunca existiu", informou. "O presidente não interferiu ou influiu na escolha do referido secretário ou de qualquer outro secretário de Estado do Amapá." O senador também negou influência na indicação da empresa que aluga o helicóptero para o GTA.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

OAB pede afastamento de Erenice Guerra da chefia da Casa Civil


Do G1
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nota na noite desta quarta-feira (15) em que pede o afastamento do cargo da ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra. Reportagem da revista “Veja” diz que Israel Guerra, filho de Erenice, negociou contratos da MTA com os Correios mediante pagamento de propina.

Erenice já está tendo sua conduta investigada em um processo preliminar na Comissão de Ética da Presidência da República. Na terça-feira, a Polícia Federal abriu um inquérito para investigar suposto tráfico de influência de Israel. A nota da OAB é assinada pelo presidente da instituição, Ophir Cavalcante.

"Não se pode falar em moralidade, em transparência e em apuração se a ministra se mantiver no cargo. A partir do momento em que se coloca em dúvida a credibilidade e a postura da ministra, isso é algo que deveria atrair o imediato afastamento dela. Não se pode falar em moralidade, em transparência e em apuração se ela se mantiver no cargo. É necessário que ela seja afastada do cargo, a fim de que haja uma efetiva apuração, sem qualquer possibilidade de influência", diz Cavalcante na nota.

De acordo com o presidente da OAB, tanto Erenice quanto Israel precisam ser investigados pelo Ministério Público e pelos órgãos internos do governo federal. Segundo ele, a ministra “pode influenciar essas investigações”, caso se mantenha no cargo.

Cavalcante considerou como “gravíssimas” as acusações feitas contra a ministra, que, segundo ele, colocam em “xeque a credibilidade do governo”.

"As acusações que se fazem em relação ao tráfico de influência permitido pela ministra Erenice Guerra são gravíssimas. Colocam em xeque a credibilidade do próprio governo. A ministra Erenice é a chefe da Casa Civil, que é um dos órgãos mais importantes e, a meu ver, o coração do próprio governo. E a partir do momento em que se coloca em dúvida a credibilidade e a postura da ministra, isso é algo que deveria atrair o imediato afastamento dela”, afirmou o presidente da OAB.

A OAB ainda afirma, na nota, que o filho de Erenice estaria cometendo um ilícito penal, ao afirmar que era advogado. Segundo Cavalcante, a atuação de Guerra deve ser apurada também pelo Ministério Público.

“Quanto às intermediações feitas pelo filho da ministra Erenice, Israel Guerra, são inclusive criminosas, porque ele está exercendo, ou pelo menos disse exercer, a advocacia – algo que não pode por ele ser exercido, na medida em que ele não é advogado. Ele estaria aí cometendo um ilícito penal, a falsidade ideológica, e isso tem que ser apurado pelo Ministério Público”.

Investigação
Na segunda-feira (13), Erenice solicitou à Comissão de Ética Pública da Presidência da República a instauração de procedimento para apurar a sua conduta em relação às notícias publicadas pela revista "Veja".

Em ofício encaminhado à Comissão, a ministra reafirmou a disposição de abrir os seus sigilos bancário, telefônico e fiscal, se necessário, bem como os sigilos de seu filho Israel Guerra. "Coloco-me à inteira disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários e que possibilite a verificação necessária por essa Comissão de Ética da conduta desta servidora pública", diz trecho do ofício.

Na terça-feira (14), o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, anunciou que a Polícia Federal abriu inquérito para investigar as denúncias de que o filho da ministra teria intermediado contratos com os Correios mediante pagamento de propina. Barreto afirmou que a investigação vai verificar se houve tráfico de influência na efetivação dos negócios.

Multidão recebe Jackson Lago na liberdade

O arrastão do 12 passou pelo bairro da Liberdade e contagiou a população. A caminhada foi encerrada com um comicio na Camboa.

Governador do Amapá, aliado de Sarney, queria embolsar US$ 10 milhões, diz PF


Da Folha.com

O governador do Amapá e candidato à reeleição, Pedro Paulo Dias (PP), pretendia ficar com pelo menos US$ 10 milhões que uma empresa doaria para sua campanha. A informação, obtida pela Polícia Federal em 2009, consta do inquérito da Operação Mãos Limpas.

Dias e mais 17 pessoas foram presas temporariamente na sexta suspeitas de vários crimes, entre eles corrupção.

O dinheiro que o governador Dias negociava viria do grupo Salim, da Indonésia, que tem a intenção de investir no Brasil, segundo a PF.

Em novembro do ano passado, quando ainda era secretário de Saúde e vice-governador, Dias foi para o país asiático e de lá conversou com uma de suas assessoras, Lívia Gato de Mello. Ele revelou que a intenção era conseguir US$ 30 milhões para sua campanha deste ano.

Nas conversas com a assessora, Dias diz que o valor seria baixo para o grupo que pretende adquirir terras no Brasil para negócios na área de alimentação. No diálogo, Dias diz que gastaria US$ 20 milhões em sua campanha, revelando a intenção de ficar com o restante.

A Folha ligou para a advogada do governador, Patrícia Aguiar, que não respondeu.

PRISÃO

O ministro do Superior Tribunal de Justiça João Otávio de Noronha determinou ontem que Dias continue preso na sede da PF, em Brasília, onde está desde sexta-feira.

Além dele, foram mantidas as prisões do ex-governador Waldez Goes (PDT) e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, José Julio de Miranda, do secretário de Segurança Pública, Aldo Alves Ferreira, da mulher do ex-governador, Marília Goes, e do empresário Alexandre Albuquerque.

O ministro Joaquim Barbosa, do STF (Supremo Tribunal Federal), já havia negado a revogação da prisão feito pelos advogados de Goes.

A PF encontrou ontem CDs escondidos durante blitz na secretaria de estadual Planejamento, um dos alvos da operação policial.

IMPEACHMENT

O presidente da Assembleia Legislativa do Amapá e candidato ao governo estadual, Jorge Amanajás (PSDB), encaminhará a uma comissão especial o pedido de impeachment Dias.

Seguindo o rito comum, a comissão ouvirá preliminarmente a defesa e fará um parecer sobre o afastamento ou não de Dias, que está detido em Brasília.

Caravana 1212 contagia Imperatriz





terça-feira, 14 de setembro de 2010

Jackson Lago desmascara Roseana Sarney

"Uma cópia mal feita" assim pode ser definida as propostas de Roseana Sarney para educação. Hoje, no programa eleitoral, Jackson Lago desmascarou mais uma vez a farsa sarneyzista. Jackson provou por A mais B que as "promessas" roseanistas foram copeiadas de seu plano de ação.
Vale o velho ditado: "na natureza nada se cria, tudo se copia".ô vergonha!

domingo, 12 de setembro de 2010

Caravana 1212 faz arrastão em Açailândia



Melô da Roseangana. A febre da net

Clique e ouça a música que virou febre na internet. Trata-se de uma engraçadíssima paródia da música da candidata Roseana Sarney (PMDB).A galera do msn, twitter e orkut não fala de outra coisa.
Delicie-se você também!

sábado, 11 de setembro de 2010

Sarney fez discurso homenageando ex-governador preso pela PF


No dia 16 de junho deste ano, o senador José Sarney (PMDB-AP) elogiou em discurso no Plenário a gestão do ex-governador do Amapá e candidato ao Senado, Waldez Góes, preso na manhã de hoje em Macapá, capital do Estado, durante a Operação Mãos Limpas.

Edição Gterra

O objetivo da operação é prender uma organização criminosa, composta por servidores públicos, agentes políticos e empresários, que praticava desvio de recursos públicos do Estado do Amapá e da União.

Sarney afirmou que Góes foi capaz de unir forças políticas, por seu “temperamento e espírito público” e fez uma administração pacífica. Waldez Góes, disse o senador, procurou governar em comum acordo com a bancada de deputados federais e senadores do Amapá, elaborando um plano de governo e realizando grandes obras. Ao fim do discurso, Sarney anunciou que Góes deixou o cargo para se candidatar a uma vaga no Senado.

Leia a abaixo a íntegra do discurso de José Sarney:

“Apenas uma comunicação. Eu queria, um pouco fora de época, dizer que deixou o Governo do Amapá o Dr. Waldez Góes, para ser candidato a Senador da República.

Por dever de lealdade e, ao mesmo tempo, um testemunho de verdade, quero dizer que ele realizou uma obra política reconhecida por todos amapaenses e por toda a classe política do Amapá. Ele promoveu a paz entre todos aqueles que transformavam a luta política no nosso Estado numa guerra. Ele, com seu temperamento, com seu espírito público, foi capaz de estabelecer uma união de forças políticas de tal modo que a Bancada Federal, seus Deputados, quase unanimemente, e também os Senadores, apoiavam todas as iniciativas tomadas pelo Governo e, de comum acordo, aprovaram os planos que possibilitaram o Governo do Amapá realizar grandes obras.

Essas obras realizadas pelo Governador Waldez Góes estão relacionadas aqui em um relatório que peço que V. Exª mande publicar como adendo das palavras que estou aqui proferindo, justamente louvando a sua ação de homem público, a correção com que ele se houve à frente do Governo do Estado e o grande avanço econômico que o Amapá alcançou nos anos do seu governo.

São essas as palavras que eu queria proferir por um dever de justiça. Acho que estou, neste ponto, expressando o que pensa toda a Bancada e o testemunho de todo o povo amapaense.

As suas realizações estão aqui colocadas neste relatório. Eu quero ressaltar, dentre elas, o apoio que ele deu à Zona de Livre Comércio, à Zona de Processamento de Exportação, às estradas que foram abertas, às linhas de transmissão que foram também construídas no interior do Estado todo, ao aumento do emprego, ao mesmo tempo em que foi uma administração de paz para o Estado.

O Amapá teve quase oito anos de paz durante o tempo do Governador Capiberibe. É esse o tempo de convivência. Eu acho que a política deve ser feita dentro sempre de um espaço comum, em que os homens públicos possam estar unidos em favor do bem-estar da população. E foi isso o que aconteceu sob o comando do Governador Waldez Góes à frente do Executivo estadual.

Portanto, eu pediria a V. Exª que fizesse o registro dessas palavras e mandasse colocar, conjuntamente com elas, o relatório que estou apresentando.”

Governador do Amapá, aliado de Sarney, é preso pela Polícia Federal


A Polícia Federal (PF) prendeu nesta sexta-feira (10) o governador do Amapá, Pedro Paulo Dias (PP), durante a Operação Mãos Limpas. O governador é suspeito de participar de uma organização criminosa composta por servidores públicos, políticos e empresários que supostamente praticavam desvio de recursos públicos do Amapá e da União. O governador foi levado pelos agentes da PF para o quartel do Exército, em Macapá.

A assessoria do diretório do PP em Macapá confirmou ao G1 a prisão do governador, mas não quis comentar o assunto. A assessoria de imprensa do governador disse que vai acompanhar o caso e buscar mais informações sobre os motivos da prisão para poder se pronunciar a respeito.

saiba mais

Governador do Amapá e mais 17 serão transferidos para Brasília
Ex-governador do Amapá Waldez Goés também é preso, diz advogado
Em 2002, Pedro Paulo se elegeu vice-governador na chapa liderada por Waldez Góes (PDT). Em 2006, foi reeleito como vice. Desde 3 abril de 2010, é governador do Amapá. Ele assumiu após Waldez Góes ter deixado o cargo para se candidatar ao Senado. Pedro Paulo disputa a reeleição pela chapa “O trabalho precisa continuar”, composta por PP, PRB, PDT, PSR, PL, DEM PHS, PCdoB e PTdoB.

O ex-governador do Amapá e atual candidato ao Senado, Waldez Góes, também foi preso pela Polícia Federal durante a Operação Mãos Limpas. A prisão foi confirmada ao G1 pelo advogado dele, César Caldas. "Ele foi preso, e ainda não temos nenhuma posição oficial a respeito da prisão", afirmou o advogado.

LAÇOS DE FAMÍLIA


Governo Roseana renova aluguel com o Jaracaty, shopping que Sarney é um dos sócios.

O governo Roseana Sarney resolveu aditivar o contrato de aluguel com o Jaracaty Shopping, onde funciona um shopping do Cidadão.

Sarney, conforme declaração ao TSE, é um dos sócios do empreendimento.

O valor do aluguel é de R$ 26.500,00.

Um negócio da China, visto que a sua localização não beneficia a quem deve beneficiar, que é a comunidade do Jaracaty.

É o governo da filha dando lucro para o negócio do pai.

Como se já não bastasse o faturamento privilegiado do Sistema Mirante e da Fundação José Sarney.

Esta, além de ocupar indevidamente, segundo o Ministério Público Federal, o Convento das Mercês, ainda aluga um imóvel para a secretaria de educação, por R$ 9 mil e 400 mensais, e recebeu no mês de abril uma estranha indenização de R$ 405.310,50.

Esse é um governo que sabe cuidar das pessoas, ainda mais se forem os seus.

FONTE:http://www.jornalpequeno.com.br/blog/raimundogarrone

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Caravana 1212 passa por Mirinzal, Cururupu e Bacuri


A Caravana 1212, liderada pelo candidato a deputado federal Weverton
Rocha e o ex-vereador Renato Dionísio, passou pela cidade de Mirinzal
e Cururupu nesta terça, no feriado do dia 7 de setembro. No município
de Cururupu, o pedetista esteve em companhia de Lucivaldo Lopes,
presidente da Central Estudantil de São Luis e Alisson Bastos, gerente
do ProJovem de Cururupu. .

" O dia 7 de setembro é o símbolo máximo da libertação do Brasil.
Estamos lutando incansavelmente para que o dia 3 de outubro seja
marcado como o dia da independência do Maranhão das amarras da
oligarquia Sarney, que domina o estado a 40 anos. Precisamos dar nosso
grito de liberdade", defendeu Weverton.

Vidigal denuncia discriminação e diz que será o advogado das mulheres no Senado


O candidato ao Senado, Edson Vidigal (PSDB), defendeu nesta quinta-feira durante a passagem da comitiva de Jackosn Lago por Vitorino Freire, São Luís Gonzaga e Bacabal, o direito das mulheres. O ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça lembrou que o Brasil é signatário de um tratado internacional, que o obriga a garantir esses direitos e a incrementar políticas de inclusão do sexo feminino no mercado de trabalho.

- Na administração pública, por exemplo, 43% dos cargos são ocupados por mulheres; e desses, apenas 15% ocupam cargos de confiança, cargos de chefia, o que é uma discrepância e discriminação com a capacidade profissional das mulheres – observou o ministro.

Vidigal também observou que 40% das mulheres que estão no mercado de trabalho, ocupam posições precárias na escala funcional, o que resulta em piores salários. De acordo com o ex-presidente do STJ, essa situação só poderá ser modificada através do Senado, obrigando o cumprimento do tratado.

- O Brasil é obrigado a prestar contas de quatro em quatro anos, sobre o que está fazendo pelas mulheres, mas não o faz, exatamente pela omissão do Senado. Vamos fazê-lo cumprir, e assim corrigir essa injustiça com as mulheres brasileiras avisou.

Além da discriminação no mercado de trabalho, Vidigal apontou outros problemas enfrentados pelas mulheres, como a violência. No Brasil, segundo o ministro, a cada 15 minutos uma mulher é vítima de violência, ao mesmo tempo em que nos 5.560 municípios brasileiros existem apenas 339 delegacias especializadas no combate à violência contra a mulher.

- Isso é um absurdo, que deixa a mulher desprotegida e exposta às delegacias comuns quando procuram a Lei para denunciar esses canalhas que batem em mulher – protesta.

Na mesma desproporção, o País possui apenas 70 abrigos para mulheres vítimas de violência.

O ministro ainda apontou uma outra injustiça com a mulheres que é a falta de creches, para que as mães possam deixar seus filhos enquanto trabalham. Segundo o seu levantamento, somente 10% das mães que trabalham tem uma creche para deixar seus filhos.

- A grande maioria ou os deixa na casa do vizinho ou os deixa trancados sozinhos em casa, enquanto saem para ganhar o pão do dia-a-dia – disse.

Todo esse problema é gerado exatamente pelo falta de um senador que lhes defenda e garanta os seu direitos, por isso, avisou o ministro, ele será o advogado das mulheres no Senado.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Ricardo Murad desce a ripa em Roseana Sarney

Matinha com 1212





Roseana Sarney diz ter apoio divino para ser governadora

O programa da candidata Roseana Sarney no horário político eleitoral de TV exibido agora à noite passou de todos os limites do bom senso e ao respeito à religiosidade do povo maranhense.

No programa um locutor em off dá uma espécie de recado aos eleitores maranhenses.

No final da fala surge uma imagem de um céu azul e o nome de Roseana surge como se fosse uma assinatura.

E para quem pensava que só apareceriam o Lula e a Dilma na TV pedindo votos para Roseana, eis que surge do paraíso a voz divina de Deus pedindo votos como se fosse um mero cabo eleitoral de Roseana Sarney.

Se o objetivo do programa de Roseana de hoje à noite era conquistar a simpatia dos fiéis da Igreja Católica e das diversas igrejas evangélicas do Maranhão, a brincadeira com Deus pode se tornar um verdadeiro tiro no pé.

FONTE:http://marcos-nogueira.blogspot.com