terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Desorganização e conchavo marcam a posse do CEJOVEM

Se fosse para definir a posse do Conselho Estadual de Juventude em uma única palavra, certamente seria TIRANIA. Poucas vezes um governo interferiu de forma tão mesquinha e rasteira para ter controle absoluto sobre um órgão colegiado.

A cerimônia de posse que era para ser uma grande festa , acabou sendo um grande engodo. A patacoada começou com a proibição de acesso de jovens a cerimônia. Vários policiais militares e seguranças particulares descaracterizados foram colocados na entrada do Palácio Henrique de La Roque. Os policiais só autorizavam o acesso dos titulares e suplentes devidamente identificados. Convidados? Nem pensar, eram barrados no baile, aliás, barrados na cerimônia.

O motivo de tanta segurança? Medo dos balaios darem o troco da violência protagonizada por aliados de Roberto Costa. Já dizia o velho ditado quem disso cuida, disso usa.

Aos que esperavam algum ato de violência não foi desta vez. O bom senso prevaleceu e assim foi dada uma lição de como se faz oposição com seriedade, serenidade e responsabilidade. Atos de violência não rima com políticas públicsa de juventude.



A PANELINHA
Enquanto jovens de diversos municípios eram barrados na portaria, os membros da panelinha de Roberto Costa tinham acesso livre. Destaque para a presença da turma que invadiu o lançamento do livro honoráveis bandidos.
A entrada dos jovens só foi permitida após protesto de vários conselheiros da sociedade civil e intermediação do Promotor da Infância e Juventude, Marcio Thadeu.
Antes de autorizar a subida dos jovens, Roberto passou pelo constrangimento de ter de “pedir” para sua panelinha se retirar da sala. Pense num mico!

OPERAÇÃO DIÁRIO OFICIAL
Se já não bastava a atitude tirânica do dublê de secretário, ainda vinha mico maior. Quando todos os conselheiros já estavam devidamente instalados, os conselheiros do poder público se retiraram para uma “conversa” reservada com o Vice-Governador João Alberto, mais conhecido como carcará.

Na conversa o Vice intimou todos os integrantes a votarem fechado em todas as proposta de Roberto Costa. Um verdadeiro constrangimento, imaginem a situação desconfortável.

João Alberto teria lembrado os conselheiros que estes são cargos comissionados e que o preço para quem não seguisse a determinação seria alto. Não é atoa que João Alberto é conhecido como carcará!

Quanto retornaram os integrantes do governo pareciam uma mistura de zumbis com troira. Só abriam a boca para dizer que votam na proposta A ou B. Acreditamos que se perguntarem agora para qualquer integrante, estes nem saberiam o nome do Conselho, quanto mais o que votaram.

NUM SABE
Após “enquadrar” os governistas, João Alberto passou feito um cometa pela sala de reunião. Com cara de paisagem e sem saber sequer de que evento se tratava, carcará representou sinhá Roseana. Em sua fala não disse coisa com coisa e em menos de 05 minutos bateu em retirada.

ETERNO SUPLENTE
Um dos poucos momentos de descontração foi protagonizado pelo dublê de Secretário Roberto Costa. Ao ler a listagem dos integrantes do CEJOVEM, Costa levou os presentes aos risos quando anunciou seu nome na condição de suplente. O ex-jovem fez referencia ao apelido carinhoso dado por este blog chamando-o de “eterno suplente”.

O CONSOLO
Para consolo de Roberto estava presente o Conselheiro de PIO XII, Arnaldo Gomes, que já é suplente por duas vezes em Balsas, sua cidade natal.

Mais no ranking geral, Costa continua imbatível. Vejamos: Costa é atualmente 5º suplente de Deputado, Arnaldo é o 1º de Vereador. Costa é suplente no CEJOVEM, Arnaldo é titular por PIO XII.

A ALEIÇÃO
O momento mais tenso se deu nas votações. Não houve consenso em nenhuma proposta, deixando clara a divisão do Conselho. O governo se manteve intransigente e usando a fidelidade da máquina ganharam todas as votações.

A primeira votação foi para eleger a mesa diretora da reunião. No páreo Assis FilhoX Raimundo Penha. Assis foi indicado por Samuel Bastos, já Raimundo Penha defendeu a proposta de 02 integrantes, sendo 01 do Poder Público e 01 da Sociedade Civil. Assis ganhou a votação por 18 a 10.

Outra votação foi por conta de uma questão de ordem levantada pelo Conselheiro Raimundo Penha, que sugeriu a criação de uma comissão para organizar o CEJOVEM por 30 dias para somente depois realizar a eleição para Diretoria. Novamente o governo votou fechado.

Na eleição da Diretoria como já era de se esperar foi formada uma única chapa, encabeçada pelo assessor da SESPJUV, Ruy Pires. A chapa obteve 19 votos, havendo 10 votos contrários. Alem dos 14 integrantes do poder público acompanharam o governo em todas as votações os seguintes membros da sociedade civil: Samuel Bastos, Arnaldo Gomes, Ailton Barros, Francivaldo Oliveira e Assis Filho, todos indicados por PIO XII.

A Chapa eleita para o próximo biênio tem como presidente, Ruy Pires (SESPJUV); vice-presidente, João Paiva (Secretaria da Ciência e tecnologia); e secretário geral, Paulo Figueiredo, (Secretaria de Estado do Meio Ambiente).

VOTO DE REVOLTA
10 integrantes da sociedade civil recusaram-se a votarem em Ruy Pires. Foi 01 voto de abstenção, 09 nulos. Em matéria de rejeição Ruy Pires ta quase batendo Roseana Sarney na região Tocantina.

O momento mais eletrizante foi estrelado pelo Conselheiro Domingos Costa, do Município da Raposa, que afirmou que votaria num cachorro, mais jamais votaria em Ruy.

NA ILEGALIDADE
Conselheiros denunciaram que o CEJOVEM está ilegal quanto a sua composição que precisa ser urgentemente readequado.

Pelo regimento interno a reunião deveria ter sido convocada pelo presidente ou por 50%+1 dos seus membros. Como não houve convocação, os ex-jovens Roberto e Ruy resolveram reviver os velhos tempos de secundaristas e “fabricaram” um edital durante a reunião e novamente botaram os governistas para pagarem o mico de assinar o documento. Haja coragem!

NA JUSTIÇA
Os Conselheiros Domingos Costa e Raimundo Penha anunciaram que ingressaram no Ministério Público Estadual nos próximos dias. A alegação: as ilegalidades na composição e na convocação.

Como se vê muita água ainda vai rolar...

Um comentário:

  1. eiita que essa posse pegou fogooo!!
    o que era pra ser festejado com alegria foi em meio de rivalidades entre grupos. mas é assim msmo, em todo lugar a gente se depara cm ''panelinhas''.. Mas como sempre Raimundo estava lá pra dever a verdade...
    Bjos amore!!!

    ResponderExcluir