segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A espera de um milagre...



O prometido quase acampamento pelo ´"passe livre" dá sinais que não tem mesmo respaldo da classe estudantil de São Luís e que em questão de dias ou talvez horas as trouchas serão desfeitas. Motivos para o fim do acampamento não faltam, o primeiro deles é a falta de "acampados", como mostram as fotos acima tiradas na noite do dia 24 de Agosto, a barraca encontra-se sozinha, somente ela ficou, isto porque não tem como sair correndo e ir para casa.

O outro motivo é a própria barraca, que segundo fontes deste blog, será recolhida pelo locador que até a presente data não recebeu o dinheiro dos aluguéis.

O fracasso do quase acampamento foi sentido desde o dia de seu início, e olhe que nesse dia conseguiram reunir umas 10 pessoas (um verdadeiro recorde). Vendo as fotos me perguntava o porque de um fracasso já que a pauta é tão nobre?

Encontrei a resposta numa série de fatores: Falta de legitimidade das "lideranças" do movimento e sobretudo oportunismo.

A falta de legitimidade das entidades fica clara com a não adesão dos estudantes, são entidades criadas do dia para noite, desconhecidas, e que não dialogam com a classe estudantil.

O oportunismo barato fica evidente, só para deixar claro, várias dessas "lideranças" estão no movimento a muito tempo e como sempre fizeram parte da administração municipal, sobretudo na gestão Tadeu Palácio, não reivindicavam passe livre, foi só perderem a boquinha e do nada se tornaram defensores ferrenos.

Sem contar que memos de 10 metros separam a Prefeitura do Palácio dos Leões e porque esses líderes não cobram o passe livre no trasnporte metropolitano, vez que milhares de estudantes se deslocam diariamente do Maiobão para São Luis, por exemplo. Será porque o transporte na Região Metropolitana é gerido pelo Governo do Estado? com certeza é mera conhecidência.

Acredito que maioria da população ludovicence seja afavor do passe livre para os estudantes carentes, não podemos concordar com milhares de jovens atravessando a ponte bandeira tribuzzi a pé para poderem estudar, mais acreditamos que uma pauta séria como esta deva ser tratada com o devido respeito que o momento requer e não como moeda de pressão ou talvez até de chantagem política.

O Prefeito João Castelo terá uma boa oportunidade de dar início a esse debate quando der posse ao Conselho Municipal de Juventude de São Luís.E os ex-acampados devem tá rezando para esse dia chegar logo, de preferência antes da barraca ser recolhia!

Agora imaginem o resultado se Sinhá Rosena tiver contando com a mobilização dessa juventude para vencer as eleições em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário