sábado, 10 de outubro de 2009

Roseanistas brigam pela presidência do CEJOVEM

Nem foi marcada a data da posse dos novos integrantes do CEJOVEM e já iniciaram as articulações e especulações pela presidência do Conselho Estadual de Juventude. Nos bastidores da política de juventude 02 nomes ligados ao picadeiro Roseanista vem disputando a preferência dos conselheiros e sobretudo duelam pela indicação do eterno suplente e dublê de secretário, Roberto Costa.

São candidatíssimos ao cargo de presidente o jovem Assis Filho e o ex-jovem e assessor da SESPJUV Ruy Pires. Cada um já montou QG e não descansam nenhum minuto.

SAMUEL BASTOS, O MARQUETEIRO
O blogueiro, Coordenador de Juventude de Afonso Cunha, vice-presidente do IMJ, Presidente do Fórum de Gestores, professor do PROJOVEM, novo comunista e agora Conselheiro Estadual de Juventude, Samuel Bastos, largou na frente e lançou a campanha de Ruy Pires para presidência. Samuca que também quer ser marqueteiro de campanha, resolveu estagiar na campanha de Ruy Pires para presidência do CEJOVEM.Duda Mendonça que se cuide!

O primeiro passo de Samuca foi colocar umas notinhas em seu blog (que é muito acessado pela juventude) dando conta da possivel candidatura e rasgando elogios ao candidato. Assim saberiam as reações da juventude.

Assis que não é besta nem nada, tratou de cooptar o principal aliado de Pires, deixando assim o seu opositor isolado nas articulações com a Sociedade Civil. Para atrair o apoio de Samuel, Assis Filho o indicou para o cargo de Conselheiro Estadual de Juventude.

Confira como andam as candidaturas.

RUY PIRES
Quem é? É ex-presidente da UMES de São Luís e atualmente ocupa o cargo de assessor na Secretaria de Estado de Esporte e Juventude comandada pelo eterno suplente e dublê de secretário, Roberto Costa.

PONTO POSITIVO
Ruy é homem de confiança do secretário. Segundo fontes é o candidato de preferência de Roberto, que gosta do seu perfil "batedor".

Se conseguir a presidência ganha vida política e se torna nome forte para suceder Roberto Costa, que deixará a secretaria em Abril para concorrer mais uma vez a uma vaga de Deputado Estadual. Atualmente Costa é o quinto suplente.

PONTO NEGATIVO
Ruy Pires conseguiu ser uma quase unanimidade entre os Conselheiros da Sociedade Civil. Ruy tem a rejeição de praticamente 100% por cento dos 15 conselheiros que inclusive já discutem uma campanha pelo voto nulo caso Pires seja o único candidato. A rejeição de Ruy faz inveja para sinhá Roseana que conta com mais de 70% de rejeição na cidade de Imperatriz.

Dizem que atualmente Ruy encontra-se isolado até na SESPJUV, tendo a antipatia inclusive de boa parte da equipe da Secretaria. Dai a obstinação para ser presidente do CEJOVEM.

ASSIS FILHO
Quem é? Atual vice-presidente do CEJOVEM e vereador pelo Municipio de PIO XII. É o articulador (segundo Samuel Bastos, o "grande articulador")de Roberto Costa com as lideranças juvenis do Maranhão. Foi reeleito Conselheiro na Cidade de Imperatriz.

PONTO NEGATIVO
Para ser candidato Assis tem de renunciar a indicação da Sociedade Civil e convencer Roberto Costa a fazer sua indicação pela Secretaria de Esporte e Juventude.

PONTO POSITIVO
Assis conhece o CEJOVEM, faz parte do Conselho desde sua criação e tem bom trânsito entre os Conselheiros da Sociedade Civil, inclusive com os balaios.

ROBERTO COSTA NA DISPUTA
Se não conseguir pacificar seus dois pupilos em torno de uma candidatura única, a alternativa para por fim a disputa será a candidatura do dublê de secretário, Roberto Costa. A candidatura de Costa faria com que nenhum dos aliados se sentisse preterido. Pior vai ser se os dois se sentirem!

ALTERNÂNCIA
O mandato da próxima Diretoria do CEJOVEM será de representantes do Poder Público. Trata-se de previsão feita na Lei de Criação e no Regimento Interno do CEJOVEM, em respeito ao Princípio da alternância. A Atual Diretoria do Conselho foi eleita entre intergrantes da sociedade civil, cabendo a próxima ser eleita dentre os representantes do Poder Público. O Conselho Estadual de Juventude é formado por 30 titulares, 15 indicados pelo Poder Público e 15 indicados pela Sociedade Civil.

A Diretoria é composta por Presidente, Vice e Secretário Geral. São eleitos em reunião da Plenária do Conselho logo após a cerimônia de posse. O Mandato da Diretoria é 02 anos. Compõem a atual Diretoria: Raimundo Penha (Presidente/ Central Estudantil), Assis Filho (vice-presidente/ UMES de PIO XII) e Ciro Rodrigues (Secretário Geral/ UMES de Imperatriz).

BOCA DE URNA
Este blog inicia hoje uma pesquisa "boca de urna" para saber a preferência dos nossos leirores acerca da eleição para o CEJOVEM. Não esqueça de dar seu voto.

3 comentários:

  1. Penha, vamos as análises:

    Pelo que você explicou a vaga dessa vez é do poder público, portanto, descarta Assis que não faz parte, e inclui Ruy Pires. A vantagem dessa inclusão é que Ruy Pires é homem de confiança do Secretário de Esporte. Tem o respaldo de João Alberto e afinal, como muitos tem sua trajetória nos movimentos o que entendo que valoriza e representa a todos que aí estão. Era justamente essa visão que as pessoas deveriam ter. Assim como Weverton Rocha. É uma pena que o jogo de interesses pessoais prevaleça. A inveja é uma doença perniciosa. Todos do movimento estudantil deveriam ter sido aliados tanto de Weverton quanto do Ruy Pires, pois ambos dentre muitos obtiveram a oportunidade de alcançar um espaço no poder público, diante das inúmeras lutas que já enfrentaram.

    ResponderExcluir
  2. eu ja tenho um opiniao formada penha!!
    acredito eu que esse tal de ruy pire e um grande articulador de fofoca é pra isso que ele esta dentro da secretaria!sabe aquela pessoa que diz ser amigo de joa alberto!isso mesmo vivi de aparenca ele ainda nao tem confianca do magnifico joa alberto!ele que ter quem vivi debaixi do braco de joa e roberto costa e nao ele entao cai pra dentro assis filho!!!!!

    ResponderExcluir
  3. vc é o melhor penha vc é de mais em tudo e em todo o trabalho que vc faz

    ResponderExcluir