terça-feira, 25 de agosto de 2009

Folha corrida de assessores da SESPJUV põe Fernadinho Beira-Mar no chinelo, afirma Samuel Bastos



O jovem Samuel Bastos conhecido por ter a língua solta resolveu romper o silêncio e falar do atual momento vivido pela SESPJUV. Samuca como é carinhosamente chamado, relata o estado de paralisia e falta de ações. As declarações de Samuca, que é um profundo conhecedor dsa políticas públicas de juventude, vem confirmar aquilo já repetimos exautivamente: A esquipe SESPJUV, incluindo o eterno suplente e bublê de secretário Roberto Costa e o (DES) governo de Roseana não tem identidade com a causa da juventude. Confira o artigo:

"A Bíblia numa de suas passagens fala dos túmulos caiados, que eram brancos por fora, mas que por dentro estavam podres, eram pura carniça.
Pois bem, no movimento de juventude do Maranhão temos vários pseudo líderes que se apresentam como túmulos caiados, verdadeiros urubus da juventude.

Ontem chegou aos meus ouvidos que numa reunião de cúpula da SESPJUV, alguns dos pseudo líderes do baixíssimo clero questionavam minha posição política de apoio a atual governadora Roseana Sarney. Cômico seria se esses questionamentos não partisse de pessoas com tamanha miséria moral para tecer comentários de quem quer que seja.

Líderes de ninguém, mofados nas prateleiras e que não sei porque motivo ocupam cargos estratégicos do atual governo, que deveriam ser ocupados por profissionais onde fosse avaliado o curriculum e não a folha corrida na Delegacia mais próxima.

No início pensei que em não revidar, mas não suportei em imaginar que uma reunião de trabalho tivesse a especulação da vida alheia como pauta. Isso acontece porque nossa juventude não pôs os pés na parede e não botou a cara na rua para dizer que não nos sentimos representados por muitos desses vira-latas que hoje recebem o dinheiro público, mas não fazem jus a ele. Não desmerecendo as zeladoras que estão a anos luz destes, nem para lavar o banheiro utilizado pelos jogadores do JEM´s eles servem porque são inoperantes, de atuação pífia e de uma vida execrável. É a treva!

A Secretaria de Estado de Esporte e Juventude do Maranhão não utilizou como já disse o critério técnico para contratar alguns de seus profissionais e talvez por isso a as ações estejam engessadas.

Perguntem para a juventude quais ações e projetos são frutos do trabalho de algum destes infames que chegaram? Roseana invoca a volta ao trabalho, mas como voltar se muitos dos que lá estão sequer souberam um dia o que é trabalhar. Não estudaram, e alguns dos que estiveram na escola possuem perfil de péssimos alunos. Poderiam inclusive aproveitar a deixa do Projovem Urbano para tentar recuperar o tempo perdido.

Passaram a vida toda carregando bandeira, batendo panela, esculhambando e sendo esculhambados, vendendo apoio em troca de uma famigerada claque de “seguidores”.
Como sentar para discutir com uma liderança que tem esse perfil? Como falar com alguém que deveria ser exemplo, cuja folha corrida põe Fernandinho Beira-Mar no chinelo? Como me reportar a alguém que hoje ascende uma vela para Deus e amanhã ascende outra para o diabo?

Ora pílulas, resolvi generalizar porque sei quem são, mas espero que os responsáveis apareçam e saiam do anonimato. Estarei na reunião de Cururupu para olhar para a cara de cada um e aguardar se algum destes que falaram de mim terão a coragem de me apontar o dedo sujo.
O apoio dado ao Secretário Roberto Costa se estende a um projeto muito maior, porque vejo nele boa vontade de fazer com que as coisas avancem... pena que esteja mal acompanhado.

É melhor não mexerem comigo... não me façam trazer a tona jornais, processos e outras cositas mais que refletem quem são os que tem história pregressa e a fama de vira casaca. Muitos desses quando entraram no Fórum eu já estava lá, chegando a ocupar a contra gosto destes, o seu maior posto, que eles não cansaram de tentar minar. Mas como o feitiço vira contra o feiticeiro, a palhaçada protagonizada por alguns destes foi um tiro no próprio pé. A Casa do Maranhão em peso aplaudiu quem eles um dia ousaram vaiar... me comprem um bode e uma cabra!Enfim continuo firme na posição. A parceria com o Secretário Roberto Costa continuará até quando ele entender que é benéfica... quando não, junto à viola no saco e sem nenhum problema vou cantar noutra freguesia. Mostrem o que vocês sabem fazer cambada de incompetentes. É só olhar para o passado... se resta um pouco de vergonha na cara com certeza vão saber do que estou falando.
Vade retro."
FONTE: (www.samuelcn.blogspot.com)

SEM TRÉGUA: Suplicy pede renúncia de Sarney e mostra cartão vermelho


BRASÍLIA - Em discurso inflamado no plenário do Senado nesta terça-feira, 25, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que seu colega José Sarney (PMDB-AP) deve esclarecer as denúncias levantadas contra ele ou renunciar à presidência da Casa. Suplicy mostrou um simbólico cartão vermelho ao presidente do Senado.

"Para voltarmos à normalidade do funcionamento desta Casa, o melhor caminho é que o Sr. Sarney renuncie à presidência do Senado", disse Suplicy.

Numa referência ao que considerou a linguagem mais bem entendida pelos brasileiros, o senador chegou a mostrar um cartão vermelho para simbolizar a necessidade da saída de Sarney.

Segundo o senador petista, Sarney ainda não apresentou explicações satisfatórias para as acusações que pesam contra ele, arquivadas pelo Conselho de Ética na semana passada e que tiveram recurso negado pela Mesa Diretora.

Fala sério! Pra que cartão vermelho se Sarney só ganha por WxO?

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A espera de um milagre...



O prometido quase acampamento pelo ´"passe livre" dá sinais que não tem mesmo respaldo da classe estudantil de São Luís e que em questão de dias ou talvez horas as trouchas serão desfeitas. Motivos para o fim do acampamento não faltam, o primeiro deles é a falta de "acampados", como mostram as fotos acima tiradas na noite do dia 24 de Agosto, a barraca encontra-se sozinha, somente ela ficou, isto porque não tem como sair correndo e ir para casa.

O outro motivo é a própria barraca, que segundo fontes deste blog, será recolhida pelo locador que até a presente data não recebeu o dinheiro dos aluguéis.

O fracasso do quase acampamento foi sentido desde o dia de seu início, e olhe que nesse dia conseguiram reunir umas 10 pessoas (um verdadeiro recorde). Vendo as fotos me perguntava o porque de um fracasso já que a pauta é tão nobre?

Encontrei a resposta numa série de fatores: Falta de legitimidade das "lideranças" do movimento e sobretudo oportunismo.

A falta de legitimidade das entidades fica clara com a não adesão dos estudantes, são entidades criadas do dia para noite, desconhecidas, e que não dialogam com a classe estudantil.

O oportunismo barato fica evidente, só para deixar claro, várias dessas "lideranças" estão no movimento a muito tempo e como sempre fizeram parte da administração municipal, sobretudo na gestão Tadeu Palácio, não reivindicavam passe livre, foi só perderem a boquinha e do nada se tornaram defensores ferrenos.

Sem contar que memos de 10 metros separam a Prefeitura do Palácio dos Leões e porque esses líderes não cobram o passe livre no trasnporte metropolitano, vez que milhares de estudantes se deslocam diariamente do Maiobão para São Luis, por exemplo. Será porque o transporte na Região Metropolitana é gerido pelo Governo do Estado? com certeza é mera conhecidência.

Acredito que maioria da população ludovicence seja afavor do passe livre para os estudantes carentes, não podemos concordar com milhares de jovens atravessando a ponte bandeira tribuzzi a pé para poderem estudar, mais acreditamos que uma pauta séria como esta deva ser tratada com o devido respeito que o momento requer e não como moeda de pressão ou talvez até de chantagem política.

O Prefeito João Castelo terá uma boa oportunidade de dar início a esse debate quando der posse ao Conselho Municipal de Juventude de São Luís.E os ex-acampados devem tá rezando para esse dia chegar logo, de preferência antes da barraca ser recolhia!

Agora imaginem o resultado se Sinhá Rosena tiver contando com a mobilização dessa juventude para vencer as eleições em 2010.

Justiça devolve mandato ao CONSESM e impõe mais uma derrota a Ricardo Murad

O Juiz Nemias Nunes Carvalho concedeu medida liminar devolvendo o mandato da Diretoria do Conselho de Secretarios Municipais de Saúde (CONSESM) afastada por uma manobra articulada pelo secretário de Saúde, Ricardo Murad.

É o segundo revés sofrido por Murad, que viu no mês passado o CREA pedir a suspensão do Edital que visa a construção dos tão badalados 65 hospitais.

Com a decisão judicial o Presidente afastado Lílio Guega já retornou ao posto e promete travar uma longa briga com o super Ricardo...

Pergunta que não quer calar: Quem está com a razão Ricardo Murad ou o CONSESM? e quem vai vencer essa briga? é esperar para ver!

Secretaria Executiva do FEJMA divulga processo para eleição do CEJOVEM

A Secretaria Executiva do Fórum Estadual de Juventude do Maranhão (FEJMA) divulgou resolução tratando do processo de inscrição das entidades que pretendem concorrer as vagas do Conselho Estadual de Juventude.

Serão eleitos 15 Conselheiros para representarem a Sociedade Civil. A eleição acontecerá no dia 29 de Agosto na Cidade de Cururupu. Confira os detalhes da resolução.

RESOLUÇÃO FEJMA 003/2009

REGULAMENTA O PROCESSO DE INSCRIÇÃO DE ENTIDADE PARA CONCORRER AO CONSELHO ESTADUAL DE JUVENTUDE

O Secretariado Executivo do Fórum Estadual de Juventude do Maranhão- FEJMA no uso de suas atribuições legais a que lhe confere o Regimento Interno do FEJMA,
Considerando os dispostos nas Leis Estaduais 8451/2006 e 8647/2007RESOLVE:

Art. 1- As entidades interessadas em concorrer a vaga no Conselho Estadual de Juventude do Maranhão deverá obrigatoriamente apresentar os seguintes documento no ato da inscrição:

A) Requerimento Padrão fornecido pela Secretaria Executiva assinado pelo responsável Legal endereçado a Secretaria Executiva solicitando a inscrição para concorrer a vaga;
B) Cópia da ata de fundação da entidade devidamente registrada no cartório competente;
C) Cópia do Estatuto Social da entidade devidamente registrado no cartório competente;
D) Cópia da ata de eleição e posse da atual diretoria devidamente registrada no cartório competente.


Art. 2- A entidade poderá efetivar sua inscrição dás 08:00h ás 13:00h do dia 29 de Agosto de 2009 na mesa de credenciamento que funcionará no local da Reunião do FEJMA.

Art.3- No horário de 13:00h ás 15:00h os documentos ficarão a disposição dos interessados para querendo opor impugnação dos mesmos.

Art. 4- As impugnações apresentadas serão submetidas para apreciação da Plenária da Reunião do FEJMA, antes do processo de eleição.

Art. 5. A forma e os critérios de eleição serão aprovados pela Plenária antes de deflagrado o processo eleitoral
São Luis (MA), 21 de Agosto de 2009.

RAFAEL OLIVEIRA
SECRETÁRIO EXECUTIVO DO FEJMA

domingo, 23 de agosto de 2009

RAPIDINHAS

BRIGA DE USURPADORES
Meu amigo os usurpadores estão em pé de guerra por conta da eleição do Conselho Estadual de Juventude. As quase cem alas de "lideranças" estão num duelo de foice no escuro. Estão no páreo por uma vaga nada mais nada menos que Ana Paula Ribeiro (São Luís), Domingos Costa (Raposa) e Gleiton (Paço do Lumiar).

O problema é que há excesso de candidaturas e falta de votos e como em eleição o que conta é voto...Chupa essa manga Assis Filho!

è vale o velho ditado: amigos, amigos, negócios a parte.

CIDADÃO CURURUPUENSE
Domingos Costa tem dito amigos e aliados que não voltará de Cururupú enquanto não for Conselheiro de Juventude, este blog preocupado com o bem estar do dito cujo já está procurando alguma alma solidária em Cururupu disposta a ceder um "canto" para moradia do nobre líder.

Procuraremos também que algum vereador para apresentar projeto de lei tornado o garoto "Cidadão Cururupuense" assim não se sentirá como um peixe fora dágua, caso venha passar alguns invernos e verões na Cidade da Juventude.

CURURUPU, CIDADE DA JUVENTUDE
Depois do Fórum Estadual de Juventude do Maranhão (FEJMA) ter convocado sua reunião para a Cidade de Cururupu, agora foi o Conselho Estadual de Juventude (CEJOVEM) que convocou reunião para a mesma Cidade.

A Reunião do FEJMA (que já foi mais adiada que meu reajuste de salário) acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de Agosto. O Conselho de Juventude fará sua reunião no dia 29, no intervalo da reunião do FEJMA.

1 VOTO
A rede de fuxicos tem dado de conta que já existem várias candidaturas fincadas para o CEJOVEM. Algumas delas tem chamado atenção pela quantidade de apoios.

Segundo os fuxiqueiros de plantão alguns candidatos só tem 1 voto no FEJMA, seriam alguns deles: Ayriston Almeida (Timbiras), Priscila Santos (São Luís) e Domingos Costa (Raposa). Estamos apurando que alguns candidatos não teriam nenhum voto, mais estariam dispostos a enfrentarem as urnas com a cara e a coragem.

SUPLENTE, NÃO
Dizem que Roberto Costa não gostou muito de ser chamado de "eterno suplente" e que teria dito que em 2010 vai mostrar para este blog se ainda o chamaremos de eterno suplente.

Eu também acredito que não chamaremos, afinal de contas Roberto Costa tem assegurado 12 milhões de reais para "trabalhar". Um verdadeiro presente deixado por seu antecessor, Weverton Rocha, de quem Costa fala tão mal.

Com esse orçamento até eu que sou ruim de voto dava uma beliscadinha ou quem sabe Jadson pires que teve 150 votos para vereador espocaria urnas ou talvez Jorge Michel ultrapasse a casa dos mil votos...

JEMs 2009: A emoção está de (RE) volta e organização está de férias






A festa dos Jogos Escolares Maranhenses parece não passar das interminaveis cerimônias de abertura (creio que já foram feitas umas 10), passada a "festança" os atletas são jogados a deriva, ficam por conta da sorte. As fotos mostram aquilo que a Secretaria de Esporte e Juventude e a mirante fazem questão de esconder, são fotos de jovens dormindo amontoados nos corredores do Ginásio Castelão, sem falar do almoço serviço sem nenhuma estrura, não há mesas e cadeiras, os jovens almoçam sentados no chão.

O eterno suplente e dublê de Secretário, Roberto Costa, deve andar muito ocupado com sua campanha para Deputado Estadual, talvez por isso esteja economizando nos recursos financeiros ou talvez a única parte do JEMs que conheça seja as cerimônias de abertura, afinal de contas é nessa hora que faz seus discursos inflamados e tenta consquistar os votinhos dos jovens atletas.

A justificativa da SESPJUV para o tratamento desumano deve ser a mesma de sempre: encontraram a secretaria falida!, para mostar que o problema não é de recursos financeiros estamos fazendo um levantamento de quanto a SESPJUV já recebeu somente de verbas suplementares, nos próximos dias publicaremos.

A resposta para tamanha desorganização é a falta de identidade com a juventude, o secretário só pensa em deixar de ser suplente nas eleições de 2010 e sua equipe de assessores, a maioria formada por ex-lidernças inexpressivas oriundas do movimento estudantil que não tem identidade com a causa da juventude, dai que o resultado não podia ser diferente.

Será que o secretário acha emocionante durmir amontoado em corredor? será que acha emocionante almoçar no chão? Esperamos que ao olhar as fotos o secretário amoleça seu coração e quem sabe se emocionando deixe de maltratar a juventude maranhense.

Juventude de Ribamar cria Fórum e elege Conselho de Juventude






Entidades juvenis de São José de Ribamar (Região Metropolitana) se reuniram sábado (22/08) para organizarem o Fórum Municipal de Juventude. A reunião conteceu na Vila Operária e reuniu a juventude local e diversas entidades que trabalham com políticas públicas de juventude.

O encontro foi organizado pela Associação Municipal dos Estudantes (AME), União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES), União dos Estudantes Ribamarenses (UER) e Associação da Juventude de Ribamar (AJR) e contou com apoio da Prefeitura de São José de Ribamar através da Secretaria Municipal de Juventude, do Conselho Estadual de Juventude (CEJOVEM) e do Fórum Estadual de Juventude do Maranhão (FEJMA).

O presidente do CEJOVEM, Raimundo Penha, e o Secretário Executivo do FEJMA, Rafael Oliveira estiveram presentes no evento.

Ao final do encontro foram eleitos os representantes da Sociedade Civil para compor o Conselho Municipal de Juventude, que deverá ser empossado nos próximos dias.

Ministério Público confirma: LIBERDADE É DA JUVENTUDE




O Ministério Público Estadual jogou mais uma pá de cal na frustada tentativa de anular a eleição para Diretoria do Conselho Cultural e Comunitário da Liberdade. A Promotoria de Fundações e Entidades emitiu parecer concluisvo pela regularidade da eleição e mandou arquivar o processo (veja fotos contendo o despacho).

A eleição acontecera dia 02 de Agosto e de lá para cá as chapas derrotas tentaram convercer o Ministério Público de supostas irregularidades. A manobra não colou. A Promotora Sandra Elouf, titular da Promotoria de Fundações e Entidades se debrouçou sobre os documentos e ao final reconheceu o processo como válido.

Boateiros de plantão informaram que uma das chapas derrotas estaria disposta a travar uma briga judicial, para manter a tradição instalada no Maranhão. Depois que sinhá Roseana tomou o mandato de Jackson Lago, todo "vice" ou "segundo colocado" se acha no direito de tomar o mandato do vencedor. Dificilmente a manobra dará certo, vez que o próprio Ministério Público já constatou a regularidade da eleição.

A chapa 01 encabeçada pelo jovem Rafael França, foi empossada na noite do dia 22 no teatro Padre Haroldo, no bairro da Liberdade (foto da Diretoria). Agora é hora de mostrar trabalho.

Aos que fizeram torcida, reza, promessa, chantagem, greve de fome ou jogaram praga pela anulação, ainda não foi desta vez.

Dilma é Sarney


Os últimos acontecimentos no Senado Federal deixaram claro a sede de poder do Presidente Lula. Lula enquadrou os senadores do PT para votarem afavor de José Sarney (PMDB/AP), tudo objetivando a formação de aliança eleitoral em torna da Ministra Dilma Ruchefe.

O resultado foi desastroso, a Senadora Marina Silva se desfiliou do partido e pode ser candidata a Presidente da República, o Senador Flávio Arns anunciou sua saída do PT e o Senador Aloízio Mercadante deve deixar a liderança do partido no Senado.

Para Lula nada disso importa, o objetivo maior é a eleição de Dilma e para isso sacrificará quem for necessário e protegerá os seus interesses. Lula é Dilma e Dilma é Sarney e Sarney é Governo.

Dê uma olhada na declaração de amor que Dilma fez para Sarney...

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

FEJMA ADIADO DE NOVO!

FEJMA ADIADO DE NOVO
Mais uma vez foi adiada a Reunião do Fórum Estadual de Juventude do Maranhão - FEJMA, que seria realizada neste fim de semana na Cidade de Cururupu.
A organização local pediu o adiamento para os dias 28, 29 e 30 de Agosto. Oficialmente o motivo seria o conflito de agendas. Fala-se extraoficialmente que na verdade o motivo seria pressão do eterno suplente e dublê de secretário Roberto Costa. É esperar para ver!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Ministro do Trabalho recebe Presidente do CEJOVEM


O Presidente do Conselho Estadual de Juventude do Maranhão (CEJOVEM) Raimundo Penha foi recebido pelo Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Luppi. Acompanhado do Assessor Especial do Ministro, Weverton Rocha, Penha foi reivindicar programas e projetos voltados para juventude maranhense.

BOA NOTÍCIA
Durante a audiência o Ministro deu a boa notícia afirmando que manterá o convênio com o Governo do Estado para execução do programa Juventude Cidadã (equivalente ao projovem trabalhador) que vai qualificar 8 mil jovens no Estado do Maranhão. O convênio foi firmado em 31 de Dezembro de 2008 ainda no Governo de Jackson Lago que tinha Weverton Rocha como Secretário de Estado de Esporte e Juventude.

O valor global do convênio é na ordem de R$ 12 milhões de reais, sendo que a primeira parcela já foi depositada na conta da Secretaria de Estado de Esporte e Juventude. Weverton Rocha afirmou que mesmo não estando mais na Secretaria de Juventude continuará defendendo a vinda de grandes projetos que beneficiem a juventude do Maranhão e lembrou que o convênio foi firmado em sua gestão.

JUVENTUDE CIDADÃ
O programa juventude cidadã atende jovens com idade de 18 a 29 anos. O programa oferece qualificação profissional e uma bolsa de R$ 100,00 (cem reais) por mês para cada jovem pelo período de 6 meses.

No Maranhão serão qualificados 8 mil jovens. O valor do convênio é estimado em 12 Milhões de Reais que serão repassados a Secretaria de Estado de Esporte e Juventude. Resta ao povo ficar de olho!

PROJOVEM URBANO
O Presidente do CEJOVEM realatou ainda ao Ministro que o salário dos professores do programa projovem urbano está atrasado, fato que pode inviabilizar a continuaidade do programa. O Ministro ligou de imediato ao Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Luis Dulce, que informou que esta semana fará o repasse a Secreataria de Estado de Esporte e Juventude para que coloque os salários em dia.

COMENTÁRIO PAPAO CABEÇA: Com 12 milhões para gastar o eterno suplente e dublê de Secretário, Roberto Costa, ainda afirma que recebeu a Secretaria falida. Haja óleo de peroba!!!!!!!

domingo, 16 de agosto de 2009

O Maranhão quer, o Brasil exige e o Mundo apóia: FORA SARNEY!



O dia 15 de Agosto não foi mais um sábado, foi o sábado!, foi nesse dia que em vários Estados do Brasil o povo mostrou sua indignação com a atual bandalheira que tomou de conta do Senado Federal.

O movimento promete se manter vigilante e novas manifestações serão realizadas pelo país afora, o objetivo é não deixar cair no esquecimento as milhares de denúcias de corrupção praaicas pelo Senador José Sarney (PMDB/AP).

MARANHÃO DIZ FORA SARNEY

No Maranhão como não poderia ser diferente também fez sua manifestação contra a permanência do Senador José Sarney na presidência do Senado. Os manifestantes se reuniram na Praça João Lisboa, na Capital, de lá sairam em passeata até a rua grande.

DESCULPAS
Durante a passeata os manifestantes aproveitaram para fazer um pedido de desculpas ao Brasil pelo fato de Sarney ter nascido no Maranhão.

Movimento pelo Maranhão Livre faz reunião em Timom






Na tarde deste sábado (15/08) aconteceu o primeiro encontro do ‘Movimento para um Maranhão Livre’ em Timon - MA. Com a presença dos ex-governadores, Jackson Lago (PDT) e Zé Reinaldo (PSB), a sede do PDT ficou pequena para a quantidade de pessoas que lá se encontravam para a apoiar mais um encontro que visa o melhoramento do Estado.

Além dos ex governadores, esteve presente o vice-presidente estadual do PDT/MA, Chico Leitoa, o secretário geral do PSB/MA, Luciano Leitoa, o ex secretário de Juventude do Maranhão, Weverton Rocha, o Secretário de Política do 1ª Emprego do Ministério do Trabalho, Ezequiel Sousa, Edson Vidigal, entre outros.

Um Maranhão livre é um sonho muito antigo, que antecede à ditadura militar e talvez ao próprio vitorinismo. Este Movimento é aberto a todos que desejam o Maranhão livre, desenvolvido, fraterno e justo.

O movimento mostra a nova coragem para as forças democráticas que se achavam dizimadas, decepcionadas com o golpe aplicado por Sarney contra a vontade expressa nas urnas pelos maranhenses.

Em discurso, Zé Reinaldo (PSB) fez uma reflexão sobre a crise do Senado, mostrando que hoje o Brasil sabe de fato quem é José Sarney, mostrando uma política corrupta e centralizada. Já o ex governador Jackson Lago fez um breve histórico do que foi o seu governo em quanto esteve no poder, mostrando com dados os seus feitos.

Empreiteira pagou dois imoveis para família Sarney


BRASÍLIA - Há três décadas, a família Sarney tem como endereço em São Paulo o edifício Solar de Vila América, situado na Alameda Franca, nos Jardins. Até 2006, era um apartamento apenas. Hoje, além do apartamento número 82, comprado em 1979, a família tem a sua disposição outras duas unidades.Os apartamentos 22 e 32 foram comprados há três anos. São usados pelos Sarney, mas estão registrados em nome de uma empreiteira, que cuidou da negociação e pagou os imóveis.

A empreiteira é a Aracati Construções, Assessoria e Consultoria Ltda, cujo dono é o empresário Rogério Frota de Araújo, amigo dos filhos do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). De acordo com os registros da empresa na Receita Federal, a Aracati - cuja razão social foi formalmente alterada para Holdenn Construções, Assessoria e Consultoria - tem hoje como principal nicho de negócio o setor elétrico, área do governo federal em que Sarney exerce influência. Há dois anos, a empresa começou a atuar em projetos de construção de usinas termoelétricas.

Num dos apartamentos, o 22, mora um neto do presidente do Senado, Gabriel José Cordeiro Sarney, filho do deputado Zequinha Sarney (PV-MA). O outro apartamento, o 32, costuma abrigar assessores e convidados dos Sarney, mas também hospeda a família. Em junho passado, por exemplo, foi utilizado pelo próprio senador , em viagem a São Paulo para acompanhar a recuperação da filha, Roseana, operada para correção um aneurisma cerebral.

No Aeroporto


Por um mês, o Estado mapeou a história da aquisição dos dois apartamentos. Em Porto Alegre, a reportagem localizou o economista Felipe Jacques Gauer, de 46 anos. Ele conta que, assim que decidiu vender o apartamento 22, após mudar de São Paulo para a capital gaúcha, foi contatado por um neto de Sarney. Segundo Gauer, foi José Adriano, filho mais velho do deputado Zequinha, quem o procurou, por telefone. Estava interessado em comprar o imóvel.

"Ele (José Adriano) me fez algumas perguntas e disse que uma pessoa dessa empresa, a Aracati, iria me procurar para acertar a compra do apartamento", disse Gauer ao Estado. Tudo aconteceu conforme o neto de Sarney combinou. Dias depois, Gauer foi procurado por Maria Rosane Frota Cabral, irmã e sócia de Rogério Frota na Aracati. "Percebi que, por alguma razão, não queriam que o sobrenome Sarney aparecesse na história", diz o economista.

Maria Rosane acertou de encontrar Felipe Gauer pessoalmente para fechar a compra. Em 20 de fevereiro de 2006, os dois viajaram para São Paulo. Ela saiu de Brasília, onde mora, e ele, de Porto Alegre. A pedido de Rosane, se encontraram no Aeroporto de Congonhas. O negócio foi sacramentado no saguão: a sócia da Aracati levara ao aeroporto um escrevente do cartório de Sorocaba, interior paulista, e a escritura, que já estava pronta, foi assinada ali mesmo.

"Ela (Rosane) ligou para o banco e mandou fazer a transferência do pagamento. Telefonei para a minha gerente e, assim que recebi a confirmação de que o dinheiro tinha caído em minha conta, assinei a escritura", conta Gauer. Indagado se não estranhou a maneira atípica como se deu a transação, o economista respondeu: "Eu achei estranho, mas estava precisando vender o apartamento".

Fechado o negócio, o próprio José Adriano, que aparecera no noticiário recente como dono de uma empresa que intermediava crédito consignado no Senado, passou a morar no apartamento. À época, José Adriano trabalhava em São Paulo. Depois que ele se mudou para Brasília, o apartamento ficou por conta do irmão, Gabriel. Um apartamento no prédio vale, hoje, cerca de R$ 300 mil.

Zelador

A história da compra do outro apartamento, o de número 32, é semelhante. Deu-se dez meses depois, em dezembro de 2006. A venda foi feita pelo empresário Sidney Wajsbrot, 43 anos, dono de uma fábrica de plásticos em Guarulhos, e pela mulher dele, a psicóloga Liza Heilman.

Ao Estado, Wajsbrot contou que, antes mesmo de pôr o apartamento publicamente à venda, foi procurado pelo zelador do prédio. "Ele me disse que o senador Sarney estava procurando um apartamento, que ele já tinha dois apartamentos no prédio e queria um terceiro, para um assessor dele", afirmou o empresário.

A partir do contato do zelador, o próprio Rogério Frota apareceu para tratar do negócio. Primeiro, fez uma visita para conhecer o apartamento.

Na hora de fechar a compra, a exemplo do que ocorrera na aquisição do apartamento 22, foi a irmã de Rogério Frota, Rosane, quem viajou de Brasília para São Paulo a fim de resolver. Novamente, estava acompanhada de um funcionário do cartório de notas de Sorocaba.Ela veio com o rapaz do cartório, trouxe um cheque nominal, da empresa, e assinamos a escritura", diz Wajsbrot. "Legalmente, o nome dele (Sarney) não aparece."

O Estado falou nas últimas semanas com moradores e funcionários do condomínio Solar de Vila América. Eles acham que a família Sarney é proprietária de três apartamentos no prédio: o 82, desde 1979 em nome de Fernando Sarney, e os dois comprados e registrados em 2006 pela empreiteira de Rogério Frota.

No porta-malas

Em 19 de julho do ano passado, agentes da Polícia Federal chegaram a montar vigilância na porta do prédio, em meio a investigações de empresas da família Sarney. Eles souberam que um funcionário dos Sarney saíra de Brasília rumo a São Paulo com uma mala e receberam ordem de interceptá-la.

Ao perceber a presença de agentes federais na frente do prédio, o zelador passou a informar Fernando Sarney. Depois, ajudou o portador da mala a deixar o edifício, escondido no porta-malas de um carro dos Sarney.Mês passado, o zelador acabou demitido.

Não é a única polêmica a envolver os Sarney no prédio. Moradores ouvidos pelo Estado contam que o apartamento número 22 é comumente utilizado para receber "gente de Brasília" e, nessas ocasiões, costumam ocorrer festas.

Entre os funcionários do prédio, é conhecido o esforço para evitar que os apartamentos sejam relacionados aos Sarney e ao próprio Rogério Frota. Até dias atrás, a conta de TV a cabo de um dos apartamentos estava em nome do ex-zelador.
Fonte: www.estadao.com.br

COMENTÁRIO PAPO CABEÇA: Bom, a resposta do Senador Sarney deve ser a mesma de sempre: não sabia!... Meu amigo, a grande família (aquela do programa que a rede Globo exibe ás quinta a noite) perde é feio. Cruz credo!

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Do Maranhão para o mundo...o circo de SARNEY!


Nem a juventude hitlerista foi tão manipulada quanto a juventude Sarneysista!

Na foto supostos líderes protestam contra a paralização das obras do Ginásio Costa Rodrigues. Detalhe: a juventude protesta contra os ex-Governadores Zé Reinaldo e Jackson Lago e o ex-Secretário Weverton Rocha, quando deveriam protestar contra o eterno suplente e secretário de Esporte e Juventude, Roberto Costa, que foi quem ordenou a suspensão da reforma.

Como se vê Sarney ainda influência na política brasilieira, contribui para a reprodução do circo que montou em Brasilia. O dono do convento das Mercês, agora tem seu próprio circo no Maranhão: o circo de Sarney.

Se continuar assim, o cirque de soleil e do circo nacional da china que se cuidem!!!!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

ATO SECRETO EM SÃO LUÍS: o acampamento que ninguém viu!


O tão "divulgado" acampamento pelo passe livre em São Luís parece que não tem o apoio da classe estudantil. Certamente, os estudantes devem saber muito bem a serviço de quem estão os dinossauros "estudantis".

Desde ontem militantes profissionais ligados ao grupo Sarney estão acampados na porta da Prefeitura de São Luís, com argumento de estarem reivindicando a gratuidade na passagem para estudantes da Capital.

A pauta é mais que nobre, é justa! o que nos chama atenção é que essa "turminha" há muito tempo está dirigindo as entidades estudantis da Capital e somente agora decidiram reivindicar o passe livre, sendo que na gestão do Prefeito Tadeu Palácio nunca fizeram tal reivindicação. Alguem $aberia dizer os motivo$$$$$$$?

Para deixar mais claro o caráter politiqueiro, "os grandes líderes" armaram acampamento sem sequer ter iniciado diálogo com o Prefeito João Castelo, que incluise encontra-se viajando.

Boa parte das entidades, até hoje são desconhecidas pelos estudantes. Talvez devem ter sido criadas por ato secreto, para manter a tradição de seu chefe.

Confira na foto a presença de 07 gatos pingados sendo observados possivelmente por turistas que passavam pelo local.

Imaginar que outrora a classe estudantil já lotou praças e ruas na defesa de seus direitos. Quem viveu essa época de luta e de glória deve sentir vergonha de tamanha patacoada.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

FEJMA ADIA REUNIÃO


Atenção galera, a reunião do Fórum Estadual de Juventude do Maranhão- FEJMA foi adiada para os dias 21, 22 e 23 de Agosto, na Cidade de Cururupu.

Aos ansiosos caberá mais uma semana de espera e muitas articulações.

Segundo a Secretaria Executiva o adiamento é "para viabilizar uma melhor estrutura".

CHARGE: FORA SARNEY!

com quem ele parece?



A foto é do Senador Paulo Duque (PMDB/RJ), que preside o Conselho de Ètica (e bota ética nisso!) do Senado Federal.

Olhando a foto tive a impressão de tratar-se do primo mais novo do Fredy Krueger, aquele dos filmes de terrô. As concidências não param na aparência física, Krueger transformava o sonho dos jovens em pesadelos mortais... Duque também anda assombrado o Senado Federal!

sábado, 8 de agosto de 2009

PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR?

Onde mesmo funciona uma tal de "Federação de Juventude"?

Porque só agora algumas entidades resolveram lutar pelo "passe livre" para estudantes? Porque não fizeram i$$o quando Tadeu Palácio era Prefeito de São Luís?

Será que se Canindé Barros fosse Secretário de Transportes essas mesmas entidades estariam "reivindicando" o passe livre? Será?

Quem será o "ex-lider" estudantíl que anda criticando a gestão de João Castelo mais mantém a esposa e um irmão em cargos comissionados na SMTT? Seu Riba nele!

Quantos Conselheiros Estaduais de Juventude conseguirão se reeleger? E os que não se reelegerem ainda serão recebidos pelo eterno suplente e secretário Roberto Costa?

Por qual entidade e qual municipio Arnaldo Gomes e Sergio Oliveira disputarão a reeleição? Será que vão?

Conselho de Juventude escolhe nova Diretoria

Os membros da Sociedade Civil do Conselho Municipal de Juventude de São Luís fizeram a indicação dos dois represntantes para compor a Diretoria do referido. A reunião aconteceu no dia 07 de Agosto (ontem).

A Diretoria do COMJOV é composta por 03 membros: Presidente, Vice-Presidente e Secretário Geral. No primeiro mandato a presidência será exercida pelo Poder Público e a vice-presidência e secretaria geral serão ocupadas pela Sociedade Civil.

Foram indicados os jovens Luís Claudio Borges para execer a vice-presidência e Lucivaldo Lopes para a secretaria geral. Cada um obteve 9 votos dos 11 possiveis. Agora o nome dos dois segue para aprovação na plenária do Conselho.

Enquanto o Conselho Municipal de Juventue de São Luís caminha para o consenso,no Conselho Estadual o clima de eleição anda acirrando os ânimos!

terça-feira, 4 de agosto de 2009

ROSEANA: uma mulher do futuro ou do passado?



Tem coisas que o tempo não muda, o jeito de Roseana Sarney governar sem dúvidas é uma delas. Iniciou o governo do mesmo jeito que terminara o anterior em meados de 2002, cheia de arrogância, ódio e promessas mirabolantes.

No primeiro dia já anunciava o sequestro dos recursos repassados pelo Governador Jackson Lago as diversas Preituras do Estado, demonstrando a sua típica arrogância pricipalmente no trato com a classe política. Logo em seguida iniciaraia sua fabulosa campanha midiática, vendendo gatos como se lebre fossem.

Na semana passada anunciou o "maior projeto de obras rodoviárias já vista no Maranhão". Detalhe: a mioria das obras são para serem iniciadas em 2011 e 2012, bem após o termino do seu mandato. Será que a Sinhá já conseguiu a prorrogação do mandato no TSE? não duvidaria, pena que Eros Grau já não se encontre mais na corte para ser o relator!

As imagens postadass foram divulgadas pelos órgão de comunicação ligados a família Sarney e são das estradas que Sinhá Roseana fará em 2011 e 2012, exatamente quando já não for mais governadora do Estado.

As obras são do futuro ja as práticas são do passado, as mesmas de sempre.

LIBERDADE É DA JUVENTUDE


A juventude foi a grande vencedora da eleição para escolha da Diretoria do Conselho Cultural e Comunitário do Bairro da Liberdade, realizada dia 02 de Agosto (domingo). A chapa 01 encabeçada pelo jovem Rafael França (foto, 23 anos) é composta por sua maioria por jovens, sagrou-se vencedora numa dispusta eletrizante.

A eleição mobilizou a comunidade da liberdade e atraiu a classe política para o bairo. 06 chapas disputaram os votos da comunidade e todas, como sempre prometiam mudanças e muito trabalho.

Ao final da apuração a chapa 01 despontou com mais de 100 votos sobre a segunda colocada. Em segundo lugar ficou a chapa liderada pelos experientes César Bombeiro e Alan Kardek. Ao que parece a juventude vem conquistando novos espaços! Resta nossa torcida para que façam um bom trabalho. A liberdade ficará grata e a juventude com certeza ficará orgulhosa!

BASTIDORES

NA PORRADA
Meu amigo, essa nem eu acreditei...
Uma fonte deste blog, muito segura por sinal, informou que durante a ida da delegação maranhense ao congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes) o pau cantou feio entre os usurpadores.
Segundo a fonte, a confusão começou por causa do rateio de uma tal de ajuda de custo. Uma "moça" (que não brinca em serviço, diga-se de passagem), teria ido tomar satisfação com um coordenador do ônibus e do din din, ai num prestou. Para completar o moço que faz parte da atual equipe da Secretaria de Esporte e Juventude (que parece ser o milésimo suplente de vereador de São Luís) teria se inchado mais que sapo cururu em beira de lagoa e de quebra teria destratado alguns militantes da neo-usurpadora, foi o suficiente para a menina prodígio descer das tamancas e esquecer a diplomacia. Resultado a menina encheu a cara do lider de tabefe.Dizem que depois disso o rapaz ficou calminho, calminho!
Mexe com quem tá quieto!

PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR?
Que dia mesmo vai ser a Reunião Extraordinária do FEJMA que Assis Filho tava convocando?

REELEIÇÃO
Faltam menos de 15 dias para a eleição dos membros do Conselho Estadual de Juventude e grande questão é saber quem são os candidatos a conselheiro e dos atuais quais deles se candidatarão e quais se reelegerão. É esperar para ver!

PALÁCIO DE LOBÃO
Tem ganhado corpo nos bastidores da política a informação que o candidato do grupo Sarney ao governo será o Ministro Edson Lobão que terá como companheiro de chapa o ex-prefeito de São Luís Tadeu Palácio.
Dizem que a família Sarney estaria esperando o resultado de uma pesquisa para bater o martelo, se confirmar a altíssima impopularidade da Sinhá Roseana, Lobão entra na parada! É esperar para ver...