quinta-feira, 17 de junho de 2010

Chico Leitoa elogia realização de audiência sobre Casas da Agricultura


Agência Assembleia
O deputado Chico Leitoa (PDT) destacou, na sessão desta quinta-feira (17), a realização da audiência pública que tratou do financiamento e valorização das Casas da Agricultura Familiar ou Casa Familiar Rural. O parlamentar disse que “não importa o nome, desde que adotem a Pedagogia da Alternância”.

A audiência foi feita por solicitação do presidente da Assembleia, Marcelo Tavares (PSB), pelo fato do Maranhão ser o estado que menos investe na agricultura familiar em todo o país, tendo o atual governo determinado ainda corte de 50 por cento no orçamento do setor agrícola em 2010.

Chico Leitoa contou que participou da audiência com interesse extra, porque teve a iniciativa de implantar desde a estaca zero um projeto desses no município de Timon, quanto ele foi prefeito do município.

Leitoa falou que adotou a forma de financiamento por decisão própria no município, mas que um projeto dessa importância “não pode sobreviver ao bel-prazer dos governantes que entram e dos governantes que saem”.

O parlamentar pedetista lembrou que “a Pedagogia da Alternância foi instituída, na França, em 1930, e, lá já são 500 dessas casas dotando as comunidades rurais das condições mínimas de sobrevivência e, é claro, de um desenvolvimento sustentável, a partir do conhecimento e de técnicas que são apreendidas nas escolas e praticadas nas comunidades”. Na audiência, de acordo com o deputado, ficou claro que no Brasil os Estados do Amapá, do Espírito Santo e de Minas Gerais são aos que destinam mais recursos, em torno de R$ 35 milhões, para esse projeto.

Chico Leitoa elogiou também o presidente da Assembleia pela proposta de realização da audiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário