sexta-feira, 4 de junho de 2010

Eros Grau perde eleição para Academia Brasileira de Letras


O ministro Eros Grau, que foi relator do processo de cassação do mandato do governador Jackson Lago, foi derrotado nesta quarta-feira (2) na eleição para escolha do novo membro da Academia Brasileira de Letras. O vencedor foi o recifense Geraldo Holanda Cavalcanti, de 81 anos, que ganhou a eleição com 20 votos para ocupar a cadeira 29 da ABL.

Geraldo Holanda Cavalcanti concorria com o ministro Eros Grau, do Supremo Tribunal Federal, que teve 10 votos, com o presidente da Biblioteca Nacional, Muniz Sodré, que recebeu 8 votos, e com o músico Martinho da Vila, que não recebeu nenhum voto.

Cavalcanti é poeta, tradutor, ensaísta e memorialista. Exerceu a carreira de diplomata por mais de 40 anos, tendo sido embaixador no México, na Unesco e na União Europeia. Estreou na poesia em 1964, com “O Mandiocal de Verdes Mãos”. O também imortal Eduardo Portella, que era dono da “Tempo Brasileiro”, editora que publicou o livro, diz que Cavalcanti lhe foi na época recomendado por Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto e José Guilherme Merquior.

Em 1998, publicou “Poesia Reunida”, pelo qual conquistou o prêmio Fernando Pessoa, da União Brasileira de Escritores. Suas publicações mais recentes são “Encontro em Ouro Preto” (contos, 2007) e “As Desventuras da Graça” (memórias, 2010), ambos pela editora Record.

É especialista na obra e na tradução de poetas italianos – já verteu ao português obras de Giuseppe Ungaretti, Salvatore Quasimodo, Eugenio Montale e Umberto Saba -, mas também de autores de língua espanhola, como o colombiano Álvaro Mutis.

Recebeu, na Itália, em 1998, o prêmio Eugenio Montale, pela tradução da obra do poeta homônimo. Pela tradução de Quasimodo, ganhou, no ano seguinte, o prêmio Paulo Rónai da Fundação Biblioteca Nacional.

PAPO CABEÇA: Bem feito! Agora só falta Eros incorporar o espírito de Sinhá Rose e bater as portas do judiciário para cassar o primeiro colocado. Quanta conhecidência entre eles, ambos gostam do 2º lugar.

FONTE:http://www.jornalpequeno.com.br/blog/ManoelSantos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário