segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Fundação Sarney desviou verba da Petrobras, diz CGU


Uma auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) nas contas da Fundação José Sarney apontou fraudes na execução de um projeto de R$ 1,3 milhão patrocinado pela Petrobras. A informação foi publicada na edição desta segunda-feira (18) no jornal O Estado de São Paulo. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirma não ter participação na administração da entidade e disse esperar esclarecimentos da Fundação.

Segundo o jornal, a CGU acusa a entidade de uso de notas frias e outras com divergências de valores, do uso de empresas fantasmas e de fachada, de contratações irregulares, ausência de comprovação de serviços, entre outras irregularidades.

Os recursos do contrato com a Petrobras seriam destinados à preservação do acervo e à modernização dos espaços físicos da entidade, em São Luís. A CGU, no entanto, verificou que R$ 129 mil foram desviados para custear despesas de custeio da fundação, como energia, impostos e refeições. Segundo o jornal, o relatório foi enviado na semana passada ao Ministério da Cultura, intermediário do patrocínio.

De acordo com O Estado de São Paulo, os auditores estiveram em São Luís (MA) e constataram que a Fundação José Sarney apresentou, em sua prestação de contas, notas fiscais de empresas com endereços falsos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário