segunda-feira, 14 de setembro de 2009

De volta ao trabalho: De Nelson Mandela a Roseana Sarney

Ontem (domingo) assistia ao filme intitulado "Mandela" que conta a história do líder africano que ficou preso por quase 30 anos por lutar por direitos iguais na África do Sul.

Algumas passagens do filme me faziam lembrar da semelhança da África do Sul com o Estado do Maranhão, dentre tais, uma evidência é tão triste quanto real: uma minoria forma a elite dominante que explora e governa a maioria de pobres.

Observando a história política que o filme conta, o que mais chamou minha atenção foi o constante uso da frase "de volta ao trabalho" que é o atual slogam do (des)Governo do Estado. No filme os carcereiros que chicoteiam e obrigam os prisioneiros a trabalharem por várias vezes repetem a frase "de volta ao trabalho". Será que a inspiração para uso do slogam veio destas passagens deste filme? Será mera conhecidência?

Os negros que foram transformados em priosioneiros eram obrigados ao trabalho forçado e eram vigiados por carceireiros armados com chicotes que tinham dentre as funções fazer os negros trabalharem intensamente.

Mandela estava preso porque defendia que todo homem, negro ou branco, tinha direito de votar,esta proposta contrariou a elite dominante formada somente por brancos.No Maranhão o Tribunal Superior Eleitoral anulou mais de 1 milhão de votos para voltar Roseana Sarney ao poder, ou seja, o povo aqui também não tem direito de votar.

Aos que sentirem curiosidade, não deixem de assistir o filme se chama Mandela. É uma história interessante. Assiste e compare as "conhecidências" com a realidade maranhense.

Um comentário: