sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Presidente do CEJOVEM participa da 3ª Reunião Nacional de Conselho Estaduais




O Presidente do Conselho EStadual de Juventude, Raimundo Penha, participou nos dias 09 e 10 de Setembro, na cidade de Curitiba (PA) da 3ª Reunião dos Conselhos Estaduais de Juventude. A Reunião foi organizada pelo Conselho Nacional de Juventude (CONJUV) através da Comissão de Articulação e Diálogo.

No dia 09, os Conselhos Estaduais se reuniram para debater as estratégias para realização do II Encontro Nacional de Conselhos de Juventude que deverá acontecer no mês de Novembro de 2009. O I Encontro aconteceu em novembro de 2008 e contou com participação do Conselho Estadual de Juventude do Maranhão e dos Conselhos Municipais de Balsas e Coelho Neto. A meta do CEJOVEM é levar representantes de pelo menos 10 Municípios.

Durante a reunião foi discutido o calendário de reuniões preparatórias que acontecerão nos Estados visando uma melhor integração. Os Conselhos de Juventude do Maranhão e do Piauí estão trabalhando para realizar um encontro envolvendo os conselhos municipais e estaduais dos 02 estados.

Já no dia 10 foi iniciada a 18ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Juventude tendo como convidados os Conselhos Estaduais. Durante a reunião o CONJUV fez uma avaliação da Política Nacional de Juventude, mais especificadamente avaliou a execução do programa projovem (projovem urbano, projovem trabalhador, projovem rural e projovem adolescente). A reunião teve como expositores representantes da Secretaria Geral da Presidêrncia da República (gestora do programa projovem urbano) e do Ministério do Trabalho e Emprego (gestor do programa projovem trabalhador.

O Presidente do CEJOVEM relatou que no Maranhão devido inoperância do Governo do Estado a execução do programa projovem urbano está um "caos" e citou o atrasa no pagamento dos professores, a burocracia para entrega do cartão dos jovens beneficiuários e ainda o uso político do projeto.O CONJUV realizará um seminário nacional para avaliar o projovem.

Um comentário:

  1. ... até quando esta pendenga vai perdurar no seio da maior representação isntitucional da juventude maranhense, mesmo que esta não esteja representada no seu contexto geral, devido as disputas pequenas no interior dos dois principais grupos jovens do estado?

    Espero que ambos, que outrora foram do mesmo grupo num passado não tão distante assim, possam sentar a mesa, por seus projetos ambíguos e pessoais de lado e pensar de fato na política publica de juventude, ampla e democrática.

    Eu que não me sinto mais no direito de disputar estes espaços, mas, pelo que já vivi neste meio, conto com esta compreensão de vocês que ainda consomem desta reaponsabIDADE.

    Abraços, a todos/as.

    ResponderExcluir