quarta-feira, 16 de setembro de 2009

MARANHÃO CONTRA PEDOFILIA: CPI Nacional conclui trabalhos no Maranhão


Nesta terça-feira (15 de Setembro) os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado Federal que visa apurar os abusos sexuais cometidos contra crianças e adolescentes deram continuidade aos trabalhos do Estado do Maranhão. Três pessoas foram presas e duas declaradas fugitivas da Justiça. Este foi no resultado da visita ao Maranhão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que investiga casos de pedofilia em todo o país, encerrada ontem à noite na Assembleia Legislativa

Os trabalhos foram iniciados no dia 14, onde foram realizadas 02 prisões a do vice-prefeito de Bom Lugar e da mãe de uma jovem que teria sido abusada pelo vice. Os trabalhos vararam pela madrugada.

Casos polêmicos continuaram na pauta da CPI, que retomou os trabalhos ás 10 horas na manhã, no Plenarinho da Assembléia Legislativa.

DÉCIO CONSTRANGE MAGNO MALTA
Quando ainda se preparava para iniciar dar abertura aos trabalhos, o Presidente da CPI, Senador Magno Malta (PR/ES) foi abordado pelo blogueiro da Mirante Décio Sá, que informara ao Senador que o Vice-Prefeito da Cidade de Bom Lugar, preso por Malta na noite anterior, pertence ao Partido da República- PR, mesmo partido do Senador.

Visivelmente constrangido o Senador lamentou a filiação do vice-prefeito e anunciou que estará pedindo a expulsão do mesmo do partido.

Décio só não informou que o Partido da República curiosamente ocupa a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania no (des)governo de Roseana Sarney e que o presidente nacional do partido, Sérgio Tamer, é o titular da secretaria.

Se soubesse desta informação Magno Malta certamente ficaria mais envergonhado, tendo de conviver com um pedófilo no seu partido e tendo de ver tanta violação aos direitos humanos de crianças e adolescentes sem a menor proteção da Secretaria de Direitos Humanos, que por coincidência é comandada pelo presidente nacional do seu partido.
Como diria o ditado: casa de ferreiro, espeto de pau!

CASO VIANA
Um caso polêmico da Cidade de Viana abriu os trabalhos da CPI no dia 15. O professor Batista Cunha de 58 anos é acusado de abusar sexualmente de duas irmãs, uma de 11 nos e outra de 14.

A mãe das menores, autora da denúncia, tivera um romance por 8 anos com Batista. Há 3 anos o relacionamento terminou e a uns 3 meses surgiram as denuncias de abuso sexual.

Durante a manhã foram ouvidos a mãe, as menores, o Conselheiro Tutelar que acompanha o caso e o acusado.

EMOÇÃO E REVOLTA
Parte dos integrantes dos movimentos de defesa das crianças e dos adolescentes ficaram revoltados com o Senador Magno Malta que num gesto midiático resolveu ouvir as duas menores no Plenarinho, diante de mais de 100 pessoas, dentre quais uns 50 profissionais da imprensa.

Várias lideranças argumentaram que o senador deveria ouvir as crianças em sala separada, para preservá-las e mantê-las distante dos holofotes.o Senador mostrado-se intransigente e até insensível fez o interrogatório das menores no plenarinho que permaneceu lotado. As menores foram trazidas ao plenário usando uns roupões e tinham o rosto coberto por uma toca.

No depoimento as menores confirmam terem sofrido abuso praticado pelo professor e relatam os detalhes que chocaram o presentes levando boa parte deles as lagrimas quando falaram que queriam ver o professor preso.

O ACUSADO
O professor Batista Cunha aparentando certa calma se declarou inocente e disse ser vítima de perseguição política e amorosa. A perseguição amorosa o professor atribuiu ao atual marido da mãe das vítimas que segundo o professor teria ciúmes da relação dele com sua esposa.

A perseguição política foi atribuída o grupo do Prefeito de Viana, Rilva Luís, de quem o professor se declarou desafeto político . Batista afirmou ainda que havia interesses políticos de silenciarem ele, haja vista que o mesmo é radialista mantendo um programa de rádio que diariamente faz duras críticas ao Prefeito de Viana.

No início da noite o professor teve sua prisão preventiva decretada pelo Juiz da Cidade de Viana. Batista Cunha foi conduzido para o plantão central da REFSA.

CHICLETE 10, CRIANÇA ZERO!

Durante relato do Conselheiro Tutelar conhecido como Dean, este entregou vários relatórios manuscritos aos Senadores que se indignaram com a falta de estrutura para funcionamento do Conselho Tutelar de Viana. Os senadores não pouparam críticas aos gestores municipais pela falta de apoio ao trabalho dos Conselhos.

No caso da Cidade de Viana, só para lembrar no ano de 2008 o Prefeito Rilva Luís (PV) levou para uma apresentação na cidade a banda baiana Chiclete com Banana, cujo show não deve custar nada mais nada menos que a bagatela de R$ 100 mil reais. É de se estranhar que quem tenha recursos para botar chiclete com banana na praça não tenho 1 mil reais para comprar um computador para o conselho tutelar.
Parece a política do pão e circo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário