quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Roberto Costa: a frustação da juventude- parte 1


Quando sinhá Roseana Sarney assumiu o governo e anunciou seu secretariado logo cheguei a conclusão que seu (des)governo seria um desastre. Por motivos óbvios cheguei a esta conclusão, as principais pastas foram loteadas por políticos em sua maioria deles políticos atrasados e preocupados com sua reeleição.

Se não bastasse o “currículo” ou folha corrida, os secretários teriam pouco tempo para realizarem algum “trabalho”, haja vista que tem de deixarem o cargo até abril para disputarem a reeleição.

Na pasta do Esporte e Juventude foi colocado Roberto Costa que para boa parte da juventude não passava de um desconhecido um mais um político contemplado com uma secretaria para viabilizar sua reeleição. Costa é o 5 suplente de Deputado Estadual.

A experiência de Roberto Costa com juventude se resume a uma passagem relâmpago pela União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Luís no ano de 1994, já tendo se passado 15 anos. Roberto Costa foi diretor de imprensa na gestão de Ruy Pires, hoje assessor do Secretário.

De lá para cá Roberto Costa exerceu o cargo de presidente do PMDB em São Luís, por indicação do atual vice-governador João Alberto, mais conhecido como carcará. Na direção do PMDB mesmo ainda jovem aquela época, Costa nunca conseguiu organizar nem a juventude de seu partido e tampouco conseguiu orientar seu grupo político para instituir as políticas públicas de juventude, que só começar a ser desenhadas no Estado do Maranhão nos Governo de Zé Reinaldo e Jackson Lago.

O resultado não podia ser mais desastroso, imaginem o que poderia dar uma mistura de inexperiência administrativa, frustração eleitoral e falta de identidade com a causa da juventude. Coisa boa não ia dá, os erros tem sido desastrosos, a gestão de Costa está destruindo todas as ações da juventude que vinham sendo construída com muito sacrifício, sobretudo da Sociedade Civil Organizada.


OLIMPIADAS ESCOLARES
O Secretário suspendeu a participação da delegação maranhense que participaria das Olimpidas Escolares e como não tinha mais a quem culpar colocou toda responsabilidade na "gripe suina". A medida arbitraria pegou pais e taletas de supresas e virou piada no Brasil inteiro.

Diante da repercursão negativa, o dublê de secretário tentou voltar atrás, mais teve o pedido negado pelo Comitê Olímpico Brasileiro que justificou a recusa no fato do Maranhão não ter enviado representantes ao congresso técnico. Como se vê a decisão de não enviar os atletas já havia sido tomada, tanto que não enviaram os representantes ao congresso.

Inconformados pais de atletas bateram a porta da justiça onde conseguiram uma medida limimar determinando ao COB que insira os atletas maranhenses na competição.

Quando tomou a decisão Roberto Costa deixou bem claro sua falta de sintonia com a juventude e com os desportistas, Costa não levou em consideração a importância dessa competição para esses atletas que passam o ano se preparando e tem nesta competição a oportunidade de terem seu talento reconhecido e quem sabe ingressarem num grande time nacional. Roberto age como um secretário do passado, aquele que tudo pode, tudo faz e o povo que se...

PROJOVEM URBANO
As ações e omissões da SESPJUV estão comprometendo o funcionamento do projeto. Os professores estão entrando para o terceiro mês de salário atrasado e ameaçam paralisar as atividades. As coordenações de pólo foram demitidas por questões meramente políticas.
A entrega do cartão aos jovens beneficiários foi um festival de humilhação, só sendo os cartões liberados após representação do Presidente do Conselho de Juventude ao Ministério Público Federal.

JEMS 2009
A emoção do jems não passava da cerimônia de abertura e das intermináveis cerimônias de lançamento. Durante a competição os jovens dormiram e almoçavam no chão do Ginásio Castelão, sem a menor estrutura.

A tão propalada volta da emoção virou piada de salão. Os jogos por equipe em sua grande maioria foram por WxO, por ausência das equipes, fato que por si só mostra a revolta da emoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário