quarta-feira, 16 de setembro de 2009

POLITICAGEM NO PROJOVEM URBANO: SESPJUV demite coordenação


Se não bastasse o desmonte que a Secretaria de Esporte e Juventude vem fazendo no programa projovem urbano, a SESPJUV deu mais uma prova que não leva a sério o programa e tampouco está preocupada com o destino dos 15 mil jovens matriculados no programa. Na semana passada a equipe da Secretaria e do IMAM (entidade contratada para executar o programa) demitiram os coordenadores de pólo do programa.

HISTÓRICO

O programa PROJOVEM URBANO faz parte da política pública de juventude implementada pelo governo do presidente Lula e foi trazido para o Estado do Maranhão na gestão do Governador Jackson Lago. Ai talvez esteja a resposta para tanta de falta de atenção ao programa. Será que o atual (des)governo tem raiva do projovem porque atende aos pobres do Maranhão? Ou talvez teriam raiva porque o projeto foi implantado por Jackson Lago? Os (des)governantes devem levar em consideração os 15 mil jovens que tem a oportunidade de resgatar seus sonhos e recuperar o tempo perdido, ou melhor, recuperar o tempo e as oportunidades roubadas durante várias décadas.

O programa atende 15 mil jovens com idade entre 15 e 29 anos distribuídos em 35 cidades do Estado do Maranhão. O projeto conta com 05 coordenações de pólo (distribuídos em 05 regiões: Rosário, Timom, Açailândia, João Lisboa e Alto Alegre do Maranhão).

Cada pólo conta com 01 coordenado executivo, 01 coordenador pedagógico, 02 assessores de nível superior e 02 assessores de nível médio. A coordenação de pólo que faz o acompanhamento no programa nos 35 municípios.

Comenta-se a boca miúda que a demissão tem o viés político, haja vista que os coordenadores haviam sido contratados na gestão do então secretário Weverton Rocha e o eterno suplente e dublê de secretário, Roberto Costa, pretende alavancar sua candidatura a Deputado Estadual para isso demitirá todos os contratados na gestão do pedetista, ainda que se trate de técnicos que nada tem haver com a política. Os coordenadores foram contratados após seletivo público e foram treinados pela Fundação Darcy Ribeiro.

Imaginem agora qual o critério para contratação das novas coordenações, ganha um doce quem acertar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário