terça-feira, 22 de setembro de 2009

REVOLTA: Estudantes fazem protesto contra SESPJUV. Demissões e salário motivaram manifestação






Na noite desta segunda-feira (21.09) ocorreu um grande tumulto em frente ao escritório do pólo estadual do Projovem Urbano de Timon. Sabendo que membros da Secretaria de Estado de Esporte e Juventude visitariam a cidade, cerca de 700 estudantes (o município conta com 1.200 vagas) e todos os professores locais mobilizaram-se em protesto contra o atraso dos salários (já são três meses sem receber) e a demissão da coordenação do pólo.

Após sua chegada em Timon, a delegação de São Luís coordenada pela Superintendente da SESPJUV, Karla Brandão, dirigiu-se até o escritório local e, em reunião com os responsáveis pelo programa na cidade, foram alertados que havia uma manifestação de estudantes e docentes por conta da desorganização no projovem, sobretudo ao atraso de salário dos professores e a demissão dos coordenadores de pólo. A Superintendente da SESPJUV, Karla Brandão, numa atitude autoritária se recusou a receber os manifestantes e com ar de toda poderosa ainda insistiu em passar no meio da manifestação.

Os estudantes reagiram cercando o carro da superintendente e ameçaram não liberar a passagem do veículo até que ela os recebecem, só dai então a insensivel Karla Brandão parou para ouvir a pauta de reinvidicação dos estudantes e professores timonenses.

Segundo declarou a superintendente " embora o pólo de Timon estivesse desenvolvendo um excelente trabalho, suas demissões eram oriundas de uma decisão política do Secretário Estadual de Esporte e Juventude Roberto Costa e que ela nada poderia fazer".

Imam
Quando questionada sobre o atraso dos salários, a coordenadora informou que, em virtude da auditoria feita pela Controladoria Geral do Estado – CGE e por problemas com a coordenação nacional do programa, eles não puderam cumprir com os compromissos estabelecidos e que o pagamento é feito através do Instituto Maranhaense de Administração Municipal (IMAM).

Conflitos à parte, o que não ficou esclarecido era se as questões político-administrativas deveriam sobrepor-se aos interesses dos estudantes que são os verdadeiros “donos” do programa. A história comprova que fatos como estes provocam um irreversível descrédito ao projeto e acarretam, ainda, um alto índice de evasão. O desenvolvimento acadêmico dos estudantes que deveria ser a força motriz deste programa foi relegado a um papel de coadjuvante. Os interesses políticos ou politiqueiros e eleitorais roubaram a cena neste pastelão. No Maranhão é assim. Cômico se não fosse trágico.

Clique no link e confira o áudio com as declarações da Superintendente da SESPJUV. São palavras surpreendentes que revelam como o "governo do trabalho" leva a sério os programas que beneficiam a juventude maranhense. Imaginem o que não está sendo programado para ser feito com as 8 mil vagas do projovem trabalhador.
http://www.4shared.com/file/134536272/29930099/pro_jovem.html
http://www.4shared.com/file/134536272/29930099/pro_jovem.html

Enquanto isso o eterno suplente e dublê de Secretário Roberto Costa continua com a cabeça nas nuvens ou melhor nas urnas, como se nada disso fosse culpa sua!

Fonte: Portal Hoje (www.portalhoje.com)
Com colaboração de Saney Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário