segunda-feira, 28 de setembro de 2009

FEJMA EM IMPERATRIZ: Saiba dos bastidores da maior reunião da juventude maranhense

OS ELEITOS
Este blog acertou o nome de 12 dos 15 Conselheiros eleitos na Cidade de Imperatriz. Veja a lista de todos os Conselheiros Estaduais de Juventude para o biênio 2009/2011.

Raimundo Penha (São Luís)
Assis Filho (PIO XII)
Glauber Leonardo (São Luís)
Francivaldo (PIO XII)
Elias Barbosa (Morros)
Rafael Pretitude (Timom)
Pedro Lopes Filho (Pio XII)
Olimpio Araújo (São Luís)
Ayriston Almeida (Timbiras)
Cléa Santana (PIO XII)
Pablo (PIO XII)
Idaleth Rodrigues (Pinheiro)
Ulisses Fernando (Maozinha) (São Luís)
Ciro Rodrigues (Imperatriz)
Domingos Costa (Raposa)

MAIS FORTE
Algumas figuras sairam mais forte da Reuninão do FEJMA em Imperatriz, são elas:

WEVERTON ROCHA- O Ex-secretário de esporte e juventude aceitou o convite do FEJMA e fez uma prestação de contas de sua gestão na SESPJUV. Rocha falou das ações e sobretudo falou de quanto gastou e quanto ficou em caixa para seu sucessor. Mostrando firmeza e serenidade o ex-secretário respondeu a todas as perguntas da plenária.

A atitude de Weverton impressionou até os roseanistas, que se revezaram no microfone para elogiar a atititude do es-sexretário. Com essa atitude Weverton mostrou respeito a juventude maranhense, mesmo não sendo mais gestor estadual, fez questão de ir pessoalmente prestar contas.

RAFAEL OLIVEIRA- O atual secretário geral do FEJMA era só sorrisos. Depois de ver a reunião de Cuurupu ser adiada por 03 vezes o rapaz arregaçou a mangas e caiu de cabeça na organização e mobilização da reunião. O resultado não podia ser outro: Foi a maior e mais organizada reunião do FEJMA. Rafael mostrou a que veio e o FEJMA ficou mais forte.
Detalhe: A reunião não teve o apoio do governo do estado.

CIRO RODRIGUES
- O Conselheiro Estadual de Juventude deu um show em organização. Mobilizou a Prefeitura que ofereceu uma estrutura digna da juventude. Para completar demonstrou prestígio político levando para a reunião o Prefeito Sebastião Madeira (PSDB), o Secretário Municipal de Juventude Arnaldo Junior (PDT), o vereador de Imperatriz Rildo Amaral (PV) e o Prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo (PDT, sem contar na juventude que participou de forma maciça. Parabéns!

ASSIS FILHO- O Conselheiro Estadual de Juventude foi o único roseanista que mostrou força de mobilização e articulação. Assis Filho saiu com saldo mais que positivo, conseguiu eleger 05 conselheiros do Município de Pio XII. É o fraco!

DOMINGOS COSTA- O recém-eleito Conselheiro Estadual de Juventude foi uma das grandes surpresas da eleição do CEJOVEM. Costa começou desacreditado e inclusive foi boicotado pelo próprio governo do estado, da qual costuma defender. Só para se ter idéia de como sua candidatura incomodava o alto clero da SESPJUV que o moço inclusive foi vetado de viajar no ônibus fretado pela SESPJUV para levar a "bancada" roaseanista.

A ISOLADA
ANA PAULA RIBEIRO- A jovem líder sofreu a segunda derrota na mesma eleição no mesmo ano. Ana Paula disputou uma vaga no CEJOVEM em Morros e foi derrotada por Ayriston Almeida. Em Imperatriz mais uma vez ficou de fora do Conselho Estadual de Juventude. Vai um conselho (que não é de juventude) em 2011 vai ter eleição, comece a campanha desde já!

OS FRACOS
Outros se destacarm pela falta de articulação ou pelas situações vexatórias que protagonizaram:

ROBERTO COSTA- O atual titular da SESPJUV perdeu uma ótima oportunidade de mostrar respeito pelas instituições juvenis do Maranhão. o dublê de secretário não pisou em Imperatriz e de quebra mandou uma "caravana" que sequer sabia pronunciar a frase "políticas públicas de juventude". O secretário confirmou aquilo que temos falado, só participa de eventos chapa branca e não tem identidade e compromisso com a juventude.

RUY PIRES- O Assessor Especial do dublê de secretário, Roberto Costa, apareceu na porta da reunião vestindo uma camiseta regata e um chortinho como se estivesse passeando na Avenida Litorânea. Horas antes o superintendete de juventude, o anônimo Rafael (que ninguem soube informar o sobrenome), afirmara que Ruy Pires iria representar o secretário e faria a exposição pela SESPJUV. Até hoje a juventude espera. Sua omissão deixou margens para muitas interpretações, uma dela dando de conta que Pires teria amarelado e ficado com medo de encarar a plenária do FEJMA. Será porque?

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

ÚLTIMAS DO FEJMA E CEJOVEM

IMPERATRIZ, CIDADE DA JUVENTUDE
Falamos agora pouco com o Secretário Geral do Conselho Estadual de Juventude, Ciro Rodrigues e confirmamos que os preparativos já estão prontos para a sonhada reunião do Fórum Estadual de Juventude.

Segundo Ciro, a ordem do Prefeito Sebastião Madeira (PSDB) é fazer uma das melhores reuniões que o FEJMA já teve.

Atenção galera, o alojamento será na Escola Dorgival Pinheiro e a reunião acontecerá na Câmara de Vereadores de Imperatriz.

JUVENTUDE SARNEYSISTA EM PÉ DE GUERRA
Toda véspera de eleição é momento tenso,a juventude sarneyzista então que o diga.

Soube que agora a tarde quase rola puxão de cabelo lá pras bandas da SESPJUV. Segundo uma fonte situadíssima na Secretaria do ex-jovem Roberto Costa, a disputa por vagas no Conselho Estadual de Juventude está deixando os jovens líderes com o nervo a flor da pele.

Segundo apuramos os jovens Assis Filho e Jadson Pires quase foram as vias de fato, faltou 1 milésimo para um subir na garganta do outro. A confusão é motivada pela candidatura do jovem Domingos Costa.

Jadson teria se deslocado até a SESPJUV na companhia de Domingos Costa para tratar dos ultimos detalhes da viagem rumo a Imperatriz, lá cruzaram com Assis Filho que é o "grande articulador" do grupo sarneyzista para eleição do CEJOVEM.

Ao tratarem sobre a eleição de Domingos Costa ouviram de Assis Filho um sonoro NÃO, com gosto de raiva e cheiro de vingança. Nessa hora não prestou!Jadson Pires partiu para cima de Assis que revidou com unhas e dentes, a sorte é que o guarda que já estava de prontidão compareceu na sala e com as mãos no 38 e botou ordem na casa.

Calma gente, a eleição é só sábado, faltam mais de 24 horas.

Um conselho: levem água de açucar, maracujá ou lexotam.

CURURUPU EM DÉBITO COM A JUVENTUDE
Depois de adiar por quase 50 vezes a reunião do Fórum Estadual de Juventude- FEJMA, soube agora pouco que a delegação de Cururupu não participará da reunião de Imperatriz.

Acredito que a moçada de Cururupu perderá uma boa oportunidade de se justificar pessoalmente para a galera do FEJMA.

NÃO É CANDIDATA
Como haviamos divulgado a Conselheira e Vereadora Amanda Muniz não será candidata a reeleição no CEJOVEM. Amanda abriu mão da disputa por entender que sendo poder público não é legítima para continuar no Conselho pela Sociedade Civil.

RENOVAÇÃO NO CEJOVEM
Outras figuras de proa não disputarão a reeleição do CEJOVEM. Aldo Ferraz de Cururupu abriu mão da disputa para se dedicar exclusivamente as atividades da Secretaria Municipal de Juventude. Aldo foi nomeado secretário Municipal no mês passado.

Quem também não disputará a reeleição é Arnaldo Gomes, Sergio Oliveira, Tiago Bráz e Ailton Barros, mais diferentemente de Aldo Ferraz não concorrerão porque não estiveram na reunião de Morros para fazer o cadastro, daí não tem direito a voto.

INDECISO

O titular deste blog dá sinais que também poderá não disputar a reeleição. o atual Presidente do CEJOVEM alega como motivo a necessidade de mais tempo para se dedicar a faculdade de direito e ao programa de rádio PAPO CABEÇA e a este blog, é claro! Será?

ROSEANISTA COMUNISTA
Por isso que o povo maldoso diz que o PC do B apóia a família Sarney no Maranhão. Samuel Bastos devoto de sinhá Roseana é novo adepto do comunismo maranhense que já tinha em seus quadros o secretário executivo do FEJMA Alysson Rogério. Alysson inclusive já faz parte da alta cúpula da SESPJUV conforme anunciou o próprio Samuel Bastos em seu blog.Ambos vem trabalhando intensamente na busca do apoio no FEJMA e CEJOVEM para o picadeiro roseanista.

ASSIS MAIS FORTE
Justiça seja feita, mesmo discordando das formas de atuação, o jovem veraedor Assis Filho é o único roseanista com força de mobilização e que tem atuação no FEJMA. Assis sozinho tem cerca de 95 por cento dos votos que o grupo alinhado a Roseana conta no FEJMA. Sem ele o grupo governista nem teria participação do FEJMA.

DOSE DUPLA
Quem anda dando pulo de felicidade é o Secretário Geral do FEJMA, Rafael Oliveira, que depois dos constantes adiamentos da reunião(contra sua vontade, que fique bem claro)verá finalmente acontecer a primeira reunião de sua gestão.

Rafael tem trabalhado em perfeita sintonia com o Secretário Geral do CEJOVEM, Ciro Rodrigues, e juntos prometem organizar uma reunião digna da juventude.

Detalhe: Toda estrutura que será vista em Imperatriz não teve o apoio do Governo do Estado. Isto porque a juventude é "prioridade" para sinhá Roseana, não é verdade Assis?

ERA FELIZ E NÃO SABIA
Os críticos de Weverton Rocha no FEJMA devem estar dizendo "eramos felizes e não sabia". Mesmo reclamando, em toda reunião do FEJMA era visivel o apoio do Governo Jackson Lago. Só para lembrar na reunião de Imperatriz o Governo do Estado bancou a alimentação. Em Coelho Neto bancou o pomposo material gráfico para o aliado Samuel Bastos e ainda deu uma bela contribuição na alimentação.

Em São Luís por determinação do Governador Jackson foi custeado o material gráfico, cedido o local e pago toda alimentação. Em Caxias a SESPJUV custeou toda alimentação e material de expediente. Lembra Samuca os dias de sufoco Samuca?

Perguntar não ofende: Qual ajuda o dublê de secretário Roberto Costa deu para esta reunião do FEJMA?

MADRUGADA MAIOR
Esta madrugada promete ser maior para muita gente. Haja bateria e crédito para celular. São ligações interminaveis. Até promessa de casamento vale. Tudo pelos sagrados votinhos no CEJOVEM.

CARA A CARA COM A DESGRAÇA
O primeiro duelo desta eletrizante reunião será a explanação do atual secretário de Esporte e Juventude, Roberto Costa, que falará de suas ações na SESPJUV e de como encontrou a secretaria. Após o atual, entra em cena o ex-secretário, Weverton Rocha, que já confirmou presença.

Rocha fará uma balanço da sua gestão e acabará com o supense contando quanto milhões de reais deixou nos cofres a seu sucessor.

SEGUNDO ROUND
Após exposição dos gestores da SESPJUV, vem a disputada eleição do CEJOVEM, que promete sacudir Imperatriz. Este blog divulga seu palpite dos possiveis eleitos na Cidade de Imperatriz. Veja a lista:

Assis Filho (Médio Mearim)
Glauber Leonardo (Metropolitana)
Francivaldo (Médio Mearim)
Elias Barbosa (Munim)
Lucivaldo Lopes (Metropolitana)
Rafael Pretitude(Leste)
Olimpio Araújo ou Anne Priscila(Metropolitana)
Ciro Rodrigues (Tocantina)
Idaleth (Baixada Maranhense)
Victor Fontenelle ou Raimundo Penha(Metropolitana)
Ayriston Almeida (Leste)
Cléa Santana (Médio Mearim)
Domingos Costa (Metropolitana)
Ademilton Moreira ou Alysson Rogério(Litoral Ocidental)
Saney Sampaio (Leste)

VAI COM DEUS
Esatarei viajando nesta madrugada para Imperatriz. Prometo de lá contar os acontecimentos e os bastidores da reunião.

BARRACO NO LANÇAMENTO DO PROJOVEM

Por essa nem eu esperava, no (des) governo de Sinhá Roseana não faltava acontecer mais nada. Soube por uma fonte fidedigna que a eterna jovem Ana Paula Ribeiro arrumou maior barraco no lançamento do projovem trabalhador realizado dia 18 de Setembro no Espaço Renascença.

A confusão ocorreu tudo porque segundo a fonte havia um acordo para o grupo de Ana Paula indicar 02 pessoas para compor o altar de abertura, para ladear sinhá Roseana. Na hora da abertura alguém muito esperto deixou Ana Paula de Pires na mão. Chamaram para o altar os jovens vereadores de São Luís Severino Sales e Osmar Filho, Alysson Rogério da Coordenação Estadual do PROJOVEM e o vereador Assis Filho ainda vice-presidente do CEJOVEM.

Composição feita, o pau cantou na casa de "noca". Paulinha como é mais conhecida partiu com tudo para cima de um conhecido assessor da SESPJUV, descascou o alho e ameaçou retirar todo povo que havia mobilizado. Na verdade "todo o povo" leia-se estudantes de ensino fundamental das escolas estaduais devidamente liberados pela secretária Adjunta de Educação, Graça Tajra.

Para acalmar a moça prometeram um foto exclusiva dela com sinhá Roseana, ai a fera foi domada!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

DEPUTADO RUBENS JÚNIOR PEDE APROVAÇÃO DA PEC DA JUVENTUDE

O deputado Rubens Pereira Júnior (PRTB) requereu hoje ao presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Tavares (PSB) que ponha em votação a PEC da Juventude. “Peço a presidência desta Casa colocar em votação a Emenda Constitucional a PEC da Juventude do Estado do Maranhão, a PEC da Juventude estadual nasceu de uma Audiência Pública aqui na Assembléia Legislativa”, propôs Júnior.
Autor da PEC da Juventude, Rubens Júnior lembrou que proposição foi apresentada com as assinaturas de um terço dos parlamentares da Casa.

“A PEC transforma a juventude em sujeito ativo e passivo de direitos na nossa Carta Estadual. A PEC da Juventude é um instrumento que titulariza a juventude maranhense como sujeito ativo e passivo de direitos”, defendeu o parlamentar.
Segundo Rubens Júnior na mesma seara já tem a PEC do Orçamento Criança, de autoria da deputada Elisiane Gama (PPS), as duas emendas aguardam para ser votadas em segundo turno na Assembleia.

“A PEC está na CCJ, e o relator, Deputado Pavão Filho e depende apenas de parecer técnico da Consultoria da Casa, para que possa ser votado”,disse Júnior.
Após a aprovação da PEC da Juventude, Rubens Júnior apontou que os próximos passos são: a aprovação do Estatuto Estadual da Juventude, nos moldes do que há no Congresso Nacional, e que seja votado também o Plano Estadual da Juventude para que seja quinquenal, ou decenal prevendo as políticas públicas para a juventude.

O apelo de Rubens Junior foi motivado por um pedido de integrantes do Conselho Estadual de Juventude e do FEJMA que estiveram com o jovem Deputado na segunda-feira, dia 21 de Setembro.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

RAPIDINHAS/BASTIDORES

BAIXADA e LITORAL COM A BOLA TODA
Não é atoa que o vereador e vice-presidente do CEJOVEM Assis Filho tem feito das tripas coração para conseguir a “simpatia da baixada e do litoral maranhense” na eleição do CEJOVEM. Assis tenta ainda atrair os jovens baixadeiros para o picadeiro roseanista, enquanto isso a Regional do Médio Mearim segue “adormecida”. Da badalada região no FEJMA só conhecemos o Município de PIO XII.

Para comparar a mobilização e organização da baixada maranhense e do litoral ocidental pegaremos de Arari até Cururupu para mostrar que a juventude está mais que organizada. Em Arari, Vitória do Mearim, Viana e Matinha tem Coordenação Municipal de Juventude; Pinheiro tem Secretaria Adjunta de Juventude; Cururupu tem Secretaria Municipal de Juventude e já tem até um Estatuto Municipal de Juventude e Mirinzal e Serrano do Maranhão tem Coordenação. Agora dá para entender o porque de tanto esforço. Te mete!

E NEM UM PIO
Assis bem que poderia pegar umas aulas com a galera da baixada e do litoral quem sabe assim conseguiria convencer o Prefeito Mundiquinho Batalha a criar a sonhada Secretaria Municipal de Juventude de PIO XII.

Desde da Reunião do FEJMA realizada em Janeiro de 2007 que o jovem vereador vem lutando e labutando e Mundiquinho “necas de pitibiriba” para juventude. Nesse período Assis cumpriu uma verdadeira gincana, realizou reunião do FEJMA, fez conferência, blocão da juventude enfim se elegeu vereador e nada de amolecer o coração de pedra de Mundiquinho.

PIO XII É DOSE DUPLA
Pio XII conta atualmente com 02 assentos no Conselho Estadual de Juventude, 01 da UMES que tem como Conselheiro o próprio Assis Filho e a outra vaga pertence a AJURMEP que tem Clea Santana como titular.

No FEJMA ainda contam com nada mais nada menos que Francisco Chaguinha na Secretaria Executiva e Francivaldo no colegiado regional. Como se vê PIO XII é um celeiro de representações.

Só falta criar em Pio XII a Secretaria Municipal da Juventude, o Fórum Municipal e o Conselho Municipal. Quem sabe a boa experiência da baixada e do litoral não ajude o jovem vereador. Se não der certo, só apelando para Santo Expedito.

A MÁQUINA
Rapaz a “máquina” Roseanista ta botando para quebrar. Com a desculpa de lançar o projovem trabalhador os usurpadores reuniram gogues e mongogues. Foi um festival de caravana maior que o festival de ambulância para o socorrão.

Uma grande cervejada na porta do novo AP de Assis Filho no bairro do bequimão comemorou o “sucesso” do encontro. De falta de otimismo esse povo não morre.

Esqueceram de dizer que ônibus não vota, pois, a maioria veio e voltou vazio, sequinho da silva. Se não fosse os estudantes do ensino fundamental de São Luís que foram liberados por determinação da Secretaria de Educação, sinhá Rose tinha feito o lançamento por uma sessão espírita.

COOPTADO????
Os roseanistas já comemoram as adesões de última hora. Segundo o blog de Assis Filho, o jovem Alysson Rogério já estaria “confirmado” na coordenação estadual do projovem urbano. Tudo fruto de uma articulação coordenada pelo próprio Assis objetivando ampliar a base de apoio no FEJMA e CEJOVEM a sinhá Roseana e ao dublê de secretário.
Se vingar a articulação a grupo sarneyzista no FEJMA passa a contar com 02 votos na secretaria executiva do FEJMA, o de Alysson e o de Chaguinha.
Perguntar não ofende? Se o cargo de coordenador é fruto de articulação isso não significa que Alysson agora seria poder público?

SUSPEITEI DESDE O PRINCIPIO
A informação de que Alysson vai compor a equipe da SESPJUV pegou muita gente de surpresa. Não foi o meu caso, desde a aberrtura do JEMS quando vi Alysson grudado no pescoço de Roberto Costa que senti que o moço ia Roseanar.

Resta saber como fica a vida partidária, já que Alysson Rogério é filiado ao PC do B que terá candidato próprio ao governo do Maranhão.

PERDEU A VIAGEM
Quem perdeu a viagem literalmente foi o jovem Erinaldo do Municipio de Coroatá. Erinaldo perdeu o ônibus de volta e teve de fretar um taxi para deixá-lo em Miranda do Norte, onde finalmente conseguiu alcançar o ônibus para seguir de volta a sua terra natal.

O jovem perdeu o horário devido ao nervosismo, resta saber se a emoção era por ter beijado a mão de sinhá Roseana ou por medo de Luís da Movelar saber de sua participação no evento roseanista.

REVOLTA: Estudantes fazem protesto contra SESPJUV. Demissões e salário motivaram manifestação






Na noite desta segunda-feira (21.09) ocorreu um grande tumulto em frente ao escritório do pólo estadual do Projovem Urbano de Timon. Sabendo que membros da Secretaria de Estado de Esporte e Juventude visitariam a cidade, cerca de 700 estudantes (o município conta com 1.200 vagas) e todos os professores locais mobilizaram-se em protesto contra o atraso dos salários (já são três meses sem receber) e a demissão da coordenação do pólo.

Após sua chegada em Timon, a delegação de São Luís coordenada pela Superintendente da SESPJUV, Karla Brandão, dirigiu-se até o escritório local e, em reunião com os responsáveis pelo programa na cidade, foram alertados que havia uma manifestação de estudantes e docentes por conta da desorganização no projovem, sobretudo ao atraso de salário dos professores e a demissão dos coordenadores de pólo. A Superintendente da SESPJUV, Karla Brandão, numa atitude autoritária se recusou a receber os manifestantes e com ar de toda poderosa ainda insistiu em passar no meio da manifestação.

Os estudantes reagiram cercando o carro da superintendente e ameçaram não liberar a passagem do veículo até que ela os recebecem, só dai então a insensivel Karla Brandão parou para ouvir a pauta de reinvidicação dos estudantes e professores timonenses.

Segundo declarou a superintendente " embora o pólo de Timon estivesse desenvolvendo um excelente trabalho, suas demissões eram oriundas de uma decisão política do Secretário Estadual de Esporte e Juventude Roberto Costa e que ela nada poderia fazer".

Imam
Quando questionada sobre o atraso dos salários, a coordenadora informou que, em virtude da auditoria feita pela Controladoria Geral do Estado – CGE e por problemas com a coordenação nacional do programa, eles não puderam cumprir com os compromissos estabelecidos e que o pagamento é feito através do Instituto Maranhaense de Administração Municipal (IMAM).

Conflitos à parte, o que não ficou esclarecido era se as questões político-administrativas deveriam sobrepor-se aos interesses dos estudantes que são os verdadeiros “donos” do programa. A história comprova que fatos como estes provocam um irreversível descrédito ao projeto e acarretam, ainda, um alto índice de evasão. O desenvolvimento acadêmico dos estudantes que deveria ser a força motriz deste programa foi relegado a um papel de coadjuvante. Os interesses políticos ou politiqueiros e eleitorais roubaram a cena neste pastelão. No Maranhão é assim. Cômico se não fosse trágico.

Clique no link e confira o áudio com as declarações da Superintendente da SESPJUV. São palavras surpreendentes que revelam como o "governo do trabalho" leva a sério os programas que beneficiam a juventude maranhense. Imaginem o que não está sendo programado para ser feito com as 8 mil vagas do projovem trabalhador.
http://www.4shared.com/file/134536272/29930099/pro_jovem.html
http://www.4shared.com/file/134536272/29930099/pro_jovem.html

Enquanto isso o eterno suplente e dublê de Secretário Roberto Costa continua com a cabeça nas nuvens ou melhor nas urnas, como se nada disso fosse culpa sua!

Fonte: Portal Hoje (www.portalhoje.com)
Com colaboração de Saney Sampaio

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

DEBOCHE: Roseana monta palanque para lançar projeto com dinheiro que Jackson Lago conseguiu



Foi lançado na manhã desta sexta-feira (18/09) o programa Juventude Cidadã, uma das modalidades do projovem trabalhador. O Lançamento foi feito pela governadora Roseana Sarney e pelo secretário de Esporte e Juventude, Roberto Costa.

Caravanas de vários municipios foram deslocadas para São Luís com objetivo de mostar "povo" para guerreira. Em São Luís a participação se deu através de estudantes das diversas escolas públicas que foram "liberados" excluivamente para baterem palmas para sinhá Rose. Os estudantes estavam devidamente acompanhados dos Diretores das Escolas.

Chamou atenção a presença de estudantes do CEM. Liceu Maranhense que geralmente são impedidos até de participar de passeatas em defesa de direitos da categoria. Imaginem se não seriam liberados para fazer volume no evento da branca?

Bom, festa montada, veio o mesmo circo de sempre, a governadora subiu ao "altar" para fazer seus discurso e repetiu a velha história para boi, vaca e bode dormirem: encontro o estado quebrado e etc...

Esqueceu de dizer que o projeto que lançou hoje foi um presente do ex-Governador Jackson Lago e do ex-Secretário Weverton Rocha. Os recursos são fruto de convênio assinado dia 31 de Dezembro de 2008 com o Ministério do Trabalho e Emprego, cujo o Ministro é Presidente Nacional do PDT, Carlos Lupi. Isso mesmo do PDT, partido de Jackson Lago e Weverton Rocha, de lá vem os recursos para sinhá fazer a festa e montar seu picadeiro. Veja o extrato do convênio na imagem acima.

ENTENDA MAIS SOBRE O PROJOVEM TRABALHADOR
Nesta modalidade de projovem, jovens de 18 a 29 serão capacitados para o mercado de trabalho. No periodo de 6 meses os jovens frequentam as aulas e recebem um auxilio financeiro no valor de R$ 100,00 (cem reais) mensalmente.

O Convênio firmado com o MTE prevê a qualificação de 8 mil jovens no Maranhão e envolve uma pequena monta de 12 milhões de Reais.

Alguém ainda duvida que Roberto Costa deixará o posto de quinto suplente? Agora o moço tem 12 milhões de motivos para se eleger...

Juventude de Morros cria Fórum e elege Conselho Municipal de Juventude

A Juventude da Cidade de Morros deu mais um show de mobilização e organização. Morros que foi a sede da última reunião do Fórum Estadual de Juventude do Maranhão (FEJMA), agora a juventude morroense se reuniu para Criar o Fórum Municipal de Juventude e escolherem os representantes da Sociedade Civil para comporem o Conselho Municipal de Juventude.

O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal através da Coordenação Municipal de Juventude e teve o apoio da Secretaria Municipal de Governo. Ao todos cerca de 300 jovens participarm do evento. Estiveram presente no evento o Presidente do CEJOVEM, Raimundo Penha, o Secretário Geral do FEJMA, Rafael Oliveira e o Presidente da Central Estudantil, Lucivaldo Lopes.

CONSELHO MUNICIPAL E CONSELHEIRA ESTADUAL
O Projeto de Lei que cria o Conselho Municipal de Juventude foi de autoria da Vereadora Amanda Muniz (PDT) que também é Conselheira Estadual de Juventude. Amanda foi a vereadora mais votada nas últimas eleições. Atualmente Amanda está exercendo a função de Secretária Municipal de Governo e se prepara para terminar a atual gestão do CEJOVEM.

O Conselho de Juventude é composto por 12 integrantes, sendo 06 indicados pelo Poder Público e 06 pela Sociedade Civil. Os integrantes da Sociedade Civil foram indicados durante realização da I Audiência Pública Municipal de Juventude. A Prefeita Silvana Malheiros que já aderiu ao Pacto da Juventude deverá empossar os Conselheiros nos próximos dias.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Roberto Costa: a frustação da juventude- parte 1


Quando sinhá Roseana Sarney assumiu o governo e anunciou seu secretariado logo cheguei a conclusão que seu (des)governo seria um desastre. Por motivos óbvios cheguei a esta conclusão, as principais pastas foram loteadas por políticos em sua maioria deles políticos atrasados e preocupados com sua reeleição.

Se não bastasse o “currículo” ou folha corrida, os secretários teriam pouco tempo para realizarem algum “trabalho”, haja vista que tem de deixarem o cargo até abril para disputarem a reeleição.

Na pasta do Esporte e Juventude foi colocado Roberto Costa que para boa parte da juventude não passava de um desconhecido um mais um político contemplado com uma secretaria para viabilizar sua reeleição. Costa é o 5 suplente de Deputado Estadual.

A experiência de Roberto Costa com juventude se resume a uma passagem relâmpago pela União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Luís no ano de 1994, já tendo se passado 15 anos. Roberto Costa foi diretor de imprensa na gestão de Ruy Pires, hoje assessor do Secretário.

De lá para cá Roberto Costa exerceu o cargo de presidente do PMDB em São Luís, por indicação do atual vice-governador João Alberto, mais conhecido como carcará. Na direção do PMDB mesmo ainda jovem aquela época, Costa nunca conseguiu organizar nem a juventude de seu partido e tampouco conseguiu orientar seu grupo político para instituir as políticas públicas de juventude, que só começar a ser desenhadas no Estado do Maranhão nos Governo de Zé Reinaldo e Jackson Lago.

O resultado não podia ser mais desastroso, imaginem o que poderia dar uma mistura de inexperiência administrativa, frustração eleitoral e falta de identidade com a causa da juventude. Coisa boa não ia dá, os erros tem sido desastrosos, a gestão de Costa está destruindo todas as ações da juventude que vinham sendo construída com muito sacrifício, sobretudo da Sociedade Civil Organizada.


OLIMPIADAS ESCOLARES
O Secretário suspendeu a participação da delegação maranhense que participaria das Olimpidas Escolares e como não tinha mais a quem culpar colocou toda responsabilidade na "gripe suina". A medida arbitraria pegou pais e taletas de supresas e virou piada no Brasil inteiro.

Diante da repercursão negativa, o dublê de secretário tentou voltar atrás, mais teve o pedido negado pelo Comitê Olímpico Brasileiro que justificou a recusa no fato do Maranhão não ter enviado representantes ao congresso técnico. Como se vê a decisão de não enviar os atletas já havia sido tomada, tanto que não enviaram os representantes ao congresso.

Inconformados pais de atletas bateram a porta da justiça onde conseguiram uma medida limimar determinando ao COB que insira os atletas maranhenses na competição.

Quando tomou a decisão Roberto Costa deixou bem claro sua falta de sintonia com a juventude e com os desportistas, Costa não levou em consideração a importância dessa competição para esses atletas que passam o ano se preparando e tem nesta competição a oportunidade de terem seu talento reconhecido e quem sabe ingressarem num grande time nacional. Roberto age como um secretário do passado, aquele que tudo pode, tudo faz e o povo que se...

PROJOVEM URBANO
As ações e omissões da SESPJUV estão comprometendo o funcionamento do projeto. Os professores estão entrando para o terceiro mês de salário atrasado e ameaçam paralisar as atividades. As coordenações de pólo foram demitidas por questões meramente políticas.
A entrega do cartão aos jovens beneficiários foi um festival de humilhação, só sendo os cartões liberados após representação do Presidente do Conselho de Juventude ao Ministério Público Federal.

JEMS 2009
A emoção do jems não passava da cerimônia de abertura e das intermináveis cerimônias de lançamento. Durante a competição os jovens dormiram e almoçavam no chão do Ginásio Castelão, sem a menor estrutura.

A tão propalada volta da emoção virou piada de salão. Os jogos por equipe em sua grande maioria foram por WxO, por ausência das equipes, fato que por si só mostra a revolta da emoção.

MARANHÃO CONTRA PEDOFILIA: CPI Nacional conclui trabalhos no Maranhão


Nesta terça-feira (15 de Setembro) os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado Federal que visa apurar os abusos sexuais cometidos contra crianças e adolescentes deram continuidade aos trabalhos do Estado do Maranhão. Três pessoas foram presas e duas declaradas fugitivas da Justiça. Este foi no resultado da visita ao Maranhão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que investiga casos de pedofilia em todo o país, encerrada ontem à noite na Assembleia Legislativa

Os trabalhos foram iniciados no dia 14, onde foram realizadas 02 prisões a do vice-prefeito de Bom Lugar e da mãe de uma jovem que teria sido abusada pelo vice. Os trabalhos vararam pela madrugada.

Casos polêmicos continuaram na pauta da CPI, que retomou os trabalhos ás 10 horas na manhã, no Plenarinho da Assembléia Legislativa.

DÉCIO CONSTRANGE MAGNO MALTA
Quando ainda se preparava para iniciar dar abertura aos trabalhos, o Presidente da CPI, Senador Magno Malta (PR/ES) foi abordado pelo blogueiro da Mirante Décio Sá, que informara ao Senador que o Vice-Prefeito da Cidade de Bom Lugar, preso por Malta na noite anterior, pertence ao Partido da República- PR, mesmo partido do Senador.

Visivelmente constrangido o Senador lamentou a filiação do vice-prefeito e anunciou que estará pedindo a expulsão do mesmo do partido.

Décio só não informou que o Partido da República curiosamente ocupa a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania no (des)governo de Roseana Sarney e que o presidente nacional do partido, Sérgio Tamer, é o titular da secretaria.

Se soubesse desta informação Magno Malta certamente ficaria mais envergonhado, tendo de conviver com um pedófilo no seu partido e tendo de ver tanta violação aos direitos humanos de crianças e adolescentes sem a menor proteção da Secretaria de Direitos Humanos, que por coincidência é comandada pelo presidente nacional do seu partido.
Como diria o ditado: casa de ferreiro, espeto de pau!

CASO VIANA
Um caso polêmico da Cidade de Viana abriu os trabalhos da CPI no dia 15. O professor Batista Cunha de 58 anos é acusado de abusar sexualmente de duas irmãs, uma de 11 nos e outra de 14.

A mãe das menores, autora da denúncia, tivera um romance por 8 anos com Batista. Há 3 anos o relacionamento terminou e a uns 3 meses surgiram as denuncias de abuso sexual.

Durante a manhã foram ouvidos a mãe, as menores, o Conselheiro Tutelar que acompanha o caso e o acusado.

EMOÇÃO E REVOLTA
Parte dos integrantes dos movimentos de defesa das crianças e dos adolescentes ficaram revoltados com o Senador Magno Malta que num gesto midiático resolveu ouvir as duas menores no Plenarinho, diante de mais de 100 pessoas, dentre quais uns 50 profissionais da imprensa.

Várias lideranças argumentaram que o senador deveria ouvir as crianças em sala separada, para preservá-las e mantê-las distante dos holofotes.o Senador mostrado-se intransigente e até insensível fez o interrogatório das menores no plenarinho que permaneceu lotado. As menores foram trazidas ao plenário usando uns roupões e tinham o rosto coberto por uma toca.

No depoimento as menores confirmam terem sofrido abuso praticado pelo professor e relatam os detalhes que chocaram o presentes levando boa parte deles as lagrimas quando falaram que queriam ver o professor preso.

O ACUSADO
O professor Batista Cunha aparentando certa calma se declarou inocente e disse ser vítima de perseguição política e amorosa. A perseguição amorosa o professor atribuiu ao atual marido da mãe das vítimas que segundo o professor teria ciúmes da relação dele com sua esposa.

A perseguição política foi atribuída o grupo do Prefeito de Viana, Rilva Luís, de quem o professor se declarou desafeto político . Batista afirmou ainda que havia interesses políticos de silenciarem ele, haja vista que o mesmo é radialista mantendo um programa de rádio que diariamente faz duras críticas ao Prefeito de Viana.

No início da noite o professor teve sua prisão preventiva decretada pelo Juiz da Cidade de Viana. Batista Cunha foi conduzido para o plantão central da REFSA.

CHICLETE 10, CRIANÇA ZERO!

Durante relato do Conselheiro Tutelar conhecido como Dean, este entregou vários relatórios manuscritos aos Senadores que se indignaram com a falta de estrutura para funcionamento do Conselho Tutelar de Viana. Os senadores não pouparam críticas aos gestores municipais pela falta de apoio ao trabalho dos Conselhos.

No caso da Cidade de Viana, só para lembrar no ano de 2008 o Prefeito Rilva Luís (PV) levou para uma apresentação na cidade a banda baiana Chiclete com Banana, cujo show não deve custar nada mais nada menos que a bagatela de R$ 100 mil reais. É de se estranhar que quem tenha recursos para botar chiclete com banana na praça não tenho 1 mil reais para comprar um computador para o conselho tutelar.
Parece a política do pão e circo.

POLITICAGEM NO PROJOVEM URBANO: SESPJUV demite coordenação


Se não bastasse o desmonte que a Secretaria de Esporte e Juventude vem fazendo no programa projovem urbano, a SESPJUV deu mais uma prova que não leva a sério o programa e tampouco está preocupada com o destino dos 15 mil jovens matriculados no programa. Na semana passada a equipe da Secretaria e do IMAM (entidade contratada para executar o programa) demitiram os coordenadores de pólo do programa.

HISTÓRICO

O programa PROJOVEM URBANO faz parte da política pública de juventude implementada pelo governo do presidente Lula e foi trazido para o Estado do Maranhão na gestão do Governador Jackson Lago. Ai talvez esteja a resposta para tanta de falta de atenção ao programa. Será que o atual (des)governo tem raiva do projovem porque atende aos pobres do Maranhão? Ou talvez teriam raiva porque o projeto foi implantado por Jackson Lago? Os (des)governantes devem levar em consideração os 15 mil jovens que tem a oportunidade de resgatar seus sonhos e recuperar o tempo perdido, ou melhor, recuperar o tempo e as oportunidades roubadas durante várias décadas.

O programa atende 15 mil jovens com idade entre 15 e 29 anos distribuídos em 35 cidades do Estado do Maranhão. O projeto conta com 05 coordenações de pólo (distribuídos em 05 regiões: Rosário, Timom, Açailândia, João Lisboa e Alto Alegre do Maranhão).

Cada pólo conta com 01 coordenado executivo, 01 coordenador pedagógico, 02 assessores de nível superior e 02 assessores de nível médio. A coordenação de pólo que faz o acompanhamento no programa nos 35 municípios.

Comenta-se a boca miúda que a demissão tem o viés político, haja vista que os coordenadores haviam sido contratados na gestão do então secretário Weverton Rocha e o eterno suplente e dublê de secretário, Roberto Costa, pretende alavancar sua candidatura a Deputado Estadual para isso demitirá todos os contratados na gestão do pedetista, ainda que se trate de técnicos que nada tem haver com a política. Os coordenadores foram contratados após seletivo público e foram treinados pela Fundação Darcy Ribeiro.

Imaginem agora qual o critério para contratação das novas coordenações, ganha um doce quem acertar!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

De volta ao trabalho: De Nelson Mandela a Roseana Sarney

Ontem (domingo) assistia ao filme intitulado "Mandela" que conta a história do líder africano que ficou preso por quase 30 anos por lutar por direitos iguais na África do Sul.

Algumas passagens do filme me faziam lembrar da semelhança da África do Sul com o Estado do Maranhão, dentre tais, uma evidência é tão triste quanto real: uma minoria forma a elite dominante que explora e governa a maioria de pobres.

Observando a história política que o filme conta, o que mais chamou minha atenção foi o constante uso da frase "de volta ao trabalho" que é o atual slogam do (des)Governo do Estado. No filme os carcereiros que chicoteiam e obrigam os prisioneiros a trabalharem por várias vezes repetem a frase "de volta ao trabalho". Será que a inspiração para uso do slogam veio destas passagens deste filme? Será mera conhecidência?

Os negros que foram transformados em priosioneiros eram obrigados ao trabalho forçado e eram vigiados por carceireiros armados com chicotes que tinham dentre as funções fazer os negros trabalharem intensamente.

Mandela estava preso porque defendia que todo homem, negro ou branco, tinha direito de votar,esta proposta contrariou a elite dominante formada somente por brancos.No Maranhão o Tribunal Superior Eleitoral anulou mais de 1 milhão de votos para voltar Roseana Sarney ao poder, ou seja, o povo aqui também não tem direito de votar.

Aos que sentirem curiosidade, não deixem de assistir o filme se chama Mandela. É uma história interessante. Assiste e compare as "conhecidências" com a realidade maranhense.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Câmara Federal aprova Estatuto da Igualdade Racial


A comissão especial criada para analisar o projeto de lei do Estatuto da Igualdade Racial (PL 6264/05) aprovou nesta quarta-feira (9) o substitutivo do relator da matéria, deputado Antônio Roberto (PV-MG). Após acordo, deputados do DEM – que prometiam obstruir a votação caso as mudanças reivindicadas pelo partido não fosse atendidas – concordaram com a aprovação da matéria. A proposta segue para o Senado.
O texto aprovado traz diversas modificações feitas pelo relator em acordo com as reivindicações do DEM. Entre elas, está a retirada do inciso com a definição de remanescentes quilombolas. A estratégia foi suprimir o conceito para manter uma definição “genérica” de remanescente prevista na Constituição, no intuito de dificultar a titulação de terras para esses povos.

“No relatório foi suprimida a essência de muitas coisas que nossa raça conquistou. Este estatuto está desidratado. Mesmo assim, é melhor 30% de alguma coisa do que 100% de nada”, protestou o deputado Damião Feliciano (PDT-PB), que lamentou a retirada do texto das cotas para negros no ensino público.

O relator retirou do texto também a expressão “iguais” no artigo que define oportunidades de emprego para negros em publicidades, programas de TV e cinema. O deputado Antônio Roberto reescreveu a redação do artigo para evitar que um novo embargo da bancada do DEM. Também foi retirado do texto, os artigos sobre tratamento diferenciado em licitações para empresas com negros no quadro se funcionários.

“O texto avançou. O texto melhorou e agora pudemos votar. Deixou de ser um texto que divide a sociedade, para ser um texto que dá oportunidades diferenciadas”, disse o deputado Índio da Costa (DEM-RJ), autor do pedido de retirada dos artigos sobre licitação.

Ficou mantido no texto, as cotas em partidos políticos para representantes de comunidades negras. De acordo com o texto aprovado, coligações e partidos políticos devem ter, no mínimo, 10% de representantes negros em suas campanhas para eleições de deputados federais, estaduais e vereadores.

De forma irrevogável, o Brasil aos Brasileiros!

por Saney Santos Sampaio (*)

No compasso da degradação moral dos nossos representantes, da decomposição do Senado Federal, do assédio e conseqüente influência do executivo sobre o legislativo e de um TSE que revoga a vontade de milhões de eleitores, os funcionários de carreira da Receita Federal dão, em todos nós, um tapa na cara. Mostram, ao Brasil, que não se vergaram à ocupação política das Instituições o que, notadamente, ocorreu nas estatais e autarquias, nos tribunais e em certos setores da mídia.

A renúncia em bloco dos melhores quadros existentes naquele órgão mostra ao PT e ao seu consórcio que há gente séria na estrutura do Estado. Existe, ainda, quem não se rendeu à condição de semi-deus do Presidente da República e ousa desafiá-lo afirmando que a Receita Federal está a serviço do Brasil e não de seu governo. Gente desta mesma estirpe leva às redações de jornais e TVs, blogs ou quaisquer outros veículos de comunicação o mesmo manifesto de independência e compromisso com a verdade e, sobretudo, a soberania das nossas instituições.

Em 2006 derrotou-se as duas últimas oligarquias políticas do país. Este ano será marcado pela ressurreição, em um presente de pai para filha, da mais antiga de todas. Ele marcar-se-á, também, pela consolidação do Lulismo. A caçula das oligarquias que é escorada nas mais antigas práticas coronelistas, quais sejam, a propaganda ostensiva, o aparelhamento do estado, o balcão de negócios no parlamento e, fundamentalmente, um líder carismático e popular que não compreende o significado da palavra República e os limites que ela impõe.

Neste sentido inverteu-se, hoje, o quadro de outrora. Os ditos “reacionários” de tempos passados tomaram em punho o discurso e posições dos movimentos sociais, dos intelectuais e de pseudos líderes. A imprensa moderna, os servidores alheios ao peleguismo e a classe média crítica e exigente ocuparam o vácuo da UNE, da CUT e dos sindicatos e de certos “pensadores”. À população cabe uma reação uníssona. Cabe um NÃO de caráter (sem trocadilhos) irrevogável. Esta postura não deve acontecer, como muitos acreditam, em frente às urnas. Seriedade e dever cívico não é temporal, mas uma postura perene de quem acredita e luta para que as instituições sejam nossas e não dos Renans, Sarneys, Collors e Lulas da vida.

(*) Saney Santos Sampaio, 29 anos, baiano de nascimento e maranhense de coração, foi Secretário Geral da União Nacional dos Estudantes – UNE, dirigente nacional do Partido Democrático Trabalhista – PDT, e hoje é Presidente da Associação Brasil Voluntário – BRAVO e Secretário Executivo do Fórum estadual de Juventude do Maranhão – FEJMA.

Presidente do CEJOVEM participa da 3ª Reunião Nacional de Conselho Estaduais




O Presidente do Conselho EStadual de Juventude, Raimundo Penha, participou nos dias 09 e 10 de Setembro, na cidade de Curitiba (PA) da 3ª Reunião dos Conselhos Estaduais de Juventude. A Reunião foi organizada pelo Conselho Nacional de Juventude (CONJUV) através da Comissão de Articulação e Diálogo.

No dia 09, os Conselhos Estaduais se reuniram para debater as estratégias para realização do II Encontro Nacional de Conselhos de Juventude que deverá acontecer no mês de Novembro de 2009. O I Encontro aconteceu em novembro de 2008 e contou com participação do Conselho Estadual de Juventude do Maranhão e dos Conselhos Municipais de Balsas e Coelho Neto. A meta do CEJOVEM é levar representantes de pelo menos 10 Municípios.

Durante a reunião foi discutido o calendário de reuniões preparatórias que acontecerão nos Estados visando uma melhor integração. Os Conselhos de Juventude do Maranhão e do Piauí estão trabalhando para realizar um encontro envolvendo os conselhos municipais e estaduais dos 02 estados.

Já no dia 10 foi iniciada a 18ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Juventude tendo como convidados os Conselhos Estaduais. Durante a reunião o CONJUV fez uma avaliação da Política Nacional de Juventude, mais especificadamente avaliou a execução do programa projovem (projovem urbano, projovem trabalhador, projovem rural e projovem adolescente). A reunião teve como expositores representantes da Secretaria Geral da Presidêrncia da República (gestora do programa projovem urbano) e do Ministério do Trabalho e Emprego (gestor do programa projovem trabalhador.

O Presidente do CEJOVEM relatou que no Maranhão devido inoperância do Governo do Estado a execução do programa projovem urbano está um "caos" e citou o atrasa no pagamento dos professores, a burocracia para entrega do cartão dos jovens beneficiuários e ainda o uso político do projeto.O CONJUV realizará um seminário nacional para avaliar o projovem.

MARANHÃO CONTRA A PEDOFILIA: Ato público marca início da mobilização popular

A Comissão de Infância, Juventude e Idoso da Assembléia Legislativa do Maranhão juntamente com a Comissão de Criança e Juventude da Câmara Municipal de São Luís, Ministério Público, Conselho Estadual de Juventude (CEJOVEM), Fórum Municipal de Juventude, sociedade civil organizada através de entidades, fóruns, comitês e redes de proteção a infância realizaram o Ato Público “Maranhão contra Pedofilia” nesta sexta-feira, dia 10 de setembro.

O ato “Maranhão contra Pedofilia” foi realizado a partir das 7h da manhã desta sexta-feira (11) em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite, localizada na Praça Deodoro.

Toda a militância da infância estará envolvida nesta manifestação com o objetivo dar visibilidade a importância de denunciar os crimes de violência sexual, especialmente à pedofilia.

Com o propósito de incentivar a apuração de atos hediondos, praticados até mesmo pela internet, iniciaram uma jornada de manifestações publica contra a pedofilia e ao abuso sexual infantil.

O evento faz parte dos preparativos para a chegada da Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado Federal destinada a investigar e apurar a utilização da internet para a prática de crimes de pedofilia, e a relação desses crimes com o crime organizado.

A CPI da Pedofilia estará no Maranhão nos dias 14 e 15 de setembro realizando Audiências Públicas na Assembléia Legislativa do Maranhão. A Comissão da Infãncia e Juventude da Assembléia Legislativa é presidida pela Deputada Eliziane Gama (PPS).

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

SESPJUV não paga e professores do projovem farão greve


Com salário de 02 meses atrasados, os professores do programa PROJOVEM URBANO ameaçam paralisar as aulas após o feriado da pátria. Os pagamento dos meses de julho e agosto deveria ter sido efetuado no final de cada mês. A Secretaria de Esporte e Juventude, gestora do projeto, sequer dá uma previsão exata para efetuação dos pagamentos, parece até que não leva a sério o trabalho dos professores. Para se ter uma idéias da falta de respeito com os profissionais já faz três semanas que a SESPJUV vem anunciando que fará o pagamento, mais até agora necas de pitibiriba.

O programa projovem urbano é fruto de um convênio celebrado pelo governo do estado e governo federal. o programa está sendo executado em 35 cidades do Maranhão e atende jovens com idade de 18 a 29 que não concluíram o ensino fundamental.

A paralisação dos professores poderá comprometer a qualidade do programa, uma vez que este segue um calendário nacional e com a paralisação das aulas o Maranhão ficaria atrasado em relação aos demais estados da federação, podendo inclusive comprometer a continuidade do mesmo.

O governo federal repassa os recursos ao governo do Maranhão através da Secretaria de Estado de Esporte e Juventude que por sua vez contratou o Instituto Maranhense de Administração Municipal (IMAM) para fazer a contração e pagamento dos professores.

O convênio foi firmado na gestão do então governador Jackson Lago que a época tinha como Secretário de Esporte e Juventude Weverton Rocha. É a primeira vez que o salário desses professores atrasa... os professores devem estar dizendo: eu era feliz e não sabia!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Castelo empossa Conselho de Juventude

Foi empossado na manhã desta quinta-feira, os 22 integrantes do Conselho Municipal de Juventude de São Luís. Numa cerimônia muito concorrida realizada no auditório da Prefeitura de São Luís.

O Prefeito João Castelo presidiu a cerimônia acompanhado do Secretário de Governo, Othelino Neto, do Coordenador Municipal de Juventude, Zé Linhares Junior, do Presidente do CEJOVEM, Raimundo Penha, do Vereador Vieira Lima e do Secretário Geral do Fejma Rafael Oliveira.

Em seu discurso João Castelo falou das diversas obras que fez para beneficiar a juventude quando foi Governador do Estado, citou a Universidade Estadual do Maranhão, o Colégio Universitário e Complexo Esportivo do Castelão e reafirmou a disposição de trabalhar junto com a juventude de São Luís.

Já o Presidente do Conselho Estadual de Juventude, Raimundo Penha, lembrou que o dia 03 de setembro é uma data é histórica, porque além de ser a posse do primeiro Conselho de Juventude de São Luís, os integrantes tomam posse na mesma data que tomou posse a primeira gestão do Conselho Estadual. Aproveitou para parabenizar o prefeito e desejar sucesso aos Conselheiros Municipais.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Confira o que disse Rômulo Ferraz ao Ministério Público Estadual

Publicamos matéria dando de conta da representação feita pelo jovem Rômulo Ferraz que se intitula presidente de uma tal de UESI de Imperatriz. Da postagem para cá recebe alguns telefonemas colocando em dúvida nossa informação.

Alguns jovens sarneyzistas preocupados com a repercursão trataram de informar que o mocinho não havia ingressado no Ministério Público e que ele também nunca afirmou que estivesse ido a Morros.

Como este blog mata a cobra e mostra a cobra morta, publicamos documento oficial no qual o jovem presta as informações ao Ministério Público Estadual. Leia e tire suas conclusões.

O fato é que os jovens ligados ao grupo sarney estão tentanto de todo modo desestabilizar o FEJMA e o CEJOVEM e para isso querem transformar esta eleição em caso de polícia. O objetivo é desgatar a imagem do FEJMA para assim atingir sua credibilidade e ao final questionar a legitimidade da eleição e ai quem sabe não virá um outro "Eros Grau" e devolva a eles as 15 vagas do CEJOVEM.

Acho que já vimos este filme antes...

RAPIDINHAS


AGORA VAI
Amanha, 03 de Setembro de 2009, ás 11:00n, no Auditório da Prefeitura de São Luís o Prefeito João Castelo dará posse aos integrantes do Conselho Municipal de Juventude.

A posse estava prevista para ter acontecido no dia 01 de Setembro, no entanto houve conflito de agendas e o Prefeito precisou permanecer em Brasília. João Castelo faz questão de dar posse pessoalmente aos Conselheiros, o gesto é para deixar claro que o Prefeito respeita as instituições e pretende trabalhar em parceria com as instituições juvenis.

O Coordenador Municipal de Juventude, Zé Linhares, anda feliz da vida com a confirmação da posse e tem confidenciado que com o Conselho as ações da Prefeitura voltadsa para Juventude Ludovicence vão deslanchar.

Uma conhecidência do destino chama atenção: no dia 03 de Setembro de 2007 foi empossado a primeira gestão do Conselho Estadual de Juventude e exatamente dois anos depois o Conselho de Juventude de São Luís tomará posse.

Castelo e Zé Linhares dão um exemplo ao (des)governo do estado de como se tratar com a juventude...

IMPERATRIZ, CIDADE DA JUVENTUDE
Mesmo sendo repetitivo com o slogan, anuncio que a sonhada reunião do Fórum Estadual de Juventude do Maranhão (FEJMA) foi confirmada para a Cidade de Imperatriz, nos dias 25, 26 e 27 de Setembro de 2009.

A decisão foi tomada ontem durante reunião da Secretaria Executiva. Estivem presentes os secretários Rafael Oliveira (São Luís), Francisco das Chagas (Pio XII), Evaldo Lima (Imperatriz) e Saney Sampaio Timom). A decisão foi tomada por unanimidade.

Quem sai no lucro são os candidatos que terão mais 20 dias para correrem atraz dos preciosos votinhos.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Sarneysista tentam ganhar CEJOVEM no tapetão

A disputa pelas vagas do Conselho Estadual de Juventude tem feito do FEJMA um espaço de vale tudo, isto no sentido mais amplo possível. Se você acha que me refiro as disputas e conchavos nos bastidores está enganado.

Para se ter idéia do tamanho da confusão, já estão tramitando no Ministério Público Estadual 02 representações por conta dessas reuniões.

A primeira representação foi feita por Francisco das Chagas, o Chaguinha de PIO XII, na representação este acusa Rafael Oliveira de “dificultar” a convocação da reunião. Na verdade Chaguinha que agiu orientado pelo Conselheiro e Vereador Assis Filho, na verdade queria a realização de uma reunião extraordinária antes da eleição do Conselho. Será qual era o interesse dessa reunião? Deixo por conta de sua imaginação...

A outra representação faz inveja ao processo que Sinhá Roseana cassou o mandato de Jackson Lago. O caso é seguinte na cidade de Imperatriz existem duas entidades estudantis secundarista. A mais antiga chama-se União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Imperatriz que atende pela sigla UMES e tem como presidente a jovem Jackeline Moreira. A UMES faz parte do FEJMA e do CEJOVEM sendo representada por Ciro Rodrigues que atualmente exerce a Secretaria Geral do Conselho.

A outra entidade foi formada apartir de dissidente da UMES e chama-se União do Estudantes Secundaristas de Imperatriz e atende pela sigla UESI e tem como presidente Romulo Ferraz.

TUDO PELO MUNICIPAL
Ciro teve na reunião de Morros acompanhado de uma caravana de Imperatriz e fez a adesão da UMES ao FEJMA.Na listagem final das entidades, por erro na digitação o nome que saiu na listagem foi União dos Estudantes Secundaristas de Imperatriz e não União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Imperatriz. Ou seja a ausência da palavra Municipal fez uma confusão maior do mundo, pense se fosse a palavra Estadual ou Nacional? Dava até morte!

CIRO NA LUTA
È de conhecimento público e notório que Ciro sempre esteve presente no FEJMA e sempre representou a UMES e inclusive tem como suplente a atual presidente da entidade Jackeline Moreira. Talvez o "revolucionário" não saiba, então conto só para ele: Ciro faz parte do CEJOVEM desde 03 de Setembro de 2007 indicado pela UMES de Imperatriz!. Ai fica a pergunta: Qual necessidade ia ter Ciro de usar o nome da desconhecida UESI? Como diria Mauro Macedo: me compre um bode!

OPORTUNISMO
Ao ser informado por uma conhecida atrapalhada líder juvenil da Capital, o presidente da UESI não perdeu tempo disparou entrevistas para blogs , rádios e TV dizendo que Ciro estaria usando indevidamente o nome de “sua” entidade. Uma dessas matérias foi rapidamente reproduzida no blog de Assis Filho.


O TAPETÃO

O dito presidente da UESI afirmou em sua representação ao Ministério Público que esteve presente no encontro de Morros (Veja no detalhe da imagem) e que por tanto a UESI tem direito de votar . Acredito que a reunião a que o dito cujo se refira seja de uma sessão espírita, porque a reunião do FEJMA é presencial. Quem sabe o espertalhão teve na reunião do FEJMA por ato secreto ou por telepatia.
Assim fica fácil, papagaio come milho e piriquito leva a fama!

PAPO CABEÇA SOLIDÁRIO

Para ajudar o jovem a provar que esteve presente na Reunião do FEJMA ocorrida em Morros este blog está lançando uma campanha: Vai dar 100(cem) reais como recompensa para quem tiver uma foto, uma gravação ou outro meio que prove a presença do mocinho em Morros. Caso não apareça as provas acredito que o cidadão terá alguns probleminhas com a justiça.

Imaginem o que essas pessoas não fariam se Conselheiro de Juventude fosse remunerado?

MUITOS SÃO CHAMADOS, 15 SERÃO ELEITOS

Quanto mais o tempo passa mais rumores surgem sobre a eleição do CEJOVEM. Dizem que já tem até “bolão” de apostas acontecendo. Duas perguntas são freqüentes: Quem são os candidatos ou candidatas e quais serão eleitos ou eleitas.

O blog Papo Cabeça divulga sua lista de aposta. A lista é baseada nas conversas que temos acompanhado nos bastidores:

POSSIVEIS CANDIDATOS (AS):


Assis Filho (PIO XII)

Francivaldo (PIO XII)

Domingos Costa (Raposa)

Ana Paula Ribeiro (São Luís)

Glauber Leonardo (São Luís)

Ayriston Almeida (Timbiras)

Ciro Rodrigues (Imperatriz)

Ademiltom Moreira (Cururupu)

Elcio Cadete (Cururupu)

Elias (Morros)

Victor Fontenelle (São Luís)

Saney Sampaio (Timom)

Wellington Cantoário (Timom)

Idaleth Rodrigues (Pinheiro)

Lucivaldo Lopes (São Luís)

Olimpio Araújo (São Luís)

Gleiton marques (Ribamar)

Dayana Roberta (São Luís)

Rafael Oliveira (São Luís)

Rafael (Timom)

Raimundo Penha (São Luís)

Os prováveis eleitos publicaremos nos próximos dias. Faça suas apostas.

BOM SENSO
Na semana passada falei por telefone com a Conselheira Estadual de Juventude e Vereadora Amanda Muniz que informou em primeira mão a este blog que não disputará a reeleição do CEJOVEM. O motivo: Amanda entende que integrantes do Poder Público incluindo Vereadores não devem representar a sociedade civil no CEJOVEM.

Rumores dão de conta que o Conselheiro Estadual e Vereador de Timom Uilma Resende também não disputará a reeleição. Segundo nossa fonte, Uilma também estaria convencido que Vereador é Poder Público e também defende a renovação no CEJOVEM.

ELEIÇÃO DO CEJOVEM LEVA SARNEYZADA AO DESESPERO

As últimas horas que antecederam a “lendária” reunião em Cururupu, marcada para os dias 28, 29 e 30 de Agosto, mostrou-se a fragilidade das “articulações” dos Sarneysistas.

Dentre as surpresas teve a matéria do blogueiro Samuel Bastos, que dentre outros comparou a atual equipe da SESPJUV a nada mais nada menos que "Fernandinho Beira-Mar". Meu amigo, a matéria foi um Deus nos acuda, tem nego que até hoje não dorme, com medo de ficar com pires na mão.

Se não bastava a revolta de Samuca, veio Domingos Costa para fechar com chave de ouro. O garoto prodígio, tachado como candidato de 1 voto, fez a maior confusão e embolou o meio de campo.

A confusão começou por que Assis Filho é o articulador da eleição dos candidatos sarneysistas e segundo nossas fontes Assis teria oferecido a “suplência” para Domingos que por sua vez afirmava que só voltava de Cururupu quando fosse eleito conselheiro.

Domingos que não é bobo nem nada se aliou a Jadson Pires e caíram em campo em busca de apoios, conversaram com todo mundo, Deus, o mundo e Edmundo (rarara) e na reta final dizem que o moço já contabilizava 06 votos na região metropolitana.

Para completar a maré de má sorte, a turma ribamarense revolveu convidar Rafael Oliveira (FEJMA) e Raimundo Penha (CEJOVEM) para participarem da criação do Fórum Municipal de Juventude de São José de Ribamar, ai foi o suficiente para os “urubus da juventude” divulgarem um suposto acordo de balaios e sarneysistas. Pense na confusão. Para resolver o problema e acalmarem o eterno suplente e dublê de secretário Roberto Costa, os “urubus” destacaram um tal de Gleiton para distribuir uma nota negando o suposto acordo. Nem precisava tanto trabalho, pois Gleiton só possui 1 voto nesta eleição e todos sabem que este voto é fiel ou melhor de cabestro!

Nesta altura do campeonato Assis Filho já tava na água de açúcar até que veio a notícia do adiamento da reunião e o articulador voltou a respirar aliviado. De sexta para cá o moço não descansou, arregaçou as mangas e já começou as novas articulações, é um festival de ligações e e-mail. Um conselho: cuidado com a pressão arterial!