sábado, 4 de julho de 2009

CEJOVEM, FEJMA E ASSEMBLÉIA REALIZAM 4 AUDIÊNCIAS PÚBLICAS













Com pouco menos de o1 ano de parceria institucional, o Conselho Estadual de Juventude (CEJOVEM), o Fórum Estadual de Juventude do Maranhão (FEJMA) e a Comissão de Juventude da Assembléia legislativa já realizaram 04 audiências públicas para tratar da implentação das políticas públicas de/com e para juventude no Estado do Maranhão.
HISTÓRICO
As audiências foram idealizadas em 2008 com objetivo de somar esforços para implementação de ações desenvolvidas pelas diversas instituições.
A primeira audiência foi realizada em Agosto de 2008 e como produto foi elaborada uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Juventude. A proposta visa incluir a palavra juventude na Constituição do Estado. Com a emenda, a juventude passará a ter direitos constitucionais garantidos. A PEC foi apresentada pelo Deputado Rubens Pereira Junior, já tendo pareceres favoráveis pela aprovação, faltando somente apreciação pelo Plenário da Assembléia.
A segunda audiência foi realizada em Novembro de 2008 e objetivava a elaboração do Pacto pela Juventude. O resultado foi um protocolo de intenções que vem sendo assinado por prefeitos e vereadores dos diversos municipios.
A terceira audiência foi realizada dia 03 de Junho de 2009 e objetivou a retomada das discursões para elaboração do Plano Estadual de Juventude. Ao final foi aprovada a proposta apresentada pela Deputada Eliziane Gama, Presidente da Comissão de Juventude. A proposta foi entregue ao Presidente ad Assembléia, Depuatado Marcelo Tavares, que determinou a assessoria que elabora a projeto.
A quarta audiência foi realizada em 17 de Junho de 2009 e objetivou discutir a participação dos jovens vereadores na implementação das políticas de juventude. Sucesso absoluto, ao final os vereadores criaram um fórum permanente de discursão.Destaque para a presença do Presidente do Conselho Nacional de Juventude, Davi Barros, que atendendo a convite do Presidente do CEJOVEM, veio participar do evento.
As fotos acima são referentes a audiência realizada em 17 de Junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário