sábado, 4 de julho de 2009

LULA AGORA É CREDOR DE SARNEY


"Na política tanto vale o ato como vale a cena", ouvi esta frase em meados de 2002 da boca do então vereador de São Luís, Pedro Celestino. Fui longe, não?
Bem, esta frase pode demosntrar o momento da atual crise do Senado Federal, pricipalmente no tocante ao apoio do Presidente Lula a permanência do Senador José Sarney na presidência daquela Casa.
Alguns fatos se bem observados soam no mínimo como estranhos. Primeiro os senadores do PT no Senado Federal pedem a saida de Sarney para só então despois conversarem com o Lula. E porque não conversaram antes? Tudo bem que Lula estava viajando, mais não estava icomunicável. Não seria mais fácil conversar antes e evitar o vexame de tomar um aposição (pedir afastamento) para depois voltar atrás a pedido de Lula?. Seria, porém, o Lula não sairia como o "salvador" de Sarney.
Lula devia muito a Sarney por sua articulação no Senado Federal, parte dessa dívida foi paga com cargos políticos no Governo Federal. Mais faltava quitar a dívida e virar fiador. Assim fez Lula, deixou o amigo clamar por "socorro" e veio socorrê-lo.

SÓ LULA SALVA SARNEY
Depois do pedido de afastamento feito pela bancado do Partido dos Trabalhadores, vem o segundo capítulo, os jornais ligados ao Planalto começam a divulgar que "só Lula pode ajudar Sarney". Logo em seguida entra em cena a Ministra Dilma (candidata do Lula) e o próprio Lula enquadrando os Senadores e defendendo a permanência incondicional do "aliado fiel". Apartir daí, o segundo passo era moleza, uma retratação dos senadores petistas e mais alguns aliados para demonstrar a força do Presidente Lula. Fácil, fácil!


LULA VIRA FIADOR DE SARNEY
Acostumado a fazer favores para depois cobrá-los, Sarney agora é tutelado pelo Lula, devedor do Lula. Sarney que não tem tido vida fácil nos últimos meses, acredita que com a entrada do Presidente Lula nas articulações a crise será estancada.
Enquanto isso, Sarney vira devedor do Lula e em troca deverá virar o cabo eleitoral número 1 da candidata Dilma.
Com um único ato o Presidente Lula quita sua dívida com Sarney e ainda terá na presidência do Senado um presidente acuado e sem prestígio na sociedade, bem diferente do influente Sarney de 06 meses atrás.


Um comentário: