terça-feira, 28 de julho de 2009

Justiça do Maranhão proíbe homenagem a políticos vivos


SÃO LUÍS – Se o apoio político ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-MA), começa a derreter em Brasília, no Maranhão, igualmente, a força do nome da sua família dá sinais de que está enfraquecendo. Depois de duas decisões do Tribunal de Justiça do Maranhão determinando a retirada de nomes de políticos vivos de logradouros públicos, com o argumento de que desrespeitam o princípio constitucional da impessoalidade, a governadora Roseana Sarney (PMDB) mandou remover, esta semana, seu nome do prédio do Tribunal de Contas do Estado (TCE). É o que mostra reportagem do Enviado especial Chico de Gois na edição deste sábado em O GLOBO.

A governadora expediu também ofício determinando aos secretários de Estado e prefeitos maranhenses que mudem os nomes de logradouros que tenham sido batizados em homenagem à família. Nesta sexta-feira, já não havia o nome de Roseana na frente do edifício do Tribunal de Contas, inaugurado por ela em 2002. O secretário de Comunicação Social do governo, Sérgio Mesquita, afirmou que antes mesmo de a governadora ser notificada sobre a decisão, ela já mandara apagar seu nome.

No Maranhão, a família Sarney é referência em tudo. Há maternidade José Sarney e Marly Sarney, rua José Sarney, rua Zequinha Sarney e até cidade Presidente Sarney. A frequência com que o nome Sarney aparece pelas ruas da cidade virou até uma piada que corre na internet, listando órgãos públicos, ruas, praças e bibliotecas, além dos órgãos de comunicação que pertencem ao clã Sarney, como a TV Mirante, afiliada da TV Globo, e o jornal “O Estado do Maranhão”.
Fonte: (www.resistenciadomaranhao.com.br)

COMENTÁRIO PAPO CABEÇA: Esta decisão consolidou o velho ditado "água mole, pedra dura, tanto bate até que fura". Demorou mais a justiça foi feita.

Tinha processo se arrastando há quase 10 anos, sem um pronunciamento da justiça. Com certeza, depois da passagem de Jackson Lago parece que as instituições finalmente perderam o medo da Sarneyzada.

A colocação de nome de pessoas vivas é um desreipeito ao Príncipio Constitucional da Impessoalidade. Mais vai explicar isso para Sarney que se julga dono do Senado, dono do Convento e dono do Mar...anhão, é claro!

Cito alguns órgãos que o site esqueceu de listar: Ponte José Sarney, Unidade Integrada Rosena Sarney e Centro de Ensino Médio Roseana Sarney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário