sábado, 25 de julho de 2009

Raimundo Penha participa de reunião nacional com Conselhos Estaduais de Juventude






Foi realizada em Brasilia( DF), nesta sexta-feira, 24 de Julho, uma reunião do Conselho Nacional de Juventude (CONJUV) com os Conselhos Estaduais de Juventude. Participaram do evento 09 Conselhos Estaduais: Maranhão, Piauí, Paraíba, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais e Pernambuco, além de vários gestores convidados.

O Evento foi realizado pelo Conselho Nacional de Juventude e contou com a colaboração da Secretaria Nacional de Juventude e do Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Juventude. O encontro objetivou discutir uma agenda comum do CONJUV com os Conselhos Estaduais e traçar estratégias de atuação em grandes projetos, como aprovação da PEC da Juventude e do PLano Nacional de Juventude, ambos parados no Congresso Nacional.

O Secretário Nacional de Juventude, Beto Cury participou do evento, em sua fala pediu empenho dos Conselhos Estaduais na mobilização para aprovação da PEC e do Plano ainda este ano, haja vista que ano que vem é ano eleitoral, fato que dificulta aprovação das propostas, segundo o secretário.

Na discursão de agenda comum o Presidente do Conselho Estadual de Juventude do Maranhão, Raimundo Penha, pediu uma presença maior do CONJUV nos Estados, sobretudo na articulação para aprovação dos Planos Estaduais de Juventude e das PEC Estaduais, e juntamente com a Presidente do Conselho de Juventude do Piauí, Tatiana Seixas, apresentaram o projeto para realização de Encontro Regional de Conselhos de Juventude que envolverá Conselhos Estaduais e Municipais dos Estados do Piauí e Maranhão. A iniciativa foi parabenizada pelos demais Conselhos, que devem reproduzir a idéia em seus estados.

O Presidente do CEJOVEM expôs ainda a experiencia do Colegiado Maranhense de Conselhos Estaduais (CMCE), instância que reune os diversos Conselhos para debater problemas comuns e promover a troca de experiência entre eles.

Ao final do encontro os Conselhos Estaduais juntamente com o Conselho Nacional lançaram manifesto pedindo aos Senadores celeridade na tramitação da PEC da Juventude parada no Senado Federal desde novembro de 2008, também decidiram pela criação do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário