domingo, 23 de maio de 2010

Debates acalorados e clima de festa marcam FEJMA de Açailândia

Terminou ontem a noite a X Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Juventude do Maranhão- FEJMA que aconteceu na Cidade de Açailândia. A reunião foi marcada por calorosos debates e por muita agitação cultural.

Participarm da reunião representantes de Pinheiro, Morros, São Luís, Imperatriz, Davinópolis, Timbiras, Timon, Coroatá, Porto Franco e Açailândia. Passaram pelo evento ainda os representantes de Grajaú.

A reunião teve como pauta principal o debate para retomada do debate para criação do Plano Estadual de Juventude, sendo aprovada a proposta que de junho até novembro o FEJMA realizará atividades para atualizar o plano e encaminhará em dezembro para o Poder Executivo Estadual. Para dar maior mobilização o FEJMA criará uma campanha de mobilização visando estimular a participação dos vários segmentos neste debate.

Foi comemorado a aprovação da PEC da Juventude pela Assembleia Legislativa do Maranhão. Os presentes destacarm que a última reunião do FEJMA em Pinheiro foi a grande propulsora da mobilização que culminou na aprovação por uninimidade da PEC, sendo também destacado o empenho do Deputado Rubens Junior.


AMIGO DA JUVENTUDE

Durante a reunião,foi aprovado também a criação do SELO AMIGO DA JUVENTUDE, que visa premiar profissionais, empresários e lideranças políticas que contribuirem para o desenvolvimento de ações que beneficiem a juventude maranhense.

Os primeiros a serem homenageados serão os Prefeitos que já instituiram Conselho ou Órgão Gestor da política de juventude ou apoiem a implantação dos Fóruns Municipais, e também os prefeitos e empresários que deram apoio para realização das reunião do FEJMA. A primeira homenagem deverá acontecer já na próxima reunião que deverá acontecer no próximo semestre.

UM PRESENTE PARA AÇAILÂNDIA

A reunião do FEJMA contribuiu para impulsionar o desenvolvimento das PPJs no Municipio de Açailândia. Durante a reunião, o Vereador Jucelino anunciou que estará apresentando Projeto de Lei para criação do Conselho de Juventude de Açailândia.

Nos próximos dias haverá uma audiência pública no Municipio para debater a minuta do referido projeto. A juventude Açailândia fez a festa.

NO MP

Os presente lamentaram a ausência do Presidente do Conselho Estdual de Juventude Ruy Pires que era esperado para expor sobre a atual situação do Conselho. Vale lembrar que na reunião de Pinheiro Ruy Pires deu "piti" para fazer parte da mesa, sendo que sequer havia sido convidado para aquele evento, e neste que fora convidado oficialmente não compareceu e nem justificou ausência. Estranho não?

Os conselheiros presentes falaram da situação atual do conselho e foram unânimes em considerar fraco o desempenho e afirmaram que o conselho vem sendo conduzido somente para atender aos interesses políticos do presidente.

Ao final foi aprovado que o FEJMA deverá acionar o Ministério Público Estadual para garantir o funcionamento do FEJMA, incluindo estrutura e a realização de atividades conforme seu regimento.

FESTA PRA TODO LADO

Açailândia estava em festa. Parecia proposital. Além do show da banda mastruz com leite a galera Açailandense ainda se esbaldou na prévia do Açaifolia que contagiou a praça que ficava ao lado do alojamento. Pense nessa turma solta pelas praças de Açailândia. É história que dá um livro. Contaremos em uma matéria especial...

Quem estava em estado de Graça era os representantes do FEJMA Francisco Aires e Ruslana lopes que se desdobraram para organizar a reunião. Todas as caravanas asiram elogiando a organização. Quem trabalha merece ser reconhecido!



ATÉ BREVE
Uma próxima reunião deverá acontecer no próximo semestre em data a ser confirmada pela Secretraia Executiva. Duas cidades já apresentaram candidatura: Timbiras e São Luís. Grajaú também mostrou interesse em sediar a próxima reunião. As cidades interessadas devem procurar a Secretaria Executiva. Enquanto não é definida a sede, este blog consutará os internautas sobre onde deve ser realizada a próxima reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário