domingo, 30 de maio de 2010

OBRIGADO...

PELAS MAIS DE

Povo será o timoneiro da campanha da volta, diz Jackson

Durante solenidade festiva em comemoração aos 30 anos do PDT, na sede do partido em Timon, no último sábado(29) à noite, o ex-governador Jackson Lago aproveitou um trocadilho sugerido pelo ex-candidato a prefeito de Barão de Grajau, advogado Edmundo da Guia Ayres dos Santos(PDT), para lançar o desafio: o povo de Timon será o timoneiro de sua campanha da volta ao Palácio dos Leões. Jackson Lago estava acompanhado dos dois pré-candidatos a senador de sua chapa, o deputado federal Roberto Rocha e o ministro Edson Vidigal, ambos do PSDB.

A solenidade de Timon, da qual participaram representantes dos municípios da região dos cocais e até de imperatriz e de todos os partidos que fazem oposição ao Governo do Estado, encerrou o périplo dos pedetistas e tucanos que havia sido iniciado ainda sábado(29) cedinho, pela cidade de Matões. Lá Jackson e sua comitiva foram recebidos pela prefeita Suely Pereira(PDT), que promoveu uma solenidade no novo prédio da Câmara Municipal, que contou com as presenças do secretário de governo do município e ex-deputado Rubens Pereira(PDT) e dos vereadores Cristiane Pinheiro(PRTB) e Inácio Carvalho(PMDB). De Timon compareceram o primeiro suplente de deputado federal Luciano Leitoa(PSB); deputado estadual Chico Leitoa(PDT) e o vereador Jeconias Moraes(PDT).

Na solenidade da Câmara todos os oradores – começando pela prefeita – destacaram os avanços que Matões conseguiu na curta administração Jackson Lago, especialmente nos setores de educação, saúde e infraestrutura (como e estrada que liga Matões a Parnarama) e lamentaram o confisco que a “governadora nomeada pelo TSE” fez dos R$ 11 milhões que Jackson deixou para a construção de estradas.

Em seguida a comitiva do governador se dirigiu para a cidade de Parnarama, onde estava sendo realizada a convenção municipal do PDT. Mais 300 pessoas, entre filiados e simpatizantes, interromperam o processo de votação para ouvir o ex-governador Jackson Lago, os pré-candidatos a senador Roberto Rocha e Edson Vidigal, o deputado estadual Chico Leitoa e seu filho Luciano Leitoa. Representando Parnarama falaram os vereadores Cícero do Frango e Adalto Fonseca; o presidente da comissão provisória do PDT, José Bivaldo da Silva; e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade, Raimundo Alves Cardoso.

Apoteose em Timon


As andanças de Jackson Lago e sua comitiva pela região dos cocais teve seu ponto culminante em Timon na tarde/noite de sábado(29), quando ele foi ovacionado na sede do PDT por mais de 800 pessoas que atenderam a convocação do deputado estadual Chico Leitoa e de seu filho Luciano Leitoa(PSB), que é primeiro suplente de deputado federal e secretário geral do seu partido no Estado do Maranhão.

A solenidade do PDT timonense foi bastante concorrida e contou com as presenças – além de Jackson Lago, Roberto Rocha e Edson Vidigal – do ex-secretário da juventude e pré-candidato a deputado federal Weverton Rocha, de vereadores como Catulé de Caxias e Hamilton Miranda, de Imperatriz; dos timonenses Jair Mayner(PSB), Jeconias e Uilma Resende(PDT), passando por líderes municipais como Edmundo Ayres(PDT), de Barão de Grajaú que, de tão impressionado com a atuação do PDT timonense e da dupla Chico e Luciano Leitoa, cunhou o trocadilho: “Timon será o timoneiro da campanha do doutor Jackson de volta ao governo do Estado”. Também participaram e discursaram representantes de partidos como João da Gráfica(PCdoB) e Professora Divina(PPS).

Praticamente todos os líderes presentes discursaram na solenidade, todos lamentando a interrupção abrupta do governo Jackson Lago e a posse de “uma governadora biônica que assumiu só para continuar fazendo mal ao povo do Maranhão”. Também destacaram as realizações do Governo Jackson nos setores da educação, saúde, segurança e infraestrutura, como estradas e pontes, tudo construído com recursos próprios do Estado. “O Maranhão é um estado rico tem condições de se desenvolver sozinho, tem dinheiro para isto. O que os sarneys não gostaram e fizeram de tudo para me tirar do Governo foi quando eu descobri isto e comecei a mostrar que eles nunca fizeram antes porque nunca tiveram interesse”, disse doutor Jackson num dos discursos.

O penúltimo orador foi o secretário geral do PSB, Luciano Leitoa, que fez um discurso emocionado após exibir um vídeo com um resumo das cenas mais marcantes de sua campanha para prefeito de Timon, na eleição passada, nas quais o então governador Jackson aparece como figura principal, lhe dando total apoio. “Lembrando que desde criança era fã do doutor Jackson, Luciano disse que aquele apoio que recebeu do então governador na eleição passada só fazia lhe reforçar a obrigação moral de retribuir o favor e, Timon, mesmo que isto contrarie a coligação que seu partido estará fazendo com o pré-candidato a governador do PCdoB, deputado federal Flávio Dino. “Eu já avisei para Flávio Dino e até para o presidente nacional do PSB, governador Eduardo Campos, que vou votar em Jackson Lago para governador”, concluiu Luciano.

PMDB de Minas ameaça votar contra Dilma


Vera Rosa / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo

A insistência do PT em emplacar a candidatura do ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, ao governo mineiro abriu nova crise com o PMDB. Em represália, uma ala do partido ameaça votar contra a aliança com Dilma Rousseff para a Presidência.

Dirigentes do PMDB avisaram o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que a parceria com Dilma corre risco se os petistas não apoiarem o senador Hélio Costa na disputa ao Palácio da Liberdade.

"Lamentavelmente, companheiros do PT estão usando uma política rasteira contra mim", desabafou Costa. "Mas não adianta o PT fazer pressão e guerra de guerrilha no grito porque isso não me abala."

Ex-ministro das Comunicações, Costa não escondeu a contrariedade com rumores dando conta de que teria desistido da cadeira hoje ocupada pelo governador Antonio Anastasia (PSDB) para concorrer à reeleição ao Senado. "Se eu quisesse voltar ao Senado, não precisaria fazer esforço", insistiu. "Sou pré-candidato ao governo."

O PMDB de Minas detém 69 dos 804 votos da convenção do partido, marcada para 12 de junho, com o objetivo de homologar a candidatura do presidente da Câmara, Michel Temer (SP), como vice na chapa de Dilma. Temer também comanda o PMDB.

Sozinhos, os mineiros não conseguem desmanchar a aliança, mas podem fazer corpo mole na campanha. Além disso, a insatisfação tem potencial para contaminar grupos, já que os diretórios de São Paulo e Pernambuco são contra o casamento com o PT e apoiam José Serra (PSDB). Detalhe: a convenção do PT é em 13 de junho, 24 horas depois do encontro peemedebista.

"O clima está péssimo e para toda ação há uma reação", alfinetou Wellington Salgado (PMDB-MG), suplente de Costa no Senado. "A insatisfação em Minas tem nome e uma coisa é certa: a bancada do PMDB votará contra a coligação com Dilma se o PT não fechar conosco."

Intervenção. Na quarta-feira, uma reunião de dirigentes estaduais do PT com o presidente do partido, José Eduardo Dutra, em Brasília, escancarou o mal-estar. Petistas se queixaram da pressão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que quer o acordo com o PMDB a qualquer custo, de olho no precioso tempo de TV da sigla na propaganda eleitoral. O grupo chegou a dizer a Dutra que o casamento com o PMDB só sairá em Minas e no Maranhão se houver intervenção nas seções regionais.

Desde que Dilma começou a crescer nas pesquisas de intenção de voto - ganhando fôlego em Minas, o segundo colégio eleitoral do País, depois de São Paulo -, o PT mineiro voltou a bater o pé pela candidatura de Pimentel. Um dos principais coordenadores da campanha de Dilma, o ex-prefeito venceu a prévia realizada no início do mês contra o ex-ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias.

Apesar de Pimentel ter conquistado o direito de representar o partido na corrida ao Palácio da Liberdade, o PMDB dava como certo que ele seria candidato ao Senado, deixando a vaga ao governo para Costa. Na prática, esse cenário pode até se tornar realidade - com o anúncio da composição da chapa no próximo dia 6, conforme prometido -, mas não sem trauma. Motivo: discípulos do ex-prefeito não querem desistir da briga pela cadeira de Anastasia, afilhado do tucano Aécio Neves.

"Estamos muito animados e convictos de que o melhor candidato para ganhar do PSDB o governo mineiro é mesmo Pimentel", afirmou o deputado federal Reginaldo Lopes, presidente do PT de Minas. "Vamos convencer o PMDB e os demais partidos da base aliada de que a candidatura do Pimentel também é melhor para Dilma, porque ele tem votos de amplos setores."

Embora Costa esteja na dianteira em todas as pesquisas, petistas o comparam nos bastidores a um "cavalo paraguaio": bom de largada, mas ruim de chegada. Sem querer jogar mais combustível na crise, Pimentel assegurou que o acordo com o PMDB será cumprido, com palanque único para Dilma.

Articulador político do Planalto, Padilha evitou espichar a polêmica e disse não acreditar que o PMDB vote contra a dobradinha com o PT. "A melhor forma de conquistarmos o governo de Minas e o Senado é em aliança com o PMDB", resumiu.

Para complicar ainda mais o cenário, os seguidores de Patrus conseguiram empurrar o encontro do PT mineiro para 19 e 20 de junho. Foi uma estratégia para lavar as mãos e obrigar o Diretório Nacional do PT - que se reúne antes, em 11 de junho - a arcar com o desgaste da "intervenção branca" em Minas. Adversários de Pimentel também desejam que ele pague a fatura política por eventual renúncia.

sábado, 29 de maio de 2010

O povo é maior

A Pré-Convenção do PDT maranhense acontecida nesta sexta-feira, em São Luís, foi exatamente como esperávamos: uma grande festa popular. Foi também a celebração de uma grande aliança política em torno da pré-candidatura de Jackson Lago ao Governo do Estado. A pré-convenção mostrou que, para muitos, Jackson é governador legítimo do Maranhão.

A expressiva presença de lideranças e correligionários de todos os partidos que comporão coligação PDT-PSDB-PPS-PTC me deu a convicção de que, nas eleições que se aproximam, o povo maranhense estará muito bem representado a partir de 2011, seja na Assembleia Legislativa, no Governo do Estado, na Câmara dos Deputados ou no Senado Federal.

Pedindo desculpas antecipadas aos ilustres colegas presentes na pré-convenção por não citar o nome de todos por questão de espaço, relato aqui, além do ex-governador Jackson Lago, a presença de João Castelo, Edson Vidigal, Sebastião Madeira, Julião Amim, Clodomir Paz, Roberto Rocha, Deoclides Macedo, Graça Paz, Moacir Feitosa, Edivaldo Holanda, Pastor Porto, Paulo Matos, Chico Leitoa, enfim, caros, leitores, havia muita gente disposta, nas quais eu me incluo, a derrotar de vez a oligarquia Sarney, esse conchavo político que se recusa a deixar o poder nem que seja utilizando-se de relações promíscuas com os órgãos federais, como bem destacou Jackson em seu discurso de hoje.

Jackson, por sinal, mostrou saúde e vitalidade em seu discurso forte. “Eles, nas suas relações promíscuas, ao longo de meio século, não queriam que nós continuássemos a construir estradas, escolas, eles não queriam que implantássemos um sistema de saúde eficiente na capital e no interior do Estado”, disse ele, que continuou revelando que havia ainda muito mais a ser feito como os Socorrões de Imperatriz, Pinheiro e Balsas, além do concluído de Presidente Dutra que, juntos, descentralizariam o acesso à saúde para fora de São Luís e Teresina.

Antes de tudo, Jackson prestou tributo aos companheiros Pedro Veloso e João Evangelista, deputados que faleceram recentemente no exercício de seus mandatos de deputados estaduais.

Edson Vidigal e João Castelo também fizeram discursos enérgicos e coerentes com os recentes acontecimentos do nosso estado. O ex-presidente do STJ e pré-candidato ao Senado, Vidigal, fez uma explanação clara da aberração jurídica e política que foi a cassação de Jackson ano passado. O prefeito de São Luís, Castelo, apontou que nesta coligação é onde estão as pessoas sérias que ajudarão a fazer um Maranhão melhor.

Registro também o grande pronunciamento do presidente da Juventude Estadual do PDT, Saney Sampaio, que comparou o golpe sofrido por Jackson Lago aos de Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola, elevando Jackson e suas lutas pelo Maranhão ao patamar desses grandes líderes que o país teve. Perfeita homenagem ao saudoso Brizola, fundador do Partido Democrático Trabalhista, que fez hoje 30 anos de organização no Maranhão.

A pré-convenção do PDT foi um sucesso e marcou o início de nossa caminhada rumo à vitória da democracia que certamente acontecerá com a eleição de Jackson Lago novamente governador. Eu, como candidato a deputado federal estarei junto a ele nos palanques pelos quatro cantos do Maranhão. Para saber mais, você pode ler o post abaixo a minha carta à juventude maranhense.

Um forte abraço e vamos à luta, porque O POVO É MAIOR!

FONTE: www.wevertonocha.com.br

quinta-feira, 27 de maio de 2010

ISOLADO: Sousa Neto não deixa Ruy Pires ser ordenador de despesa na SESPJUV

O Secretário de Esporte e Juventude, Francico Sousa Neto, dá sinais claros que não confia no Secretário Adjunto de Esportes Ruy Pires, que foi seu concorrente quando da disputa de bastidores para indicação do ocupante da cadeira nº 1 da SESPJUV.

Prova da falta de confiança é que Sousa Neto não nomeou Ruy Pires para ser seu substituto na ordenação de despesas. É de praxe que o ordenador seja o próprio Secretário em conjunto com o financeiro, cabendo a este designar um substituto para atuar nos casos de impedimentos.

Desde a gestão de Mauro Bezerra que o ocupante da Secretaria Adjunta de Esportes era o ordenador substituto. Foi assim com Weverton Rocha que indicou Herbeth Fontenelle. Depois Roberto Costa indicou o próprio Sousa Neto com substituto, quando Sousa ocupava justamente a Secretaria Adjunta de Esportes.

Porém Souna Neto resolveu inovar e não nomeou seu Secretário Adjunto de Esportes que a cada dia dá sinais de estar mais mais próximo do isolamento político, dentro e fora do "selva" da SESPJUV.

É de conhecimento público que Sousa Neto sempre hostilizou Ruy pires, tendo piorado a convivência após os fortes movimentos (fracassados diga-se de passagem) de Pires de tentar atropelar o processo de escolha do novo secretário. Ruy chegou convencer Roberto Costa a organizar um evento para homenagear Zé Sarney no intuito de ganhar a indicação.O evento aconteceu, entretanto, Sousa Neto era o nome preferido por Fernando Sarney e acabou prevalecendo mesmo contra a vontade "dissimulada" de Roberto Costa e João Alberto.

O tempo passou e Sousa Neto cada dia vai implantando seu próprio estilo e cada vez mais se distancia e isola o adjunto que tentou ser titular. Linguas soltas começaram a espalhar que Ruy já estaria disposto até a entregar o cargo e já teria até uma "saída honrosa", alegaria que tem de se dedicar excluisamente a coordenação de campanha do coroa Roberto Costa, com esta desculpa fugiria dos comentários de desmorarização e evitaria aquilo que deve acontecer mais cedo ou mais tarde: o rompimento público com Sousa Neto.
(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)

Projovem trabalhador iniciar atividades para 2 mil jovens em São Luís

Hoje a tarde foi realizada a aula inaugural do programa projovem trabalhador. A cerimônia foi realizada ás 15:00h na área de vivência do Instituto Federal do Maranhão- IFMA. 2000 (dois mil) jovens serão beneficiados pelo programa projovem trabalhador.

Participaram da cerimônia o Prefeito João Castelo, o Secretário Municipal Júlio França, a Deputada Estadual Gardênia Castelo, o Vereador Ivaldo Rodrigues, o Presidente do IPDE Elias Barros e o ex-assessor do MTE Weverton Rocha, que fora o articulador para realização da parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Ministério do Trabalho.

O projovem trabalhador da Prefeitura de São Luís será um dos maiores já desenvolvidos, atendendo a 2 mil jovens de uma única vez. A aulas iniciarão dia 07 de junho com termino previsto para dezembro, totalizando 06 (seis) meses de aulas. 30% (trinta por cento) deverá ser encaminhado ao mercado de trabalho.

Os jovens beneficiários tem idade entre 18 e 29 anos, estão em situação de desemprego e são residentes na zona rural ou peri-urbana de São Luís.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

São Francisco do Maranhão terá terceiro turno da eleição de Prefeito

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anulou, na sessão plenária desta terça-feira (25), a resolução que fixou as regras para a renovação da eleição de prefeito ocorrida em São Francisco do Maranhão no dia 28 de fevereiro deste ano. Os ministros determinaram ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) que marque nova data para a eleição. A Corte estipulou ainda que a nova resolução do TRE sobre o pleito deve respeitar os prazos processuais fixados na Lei Complementar 64/90 e contemplar a totalidade do cadastro de eleitores do município.

A Corte anulou, por consequência, a renovação de eleição ocorrida em fevereiro por julgar que a resolução do TRE, que fixou suas regras, reduziu de forma indevida prazos processuais previstos na LC 64/90, descumprindo inclusive garantias constitucionais, como o devido processo legal e a garantia de ampla defesa.

Além disso, os ministros entenderam que o TRE desrespeitou a garantia constitucional do voto para todo o cidadão, já que a resolução somente assegurou voto na renovação de eleição em São Francisco do Maranhão aos eleitores que haviam votado para prefeito em outubro de 2008.

Ministro determina o arquivamento de representação contra o PSDB e José Serra por programa exibido na Bahia


O ministro Aldir Passarinho Junior, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e corregedor-geral eleitoral, determinou o arquivamento da representação do Partido dos Trabalhadores (PT) contra o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o pré-candidato à presidência da República, José Serra.

O PT alegava que, no último dia 20 de maio, o PSDB fez propaganda antecipada em favor de José Serra durante inserção de 30 segundos no horário eleitoral gratuito na Bahia e teria ultrapassado “o direito salutar de crítica política”. O partido pedia a suspensão da veiculação da inserção hoje, 25 de maio e a notificação do partido e de seu pré-candidato e da TV Globo Bahia, além da aplicação de multa e a cassação do tempo equivalente a cinco vezes no próximo semestre.

De acordo com a decisão do ministro, o artigo 45 da Lei 9096/95 (Lei dos Partidos Políticos) estabelece que a representação apresentada por partido político contra suposto ilícito na propaganda eleitoral gratuita “será julgada pelo Tribunal Superior Eleitoral quando se tratar de programa em bloco ou inserções nacionais e pelos Tribunais Regionais Eleitorais quando se tratar de programas em bloco ou inserções transmitidos nos estados correspondentes”.

O ministro Aldir Passarinho Junior observou que, de acordo com a representação do PT, a propaganda teria sido exibida no dia 20 de maio, data destinada à veiculação de inserções nacionais do Democratas (DEM). No entanto, de acordo com documento anexo à representação, a transmissão ocorreu no dia 19 de maio, “o que se corrobora pela data impressa na mídia que acompanhou a inicial e pelo teor das imagens nela gravadas, que apontam para o mesmo dia”.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Coordenadora pede demissão do PROJOVEM URBANO por não concordar com politicagem implantada por Roberto Costa


A Coordenadora Executiva do PROJOVEM URBANO Zeli Rocha (Que não é parente de Weverton Rocha) pediu demissão do cargo que ocupava desde outubro de 2008. Zeli foi convidada pelo então Secretário Weverton Rocha para coordenar a implantação e execução do programa no Maranhão.

Na primeira etapa ainda no Governo Jackson Lago o projovem foi implantado em 35 Cidades do Maranhão. Com a mudança de governo devido a decisão do TSE, o programa passou por serveras mudanças motivadas pela politicagem de Roberto Costa e companhia ilimitada.

Numa estartégia para forçar o pedido de demissão dos profissionais, Roberto iniciou uma operação "tartarura", promovendo o atraso do pagamento dos professores e a reduação da estrutura básica do programa. Não satisfeito, Roberto demitiu as Coordenações de Pólo, formada em sua maioria por profissionais dedicados.

A própria Zeli confessou recentemente que chegou a passar 07 (sete) meses sem receber salário, extamente, mais da metade de um ano sem salário. E porque? Tudo porque tem o sobrenome Rocha. Dizem que o ódio é uma forma de expressar o amor, se for verdade Roberto Costa vai passar umas dez encarnações apixonado por Weverton Rocha...

A Coordenadora em várias oportunidades bateu de frente com o Secretário e seu "pupilo". O último round aconteceu recentemente quando tentaram reduzir o salário dos professores da segunda etapa que se inicia hoje. Descontente, Zeli comunicou o fato a Coordenação Nacional do PROJOVEM que de imediato determinou o reajuste. A medida desagradou muita gente que "queria economizar", mais logo do salário dos professores? Oras!

Blogs governista como o de Samuel Bastos e Pedro Lopes também divulgaram a saída de Zeli, numa clara demostração de apoio ao trabalho desenvolvido pela Coordenadora. Vale lembrar que Samuel é professor da 1ª Estapa no Municipio de Coelho Neto e Pedro Lopes, o Pedrinho é professor da 2ª etapa no Municipio de PIO XII, ambos falam com conhecimento de causa. Seria bom o restante do governo ouvir a voz da rua!

Mais informações acesse: www.blogdepedrolopes23.blogspot.com ou www.samuelcn.blogspot.com

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Juventude agita Pinnheiro no inicio das atividades do PROJOVEM TRABALHADOR

Em clima de festa foi realizada na tarde desta segunda-feira a aula inaugural do ProJovem Trabalhador em Pinheiro,com a presença dos 500 alunos selecionados para as bolsas deensino profissionalizante oferecidas pelo governo federal em parceriacom a Prefeitura de Pinheiro. O convênio para a realização do ProJovemTrabalhador no município foi assinado em dezembro com a presença doministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, e de seu então assessorespecial, Weverton Rocha.

Voltado para qualificar jovens de 18 a 29 anos, desempregados e oriundos de
famílias com renda per capita de até meio salário mínimo, o Programa
Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) é uma iniciativa do governo
federal para suprir o déficit de qualificação profissional em diversos
setores da economia. Nos seis meses previstos de duração das aulas, os
alunos receberão mensalmente uma bolsa de 100 reais.

A aula inaugural aconteceu às 16h no Ginásio Lourenço Farias, com a
presença do prefeito de Pinheiro Zé Arlindo e de Weverton Rocha,
que foi o principal articulador para implantação do ProJovem no Maranhão.

Enquanto foi assessor do ministro do Trabalho e Emprego, Weverton
afirmou que pôde perceber a importância com que é tratado o ProJovem
para o Ministério do Trablho. “Este é o programa dos olhos e do coração
ministro Carlos Lupi. É a chance real de oportunidade para a vida
desses jovens. Fico feliz de poder ajudar a implantar este programa no Maranhão. Aqui em Pinheiro são 500 sonhos sendo cultivado”, finalizou.

O prefeito de Pinheiro se mostrou bastante entusiasmado com o
avanço do ProJovem Trabalhador: “Sabemos da importância que este
programa tem para os nossos jovens. Este é um marco histórico para a Cidade de Pinheiro e para a juventude.É uma oportunidade de terem uma
vida melhor e mais feliz", afirmou Arlindo.

Além dos jovens beneficiados pelo programa, quem esnobava alegria eram as lideranças juvenis de Pinheiro, que foram os iniciadores da mobilização para implantação do programa no municipio.

Participarm do evento a Conselheira Estadual de Juventude Idalete Rodrigues, o Presidente da UEP Jeferson Moreira e o Presidente do Conselho Municipal de Juventude Cleitom Ralf, dentre outros.

NA PRESSÃO: Com medo do FEJMA, Ruy Pires enfim convoca reunião do CEJOVEM

O Presidente do Conselho Estadual de Juventude Ruy Pires convocou a reunião do CEJOVEM. A reunião que deveria acontecer desde o dia 12 de Maio conforme decisão tomada pela Plenária do Conselho, será realizada no dia 22 de Junho. Nada demais, somente um mês e dez dias de atraso. Antes tarde do que nunca!

A convocatória só foi divulgada na sexta-feira e foi feita para tentar minimizar a repercussão do debate programado pelo Fórum Estadual de Juventude que aconteceu na Cidade de Açailândia nos dias 21, 22 e 23 de Maio de 2010.

Ruy Pires vem sofrendo duras criticas incluise de conselheiros ligados ao governo que consideram fraca o desempenho de sua gestão. Em avaliação interna seus poucos aliados concluiram que as constantes matérias negativas vem atingindo a imagem do presidente do CEJOVEM que também ocupa a Secretraia Adjunta de Juventude a contragosto do atual Secretário Sousa Neto.

Preocupado com a pressão do FEJMA, Ruy Pires implorou para que os jovens ligados ao governo não participassem da reunião do FEJMA, numa tentativa de esvaziar a reunião. Ao saber que mesmo sem o governo a reunião aconteceria como de fato aconteceu, Ruy chamou o eterno suplente Roberto Costa para que intercedesse junto a Sousa neto para viabilização da estrutura para funcionamento do CEJOVEM.

São fortes os comentários de que Sousa Neto não tem interesse de fortalecer Ruy Pires e que ainda teria se deliciado com as constantes matérias detonando seu concorrente. Pura maldade do povo!

Entretanto a manobra não surtiu efeito, ao contrário, primeiro porque a reunião foi um sucesso e segundo o FEJMA já previa a "estratégia" e mesmo assim acionará o Ministério Público Estadual para garantir a estrutura e a legalidade do CEJOVEM.

Pela pauta da reunião fica claro a falta de sintonia com a juventude. Veja como são atrativas :

Constam como pautas do dia:

01- Informes;
02- Apreciação e votação da Ata da ultima reunião;
03- Apresentação da nova sede do CEJOVEM e seu funcionamento;
04- Término da votação sobre as Comissões Temporárias e Permanentes do CEJOVEM.

FESTIVAL DE CASSAÇÃO: Eduardo Dominici acusa Desembargador de tramar sua queda

O Prefeito de São João Batista Eduardo Dominici lançou nota condenado a cassação do seu mandato de Prefeito. Na nota Dominici acusa diretamente o Desembargador José Joaquim Figueredo do Anjos de ser o mentor de sua deposição. José Joaquim é irmão Carlos Figueredo que foi candidato a vice-prefeito na chapa derrotada por Dominicici.

Dominici é mais um dos Prefeitos cassados pelo TRE do Maranhão. Chama atenção que somente prefeitos de oposição a governadora Roseana Sarney vem sendo cassados. Curiosamente muitos desses prefeitos depois que mudam de lado e declaram apoio a sinhá Rose ou algum deputado da base sarneysista logo tem uma decisão do próprio TRE a favor de seu retorno ao cargo, como a exemplo o Prefeito Dr. Miltinho de Barreirinhas. Curioso, não?

Confira a nota de Eduardo Dominici:

Estou feliz, com o povo ao meu lado

“Eles querem tirar de mim, o mandato de prefeito que o povo me outorgou. Mas ninguém, com certeza, haverá de impedir essa parceria saudável e respeitosa cada vez mais consolidada entre o poder público e a sociedade, estabelecida no município, a partir da minha gestão. Antes, o que se via ali era descaso, omissão, corrupção desenfreada, e desrespeito às justas reivindicações populares.

As manobras, estudadas e arquitetadas no gabinete do desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos executadas, assinadas e tornadas públicas na comarca do meu município e posteriormente no plenário do TRE são abomináveis, repugnantes e merecedoras da contestação de democratas, defensores da liberdade, que não aceitam passivamente o autoritarismo, a prepotência de um magistrado que veste a toga para tripudiar sobre a vontade soberana de um povo, com a deliberada intenção de beneficiar amigos e familiares. O povo de São João Batista, de onde ele originário também, está envergonhado e revoltado.

Como bem explicou o juiz federal Magno Linhares, ao justificar o seu voto contra essa aberração proclamada na última terça-feira, no TRE cassando o meu mandato, me foi negado o direito à ampla defesa, um acinte e um desrespeito constitucional. O presidente da corte, desembargador Raimundo Cutrim, apressadamente proclamou o seu voto e a decisão final, antes mesmo do juiz concluir o seu raciocínio e instituir a sua decisão sobre a matéria em julgamento.

A maioria dos juízes do TRE não deu importância devida aos interesses subalternos que recheiam de sujeiras esse processo movido contra mim. Mas o TSE haverá de examinar a fundo as questões mesquinhas que levaram o desembargador José Joaquim a se empenhar, de corpo e alma, para usurpar o meu mandato e desrespeitar a vontade da população joanino:

-Prevaleceu-se do prestígio que o cargo de desembargador lhe proporciona para colocar no município de São João Batista o juiz Cristiano Simas, casado com uma sobrinha dele; o candidato a vice-prefeito da chapa derrotada e que ele insiste em colocá-la no poder é irmão dele, afora outros pormenores que prefiro no momento não torná-los público.

Finalmente quero agradecer a solidariedade do povo e dos partidos políticos que apoiaram a minha vitoriosa candidatura, em 2008. Determinados, segundo a comunicação dos dirigentes partidários a denunciarem ao Conselho Nacional de Justiça essa armação perpetrada pelo desembargador José Joaquim dos Anjos (Jocão) no ensejo de ajudar o próprio irmão a alçar ao cargo de vice-prefeito de São João Batista, mesmo contra a soberana vontade do povo, é a demonstração de que a luta pela preservação do direito e contra o autoritarismo, vaio continuar.”

Prefeito Eduardo Dominici

domingo, 23 de maio de 2010

Debates acalorados e clima de festa marcam FEJMA de Açailândia

Terminou ontem a noite a X Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Juventude do Maranhão- FEJMA que aconteceu na Cidade de Açailândia. A reunião foi marcada por calorosos debates e por muita agitação cultural.

Participarm da reunião representantes de Pinheiro, Morros, São Luís, Imperatriz, Davinópolis, Timbiras, Timon, Coroatá, Porto Franco e Açailândia. Passaram pelo evento ainda os representantes de Grajaú.

A reunião teve como pauta principal o debate para retomada do debate para criação do Plano Estadual de Juventude, sendo aprovada a proposta que de junho até novembro o FEJMA realizará atividades para atualizar o plano e encaminhará em dezembro para o Poder Executivo Estadual. Para dar maior mobilização o FEJMA criará uma campanha de mobilização visando estimular a participação dos vários segmentos neste debate.

Foi comemorado a aprovação da PEC da Juventude pela Assembleia Legislativa do Maranhão. Os presentes destacarm que a última reunião do FEJMA em Pinheiro foi a grande propulsora da mobilização que culminou na aprovação por uninimidade da PEC, sendo também destacado o empenho do Deputado Rubens Junior.


AMIGO DA JUVENTUDE

Durante a reunião,foi aprovado também a criação do SELO AMIGO DA JUVENTUDE, que visa premiar profissionais, empresários e lideranças políticas que contribuirem para o desenvolvimento de ações que beneficiem a juventude maranhense.

Os primeiros a serem homenageados serão os Prefeitos que já instituiram Conselho ou Órgão Gestor da política de juventude ou apoiem a implantação dos Fóruns Municipais, e também os prefeitos e empresários que deram apoio para realização das reunião do FEJMA. A primeira homenagem deverá acontecer já na próxima reunião que deverá acontecer no próximo semestre.

UM PRESENTE PARA AÇAILÂNDIA

A reunião do FEJMA contribuiu para impulsionar o desenvolvimento das PPJs no Municipio de Açailândia. Durante a reunião, o Vereador Jucelino anunciou que estará apresentando Projeto de Lei para criação do Conselho de Juventude de Açailândia.

Nos próximos dias haverá uma audiência pública no Municipio para debater a minuta do referido projeto. A juventude Açailândia fez a festa.

NO MP

Os presente lamentaram a ausência do Presidente do Conselho Estdual de Juventude Ruy Pires que era esperado para expor sobre a atual situação do Conselho. Vale lembrar que na reunião de Pinheiro Ruy Pires deu "piti" para fazer parte da mesa, sendo que sequer havia sido convidado para aquele evento, e neste que fora convidado oficialmente não compareceu e nem justificou ausência. Estranho não?

Os conselheiros presentes falaram da situação atual do conselho e foram unânimes em considerar fraco o desempenho e afirmaram que o conselho vem sendo conduzido somente para atender aos interesses políticos do presidente.

Ao final foi aprovado que o FEJMA deverá acionar o Ministério Público Estadual para garantir o funcionamento do FEJMA, incluindo estrutura e a realização de atividades conforme seu regimento.

FESTA PRA TODO LADO

Açailândia estava em festa. Parecia proposital. Além do show da banda mastruz com leite a galera Açailandense ainda se esbaldou na prévia do Açaifolia que contagiou a praça que ficava ao lado do alojamento. Pense nessa turma solta pelas praças de Açailândia. É história que dá um livro. Contaremos em uma matéria especial...

Quem estava em estado de Graça era os representantes do FEJMA Francisco Aires e Ruslana lopes que se desdobraram para organizar a reunião. Todas as caravanas asiram elogiando a organização. Quem trabalha merece ser reconhecido!



ATÉ BREVE
Uma próxima reunião deverá acontecer no próximo semestre em data a ser confirmada pela Secretraia Executiva. Duas cidades já apresentaram candidatura: Timbiras e São Luís. Grajaú também mostrou interesse em sediar a próxima reunião. As cidades interessadas devem procurar a Secretaria Executiva. Enquanto não é definida a sede, este blog consutará os internautas sobre onde deve ser realizada a próxima reunião.

Um filme para consolar Ricardo Murad

A última semana não foi fácil para o Deputado Ricardo Murad (PMDB), mais conhecido como "tratorzão" pelo seu estilo nada democrático. Ricardo virou motivo de chacota em todas as conversas políticas, vez que já se passou uma semana desde seu anuncio ou ultimato e nada de ser nomeado para o cargo de Secretário de Estado da Saúde.

A tendência é que Ricardo fique desmoralizado mesmo e se contente em não ver uma minuciosa auditoria nas contas de sua passagem catastrofica pela SES. Até o portal imirante de propriedade da Governadoa Roseana Sarney, cunhada de Ricardão, já dá como certo que será mantido no cargo o atual Secretário Luis Alfredo Guterres. A manutenção de Guterres é um pedido de Rafaela Sarney, filha de Roseana.

Ricardo com seu estilo ultrapassado tende a peder a briga para Guterres, e com isso deverá ter muitas dificuldades de manter o "apoio" da máquina da saúde, vez que o atual titular já se considera desafeto de Murad.

E assim tratorzão vai virando um fusquinha. Enquanto não sai a nomeação, sugerimos um filme para ocupar o tempo de Ricardo e diminuir sua angústia.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

FEJMA responde a ataques de funcionário da SESPJUV

Um desinformado funcionário da Secretraia de Esportes e Juventude usou o seu "blog" para tentra desqualificar o Fórum Estadual de Juventude.

O desinformado, num ato de ignorância e puxa-saquismo fora de hora, chega a propor a criação de novo fórum. Curiosamente, o moço ocupa o cargo de "Chefe de Articulação com entidades". Piada? não. Verdade! Esse é o serviço que ele faz pago com dinheiro público: tenta descontruir o que muitos estão construindo com muita luta.

O servo da discórdia chega a insinuar que políticos estariam pagando a banda mastruz com leite para os membros do FEJMA. O moço viajou na maionese, no afã de mostrar serviço a seu chefe (ou melhor, adjunto de chefe), o vassalo cometeu uma gafe tremenda e acabou ofendendo uma parcela significativa da juventude organizada. A banda mastruz com leite não irá fazer show para o FEJMA, a banda tem show agendado nesta numa importante casa de shows da Cidade. Os ingressos estão sendo comercializados para a população de Açailândia.

Na verdade, os membros do Colegiado Regional do FEJMA vem tentando conseguir umas cortesias e uns ingressos pela metade do preço para as caravanas que participarem do FEJMA. Um gesto de carinhho que merece nosso agradecimento. Não que seja obrigação dos organizadores, ao contrário, mesmo sobrecarregados organizando a estrutura, estes ainda acham tempo de tentarem promover po lazer da juventude.

Vale a máxima: cabeça que não pensa, corpo padece. Tai..

CONFIRA A NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em virtude de algumas matérias que andam sendo publicadas em blogs. Venho aqui esclarecer, não que seja muito necessário pois quem tem cabeça pensa o que quer, mas em respeito a juventude que representa o Fórum Estadual de Juventude- FEJMA estou esclarecendo o que pra outros está muito escuro.

A quem esta e esteve acompanhado até hoje a luta e dificuldades que eu Ruslana Lopes e Francisco Aires ambos representante do colegiado do FEJMA, estamos tendo pra realizar essa edição do fórum aqui em Açailândia, sabe o quanto esta sendo difícil conseguir patrocinadores, desde quando ficamos sabendo que o prefeito recursou-se a ajudar a juventude. Mais nem isso fizeram com que baixássemos a cabeça para esses obstáculos e, no entanto não é com muito luxo, mais sim com muito carinho e amor que será realizada a reunião no nosso município. Para aqueles que soltam o verbo por ai, com muito veneno eu deixou meus sinceros agradecimentos, pois esta de um jeito ou de outro contribuindo para a mídia e curiosidade de quem estará em Açailandia nos dias 21 a 23 de Maio.

Para a nota que é digna de repudio tenho a esclarecer, que o Show da BANDA MASTRUZ COM LEITE, não será patrocinada por fulano e nem sicrano, apenas esta colocada na programação por que nos não iremos fazer noite cultural devido à coincidência de termos um “showzaço” no dia 22 com as bandas MASTRUZ COM LEITE e MAGNIFICOS. Realização do empresário da cidade e responsável pelos shows da cidade BEBETO TELLES juntamente com a radio clube na qual ele é dono. E temos o objetivo que todos iram esta neste evento sim, com o devido patrocínio do amigo Bebeto Telles, que se deixou a disposição para ajudar a gente dando um lote de ingressos para ser vendido a juventude pela meia entrada. Mais como tem gente que tem uma língua que não cabe na boca, e pra ter mídia no blog, postou algo indescritível, creio eu que tentando abalar alguém, coisa que ele não conseguiu. Minhas fieis lamentações a ele.

Sem mais a esclarecer, agradeço a compreensão de todos.

Há algo de estranho no reino da Saúde * Comente Por: Luís Cardoso Há algo muito grave ocorrendo na Secretaria de Saúde. Há mais mistérios entr

Há algo muito grave ocorrendo na Secretaria de Saúde. Há mais mistérios entre o céu e a terra que a nossa vã filosofia possa imaginar.

Ricardo Murad deixou o cargo de secretário de Saúde para disputar a reeleição de deputado estadual. Levou dois nomes à governadora Roseana Sarney para substituí-lo: José Márcio Leite e Fernando Neves, este último duplamente compadre.

Porém, Roseana Sarney decidiu nomear o médico cirurgião geral, o médico Luiz Alfredo, à época diretor do Hospital Geral. Para nomear Alfredo Guterres, pesaram dois fatos importantes: é protegido do desembargador federal Leomar Amorim, conselheiro do CNJ e pai do novo marido de Rafaela Murad Sarney, filha da governadora. Gustavo Amorim, filho de Leomar, é visto constantemente na Saúde, em conversas com Luis Alfredo Guterres.

Insatisfeito, Murad ainda conseguiu que Guterres baixasse portaria delegando todos seus poderes para o adjunto Fernando Neves, homem de sua estrita confiança.

Então, passou a despachar no hotel Luzeiros, entre uma e outra dose de uisque, com Fernando Neves, enquanto Guterres se vestia de rainha da Inglaterra. O Secretário Luiz Alfredo revolveu reagir.

O secretário de Saúde começou a contrariar Ricardo Murad, discordando verbalmente, não dando prosseguimento em processos de interesse do deputado, desmarcando reuniões da secretaria de Saúde marcadas por Murad no Hotel Luzeiros.

Chegou-se ao ponto em que todos os processos da saúde que o Secretário Luiz Alfredo discordava, Fernandos Neves, a mando de Ricardo Murad, assinava e dava prosseguimento.

A situação ficou insustentável e Luiz Alfredo decidiu que revogar as portarias 197 e 198, retirando os poderes de Fernando Neves da Secretaria.

Neves pediu demissão do cargo. Com isso Ricardo Murad Ficou furioso e no sábado dia 15 deste, reuniu em sua residência os seguintes funcionários da Secretaria de Saúde, Fernando Neves, Jorge Mendes, Zé Marcio, Vera Castro e Vilas Boas) para, entre outras ordens, anunciar que dia 17 (segunda feira de maio) voltaria a ser secretário de Saúde.
Ocorre que Roseana não exonerou Luiz Alfredo e não deu a certeza de que futuramente o exoneraria, porém, Ricardo Murad dia após dia continuava a afirmar, “ Luiz Alfredo vai sair da Secretaria”.

Como Luiz Alfredo não foi exonerado nem dia 17, nem dia 18, nem dia 19, nem dia 20 de maio, vários deputados estão entrando em contato com ele para apoiá-lo.

Para aumentar e expor sua fragilidade, Murad abraçou Fátima Travassos, atual procuradora Geral de Justiça, que espera ser reconduzida ao cargo,embora tenha sido a segunda mais votada.

Murad não pediu: exigiu a indicação de Fátima Travassos. Roseana não aceitou. O bate boa entre o cunhado e a governadora ultrapassou as paredes do gabinete de Roseana, que deve indicar o procurador Raimundo Nonato de Carvalho.

Resta comprovado o esvaziamento do poder de Ricardo Murad na Saúde e no governo.

Informações precisas palacianas dão conta que Rafaela Sarney pediu para a sua mãe Roseana manter Luiz Alfredo na Secretaria. Outro apoio recente vindos de Brasília foi de Sarney e Edson Lobão.

Antes de todo esse relato, Guterres fez chegar às mãos da governadora um dossiê sobre a administração de Murad na secretaria de Saúde. Foi a gota d`água.

Mas há algo de estranho no reino da Saúde. Por que Fernando Neves decidiu pedir demissão exatamente quando Ricardo Murad anuncia seu retorno? O que impede a cunhada Roseana Sarney de nomear Ricardo Murad?
Tem algo muito grave que a nossa vã filosofia possa imaginar.

FONTE:www.luiscardoso.com.br

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Dono da natura será vice de Marina Silva


A pré-candidata do PV à presidência da República, senadora Marina Silva (PV-AC) anunciou que o empresário Guilherme Leal, dono da Natura, será o candidato à vice-presidente em sua chapa. O nome do executivo era mencionado como provável companheiro de chapa de Marina desde que a senadora anunciou sua intenção em disputar a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em agosto do ano passado.

Marina apresentou Leal como o vice que todo o candidato a presidente gostaria de ter: "Ele está totalmente integrado e é cúmplice neste projeto que a gente quer para o Brasil no século XXI", disse Marina ao apresentar o empresário na pré-convenção que o PV realiza em uma casa de shows, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Cerca de 600 pessoas participam na manhã deste domingo, 16, da convenção que lançará a pré-candidatura de Marina Silva à Presidência da República.

domingo, 16 de maio de 2010

PPS apoiará Jackson Lago ao governo do MA

O Partido Popular Socialista (PPS) resolveu desistir da candidatura própria ao governo do Maranhão para apoiar o nome de Jackson Lago (PDT), numa aliança que conta ainda com o PSDB e PTC.

A decisão foi tomada no Encontro Estadual do PPS realizado neste sábado (15), na sede da Câmara de Diretores Lojistas de São Luis. Estiveram presente ao encontro o pré-candidato a governador, Jackson Lago, o pré-candidato a Senador e presidente estadual do PSDB Roberto Rocha, além de outras lideranças políticas de vários municípios.

“O PPS estava se preparando para caminhar com candidatura própria ao governo do Estado com o companheiro Altemar Lima representado o nosso partido como candidato a govenador. Contudo, estamos focados na questão nacional onde o nosso partido apoia José Serra. Como o ex-governador Jackson Lago declarou apoio ao nosso projeto nacional, o PPS resolveu retribuir esse apoio. Por isso, o companheiro Altermar Lima entrega democraticamente a sua pré-candidatura ao PPS e iremos com Jackson Lago nas próximas eleições de outubro”, disse Matos.

FONTE: www.jornalpequeno.com.br/Blog/Roberthlobato

Lideranças políticas lamentam perda de João Evangelista


Deputados e lideranças políticas de todo o Estado do Maranhão lamentaram, hoje (15), a morte do deputado João Evangelista Serra dos Santos (PSDB), ocorrida durante a madrugada, no hospital São Domingos, em São Luís.

Em nota de pesar, o presidente da Assembléia, deputado Marcelo Tavares (PSB) reconhece que Evangelista nos deixou um belíssimo exemplo de dedicação ao trabalho, e um profundo e abalizado apego à prática da Democracia.

Bastante emocionado, o deputado Joaquim Haickel (PMDB) lembrou que, como deputado, João Evangelista foi correto e, como presidente da Assembléia, “um parlamentar exemplar, amigo e um grande companheiro”.

O deputado Pavão Filho (PDT) afirmou que a morte de João Evangelista é uma grande para o poder Legislativo estadual e para o povo do Maranhão. “João escreveu uma nova história política em nosso Estado”, reconhece.

O líder do governo na Assembléia, deputado Carlos Alberto Milhomem (DEM), disse “que João Evangelista já cumpriu sua missão na terra e agora foi chamado para ficar, no esplendor da glória, com nosso senhor Jesus Cristo”.

O deputado José Lima (PV) reconhece que Evangelista foi, acima de tudo, um grande pai, um grande amigo e, como vereador, deputado e presidente da Assembléia, fez um excelente trabalho de valorização do Legislativo.

Da mesma opinião compartilham os deputados federais Julião Amin (PDT) e Pedro Fernandes (PTB). Ambos acham que tanto o Maranhão quanto o município de São Luís perdem um grande amigo companheiro e político.

TRANSFORMAÇÃO POLÍTICA

Para o ex-governador Jackson Lago (PDT), o deputado João Evangelista desempenhou, nos últimos anos, um papel muito importante para a transformação política do Estado.

“João foi um bom parlamentar, um grande presidente da Assembléia. Lamentamos uma perda de tamanha dimensão. Mas, João deixou bons exemplos que, com certeza serão seguidos”, disse Jackson.

Já o presidente do PSB, José Antonio Almeida, reconhece que, no exercício de suas atividades Evangelista mostrou coerência e amizade. “Se não morresse prematuramente, com certeza João ocuparia um importante cargo majoritário”, disse.

O ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) está Balsas cumprindo alguns compromissos políticos. Assim que foi informado, imediatamente suspendeu suas atividades e comunicou seu retorno a São Luís, onde participará do velório e sepultamento de João Evangelista.

Agência Assembléia

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Deu no Weverton Rocha


Roseana Sarney e os Hospitais fantasmas


Em viagem pelo interior do estado não pude deixar de constatar mais esta propaganda enganosa do governo do estado:

Placa da "obra" do governo do estado, que indica a construção(muito atrasada) de um "hospital" em Matinha. Detalhe: a 20km do município.
No local, um tapume, duas placas sinalizando o início da construção e o prazo de conclusão: 270 dias já espirado, conforme moradores locais, e o pior, a falta de planejamento com o dinheiro público. Vamos dizer que este hospital viesse a existir, o que de fato os moradores locais, e nós, é claro, duvidamos, vocês nem imaginam a distância que este “hospital” ficaria da cidade, no mínimo 20km.

Assim podemos constatar a preocupação do governo de Roseana com o atendimento à população de Matinha. Mas vale perguntar: Como as pessoas do município chegariam até o hospital? Será que o governo da branca prevê hospital público apenas quem tem carro próprio? Ou será que ela está pensando em disponibilizar algumas ambulâncias para Matinha? Se for isso então o atendimento do hospital seria apenas para urgência e emergência! Bem, é difícil imaginar, o melhor mesmo é aguardar o desfecho dos fatos.

O hospital de matinha, "construído" pelo governo de Roseana
alt=""id="BLOGGER_PHOTO_ID_5471263239369363858" />



A verdade é que já se passou muito mais que o previsto na placa da obra para que o hospital fosse entregue, e ele, como vocês podem ver (esta foto tirada no dia 09/05) ainda nem foi iniciado.

A farra com o dinheiro público no governo de Roseana Sarney, já foi pauta de diversas matérias do Jornal Pequeno e tema de discursos acirrados na Assembléia Legislativa. Acompanhe abaixo trechos de uma matéria publicada no Jornal Pequeno do dia 10 de março deste ano. As colocações abaixo são do deputado Edvaldo Holanda.

“É um escândalo o que está acontecendo na gestão da saúde maranhense; nunca antes na história desse Estado houve tanta bandalheira numa única Secretaria de Estado, como ocorre agora na pasta comandada por Ricardo Murad. Cadê o Ministério Público?”, questionou.

Outros escândalos envolvendo a construção de 65 hospitais, anunciados pelo governo para o interior do estado, também foram destacados por Edivaldo Holanda, dentre eles, um no município de Presidente Vargas, onde já existia uma estrutura de hospital pronta e passou a ser construído outro ao lado do cemitério. Ele ressalta que moradores temem que o lixo hospitalar contamine as reservas de água potável da região.

Diante desta situação trágica da saúde do Maranhão, Holanda disse temer que essas propaladas obras sejam concluídas apenas para cumprir promessa, mas sem nenhuma funcionalidade. “Tenho medo desses hospitais virarem depósito de qualquer coisa, menos hospital”, afirmou.

Edivaldo denunciou ainda que estes R$ 500 milhões estão indo no ralo da corrupção das eleições deste ano, pois não há interesse algum do governo em fazer hospital funcionar. Ele justificou que tais recursos serão gastos na construção apenas de paredes, sem conveniar com os municípios e sem apontar como os hospitais serão operados.

Finalizou o discurso disparando novas críticas a Ricardo Murad: “Este secretário é a cara deste governo descontrolado, sem escrúpulos, inconsequente e que traz sobre nós a sensação permanente de que com eles o patrimônio público sofre permanente dilapidação”.

Para ler mais acesse:

http://www.jornalpequeno.com.br/2010/3/10/lider-da-oposicao-desafia-ricardo-murad-a-abrir-a-caixa-preta-da-saude-138485.htm

Roseanistas articulam saída de Ruy Pires do CEJOVEM

O blogueiro-professor-secretário municipal e Conselheiro de Juventude, Samuel Bastos, publicou matéria em seu blog informando que vários membros do governo judicial de Roseana Sarney estão preparando um relatório para ser entregue a governadora. No documento, os membros relatarão sua insatisfação com o Presidente do CEJOVEM Ruy Pires.

Esperam com isso convencerem sinhá Rose a demover Ruy Pires da Presidência do Conselho Estadual de Juventude. A estratégia é ousada, mais se vai surtir os efeitos esperados é outra história. Ruy que não é besta nem nada, sentindo o isolamento na SESPJUV e sua rejeição no meio da juventude, sobretudo no CEJOVEM e no FEJMA, partiu rumo ao interior com a desculpa de arregimentar cabos eleitorais para Roberto Costa. Assim garante a simpatia do padrinho e o salário no final do mês.

Confira o texto publicado por Samuel Bastos:

Uma importante fonte desse blog informou que os desmandos de Ruy Pires devem está muito mais próximo do fim "do que supõe a nossa vã filosofia". As movimentações em torno dessa questão são enormes e nos bastidores várias lideranças de juventude com peso e poder de fogo se articulam para arquitetarem a queda de dr. Ruy.

Todo mundo sabe que a Governadora Roseana Sarney-PMDB (foto) não tolera colaboradores insubordinados e o plano desse grupo é justamente atacar nesse ponto. Embora tachado como radical ao extremo, o conselheiro Domingos da Raposa é cético e prefere atacar logo com o pedido de impeachement de Ruy no Ministério Público, alegando entre tantas coisas sua "ficha suja" e a inoperância no cargo. Domingos já conseguiu a assinatura de vários conselheiros, mas essa atitude pode demorar, dai esse outro grupo preferir atacar no viés de um outro lado e conseqüentemente garantir a saída do Presidente imberbe.

O plano é perfeito. Uma pessoa com livre trânsito nos Leões haveria se comprometido em levar o grupo de jovens até a Chefe do Executivo Estadual. Lá uma carta-dossiê seria entregue, assinada por vários líderes e representantes de várias instituições com todos os contras que afastam Ruy Pires do movimento de juventude e deixam o governo da filha de Sarney cada vez mais longe do movimento juvenil do Estado. O diálogo se encerraria com a garantia de Roseana de que retiraria dr. Ruy de uma vez por todas do processo.

Em plena efervescência do movimento eleitoral vamos vê esse plano realmente sai do papel e a Governadora se sensibiliza e atende a juventude. Se parar para analisar e ouvir a voz das ruas como bem dizia Fernando Henrique, com certeza Roseana não hesitará em atender o pedido. É aguardar para ver!!!

FONTE: www.samuelcn.blogspot.com

Cabos eleitorais confirmam uso da máquina pública por Roseana e Roberto

A governadora judicial Roseana Sarney e o eterno suplente de Deputado Estadual Roberto Costa decidiram debochar da juventude e da Justiça Eleitoral.

Cabos eleitorais de ambos divulgaram matéria visando enaltecer uma tal de visita de Rosena e Roberto a Cidade de Caxias. Para começar divulgaram que estes foram recebidos "com festa" pela juventude. Só de serem recebidos em Caxias já era para ser capa de jornal e pela juventude então, daria jornal nacional, no mínimo.

Porém, como a imagem vale que mil palavras, os ingênuos divulgaram as fotos. Ai toda farsa foi por água abaixo. Observe na imagem, ao lado direito o unico entusiasmado é o superintendente de juventude da SESPJUV (camisa azul), jovem ocupante de cargo comissionado no governo. Ao lado esquerdo observe as crianças. Por fim, veja que trata-se de uma tentativa frustada de passeata, que só reuniu poucos gatos pingados, em sua maioria composta por cabos eleitorais levados de São Luís.


Na outra imagem o que fica claro é que trata-se de um evento oficial, observe as camisas distribuida pelo governo. Não resta dúvidas que trata-se de uso de um programa de governo para beneficiar um candidato. Os jovens devem ter sido "convocados" para algum evento e lá se depararam com um comício fora de época de Roberto e Roseana.

Justiça Eleitoral neles!

E as faixas? Aposto que foram confeccionadas em São Luís, a dúvida que fica se foi a mando de Roberto ou idéia de algum abajulador de plantão.

Governo Roseana vai gastar mais R$ 2 milhões para maquiar a Lagoa da Jansen


Realmente vai ser difícil tirar o fedor da Lagoa da Jansen.

Depois de contratar em novembro de 2009, uma empresa de consultoria para capinar a Lagoa por 2 milhões de reais, o governo Roseana Sarney volta a gastar o mesmo valor, desta vez com a empresa Gomes Sodré Engenharia Ltda para executar serviços de recuperação da velha e boa Lagoa de guerra.

A recuperação é na verdade uma obra de maquiagem que melhorará a aparência das praças, quadras, arenas, sem nenhuma intervenção na área ambiental.

Servirá para mostrar ao ludovicense que esse é um governo que sabe cuidar das pessoas.

Aparências e muito mais, já que estamos em ano de eleição.

E enquanto isso a Lagoa continua depositário de sujeiras com 4 milhões de cédulas apenas nesse governo.

O prazo para mais essa obra do governo Roseana é de 120 dias a partir do recebimento da ordem de serviço.

O contrato foi assinado pelo secretário de infra estrutura Fernando Antonio Jorpe Pires Leal, pelo representante da Gomes Sodré Engenharia, Lauro Gomes Martins e pelo chefe a assessoria jurídica da Sinfra, Adriano Cacique de New York.

Tudo lindo e maravilhoso, basta tambar o nariz …

FONTE:www.jornalpequeno.com.br/blog/Raimundogarrone/

quinta-feira, 13 de maio de 2010

A força que Sarney já não tem

Quem lia os blogs do sistema mirante até ontem dava como certa a indicação de algum Desembragador maranhense para compor o Superior Tribunal de Justiça- STJ. É fato que temos magistrados competentes, assim como é fato que já está na hora do Maranhão voltar a ter um representante no STJ. O último foi o Ministro Edson Vidigal, que inclusive presidiu o Tribunal.

Possivelmente devido aos escândalos envolvendo o familia do Senador José Sarney, os magistrados maranhenses que insistiram na disputa não obtiveram nenhum voto. A imagem do Maranhão deve está arranhada lá fora, para nossa vergonha e decepção dos Magistrados. Coitados: Não tem culpa de Sarney ter nascido aqui e não podem por isso serem punidos.

O nome mais cotado era do Presidente do TJ, Desembargador Jamil Gedeon, que desistiu da disputa. Certamente já previa o resultado!

A mídia roseanista dava como certa a indicação de Gedeon. Não fizeram isso para divulgar a competência do nobre Desembargador. Fizeram por puro oportunismo, esterperteza. Assim, se Jamil fosse indicado, iam logo espalhar nos quatro cantos que Sarney tava forte em Brasília. Acabaram foi queimando a candidatura de Gedeon, que se não fosse o azar de tanta confusão da Sarneylândia, tinha chance real de compor o STJ.

Devem sentir saudades do tempo que o sobrenome Sarney era sinônimo de força política. Atualmente significa FORCA (sem cedilha). Colou em Sarney, dançou!

Agora, coitada mesmo de Sinhá Rose se estiver acreditando nas previsões de sua trupe. Vai terminar revivendo a noite de 29 de outubro de 2006. Cuidado Sinhá, essa gente vai te acabar!

Veja o que diziam os miranteanos antes da votação.
(Clique na imagem para ampliar)


Dá para levar a sério o que essa gente diz?

TSE aplica nova multa a Dilma e ao PT


Ao seguir o voto do ministro Aldir passarinho, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (STE) decidiu punir o Partido dos Trabalhadores (PT) e a pré-candidata à Presidência da República, Dilma Roussef por propaganda eleitoral antecipada. O PT pagará R$ 20 mil a pré-candidata R$ 5 mil.

A decisão suspende o direito de propaganda partidária do PT para o primeiro semestre de 2011 e aplica multa de R$ 20 mil ao PT e de R$ 5 mil à Dilma Roussef.

Votaram com o relator os ministros Hamilton Carvalhido, Marcelo Ribeiro, Henrique Neves, Cármen Lúcia Antunes Rocha e o presidente Ricardo Lewandowski. Apenas o ministro Marco Aurélio divergiu do voto, pois em sua opinião a pré-candidata, beneficiada na propaganda, também deveria receber multa de R$ 20 mil.

Supremo, pela primeira vez, condena deputado

Pela primeira vez desde o fim da ditadura militar, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou criminalmente ontem um deputado federal. Mas ele não ficará preso nem perderá o mandato. Ex-prefeito de Caucaia, no Ceará, Zé Gerardo (PMDB-CE) foi condenado pelo STF a 2 anos e 2 meses de detenção. No processo, ele foi acusado de crime de responsabilidade, por ter usado em outra obra uma verba de um convênio de 1997 com o Ministério do Meio Ambiente destinada à construção de um açude.

Pela decisão do STF, a pena deverá ser convertida no pagamento de 50 salários mínimos e prestação de serviços à comunidade. Segundo a denúncia, Zé Gerardo teria autorizado a aplicação dos recursos do açude na construção de passagens molhadas, que são pontes que permitem a passagem de veículos sobre rios e riachos em períodos chuvosos.

Apesar da condenação, Zé Gerardo não perderá o cargo de deputado federal. Mas depois de a decisão se tornar definitiva, sem possibilidade de recursos, ele ficará inabilitado para exercer função pública pelo prazo de cinco anos.

Sete dos 10 ministros que participaram do julgamento votaram pela condenação do deputado. Três contra. Dos 7 ministros que condenaram o parlamentar, 2 consideraram que já teria ocorrido a prescrição. No entanto, como 5 entenderam que ainda era possível puni-lo, prevaleceu o voto condenando o deputado a 2 anos e 2 meses de detenção.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

RAPIDINHAS

TARTARUGA
Os professores do projovem urbano desde semana passada iniciaram paralisação para reivindicar os salários atrasados. Já somam 2 meses sem um centavo no bolso e já caminham para 3.

O atraso do salário dos professores e da bolsa dos estudantes foi uma das grandes realizações de Roberto Costa, que deixou esta confusão de presente para Sousa Neto. Mui amigo, não?

Uma marca histórica no curriculo de Roberto. Os atos por si só demonstram o compromisso com a causa da juventude.

CHUMBO GROSSO

O Conselheiro de Juventude Samuel Bastos promete endurecer o jogo contra o seu agora desafeto Ruy Pires. Samuca já conta com a adesão do Conselheiro Domingos Costa. Ambos são contra a permanência de Ruy na Presidência do CEJOVEM.

Os meninos classificam de imoral o fato do Secretário Adjunto de Esportes presidir um órgão de políticas para juventude.

É esperar para ver!

EM ALTA
Quem anda sorrindo com as paredes é o Vereador Assis Filho que recentemente ficou em segundo lugar numa pesquisa popular realizada em seu municipio para avaliar o desempenho dos vereadores.

Assis que é o mais jovem entre os 9 parlamentares de PIO XII, exerce o primeiro mandato. Detalhe: o moço ainda divide seu tempo com a faculdade de direito e as articulações de juventude no Maranhão.

CONFIRMADO

Aos anciosos de plantão a organização local da Reunião do FEJMA confirmou a realização da reunião para os dias 21, 22 e 23 na Cidade de Açailândia. A programação oficial será divulgado nas próximas horas.

Vale lembrar que as caravanas devem confirmar presença com os representantes do Colegiado do FEJMA, Francisco Aires e Ruslana.

OLHO NO OLHO
Umas das pautas promete sacudir a reunião. Trata-se de avaliação das atividades do Conselho Estadual de Juventude. Conselheiros da Sociedade Civil anda insatisfeitos com a falta de estrutura e direção no CEJOVEM.

O Presidente do CEJOVEM, Ruy Pires, é o convidado para debater o tema. Ruy que deu chilique em Pinheiro vai poder matar sua vontade de estar no FEJMA e de quebra ainda poderá ficar cara a cara com os detonadores Samuel Bastos e Domingos Costa.

EM MATINHA

Weverton Rocha foi o convidado de honra dos organizadores do VII Campeonato Interpovoados de Matinha na Baixada Maranhense.A final aconteceu no último domingo e foi a sensação da cidade.

CABIDISMO
Denuncias chegaram ao blog dando conta que o critério para seleção de instrutores da segunda etapa do projovem urbano não foi análise curricular, mais analise eleitoral.

Explica-se, dizem que só passou no seletivo aqueles que se comprometessem com a reeleição de sinhá Rose e com a eleição do suplente Roberto Costa. Sendo que em Pinheiro o critério serio o apoio a reeleição do Deputado Victor Mendes.

Estamos apurando. Já estamos com um correspondente em Pinheiro buscando ficha de cada selecionado. Cuidado que a PF já bateu no CIAP.

AZARADO

O último mês não vem sendo fácil para o Deputado Raimundo Cutrim (DEM). Deixou a Secretaria de Segurança com indicies alamardores de violência, bem acima de sua antecessora.

Para piorar, não conseguiu indicar seu substituto. E ainda tá provando do próprio veneno vendo vários cabos eleitorais serem assediados por operadores da máquina roseanista.

E para fechar o azar, Cutrim disparou na tribuna a denuncia de uso de atestado médico falso por parte dos Deputados, despertando a ira da maioria dos parlamentares, que já ameaçam levá-lo a Comisão de Ética.

Só falta escolherem como relator Alberto Franco ou Joaquim Haickel. Um dentilho de alho ajudaria!

Projovem urbano de Carolina paraliza por falta de pagamento

Depois de aguardarem resposta a ofício encaminhado ao Instituto Maranhense de Municípios, no dia 26 de abril, os profissionais do ProJovem de Carolina resolveram, dia 3, paralisarem suas atividades até o recebimento dos salários atrasados.

Segundo a Secretaria Geral da Presidência da República, o programa tem como finalidade elevar o grau de escolaridade visando ao desenvolvimento humano e ao exercício da cidadania, por meio da conclusão do ensino fundamental, de qualificação profissional e do desenvolvimento de experiências de participação cidadã.

Os educadores informam o IMAM que deste de janeiro recebem os salários com atraso, que o instituto não efetua o pagamento de multas referentes aos atrasos, não efetua o pagamento de férias, não determina data específica para os vencimentos, sendo omissa com seus funcionários.

FONTE: http://www.maranhaonews.com/cidades/81-cidades/519-educacao-projovem-urbano-de-carolina-paralisa-atividades-por-falta-de-pagamento-dos-profissionais.html

Temendo mais protestos em sua visita ao sul do MA, Roseana libera pagamento atrasado do ProJovem de algumas cidades que visitou

Temendo represálias e protestos nas cidades de Davinópolis, João Lisboa e Açailândia, a governadora Roseana Sarney mandou liberar o pagamento dos profissionais daquelas localidades, que estava com 90 dias de atraso. Privilégio não dado aos profissionais de outras cidades da região e do estado.

Segundo o Instituto Maranhense de Apoio aos Municípios (IMAM), os salários referentes ao mês de março sairiam, nesta segunda-feira, 10. O instituto não deu informações sobre os valores restantes e em atraso.

Na quinta-feira,6, dia da visita no município de João Lisboa a superintendente da Secretaria de Estado de Esporte e Juventude Karla Brandão, chegou antes da comitiva de Roseana Sarney para apaziguar os profissionais que pretendiam se manifestar em desfavor do governo. A superintendente prometeu que seus salários estariam disponíveis. O mesmo aconteceu em Senador La Roque dispersando os manifestantes antes da chegada da comitiva. Porém, ao contrario das cidade vizinhas, os salários não foram creditados.

Segundo os profissionais do PROJOVEM os mesmos não voltarão às atividades enquanto não for encontrada uma solução para o problema. A paralisação gera vários problemas às famílias dos jovens beneficiados pelo programa, pois significa a perda do beneficio de R$ 100.

O PROJOVEM é um programa do Governo Federal e toda verba destinada deve ser usada em suas atividades. Alguns profissionais acreditam que um valor chega ao Estado e não tem o fim pra o qual foi destinado.

Fonte: O Bisbilhoteiro

http://www.maranhaonews.com/estado/estado/54-estado/535-temendo-protestos-em-sua-visita-ao-sul-do-ma-roseana-libera-pagamento-do-projovem-das-cidades-que-visitou.html

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Roseana Saney cancela concurso e desmoraliza Cutrim

A governadora judicial Roseana Sarney voltou a abrir sua caixa de maldade e mais uma vez faz jus a título de roseangana. Sob pretexto de vedação da lei eleitoral, sinhá Rose mandou a Secretaria de Administração divulgar nota afirmando a impossibilidade de realizar concurso público para as diversas áreas.

Os concursos haviam sido anunciado com pompa pelos então secretários Raimundo Cutrim (Segurança) e Luciano Moreira (Administração) desde o ano passado. Com a medida sinhá Rose termina de desmoralizar Raimundo Cutrim, que dentre outras coisas não conseguiu indicar seu sucessor.

Concurseiros do Maranhão todo vinham estudando e sonhando com a realização dos concursos, muitos destes gastaram economias pagando as mensalidades de cursinhos preparatórios.

Curioso que o calendario eleitoral não proibe os altissimos gastos com propaganda. Uma piada típica de um governo de mentiras. Pobre Maranhão.

Para os que ficararem decepcionados com mais esta enganação, resta a imagem da propaganda de um famoso curso preparatório de São Luís.

sábado, 8 de maio de 2010

Uma homenagem do amigo Samuel Bastos

O blogueiro- professor- secretário municipal e conselheiro de juventude Samuel Bastos postou uma matéria em seu blog falando de lideranças juvenis do Maranhão. O amigo carinhosamente cita o meu nome e do Vereador e Conselheiro de Juventude Assis Filho.

Samuel trata do atual momento vivido por nosos lideranças juvenis, entretanto, esta homenagem feita a mim e Assis Filho é extensiva a todos os jovens do Maranhão, incluindo, o próprio Samuel Bastos, que é sem dúvidsa umas das mentes mais brilhantes deste atual momento.

O Vereador Assis Filho também reproduziu a matéria em seu blog. Assis e Samuel Bastos vem liderando o bloco de apoio ao Governo do Estado.

Confira aintegra do artigo:

O movimento de juventude no Maranhão se propaga em uma dimensão avassaladora e dessa onda surgiu e continua surgindo as novas lideranças de juventude do Estado. Toda essa nova conjuntura permite a participação dos jovens em situações voltadas a sua realidade e a discutir temas de interesse do coletivo, como a política, é claro.

Nos últimos quatro anos, vários jovens tem se destacado nessa luta. Desses cabe se destacar dois que tem tido grande visibilidade e tem estado na principal mesa em que o assunto discutido é Políticas Públicas de, com e para a Juventude. Trata-se dos jovens Francisco de Assis da Costa Filho, o popular Assis Filho (foto) e Raimundo Ivanir Abreu Penha, conhecido no meio na galera como Raimundo Penha.

E o que se pode destacar dos dois? Ah! muita coisa... Dois jovens do interior que conseguiram projeção estadual pelo debate sobre temas de grande relevância da juventude e pela forma de se posicionar como grandes lideranças. Assis Filho é filho de Pio XII, onde nasceu, cresceu e concluiu seus estudos primários e secundários. Militante de movimentos sociais (foto), como muitos dos grandes líderes que o país tem hoje, surgiu como liderança dentro dos grêmios estudantis.

Foi Presidente da UMES de sua terra natal por dois mandatos, período em que os estudantes tiveram acesso a projetos e benefícios de grande envergadura. Teve todo esse trabalho reconhecido ao ser eleito Vereador em 2008 com apenas 22 anos de idade (foto).

Acadêmico de Direito, Assis é ainda Conselheiro Estadual de Juventude do Maranhão, tendo sido Vice-Presidente na gestão anterior e membro do Fórum Estadual de Juventude do Maranhão. Assis hoje goza do mais alto prestígio do Secretário de Esporte e Juventude Sousa Neto (foto) e lidera o grupo de aliados do Governo Roseana nos embates de juventude.

Raimundo Penha hoje com 26 anos é filho de Matinha, terra onde seus pais residem até hoje (foto). Teve que cedo deixar o município que o viu nascer em busca de oportunidades na capital São Luís.

Iniciou sua militância política também nos grêmios e teve seu trabalho reconhecido ao ser eleito por duas vezes Presidente da UMES da capital do Estado, época na qual a União Municipal dos Estudantes viveu seu período de apogeu (foto), tudo isso alicerçada com base no respeito e na arte de convergir. Depois de uma disputa interna acirrada, Penha presidiu por dois anos a primeira gestão do Conselho Estadual de Juventude-CEJOVEM, marcada por um debate aceso e sério em torno das políticas de juventude. Ainda no mandato de Conselheiro Estadual de Juventude, Penha atualmente exerce as atribuições de funcionário público municipal e Secretário da JSPDT.

Aliado de primeira hora do ex Secretário de Esporte e Juventude Weverton Rocha, Penha lidera a fatia juvenil da oposição ao governo, tanto nas hostes do CEJOVEM quanto nas reuniões do Fórum Estadual de Juventude do Maranhão e trava acesos debates com os membros do governo. Pronto para concluir o curso de Direito no CEUMA, Raimundo Penha vê nos estudos uma das grandes armas para conseguir os objetivos planejados para sua vida.

Enfim, a história dessas grandes lideranças se encontram e os dois hoje se fazem indispensáveis no jogo da articulação política de juventude. Assis Filho é mobilizador, minucioso e estrategista de primeira hora, já Raimundo Penha além de exercer com maestria o dom da liderança, sabe como ninguém realizar o trabalho dos bastidores e descobrir lideranças, essa última característica então é visivelmente percebida e comprovada. Devemos muito a esses dois "caras", pelo muito que fizeram, pelo muito que fazem e pelo muito que ainda podem fazer pela juventude do nosso Estado. Reverência aos dois!!!

Polícia Federal indicia Fernando Sarney pelo crime de evasão de divisas


BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo

A Polícia Federal indiciou nesta sexta-feira, 7, o empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), pelo crime de evasão de divisas. Ano passado, ele já havia sido indiciado por formação de quadrilha, gestão de instituição financeira irregular, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

O novo indiciamento se deve à descoberta, noticiada em julho de 2009 pelo Estado, de que Fernando Sarney enviara US$ 1 milhão para um banco em Qindao, na China. A remessa, não declarada à Receita Federal, teve como destino a conta da empresa Prestige Cycle Parts & Accessories Limited, que pelo nome, em inglês, seria uma empresa de peças e acessórios de bicicletas.

Antes de chegar à China, o dinheiro transitou por bancos de Nova York. A autorização para a transferência dos dólares para Qindao foi feita pelo próprio Fernando Sarney, cuja assinatura aparece num dos documentos obtidos pela PF. O Estado apurou que a Prestige existe, de fato, na China. A suspeita é de que a remessa tenha servido para compensar outra transação financeira internacional realizada por Fernando Sarney, numa operação conhecida como dólar-cabo. Além da conexão chinesa, a investigação descobriu indícios da existência de contas em paraísos fiscais do Caribe e da Europa.

A PF identificou a remessa para a China durante uma investigação sobre movimentações financeiras suspeitas de empresas da família Sarney. Filho mais velho do presidente do Senado, o empresário Fernando Sarney é o responsável pela administração dos negócios do clã. Fernando Sarney foi indiciado por evasão de divisas após prestar depoimento, em São Luís, ao delegado Márcio Adriano Anselmo, encarregado do caso. Os indiciamentos anteriores ocorreram em julho do ano passado.

Há cinco meses, o governo da Suíça localizou e bloqueou preventivamente uma conta do empresário no País. O governo brasileiro terá de enviar, em breve, documentos para as autoridades suíças caso queira que o bloqueio seja mantido. Os papéis, cuja tramitação passa pelo Departamento de Recuperação de Ativos (DRCI) do Ministério da Justiça, devem incluir indícios de que o dinheiro pode ter origem em supostos crimes cometidos pelo empresário no Brasil. O DRCI é subordinado à Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), comandada por Romeu Tuma Júnior.

O bloqueio foi feito após as autoridades suíças detectarem transferências suspeitas para contas de uma offshore (empresa sediada em paraíso fiscal) em Liechtenstein. As transferências foram realizadas meses depois que a Suíça começou a controlar com mais rigidez as transações em seu sistema bancário, que até então fazia do país um dos mais eficientes paraísos fiscais do planeta.

A investigação sobre os negócios da família Sarney se desdobrou em cinco inquéritos que, além dos crimes pelos quais Fernando já foi indiciado, apuram indícios de corrupção em órgãos do governo federal controlados por apadrinhados políticos de José Sarney. Dois desses inquéritos já estão perto da conclusão e o Ministério Público Federal deverá decidir em breve se denuncia ou não Fernando Sarney à Justiça.

Em julho de 2009, a pedido de Fernando Sarney, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal proibiu o Estado de publicar informações sobre a operação que originou os indiciamentos. No final do ano, quando já havia amainado a crise que quase derrubou o pai dele da presidência do Senado Federal, o empresário desistiu da ação. O Estado não concordou com a desistência por preferir que o mérito do processo seja julgado - e que a Justiça, finalmente, se manifeste pela ilegalidade da censura que hoje completa dura 281 dias.

Até a mirante já admite a eleição de Weverton Rocha

O blogueiro do sistema mirante Marco Deça admitiu em seu blog a possibilidade de Weverton Rocha ser eleito Deputado Federal. A matéria certamente não influenciará no resultado da eleição e nem dará um voto a mais, porém, causa certa surpresa, vez que o sistema mirante trabalha a mais de um ano para desconstruir a imagem do jovem que dentre outras coisas foi Secretário de Esporte e Juventude no legítimo Governo de Jackson Lago.

A vassalagem da SESPJUV deve ter ficado estonteada com a matéria de Deça. Devem tá parecendo peru em véspera de ceia de Natal.

(clique na imagem para ampliar)

Samuel Bastos chama Ruy Pires de inoperante , invejoso e ditador

Em mais um artigo de sacuidir a SESPJUV inteira, o professor- secretário municipal- presidente do forum de gestores e conselheiro de juventude, Samuel Bastos, voltou a detonar o secretário Ajunto de Esportes Ruy Pires, que dentre outras coisas é chamado de inoperante, incompetente e de passado sujo. Samuca ainda afirma que fará Ruy pagar por "suas maldades".

A sequencia de pancadas contra o seu ex-aliado tem deixado até oposicionistas de boca aberta. Neste novo artigo, Samuel foi mais longe e chega a falar do tema mais delicado para Ruy Pires: seu passado afrente da UMES de São Luís. Aliados próximos tem dito que Ruy não responderá e que não dará importância as criticas e que Samuel não tem força nenhuma.

Já a parte mais sensata tem dito que o secretário Adjunto está sem força para conter a ira de Samuca, e afirmam que o Secretário Sousa Neto tem se divertido com a situação. Será?. As pancadas estão cada dia mais forte. Este já o terceiro artigo bombardeando Ruy, que além de secretário Ajunto de Esportes, é também Presidente do Conselho Estadual de Juventude.

Confiram o texto publicado no blog de Samuel Bastos:

UM ADJUNTO INERTE

Algumas pessoas tendem a avacalhar o que é público, talvez seja por isso que as coisas nesse setor vão de mal a pior. Na administração pública é comum vê aqueles que não se apropriam da função que ocupam e se utilizam dos cargos apenas para barganhar algo em benefício próprio.

Achando pouco a sua inoperância e a sucessão de desmandos que vem protagonizando, o Secretário Adjunto de Esporte do Maranhão Ruy Pires (na foto, em seu melhor estilo: gritando) não desce do pedestal que alguém um dia ousou colocá-lo e se recusa entender que a sua postura deveria ser outra.

Quando não está presente no prédio amarelo do Outeiro da Cruz, os corredores da Secretaria pairam tranqüilidade e sensação de alívio a funcionários e subordinados, que tantas vezes são importunados pela voz irritante ou pelos telefonemas desaforados do chefe imberbe. De postura franzina e nariz empinado, Ruy é daqueles que julgam o livro pela capa. Deve ter tido aulas com Bita do Barão, pois só isso explicaria a habilidade que tem em apontar o dedo na cara das pessoas e dizer quem vota ou não em Roseana.

Mas do que o perfil ditador, Ruy é perseguidor ao extremo. A desfaçatez com que fez aparecer ao lado do titular da pasta Sousa Neto em uma foto recente com largo sorriso, esconde a inveja de quem fez de tudo para está no posto, mas sem efeito algum. Pensando que entregaria a comenda em homenagem a Sarney, teve seu sonho desfeito porque os escândalos da gestão da UMES estampava as páginas policiais dos jornais e não ficaria bem para o Presidente do Senado receber uma honraria do Conselho Estadual de Juventude das mãos de alguém com o passado escandaloso. Ruy não tem habilidade no tratamento com as pessoas e chega a desagregar votos e apoios que poderiam ser para o ex-chefe Deputado Roberto Costa. E por falar em Roberto, Ruy é seu maior cabo eleitoral, mas ao contrário do que ocorre com a maioria desse pessoal que pede voto, Ruy tira voto. Adora mostrar serviço e se utilizar do cargo para amedrontar as pessoas.

Durante as reivindicações de um grupo na Conferência do Esporte ontem (06), Ruy ligou para dizer o que queria, mas ouviu o que não queria. Quem atendeu o telefone disse que não abriria mão da reivindicação e principalmente dele, que como Secretário Adjunto do Esporte nem se fazia presente no evento. Agora imaginem de que serve um Secretário Adjunto do Esporte que não participa das discussões de sua pasta? Mas não é só do debate do esporte que Ruy está por fora. A Reunião do FEJMA em Açailândia promete suscitar o debate e colocar em xeque a atuação de Ruy, desta vez como Presidente do CEJOVEM, essa gestão diga-se de passagem fadada ao fracasso. Se não age e faz por onde abrandar e convergir em torno do governo, porque Roseana mantém Ruy em um cargo tão estratégico, ou será que ainda não fizeram chegar aos ouvido da chefe-mor do Palácio dos Leões que seu funcionário é um exímio tirador de votos?

Quem pensa que esse debate se esgota se engana, ao contrário Ruy sentirá na pele o que é uma pedra no calcanhar de Áquiles. De todos esses episódios, dr. Ruy vai ter que digerir seu próprio veneno e assimilar que seu projeto de perseguir as pessoas está mais próximo do fim do que ele imagina. Todos contra as maldades de Ruy, para o bem da juventude. O povo não se engana, Ruy prejudica Roseana...

FONTE: www.samuelcn.blogspot.com

quinta-feira, 6 de maio de 2010

GOVERNO BIÔNICO: EDUCAÇÃO BIÔNICA!


O Governo da propaganda, não tem vergonha de deixar os alunos do povoado de São Joaquim ( Santa Helena ) sem aulas, o Vereador João de Deus Marques ( o João de Ruy ) que é aliado do Governo,não sabe a onde colocar a cara só de vergonha, pois ele tem que dá desculpas a população do povoado São Joaquim ( sua base eleitoral ), e o motivo de ainda não ter iniciado as aulas do ensino médio ( ano letivo 2010) em pleno mês de maio.

Alguns dizem que o Dep. Victor Mendes deu ordem ao Gestor Prof. Mitoso a desviar os contratos para alguns aliados em Pinheiro ( só para ganhar o salário ), sem preocupar-se com o futuro daquela gente sofrida. Não seria preocupante se em Pinheiro não tivesse ocorrendo a mesma coisa, trata-se do D. Ungarlli que ainda hoje falta mais de dez Professores assim como em outras escolas da Baixada.

Colaboradores deste blog afirmam que em vários Municípios da Baixada, o Dep. Victor, teria negociando a liberação de Professores efetivos da rede estadual, a deixá-los a disposição das Prefeituras, afim de que se tornasse cabo eleitorais para as eleições 2010. Alguns falam em torno de 15 ( quinze ) Professores por Municípios da Baixada, em um universo de 17 Municípios ( total = 255 Professores ) fora das salas de aulas. É o dinheiro público a serviço do governo biônico. E a justiça? É só real R$$$$$!!!!

FONTE: www.pinheiroemfoco.blogspot.com