quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

CPI da Pedofilia colhe depoimentos de mais três acusados de abuso sexual

A CPI da Pedofilia da Assembleia Legislativa retomou, nesta quinta-feira (25), a sua agenda de trabalho com a realização de uma audiência, na qual foram colhidos depoimentos sobre casos de abuso sexual contra menores ocorridos nos municípios de Tutóia, São José de Ribamar e Matinha.

O primeiro a prestar depoimento foi Elvídio Cabral Barroso, 68, que é acusado de estuprar a filha de criação, de apenas três anos. Barroso, que cumpre prisão preventiva na própria cidade de Tutóia, limitou-se a negar a acusação feita contra ele pelo Conselho Tutelar do município.

De acordo com a denúncia, o acusado abusava da criança, que é filha da sua ex-mulher, identificada pelo nome de Gisele. O acusado, ainda segundo a denúncia, cria a menina desde que a mãe desapareceu. O paradeiro de Gisele ainda permanece desconhecido.

Em seguida, os deputados Penaldon Jorge (PSC – relator da Comissão Parlamentar de Inquérito), Domingos Paz (PSB – vice-presidente) e Eliziane Gama (PPS – presidente) ouviram os depoimentos de Andréa Rosa e Ailton Silva, este último presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES) de São José de Ribamar.

Os dois foram convocados para prestar informações sobre o caso envolvendo os líderes estudantis Donizeth Cantanhede Morais e Jámenes do Espírito Santos Correa, que estão presos acusados de crimes de pedofilia praticados na cidade balneária.

No mês passado, a polícia, cumprindo ordem judicial, apreendeu com os acusados farto material – vídeos e fotos – com imagens de crianças e adolescentes, de ambos os sexos, despidas e semi-despidas, acompanhadas de pessoas de ambos os sexos, em efetiva prática sexual (oral, anal e vaginal), inclusive com múltiplos parceiros adultos e com a sugestão de violência real (estupro).

Andréa, que é recepcionista da Casa do Estudante – prédio situado em São José de Ribamar e que abriga diversas entidades estudantis do município – disse nunca ter tomado conhecimento dos atos praticados por Donizeth e Jámenes. Ailton também afirmou desconhecer a situação.

O terceiro caso abordado nesta quinta-feira pela CPI da Pedofilia da Assembleia envolve o presidente da Câmara Municipal de Matinha, vereador José da Conceição Amaral Filho.

Segundo denúncia feita, em 2005, ao Ministério Público e ao Conselho Tutelar do município, José da Conceição mantinha um caso amoroso com uma menina de 12 anos. Hoje, a suposta vítima tem 17 anos. Na época, o caso foi denunciado pela própria mãe da garota que, no ano seguinte, mudou de opinião e negou o caso amoroso entre a filha e o parlamentar.

Dois conselheiros tutelares da cidade da Matinha confirmaram, nos seus depoimentos prestados à Comissão, que a mãe, cujo nome não foi revelado, os procurou para denunciar o suposto crime praticado pelo vereador.

CPI EM RITMO ACELERADO


Eliziane avaliou como positivo o retorno aos trabalhos da CPI e afirmou que a Comissão irá acelerar o ritmo a partir de agora. “Nesta sexta-feira [dia 26], estarei no município de Santa Inês acompanhando o depoimento de uma menor que foi abusada sexualmente. Neste próximo mês, retornaremos à cidade de Açailândia, onde estamos investigando vários casos. A partir de agora, a Comissão está em ritmo acelerado com o objetivo de, até o final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário