quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Durante debate na Câmara, Secretário de Transporte desmonta palanque da oposição

O Secretário de Trânsito e Transporte de São Luís, Ribamar Oliveira, participou hoje pela manhã de um painel para debater o reajuste da tarifa do transporte coletivo de São Luís. Como já era de se esperar debate foi inflamado.

O painel foi iniciado com as falas dos Vereadores Fernando Lima (PC do B) e José Joaquim (PSDB) que falaram sobre a importância do painel e sobre o histórico da participação da Câmara nesse debate, respectivamente.

O Secretário de Trânsito Ribamar Oliveira fez uma longa explanação, onde expôs e comparou dados desde 1992 e desmontou o discurso da oposição. Ribamar mostrou dados que justificam a necessidade do reajuste e pediu que o tema fosse tratado de forma séria e sob a ótica dos dados, sem deixar se deixar levar por paixões políticas.

AGORA VAI
O Secretário destacou várias medidas que darão uma nova cara para o transporte em São Luís: A domingueira (onde no domingo toda população pagará somente a metada da tarifa. Sendo que estudantes pagarão a metade da metade); a entrada de 300 ônibus novos no sistema, iniciando com 60 no mês de março; a reforma de todos os terminais de integração; a venda de crédito para estudantes pela internet e a crição do manual do estudante para orientar sobre o uso da meia passagem. São Luís agradece!

NA DEFESA
Acostumado a bater forte na administração do Prefeito João Castelo, o vereador Fernando Lima teve de se explicar para os presentes. Lideranças estudantis acusaram o vereador de estar fazendo palanque para o PC do B. Fernando quando propôs o painel tinha apresentado uma mesa composta somente por lideranças estudantis ligadas ao PC do B, seu partido.

Lideranças estudantis da Região Metropolitana questionaram a medida do parlamentar e o acusaram de fazer palanque com uma pauta de interesse da sociedade. Visivelmente constrangido o vereador subiu na tribuna para se justificar. Provou do próprio veneno.

Após protesto das entidades, a composição da mesa foi modificada. Fizeram parteDomingos Costa (AMES/ Metropolitana), Victor Fontenelle (MEI), Henrique Carneiro (UBES) e Gustavo Barbosa (DCE da UFMA). A mudança foi determinada pela mesa diretora após provocação das lidernças estudantis.


A ESQUECIDA
A histórica União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES) não fez parte da composição da mesa. O fato causou perplexidade aos presentes, uma vez que a UMES até pouco tempo atrás é que liderava o movimento em São Luís.

Se não bastasse ficar de fora da mesa, a presidente da UMES, Islane Vieira, ainda passou por um imenso constrangimento público. Os detalhes contaremos em outra matéria.

BARRADOS NO BAILE
Para participar da audiência era necessário fazer um credenciamento prévio. A medida foi adotada pela direção da Câmara para evitar possiveis tuimultos. A medida pegou várias pessoas de surpresa.

Dentre os que não puderam participar da audiência estavam o Coordenador Municipal de Juventude Zé Linhares e os Conselheiros Municipais Anne Priscila e Luís Cláudio Borges.



BLEFANDO

O Vereador Lourival Mendes protagonizou um dos momentos mais tensos do debate. O Vereador propôs a criação de uma CPI para apurar possiveis irregularidades na SMTT. Lourival afirmou que ja tinha 03 assinaturas. Ao final vários vereadores afirmavam que Lourival estava blefando. Será?

Lourival ainda fez duaras críticas aos Prefeitos que antecederam João Castelo.Só esqueceu de dizer que 02 ex-prefeitos (Tadeu Palácio e Conceição Andrade) atualmente são auxiliares do (des) governo de Roseana Sarney da qual Lourival é fiel escudeiro.

ELE SURGIU
O polêmico vereador Astro de Ogum arrebentou em seu discurso. Com uma pitada de bom humor, Astro passeiou entre todos os presentes. Iniciou sugerindo ao Secreário Ribamar Oliveira que mantivesse maior diálogo com a Câmara, sobretudo com a Comissão de Transporte.

Depois afirmou que se o Prefeito fosse Flávio Dino este também teria de dar o resjuste e que neste caso os Vereadores Rose Sales e Fernando Lima estariam fazendo a defesa do reajuste.

Para finalizar Astro fez questão de frisar nominalmente as lideranças estudantis que ele já tinha ajudado e se disse um dos maiores estimuladores das lidernças estudantis de São Luís. Era tanto nome, que o Vereador passou mais de 10 minutos para ler todos.

BOM SENSO
Ao final do painel até a vereadora Rose Sales (PC do B) se declarou favoravel ao reajuste e admitiu que seria inevitável não ser concedido o reajuste. Rose disse ser contra apenas a forma como o aumento foi dado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário