segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

FEJMA em Pinheiro. A reunião que provocou a ira da oligarquia Sarney

Era pra ser mais uma reunião do Fórum Estadual de Juventude do Maranhão, porém, acabou virando o primeiro embate político de 2010. Assim podemos definir a repercursão do evento ocorrido nos dias 29, 30 e 31 de Janeiro na Cidade de Pinheiro.

Uma matéria recheda de desinformação foi publicadada pelo blogueiro Décio Sá. Décio não esteve no encontro de Pinheiro, daí só podemos concluir que tenha sido traído por uma fonte nada confiável. A matéria é uma mistura de mentira, maldade e fofoca. Fofoca mesmo. Fofoca de gente baixa, de gente mesquinha, de gente rancorosa, de gente mal amada.

Todo o circo armado para desqualificar a reunião foi iniciado porque o Presidente do Conselho Estadual de Juventude, Ruy Pires, não foi convidado para compor a mesa. A decisão foi tomada pela Secretaria Executiva que preferiu convidar a representante da baixada no Conselho, Idalete Rodrigues, que é filha de Pinheiro e foi uma das responsáveis pela excelente organização do evento. Nada mais justo, quem trabalha merece ser reconhecido.

Ruy em nenhum momento foi impedido de falar, tanto que usou do microfone durante palestra do Depuatado Estadual Rubens Pereira Junior. Na verdade o moço quer vender dificuldade para colher facilidade. Quer vender para seu chefe a idéia de que foi "vetado por ser do governo e que combateu a balaiada e ainda botou Weverton para correr". Conheço esse filme.

Ao Décio que há muitos anos exerce a função de jornalista, respeitosamente, aconselharia a escolher melhor suas fontes. E mesmo eu não sendo um profissional da comunicação, aprendi desde cedo que aos jornalistas e blogueiros cabe contar os fatos e não inventá-los. O preço de inventá-los é ficar com a pecha de desinformado ou em muitos casos de mentiroso.

Alguns fatos que merecem esclarecimento:

1. O Fórum Estadual de Juventude do Maranhão (FEJMA) é um espaço de articulação da Sociedade Civil Organizada. Nunca foi e creio que jamais será subordinado ao Conselho Estadual de Juventude. Muito pelo contrário, o FEJMA é um dos espaços de acompanhamento das atividades do Conselho. Não há subordinação.

2. Weverton Rocha não foi constangido e participou de praticamente todo evento. Me recordo que na parte da tarde acompanhou a palestra do Secretário de Políticas Públicas de Emprego do MTE, Ezequiel Nascimento. Diga-se de passagem, Weverton esteve tão a vontade que participou até da confraternização.

3. A bem da verdade, quem se retirou do evento foi o Presidente do Conselho Ruy Pires. Pires incluisive me procurou pessoalmente para dizer que ia para as Cidades de Viana e Itapecuru representar o quase-ex-secretário Roberto Costa, mais que voltaria a noite para confraternização. Deve ter errado o caminho, porque até a tarde de domingo não o vi mais por lá.

4. O Prefeito Zé Arlindo, como todos os outros Prefeitos de Cidades que sediaram o FEJMA (PIO XII, Cururupu, Imperatriz, Coroatá, Coelho Neto), cooperou com a estrutura física para que o encontro acontecesse, porém, isso não o torna membro do FEJMA, que como já dito é da juventude. Zé Arlindo deu uma lição que os alguns membros do Governo Estadual já deveriam ter aprendido: o debate e embate da juventude cabe a própria juventude.

Veja a íntegra da matéria:

"Com pedido de prisão preventiva encaminhado à justiça acusado de desviar mais de R$ 5 milhões do erário, o ex-secretário Weverton Rocha (Esportes e Juventude) passou um grande constrangimento sábado pela manhã em Pinheiro durante o Fórum Estadual da Juventude Maranhense (Fejma).

O evento (foto) foi organizado por uma turma de “balaios” tendo à frente Weverton e o prefeito de Pinheiro, José Arlindo (DEM). Estavam presentes, entre outros, o prefeito José Francisco Pestana (Cururupu), o deputado Rubens Júnior(PCdoB), o ex-deputado federal Luciano Leitoa (PSB), o vereador Ivaldo Rodrigues, o secretário municipal Júlio França (Agricultura), o ex-secretário Zeca Pinheiro (Comunicação), todos do PDT, o militante Raimundo Penha e o faz-quaquer-coisa Felipe Klamt.

Compareceram ainda o secretário de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho, Ezequiel Nascimento, e o presidente do Conselho Estadual da Juventude de Minas Gerais. O evento serviria de palanque para José Arlindo e Weverton, pretenso candidato a deputado federal (isso se não for preso antes), por conta de 500 bolsas do Programa Projovem Cidadão destinado pelo ministério à cidade.

A confusão aconteceu porque o presidente do Conselho Estadual da Juventude, Rui Pires, não foi convidado para compor a mesa dos debates. Ele é representante oficial do governo. O Fejma é uma instância subordinada ao conselho. Rui começou reclamando a José Arlindo, também responsável pelo fórum, o porquê daquele boicote já que ele, além de tudo, se diz agora aliado do governo. “Eu lamento”, respondeu o monossilábico democrata com aquela cara de “Nhô-Zé”.

Ruy Pires 010110Rui Pires (foto) recebeu logo a solidariedade de praticamente todos “balaios”, inclusive do imberbe comunista. Ele só conseguiu falar durante os debates. Reclamou por não ter sido chamado para a mesa e disse que o evento não tinha sentido por estar alijando o representante do governo das discussões. “O jovem não precisa mais fazer passeata e nem manifesto, como acontecia nos governos Jackson Lago (PDT) e José Reinaldo (PSB), para ser recebido pela governadora Roseana Sarney (PMDB). Vocês não me querem na mesa porque vou acabar com esse discurso contra a administração”, declarou ele, sendo aplaudido pela plateia.

Em seguida, o vereador por Pio XII Assis Filho partiu com tudo para cima de Weverton. Disse achar “um deboche contra a juventude” o fato dele estar no evento “desfilando de Pajero” enquanto a justiça analisa seu pedido de prisão. Só o vereador afirmou ter contado dez pick-ups importadas estacionadas próximas ao local do fórum.

Resultado: o ex-secretário de Esportes e Juventude, que deveria falar à tarde, desapareceu da cidade.

Como se vê, Weverton continua o mesmo."

Um comentário:

  1. Jesus, tou besta cm essa materia! em momento algum eu vi essa fala de Ruy "Vocês não me querem na mesa porque vou acabar com esse discurso contra a administração”, e muito menos sendo aplaudido pela plateia.
    Que baixaria, gente, essas fontes desse jornalista foram realmente bem desinformadas, eu acharia bom q se ele quer realmente publicar sobre o evento ele primeiro deveria no minino acompanhar de perto

    ResponderExcluir