segunda-feira, 15 de março de 2010

Castelo inaugura primeira Ressonância Magnética da rede pública de saúde


O prefeito de São Luís, João Castelo, e o secretário municipal de Saúde, Gutemberg Araújo, inauguraram, na manhã de ontem, 13, a Unidade de Ressonância Magnética Dr. Expedito Aguiar Bacelar - a primeira do setor público do Maranhão a realizar exames em alta complexidade. A unidade foi instalada em um prédio construído ao lado do Hospital de Urgência/Emergência Dr. Clementino Moura, o Socorrão II, na Cidade Operária.

Acompanhado da primeira-dama, Gardênia Gonçalves, e de secretários municipais, João Castelo destacou a importância da moderna unidade para a rede pública de saúde na área dos diagnósticos precisos. Em discurso emocionado, o prefeito disse que essa é apenas uma das muitas obras que serão inauguradas até o final da atual gestão e confirmou que, neste semestre, será lançado o edital para a construção do Hospital Central de Emergência de nível internacional.

"Os interesses do povo estão acima de qualquer outro interesse. Após as eleições, o político tem que descer do palanque e trabalhar pelo povo. Sou sempre candidato a lutar pelo povo e estou aberto a parcerias que beneficiem a população", disse o prefeito João Castelo durante a solenidade.

Prestigiaram também a inauguração os vereadores Vieira Lima e Francisco Viana. Os familiares do radiologista Expedito Aguiar Bacelar, que deu nome à unidade, também marcaram presença e foram representados na solenidade pela esposa do médico homenageado, Maria da Graça Bacelar.

Construída com recursos próprios da Prefeitura de São Luís em parceria com o Ministério da Saúde, a unidade foi estruturada com equipamento de última geração, capaz de realizar diagnósticos por imagem em três planos (axial, sagital e coronal) e em três dimensões de qualquer parte do corpo humano em alta resolução.

Além de não irradiar o paciente, pois não utiliza o Raio X, os exames, que serão realizados pelo moderno equipamento, não causam qualquer desconforto e não apresentam contraindicações, exceto a portadores de marca-passos cardíacos e alguns materiais metálicos, como clips de aneurisma, que possam sofrer indução eletromagnética.

Estrutura da unidade - O corpo clínico da Unidade de Ressonância Magnética do Socorrão II, que leva o nome do renomado radiologista maranhense, falecido no ano passado, Expedito Aguiar Bacelar, é formado por cinco radiologistas, dentre eles Flávio Costa Castro, que será responsável pelo setor. Três tecnólogos em radiologia e duas técnicas em enfermagem completam a equipe.

Com a moderna unidade, será possível agilizar o diagnóstico dos pacientes atendidos pela rede municipal de saúde. O equipamento de ressonância oferecerá ao médico um exame mais preciso, onde ele poderá observar com mais propriedade as debilidades físicas do seu paciente.

"Essa é mais uma ação eficaz da administração João Castelo. Um aparelho de última geração, único na rede pública estadual, que está sendo entregue à população. Uma conjunção de esforços dos governos Federal e Municipal que aumenta a oferta e diminui as dificuldades da nossa gente no acesso à saúde", afirmou o secretário municipal de Saúde, Gutemberg Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário