segunda-feira, 8 de março de 2010

CEJOVEM se reunirá sob clima de retaliação

O Conselho Estadual de Juventude- CEJOVEM fará sua reunião amanhã, dia 09 de Março, ás 14:00h, na sala de reuniões da vice-governadoria do Palácio Henrique de La Roque. Será a primeira reunião da nova composição que foi empossada desde 1º de Dezembro de 2009.

Além da demora, a reunião vem sendo marcada por polêmicas. Primeiro a convocação oficial só saiu na sexta-feira passada, após o Conselheiro Domingos Costa ingressar no Ministério Público Estadual questionando a legalidade da mesma. A reunião ainda foi mudada de lugar. Antes convocada para o auditório da SESPJUV, estranhamente foi mudada para o La Roque. Detalhe: os conselheiros sequer foram avisados da mudança.

Para aumentar a confusão não foi liberada passagem, estadia e alimentação ao conselheiros que não são alinhados a política do Presidente do CEJOVEM e do Secretário de Esporte e Juventude.Há suspeita que os conselheiros que seguem as orientações do grupo político do Secretário tenham inclusive direito a hotel com vista para a praia e para o mar.

Roberto Costa conseguiu mais uma façanha histórica: será o secretário que jamais custeou uma reunião do CEJOVEM. Na posse os Conselheiros também tiveram de custear sus despesas. Na gestão anterior, os Conselheiros tinham direito a passagem e a diária no valor de R$ 60,00 (sessenta reias) para custear hospedagem e alimentação.

A reunião promete parar novamente no Ministério Público, pois, alguns conselheiros consideram ilegal uma reunião sem o custeio de passagem, haja vista, que a medida dificulta e até impede e participação dos membros. O Conselho é um órgão de Estado com prerrogativas definidas em Lei Estadual. Os Conselheiros não são remunerados, entretanto, as despesas com deslocamento devem ser custeados pelo Estado. Assim funciona todos os demais Conselhos, como o de segurança alimentar, da criança, da mulher...

Para se ter uma idéia de como o Secretário e o Presidente estão na contra-mão da história, o Conselho Nacional de Juventude custeia as despesas de seus conselheiros e até de colaboradores. Por exemplo, de 10 a 13 de Março será realizado o II Encontro Nacional de Conselhos de Juventude, para este evento o CONJUV paga as passagens aéreas e a hospedagem e alimentação de todos os conselheiros estaduais e municipais que participarão do evento, inclusive, o presidente do CEJOVEM Ruy Pires vai usufruir de umas destas passagens.

Somente no Maranhão no governo de Roseana e Roberto Costa que conselheiro não tem direito ao custeio de passagem. Resumem a política de juventude a sua políticagem. Essa gente mesquinha não está acostumada a conviver com as diferenças, com a democracia, com a liberdade de opinião, daí tentam podar com os meios que podem, leiam-se: estrutura financeira, pois proposta não tem nenhuma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário