terça-feira, 9 de março de 2010

VALE TUDO PELA SESPJUV: Ruy Pires tenta ser secretário fazendo homenagem a Zé Sarney

Pareceu piada de salão mais não era. Uma das pautas da reunião do Conselho Estadual de Juventude- CEJOVEM realizada hoje, foi a concessão de uma moção de aplausos ao presidente do Senado Federal, Senador José Sarney (PMDB-AM) acusado de várias irregularidades. A proposta foi apresentada pelo Conselheiro Estadual de Juventude Assis Filho.

A proposta polêmica gerou tensão na reunião e constrangeu boa parte dos Conselheiros. Constrangeu porque todos os representantes do governo tiveram de votar favoravel, sob pena de serem exonerados. Imaginem um Conselheiro que exerce cargo comissionado votando contra uma homenagem ao pai da Governadora Roseana Sarney? melhor nem imaginar! Ruy deve ta vendendo aos quatro cantos que obteve uma grande vitória. Lembro que metade do Conselho é formado por integrantes do governo.

A reunião de cartas marcadas foi marcada por polêmicas que se iniciaram desde a convocatória. No início da reunião os debates ficarm por conta da não concessão de passagens, hospedagem e alimentação para os Conselheiros não alinhados ao Palácio dos Leões. Foi levantada a suspeita de que os Conselheiros alidos de Roberto Costa teriam recebido toda estrutura necessária.

Outra polêmica que ainda não terminou foi a criação de uma comissão para "investigar e acompanhar" a implantação do projovem trabalhador nos municipios que conveniaram diretamente com o Ministério do Trabalho. A proposta é contraditória e parece ter cheiro de vingança. Contraditória porque minutos antes a Plenária do Conselho aprovou a criação de 04 comissões de trabalho, dentre tais havia uma para acompanhar a execução de todos os projovem (rural, trabalhador, urbano e adolescente) em todo Estado, logo não haveria necessidade de criação de uma comissão específica.

Existe suspeita de armação política, pois, no mês de Dezembro de 2009 o Ministro do Trabalho e Emprego Carlos Lupi esteve no Maranhão para assinar convênio com várias Prefeituras. Lupi começou a visita por Pinheiro. Detalhe: sem pedir autorização para Zé Sarney. Taí a vingança!.

Outro fato curioso que demonstra a intenção maldosa é que o projeto ainda está em fase de implantação e a turma de Sarney já fala em "investigar", depois de transformar o Maranhão num estado policial querem transformar o CEJOVEM numa delegacia. Enquanto se preocupam em perseguir os municipios, o Ministério Público Federal arrocha o buriti para cima de Roberto Costa por conta da contratação da Fundação Gomes de Sousa pela bagatela de 13 milhões.

A estratégia foi arquitetada pelo Presidente do Conselho, Ruy Pires, que também é assessor especial do dublê de secretário Roberto Costa. Ruy sonha em virar secretário no lugar de Roberto, para isso não tem descansado nenhum minuto sequer.

Ontem, dia 08, Ruy articulou uma reunião com lideranças juvenis. O objetivo da reunião era mostrar força política. Parece que o tiro saiu pela culatra. As caras novas que vieram foram em sua maioria representantes dos Municipios que esperavam participar de um tal "seminário para implantação de políticas públicas de juventude". Na prática, pareceu mais um comício fora de época. Certamente, o fato será levado ao conhecimento da Procuradoria Regional Eleitoral.

A entrega da "homenagem" a Sarney é a última arma de Ruy para conseguir se firmar como indicado. Ruy já conta com a simpatia de Roberto Costa que trabalha para convencer João Alberto e Fernando Sarney a indicarem o moço para comandar a SESPJUV. Disputam ainda a indicação os três atuais secretários adjuntos: Gustavo Duailibe, Sousa Neto e Alim Neto.

O Conselho só foi o palanque ideal para tal objetivo, pois, o governo possui 14 integrantes que votam fechado. Da sociedade civil´Sarney teve os votos dos seguintes integrantes: : Sérgio Oliveira, Ailton Barros, Assis Filho, Eduardo, Cléa Santana e Domingos Costa. Votaram contra: Glauber Leonardo, Olimpio Araújo, Idalete Rodrigues, Ayriston Almeida, Ulisses Fernando e Raimundo Penha.

Durante a reunião sugeriram que a homenagem pudesse ser estendida a Renan Calheiros, Jader Barbalho e Fernando Collor. Justo não?

A confusão só estar começando. No final da reunião um grupo de conselheiros se reuniu e decidiu acionar o Ministério Público novamente. Águarde os próximos capítulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário